Vulcan 750: Problemas com partida

Moto: Kawasaki Vulcan

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wilgoliveira
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Ago 2015, 09:30
Localização: Guarulhos

Bom dia, criei este tópico para divulgar a todos os proprietários de vn750 a solução que encontrei para o problema de partida com motor quente que é cronico das vn750,
bem descobri que este modelo de moto utiliza um módulo de ignição eletrônico, muito parecido com o módulo rei dos carros com injeção eletrônica, então após pesquisar descobri que esta moto possui um pequeno problema elétrico já de fábrica, talvez se na época fosse feito um recall, teriam resolvido, inclusive ontem efetuei vários testes para confirmar a eficácia da solução encontrada, foram várias as partidas que efetuei com o motor quente e com a ventoinha disparada, inclusive desligando e religando a moto logo em seguida repetidas vezes.

bem vamos ao que foi feito:

inicialmente troquei a bateria por um modelo mais moderno sem manutenção destas tipo selada um pouco mais cara porém melhor e mais potente modelo (CTX16-BS) EQUIVALENTES A MODELOS DE YUASA YTX16-BS-1 y GS GTX16-BS-1. Também CTX16-BS-1. porém foi necessário modificar um pouco o suporte da bateria, retirei o suporte da moto e o adaptei para receber este modelo que é um tanto mais larga que a original da moto, e obs: os polos são invertidos, nada de complicado reposicionar os cabos originais para esta nova bateria, bem so de trocar a bateria de uma com 14 ampers para uma de 16 ampers ja temos um ganho significativo de corrente para utilizarmos na partida, por que a troca? bem lembra do modulo que mencionei, então ele é responsável por enviar o sinal para acionamento das bobinas, dai o problema de ficarmos segurando o motor de arranque e nada de pegar e pior estouros absurdos por acumulo de gasolina no motor, descobri que este modulo fica louco quando temos um baixa de carga no sistema elétrico e é exatamente no momento da partida que isso ocorre, por isso que quando a moto pega mesmo depois de tanto sacrificio o motor não morre, porque o estator mantém o sistema elétrico estabilizado.

segundo:
o regulador de voltagem caso o seu não esteja bom pode usar um de cbr450 ou cb 450 que é idêntico, lembra dos problemas de elétrica que vem de fábrica? então essa moto precisa carregar a bateria de 13.50 a 14.00 volts senão esquece o sistema elétrico apresentará os mesmos problemas, então fiz uma ponte elétrica puxei um fio de 4mm, o positivo que sai do regulador que inicialmente passaria por todo o chicote para chegar a bateria, com a mudaça percorre a penas 15cm para a carga chegar a bateria, obs: não remova o fio original apenas faça uma pequena ponte nele mesmo direto para bateria, pois este fio que percorre o chicote alimenta outros sistemas elétricos da moto, faça o teste com um multímetro antes de depois da colocação ponte vocês veram a mudanca na alimentacao para a bateria.

terceiro:
utilizando este mesmo raciocínio para o motor de arranque, que com o motor quente parece estar pesado, fiz uma ponte agora com o aterramento, originalmente o motor de arranque está aterrado ao bloco do motor, então fiz uso da mesma idéia, como a energia corre sempre pelo caminho mais curto, puxei um fio de 6mm (é o suficiente) direto da bateria até o parafuso que fixa o motor de arranque ao bloco do motor, coloquei os terminais direitinho, passei o fio "preto claro" por baixo do motor bem escondido, observem quanto mais curto o fio ate o motor de arranque melhor, obs: verifiquem os aterramentos originais que são da moto, pois esse fio é apenas para auxiliar o aterramento da partida.

pessoal posso dizer que coloquei um fim nesse problema de partida quente, agora sim posso dizer que sou feliz com minha kawasaki.

espero ter ajudado porque sei como é chato não ter confiança em sua moto.
logo criarei outros topicos para solucoes em arrefecimento e corrente de comando batendo que ja resolvi tbm.

um grande abraço.

Wilker.
:D
Luiz Felipe Xingu
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Set 2015, 00:23
Localização: Rio de Janeiro

Parabéns irmão!
Este é um Grande problema que nossa moto tem mesmo...
vou tentar seguir sua dica e depois postar aqui o sucesso, igual ao seu!
Parabéns pela iniciativa... as pessoas ultimamente não postam muitas coisas sobre as VN750
Obrigado pela informação! :lol: :lol: :lol: :lol:
wilgoliveira
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Ago 2015, 09:30
Localização: Guarulhos

Paz brother.
Fico feliz em compartilhar essas dicas e passe a diante, porque fazer mau juizo desta excelente máquina é inaceitável.
Disponha, logo posto oq fiz com o tensor da corrente de comando para parar de bater definitivamente, posso adiantar mais uma vacilada de engenharia que podiam ter evitado.
gcangelo
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Out 2015, 19:11
Localização: Varginha

