HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
eduardo BNU
Mensagens: 77
Registrado em: 09 Abr 2012, 14:45
Localização: Blumenau

marcelomw escreveu:Boa Noite, Pessoal
Hoje com 41 anos estou procurando uma HD para comprar.
Tenho moto desde os 15 e passei por várias, cgs, xls, cbs e hoje uma shadow 750.
É verdade que nos ultimos 7 anos tenho andado muito pouco, mas recentemente entrei para um motoclube e estou começando a participar de passeios (entre 200 a 600 kms), com garupa.
Tomei a decisão de ter uma HD e estou na dúvida se começo com uma fatboy ou encaro uma road king.
O que acham? quais as vantagens de cada uma delas. Abraços e todos.
Olá marcelomw,

São duas motos com praticamente a mesma motorização, as softail(Fat Boy) tem contra-balaço dos pistões, enquanto as touring(Road King) não tem, e o motor é montado em coxins p/ absorver as vibrações. Que na pratica não altera muito o comportamento de ambas.

Já os quadros são diferentes. As softail tem o estilo "rabo-duro" onde os amortecedores estão escondidos na parte de baixo da moto, já as touring tem o esquema padrão de amortecedores nas laterais da roda traseira. Se não me engano na Road King os amortecedores pneumaticos onde vc pode regular a pressão de acordo com o peso na moto.
já a Fat tem 5 regulagens de pré-carga da mola, que na pratica é dificil mudar pois fica numa posição de dificil acesso.

As Touring são um pouco mais altas que as softail. Isso dá uma ligeira vantagem no angulo de inclinação em curvas. Ou seja vai demorar mais p/ raspar as pedaleiras no chão.

Se vais andar com garupa direto, é mais jogo a Road King, que já vem com alforges e sissy bar de fábrica. Ou então na linha softail, uma Heritage que tb já vem com alforges e sissy bar.
A Fat Boy tem o visual mais bandido de todas, porém vai ter que encher de acessorios p/ levar a garupa e bagagens com mais conforto.

Mas o interessante seria fazer um test drive em todas, pra ver qual mexe mais com o coração, pq no final das contas, é isso que vai decidir a compra, hehe.

Abraço,
Eduardo.
H D - Heritage Classic 2008
SilvioCba
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jun 2015, 18:45
Localização: Cuiabá

Boa noite, galera!

Sei que esse tópico é antigo mas vou postar minha história de como iniciei com as motos. Quando garoto, mesmo sem habilitação, pilotei algumas vezes motos de amigos, nada de longas distâncias, apenas voltinhas na cidade. Anos depois, já com 40, resolvi comprar uma motocicleta. A ideia sempre foi uma custom grande, mas com receio, resolvi comprar uma de baixa cilindrada para me habituar com a vida sobre duas rodas. Por "parecer" uma custom e baixo preço, comprei um Kansas 150 cc, zero km. Foi até divertido o um ano que fiquei com a kansinha. Rodei 3.500 km. Aí decidi comprar uma maior. A ideia sempre foi uma HD mas por não querer investir muito no momento comprei uma Shadow 750 cc. Gostei da moto, muito macia e gostosa de pilotar, apesar de não ser uma "grande moto". Fiquei três anos com ela e como estava ficando muito tempo parada, decidi me desfazer da sombra. Agora, seis meses depois, estou louco para comprar outra motocicleta e desta vez será uma HD. Minha preferência é pela Fat Boy, mas pode ser uma De Luxe ou Heritage. A 883 nunca foi descartada de minha lista, acho uma moto excelente, principalmente para quem usa mais na cidade e não fará longas viagens com garupa. Ainda terei uma também. Bom, é isso aí! Estou louco para comprar minha primeira HD. Espero que seja logo. Vamos curtir a vida, galera!
danivaranda
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Ago 2015, 17:23
Localização: Luís Eduardo Magalhães

Boa tarde galera do forum, sou novato no forum e estou a mais de 1 mês lendo e relendo todos os comentários e tudo mais a respeito dessa moto (sportster)e cada vez tenho mais dúvida, hehehe. Consegui pelo menos tomar a decisão que está será minha moto (agora que vem a dúvida), mas afinal qual escolher dentre tantos modelos ?? Gostaria da ajuda de vcs para que eu possa decidir qual pegar.

