Harley Davidson: Óleo do motor, caixa, etc

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

JuniorDent escreveu:Bom dia a todos, sou novo no forum e estou esclarecendo algumas duvidas sobre a opção de óleo para a as DH. Eu tenho uma 883 2008 com 17000 km, ela fez a ultima revisão com 13000 numa oficina mto conhecida aqui em BH, a oficina do Claudio. Por telefone ele me disse que usa o óleo 15w40 para motores a diesel faz uns 20 anos.
Eu sou gerente de t.i. na distribuidora da Mobil em BH, e pedi orientações para um engenheiro químico aqui na empresa, ele pesquisou e disse q pelo fato de as HD esquentarem mto, essa é uma ótima opção, principalmente pra quem roda na cidade, existem opções de óleos sintéticos e minerais.
Neste fds eu vou fazer uma troca com um óleo sintético.
Vou avisando a medida que for rodando na minha preta.
vlw
Segundo o Manual do proprietário (pág. 51, no caso da minha moto), é possível usar óleos de motor diesel classe CI-4 20W50, 15W40 ou 10W40. Na ex-883 eu usei o Shell Rimula.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Complementando:

Na minha opinião, usar um óleo sintético num motor de tecnologia antiga e baixo giro como os VTwim a ar da Harley é jogar dinheiro fora, pois o único ganho prático será do mecânico ou da loja que vendeu um óleo mais caro.
Eu não uso, mas, cada um é cada um e faz o que bem entende com seu dinheiro.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
FUJTSU
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Set 2012, 01:34
Localização: Guarulhos
Contato:

Fala galera,

Fiz a troca de óleo da minha fat e gostaria de compartilhar com quem quer meter a mão na massa:

Ateção: Não sou mecânico, muito menos experiente, só curioso e gosto de fazer eu mesmo (pelo menos tentar)

Utilizei como referência os vídeos do canal Edu Ferigato:

https://www.youtube.com/watch?v=Qpq7iIXnImM
https://www.youtube.com/watch?v=HMgzaHevb7w

Utilizei óleo Motul , se tiver dúvida sobre qual óleo utilizar tem um tópico a respeito com bastante informação:
http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=1987.0

Material utilizado:

Motor: 3 litros - Motul 5100 semi-sintético classificação 15W50 API SL
Caixa primária: 1 litro - Motul Transoil Expert 10W40 API GL-4
Caixa de câmbio: 1 litro - Motul Gearbox 80W90 API GL-4/GL-5
1 filtro de óleo: Utilizei FRAM
Pode ser que precise de oring na minha não troquei, mas no forum tem um tópico sobre:
http://www.forumharley.com.br/index.php ... #msg159344

Imagem

Ferramentas:

Chave catraca reversível com extensor;
Pito 5/8 (Parafuso de dreno do motor, primária e câmbio);
Pito Torx t27 (Tampra da primária);
Uma bacia para o óleo velho;
Sacador de filtro de óleo como não consegui utilizei alicate de pressão e braçadeira grande (Gambiarra);
Chave allen 3/8
Chave allen 6 longa"

Peguei este sacador de filtro de óleo emprestado porém o mesmo só serve para sportster e alguns outros modelos,

Imagem
Imagem

Motor:

Para softail tem que ser este ou algum similar:

Imagem

1 - Posicione a moto em um local com espaço, se possível forre o chão com plástico pois faz bastante sujeira, recomendo também deixar a moto um pouco ligada para que óleo esquente e saia mais facilmente:

Imagem
Imagem

2 - Embaixo da moto localiza-se o parafuso do dreno de óleo do motor, utilize o pito 5/8, na minha estava bem ferrada essa parte portanto sofri um pouco para encaixar o pito, tive que dar umas marteladas para abrir esse aro em volta:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

3 - Quando sentir que o parafuso está quase soltando, posicione a bacia embaixo e tire completamente o parafuso (pode ser com a mão);

Imagem
Imagem

Pode deixar a tampa de cima do óleo do motor solta:

Imagem

4 - Aguarde até que todo o óleo saia, pode aproveitar para checar o estado do o-ring e se necessário, realizar a substituição, limpe a limalha acumulada no íman e coloque o parafuso novamente:

Imagem

5 - Como o sacador de filtro de óleo que peguei não serviu, improvisei com uma braçadeira grande (de escapamento) e um alicate de pressão, remova o filtro de óleo velho:

Imagem
Imagem
Imagem

6 - Aproveite para limpar o local, e verificar se o filtro velho veio com seu o-ring, caso não, removê-lo do suporte:

Imagem

7 - No filtro novo, colocar um pouco de óleo e espalhar no o-ring com o dedo antes de instalá-lo:

Imagem

8 - Gire com a mão o filtro novo, sem apertar no fim, utilizei a mesma gambiarra do alicate a braçadeira para dar um aperto de leve no final:

Imagem
Imagem

9 - Coloque os 3 litros de Motul 5100 semi-sintético classificação 15W50 API SL (Tire o banco para facilitar):

Imagem
Imagem

Após colocar o óleo do motor, fechar a tampa superior e funcionar a moto.

Transmissão primária:

1 - Utilize a chave catraca e o pito 5/8 para sacar o parafuso do dreno (Aqui também sofri um pouco, o parafuso estava bem ferrado e tive que usar uma lima para deixar o parafuso bom, utilize a bacia novamente e aguarde até que todo o óleo escoe:

Imagem
Imagem

Pode aproveitar para checar o estado do o-ring e se necessário, realizar a substituição, limpe a limalha acumulada no íman e coloque o parafuso novamente:

Imagem

2 - Utilize a chave catraca e o pito torx t27 para remover a tampa da primária (Tentei com a chave abaixo porém não deu conta, torceu a chave):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

3 - Coloque o 1 litro de Motul Transoil Expert 10W40 API GL-4

Imagem
Imagem
Imagem

Recoloque a tampa da primária e parafuse com cautela, sem aplicar muita força, o correto é utilizar um torquímetro porém não tinha, fui na coragem, acabei quebrando um dos parafusos mesmo sem apertar muito;

Câmbio (Aqui o bicho pega):

1 - O parafuso fica localizado entre os amortecedores traseiros, e é bem chato de tirar, utilize a chave catraca com o extensor e o pito 5/8:

Imagem
Imagem
Imagem

Após afrouxar, utilize a allen 6" longa para extrair o parafuso mais facilmente:

Imagem

2 - Utilize a bacia novamente e aguarde até que todo o óleo escoe, pode aproveitar para checar o estado do o-ring e se necessário, realizar a substituição, limpe a limalha acumulada no íman e coloque o parafuso novamente::

Imagem
Imagem

3 - Com a chave allen 3/8, remova o parafuso superior do câmbio:

Imagem
Imagem
Imagem

4 - Coloque o 1 litro - Motul Gearbox 80W90 API GL-4/GL-5

Imagem
Imagem
Imagem

5 - Parafuse novamente e dê uma volta com a moto, pare e verifique algum vazamento nos parafusos, na minha ficou tudo certo, espero ter ajudado.
Imagem
xymox
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Localização: São Paulo

Boa tarde
Possuo uma Road King 2013 e realizava a troca do óleo na ABA. Eles utilizavam o Motul 7100, mas recentemente mudaram para uma marca chamada Screaming eagle, que passou a ser o novo olé de motor "oficial" da HD.
Eu não sabia que existia um pacto econômico sobre essas marcas, mas pelo que sei, mesmo assim o Motul 7100 é um ótimo óleo.
Era trocado a cada 8-10mil km ou 1 ano de uso ( o que vier primeiro ).
Mas vi vídeos sobre a utilização de outros óleos. Como não sou mecânico, gostaria de saber outros óleos do motor, bons e confiaveis e a periodicidade de troca que posso usar na RK 2013.
Obrigado.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