Boa noite meu amigo, adquiri a minha VN750/95 a uma semana e me deparei com esse problema, ela passou 4 dias em um mecânico e não descobriu o problema, já estava achando que tinha feito um mau negócio, mas acho que você esta sendo a minha luz no fim do túnel!hehehehe Farei amanhã a sua modificação e torço para dar certo!Volto para agradecer.
wilgoliveira
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Ago 2015, 09:30
Localização: Guarulhos

Disponha! Fico feliz por ajudar.
Eu espero que eu tenha conseguido passar a idéia de forma bem explicativa para ajudar a resolver esse problema tão chato que ocorre com nossas motos.
rudcast
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Nov 2015, 12:03
Localização: Guarulhos

wilgoliveira escreveu:Disponha! Fico feliz por ajudar.
Eu espero que eu tenha conseguido passar a idéia de forma bem explicativa para ajudar a resolver esse problema tão chato que ocorre com nossas motos.
Bom dia,

Obrigado pelas informações. Minha Vulcan 750 ano 94 ficou parada em Guarulhos por quase um ano. Após uma pequena revisão e uma boa lavagem e a troca de velas,óleo e da bateria ( coloquei uma de 10 amperes )vim para Brasília, com uma parada para dormir na cidade mineira de Araguari. A bateria não deu problemas durante a viagem mas parece ter acabado após a viagem. Senti esse problema de falta de energia quando fiz saudação (buzinada) a um grupo de motociclista, a energia simplesmente acabou e eu achava que faltava combustível, mas como a moto estava em ordem de marcha o sistema carregou logo e eu continuei.
Gostaria de saber a sua opinião sobre a vela de Iridium e as lâmpadas LED para a Vulcan.
Fica meu registro de que a moto é sensacional. Espero contar maiores detalhes dessa viagem de mil kilometros.

rudcast
wilgoliveira
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Ago 2015, 09:30
Localização: Guarulhos

Ola amigo bom dia.
Quanto ao questionamento ao meu entender aparentemente o problema esta indicando seu estator ou regulador que deixou a carga do sistema eletrico baixar.
Como a moto estava em rotacao mais elevada sustentou e logo voltou, mas isso não pode ocorrer, isso indica que sua moto está copnsumindo a carga da bateria para manter-se muncionando e isso é errado, a bateria e utilizada para regulação e armazenamento para partida da moto. Mas o que acontece em nossas motos é o sistema elétrico com pequenos probleminhas de projeto. Caso queira tente fazer mas modificações somente nos cabeamentos do positivo e negativo que mencionei no tópico veja o que acontece, caso resolva blz, caso não, verifique o sistema elétrico, estator, regulador, etc. Lembrando que o regulador caso necessite de troca pode usar os dá CBR 450 OU CB 450 OU CB 400 desde que tenham 6 fios, pelo que sei tem uns antigos que usam 5 fios.
Faça as pequenas mudanças que mencionei no tópico acima, acredito que sua bateria mesmo sendo com amperagem menor que a original de 12 âmperes não terá problemas nas partidas, a quantidade âmperes das baterias quanto maiores mais partidas consecutivas conseguiram oferecer caso a moto não pegue na primeira kk sendo bem simplório na explicação. kk
Quanto as lâmpadas LED ao meu ver não há problemas na verdade se forem de boa qualidade oferecem melhorias porque consomem muito menos carga que as convencionais e iluminam muito melhor.
Já as velas se forem de marca boa NGK ou BOSCH "dizem melhorar a queima etc" não as tenho, mas mal não farão, repito caso sejam de marca boa kkk porque as paralelas corre, nem tenta, ferrarão sua moto, eu particularmente só uso NGK modelo original satisfazem muito bem minhas necessidades.

Um abraço
rudcast
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Nov 2015, 12:03
Localização: Guarulhos

wilgoliveira escreveu:Ola amigo bom dia.
Quanto ao questionamento ao meu entender aparentemente o problema esta indicando seu estator ou regulador que deixou a carga do sistema eletrico baixar.
Como a moto estava em rotacao mais elevada sustentou e logo voltou, mas isso não pode ocorrer, isso indica que sua moto está copnsumindo a carga da bateria para manter-se muncionando e isso é errado, a bateria e utilizada para regulação e armazenamento para partida da moto. Mas o que acontece em nossas motos é o sistema elétrico com pequenos probleminhas de projeto. Caso queira tente fazer mas modificações somente nos cabeamentos do positivo e negativo que mencionei no tópico veja o que acontece, caso resolva blz, caso não, verifique o sistema elétrico, estator, regulador, etc. Lembrando que o regulador caso necessite de troca pode usar os dá CBR 450 OU CB 450 OU CB 400 desde que tenham 6 fios, pelo que sei tem uns antigos que usam 5 fios.
Faça as pequenas mudanças que mencionei no tópico acima, acredito que sua bateria mesmo sendo com amperagem menor que a original de 12 âmperes não terá problemas nas partidas, a quantidade âmperes das baterias quanto maiores mais partidas consecutivas conseguiram oferecer caso a moto não pegue na primeira kk sendo bem simplório na explicação. kk
Quanto as lâmpadas LED ao meu ver não há problemas na verdade se forem de boa qualidade oferecem melhorias porque consomem muito menos carga que as convencionais e iluminam muito melhor.
Já as velas se forem de marca boa NGK ou BOSCH "dizem melhorar a queima etc" não as tenho, mas mal não farão, repito caso sejam de marca boa kkk porque as paralelas corre, nem tenta, ferrarão sua moto, eu particularmente só uso NGK modelo original satisfazem muito bem minhas necessidades.