Abraço
rodgaba
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Out 2016, 11:35
Localização: Campinas

Olá Pessoal,

Tenho 48 anos e finalmente tomei coragem para uma HD (principalmente em função dos custos da danada), estou vendendo minha Virago 535 2002 (http://www.webmotors.com.br/comprar/yam ... 002/567126) e estou pensando em pegar uma XL 1200 Custom 2012 a 2014 (até uns R$ 30.000), minha pergunta é se vale a pena pegar esta moto mesmo porque a única adaptação que quero fazer é colocar o sissy bar (assim não derrubo a patroa) e talvez quem sabe um banco melhorzinho para o garupa.

Que vocês acham da XL 1200 Custom, vale a pena?

Caso saibam de alguém que se interesse por uma Virago 535 2002 muito conservada e original, agradeço.

Um abraço
Raquino
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2017, 23:41

Riders boa noite, comprei uma Heritage Classic 2009. Estava lendo o manual e lá diz para ativar o alarme, alguem sabe como faço isso? para as setas piscarem e tal. Nunca tive HD, sou principiante. Grato
Avatar do usuário
ZoRZe
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Mar 2011, 09:23
Localização: Belo Horizonte

Bom dia moçada.
Emfim, aos 59 anos e 31 de motociclismo consegui comprar a minha primeira HD.
Uma Breakout 2017, vermelha.
Foi meio demorado pra acostumar com a danada, pois a ciclistica é completamente diferente de todas as motos que já tive (custom ou não).
Hoje, já acostumado com a moto já não tenho nenhuma dificuldade com ela. Tenho 1,65 de altura e me sinto completamente a vontade em pilotá-la, ao contrário que muitos pessimistas de plantão escrevem. Arrisco inclusive alguns corredores, mas tudo dentro dos limites do guidão muito largo.
Admito que na primeira viagem senti dores nas costas e nas mãos. Mas hoje isto não acontece mais. Tudo uma questão de costume e treino. É isso aí.
Breakout
Adriana Bunn
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Nov 2009, 22:30
Localização: São José

Pessoal, gostaria de deixar uma dica aqui no fórum e após dar uma pesquisada nos tópicos achei esse aqui o mais adequado. Não são poucas pessoas que reclamam da HD desligando sozinha e dando aquele aviso no painel do descanso lateral. A minha fazia o mesmo, levei na loja e não havia problema algum com o sensor, era a mola do pezinho que já estava um pouco cansada e ficava batendo, fazendo com que eventualmente a moto desligasse. Mola nova e problema resolvido. Minha moto é uma xl 1200 custom.
"Amar e mudar as coisas me interessa mais"

http://www.panicodeque.blogspot.com
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Esse sensor é um problema, geralmente eu desabilito em todas motos. Na V-rod quando a bateria está perto do fim ele acusa esse mesmo erro.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Hassessian
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Fev 2019, 10:37

Olá, pessoal. Chegou a hora de realizar um sonho: viajar de moto. Gosto muito de viajar de carro, viagens de um ou dois dias com minha esposa, gosto mesmo de estrada, mas ainda falta o fator rock n roll: curtir o caminho, e não apenas o destino.

Não quero nada muito avançado, apenas suficiente pra chegar ao meu destino. Pretendo pilotar apenas em estradas ou passeios de domingo, com a esposa. Tinha um grande preconceito contra as Harleys, ouvia dizer que é mais marca do que moto, manutenção muito cara, então comecei pesquisando a Yamaha Midnight 2013, linda, facilidade de peças e opiniões divididas de seu proprietários, sendo a maioria descontente com a assistência e um possível problema na transmissão que custaria mais de R$ 5 mil.

Saindo da loja onde vi essa Mid, resolvi passar numa loja HD e conheci a Dyna. Preconceito rompido, foi amor à primeira vista! Não achei tão bonita quanto a mid, mas tinha algo encantador. No entanto, ela é 2008. Já tem dez anos e 50 mil km. A moto está linda, mas tem uma questão básica: com 10 anos, mesmo bem cuidada, aos poucos a idade vai pesando, uma borracha ressecada, uma peça gasta, um parafuso escondido lá dentro já enferruja, etc. (é como vc cuidar da sua saúde: vc envelhece melhor, mas não deixa de envelhecer)

Não quero entrar no embate HD vs outras marcas. Também entendo a diferença de propostas entre um modelo e outro. Mas no fim, quero uma custom pra viajar, baseado mais em questões técnicas do que subjetivas, ou seja, o ronco do motor, a tradição, paixões pessoais e a marca não são tão importantes, mas a confiança SIM. Também não quero andar a 876 km/h nas estradas, 110 já está bom.

