Ola pessoal,
Juro q pesquisei muito antes de inciar este topico, mas ainda tenho duvidas. Tenho uma vulcan 500 e quero tirar o farol simples e colocar um duplo ( quero deixar a frente parecida com a triumph thunderbird storm). Pelo que entendi a lei diz que não podemos realizar alterações que impliquem, semelhança com veículo de outro ano/modelo. Mas será que isso vale para outra marca tb?
Segue o link da resolução do contran (296) para quem não conhece, e poder opnião e ajudar nesta duvida. A informação está na pagina 6... muito obrigado
http://www.denatran.gov.br/download/res ... an_292.pdf
Regras do Denatran para modificações(customizações)
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- walter_vulcan
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"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
Ao que entendi, a partir da página 5 está a tabela de "modificações permitidas". Na lista tem "sistemas de sinalização/iluminação" (p. 6, motocicletas), que podem ser modificados desde que mantenha-se o mesmo tipo e espécie (col. 1 e 2). Após instalados os faróis novos, basta ir no Detran e fazer a vistoria (é de graça nos Detran's) pra gerar o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Se o Detran vai cobrar outras taxas ou emitir novos documentos, já não sei.walter_vulcan escreveu:Pelo que entendi a lei diz que não podemos realizar alterações que impliquem, semelhança com veículo de outro ano/modelo.
Isso aí pra manter-se estritamente na lei, né. Como esse tipo de informação não vai no documento da moto, se você for pego numa blitz ou algo assim, vai depender do humor do policial pra ele implicar com esse tipo de coisa.
Will
- walter_vulcan
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Eu quero ficar certinho com a lei pq nao quero encheção de saco, principalmente quando estiver na estrada. Então não haverá nenhuma alteração no doc, porém, com o CSV na mão, já não corro risco de ter a motoca apreendida e eu ficar a pé... rsrs
Para ter o CSV primeiro eu tenho q pedir a permissão e só depois alterar. Já que vou precisar do CSV para deixar o farol duplo, já aproveito e monto com Xenon
Para ter o CSV primeiro eu tenho q pedir a permissão e só depois alterar. Já que vou precisar do CSV para deixar o farol duplo, já aproveito e monto com Xenon
"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
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willphd escreveu:...basta ir no Detran e fazer a vistoria (é de graça nos Detran's)...
No Brasil?
Do DETRAN?
DE GRAÇA?
"ESTO NON ECXSISTE!!!"
Ok, pode ser de graça, mas o copinho do café que você tomar lá, vai custar caro...
- walter_vulcan
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kkkk, pode ate ser... mas para deixa-la do jeito q eu queria, eu teria que tirar o sisy.. e a muie não quer, logo,acho que ficaria muito estranho farol duplo guidao t bar e sisy.
"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
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Acabei de me registrar, e eu já quero fazer minha Bobber a uns 5 ou 6 anos, mas nunca tive tempo nem dinheiro para ver o que pode, o que não pode...
Estou analisando a compra de um Shadow VLX 600 para o projeto, infelizmente não vai ser uma HardTail, mas vai ficar linda também. Minha dúvida é o Para-Lamas dianteiro, é Obrigatório? eu acho que é um item importantíssimo para o visual da moto.
Estou analisando a compra de um Shadow VLX 600 para o projeto, infelizmente não vai ser uma HardTail, mas vai ficar linda também. Minha dúvida é o Para-Lamas dianteiro, é Obrigatório? eu acho que é um item importantíssimo para o visual da moto.
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pessoal, sei q o tópico é bem antigo, e vi falar de coisas sem custo, sem alteração de doc....
qq mudança q exija vistoria, vai constar no doc...
tenho um carro modificado q foram feitas 3 modificações q precisaram de vistoria, as 3 constam no doc, até um novo recibo de compra e venda é emitido.....
e as tais vistorias são feitas em empresas filiadas/parceiras do inmetro q vão avaliar se as modificações se adequam ao q eles julgam correto e seguro....mas nessas vistorias se algo não estiver de acordo mesmo não sendo relacionado ao item avaliado, não passa, tipo vai avaliar a suspensão e tiver uma luz de freio, um pisca queimado, não passa...
qnd fiz a regularização do meu carro, isso la em 2009~2010, os 3 itens modificados saíram pela bagatela de 900,00 cruzeiros, pq fiz de uma vez e a vista...o q me ajudou foi conversar com o cara da empresa de vistoria, e ele cuidou de tudo, entreguei as NF das modificações, os docs da época do carro, (as mudanças já estavam feitas sem ter requerido antes no detran) em coisa de 2 semanas estava com os novos em mãos....
moto já não sei bem se rola da mesma forma, meu sogro trabalha na CET de SP, e tem um triciclo montado, e desde sempre a placa não é de onde ele mora, e nunca transferiu pra la, então creio eu q exista algum entrave nesse meio de campo.....