Um abraço
Mais uma vez obrigado. Farei as modificações e depois posto aki.

rudcast
Marcal
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Dez 2015, 09:23
Localização: Bragança Paulista

wilgoliveira escreveu:Bom dia, criei este tópico para divulgar a todos os proprietários de vn750 a solução que encontrei para o problema de partida com motor quente que é cronico das vn750,
bem descobri que este modelo de moto utiliza um módulo de ignição eletrônico, muito parecido com o módulo rei dos carros com injeção eletrônica, então após pesquisar descobri que esta moto possui um pequeno problema elétrico já de fábrica, talvez se na época fosse feito um recall, teriam resolvido, inclusive ontem efetuei vários testes para confirmar a eficácia da solução encontrada, foram várias as partidas que efetuei com o motor quente e com a ventoinha disparada, inclusive desligando e religando a moto logo em seguida repetidas vezes.

bem vamos ao que foi feito:

inicialmente troquei a bateria por um modelo mais moderno sem manutenção destas tipo selada um pouco mais cara porém melhor e mais potente modelo (CTX16-BS) EQUIVALENTES A MODELOS DE YUASA YTX16-BS-1 y GS GTX16-BS-1. Também CTX16-BS-1. porém foi necessário modificar um pouco o suporte da bateria, retirei o suporte da moto e o adaptei para receber este modelo que é um tanto mais larga que a original da moto, e obs: os polos são invertidos, nada de complicado reposicionar os cabos originais para esta nova bateria, bem so de trocar a bateria de uma com 14 ampers para uma de 16 ampers ja temos um ganho significativo de corrente para utilizarmos na partida, por que a troca? bem lembra do modulo que mencionei, então ele é responsável por enviar o sinal para acionamento das bobinas, dai o problema de ficarmos segurando o motor de arranque e nada de pegar e pior estouros absurdos por acumulo de gasolina no motor, descobri que este modulo fica louco quando temos um baixa de carga no sistema elétrico e é exatamente no momento da partida que isso ocorre, por isso que quando a moto pega mesmo depois de tanto sacrificio o motor não morre, porque o estator mantém o sistema elétrico estabilizado.

segundo:
o regulador de voltagem caso o seu não esteja bom pode usar um de cbr450 ou cb 450 que é idêntico, lembra dos problemas de elétrica que vem de fábrica? então essa moto precisa carregar a bateria de 13.50 a 14.00 volts senão esquece o sistema elétrico apresentará os mesmos problemas, então fiz uma ponte elétrica puxei um fio de 4mm, o positivo que sai do regulador que inicialmente passaria por todo o chicote para chegar a bateria, com a mudaça percorre a penas 15cm para a carga chegar a bateria, obs: não remova o fio original apenas faça uma pequena ponte nele mesmo direto para bateria, pois este fio que percorre o chicote alimenta outros sistemas elétricos da moto, faça o teste com um multímetro antes de depois da colocação ponte vocês veram a mudanca na alimentacao para a bateria.

terceiro:
utilizando este mesmo raciocínio para o motor de arranque, que com o motor quente parece estar pesado, fiz uma ponte agora com o aterramento, originalmente o motor de arranque está aterrado ao bloco do motor, então fiz uso da mesma idéia, como a energia corre sempre pelo caminho mais curto, puxei um fio de 6mm (é o suficiente) direto da bateria até o parafuso que fixa o motor de arranque ao bloco do motor, coloquei os terminais direitinho, passei o fio "preto claro" por baixo do motor bem escondido, observem quanto mais curto o fio ate o motor de arranque melhor, obs: verifiquem os aterramentos originais que são da moto, pois esse fio é apenas para auxiliar o aterramento da partida.

pessoal posso dizer que coloquei um fim nesse problema de partida quente, agora sim posso dizer que sou feliz com minha kawasaki.

espero ter ajudado porque sei como é chato não ter confiança em sua moto.
logo criarei outros topicos para solucoes em arrefecimento e corrente de comando batendo que ja resolvi tbm.

um grande abraço.

Wilker.
:D
Banalmajor
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jan 2016, 22:11
Localização: Balneário Camboriú

Ola pessoal,

Fiz as alterações na minha moto...

Coloquei uma bateria NOVINHA, mas 14A.

Troquei o retificador por um da CB450.

Fiz as mudanças nos cabos da bateria.

Agora ela esta carregando 14,50 quando acelerando.

Vamos ver se ainda terei problemas...

Próximo passo é trocar as velas por iridium e as lâmpadas por LED.

Obrigado a todos....
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