Uma moto intermediária e mais barata realmente me serviria, mas fica a questão: se eu compro uma Midnight (2013, 60 mil km, R$ 22 mil), logo eu vou ficar com vontade de comprar uma HD, e aí eu não consigo vender a Mid.

1 - A minha pergunta principal vai em relação à sua idade. O preço é 30 mil (está na média de todas as outras q vi aqui), mas será q vale a pena por ser 2008 e 50 mil km rodados? Isso vai me dar muita manutenção? Vi muitos tópicos aqui sobre ela, mas são muito antigos, opiniões de 2011, 2012... e o tempo se passou, há outras mais modernas, a Dyna já saiu de linha e já é vovó.

2 - Quem tem ou teve, como avalia os custos de manutenção e quais são os itens que mais preocupam na moto?

3 - Embora seja para estradas, muitos lugares possuem pedaços de estrada terra. Eu consigo chegar nesses lugares? Claro q não farei um rally, evito lama, vou devagar, mas às vezes acontece de pegar um lugar assim, e se chover, pode até fazer lama. A Dyna encara "eventualmente" esse tipo de trajeto?

4 - Existe algo característico da moto que eu devo observar ou perguntar ao dono na hora da compra?

Obrigado!
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Achei as duas motos muito rodadas e caras. Você está vendo em loja né? Melhor opção é comprar de particular, a loja só te dá uma falta ilusão de garantia.

Idade não é um problema a km na minha visão é muito pior, pois algumas peças tem desgaste de rodar, como embreagem. Embreagem é uma peça cara que muita gente usa errado e come ela. Por outro lado muita gente tem moto custom e roda pouco e moto fica quase parada, mas protegida do tempo.

Quando comprei a minha moto eu acabei pesquisando na OLX achando uma Midnight muito boa 2012 com 20mil Km rodado por 22mil. Midnight é uma moto que acho muito bonita, mas meu sonho sempre foi uma V-rod e quando vi a oportunidade de realizar não pensei duas vezes. Posso te falar que o que você sente ao pilotar uma HD é algo muito singular.

Eu peguei a minha V-Rod em 2018 ela é 2005 (ou seja, eu 14 anos) 16mil rodado por 26mil um preço bem abaixo do mercado consciente que teria que dar uma geral nela e que estaria arriscando. A moto tava quase parada o fluído de freio tinha lodo de tanta umidade, a vela era original 2005 e tinha água no radiador. Mas depois de ver todos esses detalhes trocar bateria, rolamentos, gastei uns 1500 e moto ficou nova. Motor dessas motos é quase pra sempre.

1 - Olhando aqui agora na OLX Achei uma Dyna 2008 com 40mil rodado por 27mil, outra 2011 com 22mil por 31mil (se chorar compra por 30), logo a que você viu não tá compensando. Achei Midnight 2009 com 27mil Km por 22mil reais. Sendo que sempre tem um choro nesses valores. Sobre a Dyna mesmo sendo uma moto mais velha o motor ainda dura muito não é problema ser 2008. Uma HD é uma moto para sempre se bem cuidada.

2 - Manutenção de HD você tem que ter em mente que são motos de luxo para trocar o óleo com filtro morre 500 reais. Um jogo de pneu é 1700 reais e dura entre 10mil-20mil. Em geral os mecânicos cobram caro. Mas não é uma moto que frequentemente dá problemas ainda mais uma Dyna não tem muita coisa para dar problema, não tem nem ABS.

3 - Sim, sem problemas, mas depende muito da sua habilidade é uma moto pesada e que não tem muita agilidade na direção se você derrapar você não vai conseguir segurar ela com o pé e vai cair. Eu particularmente evito.

4 - Verifique sempre o fluido se freio donos desleixados nunca trocam anualmente. Pergunta que óleo ele usa quando foi a última troca, se ele não souber já é um sinal ruim. Em geral HD se usa Motul 7100 ou outro 100% sintético. Verifique o nível dele. Um diferencial seria alguém que trocou as suspensões traseiras por progressivas.

(Meu mecânico ta vendendo a dela uma Dyna Azul perfeita, posso ver o preço se te interessar me manda inbox)
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Responder