Intruder 125: Carburação em geral

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Responder
eduardorb
Mensagens: 15
Registrado em: 22 Abr 2012, 04:06
Localização: São Paulo
Contato:

Pessoal, tudo bem?

Minha Intruder vem apresentando vazamento de combustível quando parada e o registro está aberto. Esse vazamento ocorre por aquela pequena mangueira ligada ao carburador.

Agora tenho que sempre fechar o registro sempre que desligo a moto.

Pergunta:

O que pode estar acontecendo?
Tem problema em fechar o registro sempre que desligar?
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

Boa noite colegas!

Fazendo uns testes no rodoanel me preparando para a "Grande Descida ao Litoral" percebi que quando atingia velocidades acima de 90 km/h sentia a moto dando leves tranquinhos, dava para perceber que tinha haver com a aceleração pois apesar de leves eram como se tivesse voltado um pouquinho a manopla e acelerado rapidamente, além de seu desempenho parecer um pouco inferior ao que vi na net, ela tinha dificuldades de se manter a acima de 90 Km/h (Tinha bastante vento também, não sei se é normal a essa velocidade).

Pesquisando na net vi um cara com esse problema de forma bem mais acentuada e descobriu que a cuba estava com o nível de gasolina abaixo do que deveria.

Sendo assim tbm fui verificar, medindo o nivel de gasolina a partir da linha da base do carburador, como vi num tal de "Macete do tubo", deu 7 milimetros, sendo que la dizia o correto ser 5 milimetros.

Minha duvida é: Essa diferença de 2 milimetros a menos de gasolina na cuba pode ser o motivo desses tranquinhos? Pois por ser uma diferença tão pequena não me parece significativa.

A proposito meu carburador é o VM22.

Abçs!
Viajar na Trudinha? Bora!
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

Considerando que tenha medido da forma correta, o nível está baixo realmente.

Dentro do carburador há um tubinho vertical, com minúsculos furos numa certa altura. Esses furos fazem a gasolina borbulhar dentro do tubo, por causa da passagem de ar que vem de um giclê de ar.

Se a gasolina está na altura certa, as gotículas que esse borbulhamento produz saem para serem admitidas e misturadas ao ar que o motor esta aspirando, com o tamanho e volume adequados.

Se a altura estiver acima, produzirá gotículas mais grossas, dificultando a mistura em seguida... e se estiver abaixo, produzirá gotículas menores, e se isso for combinado com a agulha em posição mais baixa, pode levar ao superaquecimento do motor.

O macete melhorava bastante isso.

E sobre ele, no dia 4 de julho completaram-se 10 anos de quando ele foi divulgado a público. :wink:
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

Vlw Jduarte!

Fiz como o guia (Seu guia rs), demorou um pouco para gasolina querer subir na mangueira, abri e fechei o parafuso algumas vezes mais quando subiu deixava a mangueirinha mais alta ou mais baixa e a gasolina sempre ficava nesse nivel.

Mas você, que é a voz da experiencia rs, acha que pode ser o motivo desses pequenos cortes com alta rotação? A moto esta rodando lisinha, só com a rotação bem alta que isso acontece, limpei o carburador a pouco tempo também.

Aproveitando, é muito complexo abrir o carburador e ajustar a boia? Tenho medo de tentar melhorar e ferrar alguma coisa, tenho um colega que fez isso.

Abçs!
Viajar na Trudinha? Bora!
eduardorb
Mensagens: 15
Registrado em: 22 Abr 2012, 04:06
Localização: São Paulo
Contato:

Alguém manja de carburador?
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

Não é complexo... mas obviamente quem nunca desmontou alguma coisa pode se atrapalhar. É preciso um pouco de atenção, memorizar a sequência das peças em que mexer, ferramentas boas e jeito para lidar com as peças... e na remontagem, nada de apertos excessivos.

Quanto à demora da gasolina se mexer, ou não abriu o suficiente o parafuso de dreno ou havia fuligem na cuba (ísso é comum acontecer).

Essas falhas acontecendo após os 8.000 rpm são por causa do tubo de ar. O formato dele provoca turbulências no ar dentro do ventúri do carburador bagunçando o funcionamento momentâneamente.

Se nunca fez, experimente fazer o afastamento do tubo mesmo antes de mexer na altura da bóia e teste em seguida.
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

Não tem problema fechar a torneira frequentemente...

Não sei que ano é, e nem quanto de uso sua moto tem. Mas pelo que descreveu o problema é a (ou é na) agulha da bóia, que deve estar deixando gasolina descer para a cuba, sem vedar corretamente. Ela pode estar desgastada, ou estar com alguma sujeira que a impeça de vedar a sede.

No caso de estar desgastada, troque-a ou tente melhorar a ponta, que é de borracha... com paciência e um papel-cartão áspero consegue-se melhorar a falha na ponta dela, tipo "limando" essa ponta. Só que depois terá que verificar a altura em que o nível da gasolina vai ficar...
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
eduardorb
Mensagens: 15
Registrado em: 22 Abr 2012, 04:06
Localização: São Paulo
Contato:

Valeu, meu caro.
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

Jduarte escreveu:Não é complexo... mas obviamente quem nunca desmontou alguma coisa pode se atrapalhar. É preciso um pouco de atenção, memorizar a sequência das peças em que mexer, ferramentas boas e jeito para lidar com as peças... e na remontagem, nada de apertos excessivos.

Quanto à demora da gasolina se mexer, ou não abriu o suficiente o parafuso de dreno ou havia fuligem na cuba (ísso é comum acontecer).

Essas falhas acontecendo após os 8.000 rpm são por causa do tubo de ar. O formato dele provoca turbulências no ar dentro do ventúri do carburador bagunçando o funcionamento momentâneamente.

Se nunca fez, experimente fazer o afastamento do tubo mesmo antes de mexer na altura da bóia e teste em seguida.
O meu primo que estuda mecânica estava em casas esses dias e acabei aproveitando e abrindo o carburador com ele. Por sorte consegui deixar a cuba a 5 milímetros exatos, e já aproveitei e afastei o tubo de ar. Realmente melhorou, até ocorre de vez em quando mas agora esta dentro do aceitável, nada que vá atrapalhar a viajem. Só não sei se a velocidade máxima que estou conseguindo esta de acordo com a força dela, com um peso de aproximadamente 151Kg (Eu, a patroa e uma carga) em retas esta dando 85~90 Km. De qualquer forma estou tentando achar um tubo restritor de ar por ai para ver se melhora com o macete de serrar ele, não quero serrar o original rs.

Abçs
Viajar na Trudinha? Bora!
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

Legal!

O corte do restritor de ar pode ser feito perpendicular ao tubo, pode-se deixar um "toco de 2 cm" para que se possa recolocar o pedaço cortado usando fita "silver tape", que seria mais que suficiente para deixar o tamanho como era caso não gostasse do resultado, sem perigo de se soltar (e mesmo que soltasse, a espuma e a gaiola do filtro o manteria preso lá dentro).

A Intruder 125 não tem boa aerodinâmica... o próprio tanque de gasolina parece provocar um efeito de para-quedas nela... no plano, sem vento contra, com a carga que citou dá para chegar nos 100~105 km/h, mas basta um ventinho contra para abaixar a velocidade.

Agora, se pretende ficar com a moto um bom tempo, recomendo aumentar a cilindrada com um kit de 156cc vendido por duas retíficas no centro de Sampa. Fiz isso com a minha Yes, e foi a melhor coisa!
Fica mais forte, e não fica mais gastona, obviamente corrigindo-se pouca coisa no carburador (o VM22 dá conta disso tranquilamente).
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
Responder