xymox escreveu: 03 Jan 2019, 16:12 Boa tarde
Possuo uma Road King 2013 e realizava a troca do óleo na ABA. Eles utilizavam o Motul 7100, mas recentemente mudaram para uma marca chamada Screaming eagle, que passou a ser o novo olé de motor "oficial" da HD.
Eu não sabia que existia um pacto econômico sobre essas marcas, mas pelo que sei, mesmo assim o Motul 7100 é um ótimo óleo.
Era trocado a cada 8-10mil km ou 1 ano de uso ( o que vier primeiro ).
Mas vi vídeos sobre a utilização de outros óleos. Como não sou mecânico, gostaria de saber outros óleos do motor, bons e confiaveis e a periodicidade de troca que posso usar na RK 2013.
Obrigado.
Primeiro eu acho que se a HD trocou de marca foi por conveniencia particular (devem estar ganhando uma participação maior, como ocorre com os patrocínios de times de futebol, não existe fidelidade quando a questão é dinheiro)

Segundo, se por muitos anos o Motul foi o queridinho da HD não tem porque trocar, eu continuaria com o Motul.

Já eu não tenho HD, mas procuro usar Motul, Actevo, Yamalube na minha, não costumo usar um Mobil por ser mais barato, mas o que importa é a especificação do óleo se ela atende o que manda o manual é o que conta.

Além disso, óleo é óleo (menos de soja)
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

xymox escreveu: 03 Jan 2019, 16:12 Boa tarde
Possuo uma Road King 2013 e realizava a troca do óleo na ABA. Eles utilizavam o Motul 7100, mas recentemente mudaram para uma marca chamada Screaming eagle, que passou a ser o novo olé de motor "oficial" da HD.
Eu não sabia que existia um pacto econômico sobre essas marcas, mas pelo que sei, mesmo assim o Motul 7100 é um ótimo óleo.
Era trocado a cada 8-10mil km ou 1 ano de uso ( o que vier primeiro ).
Mas vi vídeos sobre a utilização de outros óleos. Como não sou mecânico, gostaria de saber outros óleos do motor, bons e confiaveis e a periodicidade de troca que posso usar na RK 2013.
Obrigado.
Primeiro eu acho que se a HD trocou de marca foi por conveniencia particular (devem estar ganhando uma participação maior, como ocorre com os patrocínios de times de futebol, não existe fidelidade quando a questão é dinheiro)

Segundo, se por muitos anos o Motul foi o queridinho da HD não tem porque trocar, eu continuaria com o Motul.

Já eu não tenho HD, mas procuro usar Motul, Actevo, Yamalube na minha, não costumo usar um Mobil por ser mais barato, mas o que importa é a especificação do óleo se ela atende o que manda o manual é o que conta.

Além disso, óleo é óleo (menos de soja)
Imagem
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

O Screaming Eagle é o óleo da própria HD é 100% sintético. É equivalente ao 7100, mas o 7100 você acha mais barato comprando pela internet. O fato da concessionaria usar o 7100 se deve ao custo eles deviam comprar bem mais barato que o SE, mas HD deve ter dado uma prensa neles para adotar o óleo da marca.

A Motul tem também o 300V que seria o melhor produto deles. Mas acho muito caro, jogar dinheiro fora.

Mas qualquer óleo 100% sintético cumpre o exigido no motor, é óleo não é nada muito especial de se fabricar. Mas eles duram no máximo 8mil Km e não 10mil, isso sempre verificando o nível, já vi colegas que ao trocar faltavam 800ml de óleo.

O Mobil é um óleo barato no Brasil, mas no exterior muita gente usa nas motos, pois é um empresa muito forte nos EUA, patrocina Nascar, F1 dentre outros esportes.
Motul parte do seu preço é devido ao marketing. Tem relatos no fórum americano de pessoas com 100 mil milhas só rodando com Mobil na V-rod.

Tenho amigos usando o Ipiranga Moto Top Rider 15W50 SM ou LUBRAX FEROCES 15w50 100% sintético. Inclusive o Lubrax atende os mesmos padrões do Motul 7100 SN na classificação API.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
otom
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Fev 2020, 10:21

Bom dia pessoal, tenho uma dúvida... eu posso usar o mesmo óleo do motor no caso o 15w50 semi sintético na primária da forty eigth 1200?? pq tem aquela questão dos aditivos antideslizantes e tal, alguém pode me ajudar?
Obrigado.
Responder