qq mudança q exija vistoria, vai constar no doc...
tenho um carro modificado q foram feitas 3 modificações q precisaram de vistoria, as 3 constam no doc, até um novo recibo de compra e venda é emitido.....
e as tais vistorias são feitas em empresas filiadas/parceiras do inmetro q vão avaliar se as modificações se adequam ao q eles julgam correto e seguro....mas nessas vistorias se algo não estiver de acordo mesmo não sendo relacionado ao item avaliado, não passa, tipo vai avaliar a suspensão e tiver uma luz de freio, um pisca queimado, não passa...
qnd fiz a regularização do meu carro, isso la em 2009~2010, os 3 itens modificados saíram pela bagatela de 900,00 cruzeiros, pq fiz de uma vez e a vista...o q me ajudou foi conversar com o cara da empresa de vistoria, e ele cuidou de tudo, entreguei as NF das modificações, os docs da época do carro, (as mudanças já estavam feitas sem ter requerido antes no detran) em coisa de 2 semanas estava com os novos em mãos....
moto já não sei bem se rola da mesma forma, meu sogro trabalha na CET de SP, e tem um triciclo montado, e desde sempre a placa não é de onde ele mora, e nunca transferiu pra la, então creio eu q exista algum entrave nesse meio de campo.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Lead preta 108cc 14
Yes 07
É mais ou menos isso, tem que pagar na inspeção do inmetro e depois o novo documento e não sai barato, moto ou carro ou triciclo que é pior!SemControle escreveu:pessoal, sei q o tópico é bem antigo, e vi falar de coisas sem custo, sem alteração de doc....
qq mudança q exija vistoria, vai constar no doc...
tenho um carro modificado q foram feitas 3 modificações q precisaram de vistoria, as 3 constam no doc, até um novo recibo de compra e venda é emitido.....
e as tais vistorias são feitas em empresas filiadas/parceiras do inmetro q vão avaliar se as modificações se adequam ao q eles julgam correto e seguro....mas nessas vistorias se algo não estiver de acordo mesmo não sendo relacionado ao item avaliado, não passa, tipo vai avaliar a suspensão e tiver uma luz de freio, um pisca queimado, não passa...
qnd fiz a regularização do meu carro, isso la em 2009~2010, os 3 itens modificados saíram pela bagatela de 900,00 cruzeiros, pq fiz de uma vez e a vista...o q me ajudou foi conversar com o cara da empresa de vistoria, e ele cuidou de tudo, entreguei as NF das modificações, os docs da época do carro, (as mudanças já estavam feitas sem ter requerido antes no detran) em coisa de 2 semanas estava com os novos em mãos....
moto já não sei bem se rola da mesma forma, meu sogro trabalha na CET de SP, e tem um triciclo montado, e desde sempre a placa não é de onde ele mora, e nunca transferiu pra la, então creio eu q exista algum entrave nesse meio de campo.....
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- Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
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Boa tarde Pessoal,
recentemente comprei um par de alforges pra minha shadow 600, como os alforges eram grandes
precisei modificar o lugar das setas traseiras coloquei um alongador em cada seta jogando ela mais pra traz coisa de 15 centimetros. agora minha pergunta é terei que legalizar isso junto ao detran ou não é necessário?
recentemente comprei um par de alforges pra minha shadow 600, como os alforges eram grandes
precisei modificar o lugar das setas traseiras coloquei um alongador em cada seta jogando ela mais pra traz coisa de 15 centimetros. agora minha pergunta é terei que legalizar isso junto ao detran ou não é necessário?
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- Mensagens: 20
- Registrado em: 03 Nov 2013, 09:44
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Meu camarada, estou começando essa labuta também. Conseguiu legalizar?hellmann escreveu:para legalizar voce deve:
ter o veículo original montado, ir no detran e fazer o requerimento (voce consegue uma autorização pra modificar, depois de passar pela vistoria).
voce muda sua moto.
você vai ao inmetro, fazer uma vistoria lá.
voce volta ao detran, faz uma última vistoria e pronto!
o custo no detran é de 150 reais MAIS OU MENOS
mais o gasto no detran, que EU OUVI FALAR que é 80 reais. (mas depende, isso só de modificação estética, se voce fuçar chassi e motor é mais caro ou até nao dá pra legalizaR)
caso voce tenha exagerado e alguma modificação nao seja permitida, eles te instruem e voce faz uma re-avaliação, pagando uma taxa a mais. (mas o que é uma taxa pra quem já chegou até esse ponto?)
eu estou indo me lançar nesse processo semana que vem, depois de pronto posso tirar esses 'eu acho' do meu texto e falar como foi!