Intruder 125: Carburação em geral

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Responder
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

Como vão todos?...

Já está na hora de recolocar algumas coisas nos fóruns, e pretendo dentro de alguns dias fazer isso, começando por aqui, no MC...

Assim que eu conseguir uma nova bateria de fotos, trarei as soluções que encontrei, ou desenvolví, para as Suzukinhas anteriores aos carburadores BS25 (as atuais, nas quais ainda não pude trabalhar), bem como ajudar o pessoal aqui, com as suas dúvidas relativas a essas soluções, ou outras também...

Abraços! até breve.

João
Fernanda Correia Soares
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jan 2010, 14:11
Localização: Araçatuba

Ola pessoal, tenho uma intruder 125 modelo 2008. Uns meses atras tive que me mudar as pressas e a minha moto ficou uns 15 dias parada quando voltei para buscar nem ligando mais ela estava. Leve no oficina mandei trocar óleo, filtro, vela e dar uma carga na bateria. O mecânico me disse que o carburador estava sujo e q ele havia limpado e me pediu para ir ao posto buscar gasolina nova pois aquela estava muito velha e influenciava na regulagem da aceleração. Ok tudo pronto subi na moto e ela estava extremamente acelerada voltei lá ele mexeu daqui mexeu dali e ela ficou boa. Peguei estrada levei a moto embora só que ela voltou a ficar acelerada, aqui onde estou não tem mecânico. Quando eu ligo a aceleração está ok mas quando a moto esquenta ela fica muito acelerada já mexi na regulagem da lenta e nada, se diminuo ela da trabalho para ligar e morre quando aciono o acelerador mto rápido. Alguém já passou por isso, pode me dar uma dica?
"Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho"
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Fernanda Correia Soares escreveu:Ola pessoal, tenho uma intruder 125 modelo 2008. Uns meses atras tive que me mudar as pressas e a minha moto ficou uns 15 dias parada quando voltei para buscar nem ligando mais ela estava. Leve no oficina mandei trocar óleo, filtro, vela e dar uma carga na bateria. O mecânico me disse que o carburador estava sujo e q ele havia limpado e me pediu para ir ao posto buscar gasolina nova pois aquela estava muito velha e influenciava na regulagem da aceleração. Ok tudo pronto subi na moto e ela estava extremamente acelerada voltei lá ele mexeu daqui mexeu dali e ela ficou boa. Peguei estrada levei a moto embora só que ela voltou a ficar acelerada, aqui onde estou não tem mecânico. Quando eu ligo a aceleração está ok mas quando a moto esquenta ela fica muito acelerada já mexi na regulagem da lenta e nada, se diminuo ela da trabalho para ligar e morre quando aciono o acelerador mto rápido. Alguém já passou por isso, pode me dar uma dica?

Muito provavelmente é apenas um problema de regulagem do carburador.
A regulagem deve estar muito "rica", assim, quando o motor esquenta a tendencia é ficar acelerada. O correto é a moto ter alguma dificuldade para se manter funcionando com o motor muito frio e depois de aquecida, que é a condição que a moto será usada por mais tempo, a rotação de marcha lenta se estabiliza na rotação correta. O problema é que muitos mecânicos deixam a regulagem rica para que a moto pegue de manhã com facilidade, mas isso aumenta o consumo e deixa a moto desregulada. O correto é ter uma regulagem que exija o uso do afogador para as partidas a frio.
Imagem
MadMax-BH
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jan 2012, 16:02
Localização: Belo Horizonte

Amigos,

já li aqui no fórum algumas sobre algumas pessoas que tem dúvidas sobre a adaptação de carburador de outra moto na Intruder aí vai a minha experiência: troquei meu carburador a vácuo da intruder 2006 (BS26) por um carburador mecânico da YBR. Já tinha lido a respeito, e algumas pessoas disseram que era plug&play, porém não é bem assim. A começar pela instalação do carburador: o mecânico (Juninho Motos) usinou uma peça que fez a conexão do carburador ao filtro de ar, o cabo de acelerador teve que ser cortado e adaptado um novo terminal removível (de moto de trilha) e a caixa do filtro de ar não dá vazão suficiente para o carburador, portanto ele teve que tirar a tampa do filtro de ar e vamos ter que colocar um filtro que dê mais passagem de ar.

Resultados:
• Consumo:a moto consome a mesma coisa 25 km/l na estrada e uns 28km/l na cidade (isso mesmo, consumo maior na estrada – Dou umas esticadas, repico a moto em cada troca de marcha hahahahah )
• Velocidade final: quase a mesma coisa, porém com o carburador a vácuo parecia que chegava aos 115 e 120 mais fácil.
• Torque: parece que a moto ganhou mais torque na baixa, acelerando pouco ela já desenvolve razoavelmente.
• Desempenho geral: no meu ponto de vista a moto fica uniforme com o carburador de YBR do que com o original, coloco em torno de 10000RPM nas esticadas mais fortes e sinto que o motor não embaralha tanto, a terceira marcha ficou mais esperta e a moto ficou mais elástica, posso andar a 50km/h da 2º à 5º marcha sem a moto “mancar”
• Custo x benefício: O carburador colocado foi um paralelo de YBR (guardei meu original), gastei em torno de 120 dinheiros. Acho que vale a pena se o carburador já tiver tirando a paciência, igual meu BS26 estava.

Ah esta semana a RAMONA completou 60.000km rodados, o motor continua firme e forte, Graças a Deus!

Espero ter contribuído.

Forte Abraço.
Let's Ride Ramona!
Jduarte
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Out 2010, 13:29
Localização: São Paulo

opa, gente...

eu gostaria de saber, ou ter uma boa noção de, quantos usuários aqui ainda tem a Intruder 125 com motor que usa o carburador vácuo BS26, ou seja, até as modelo 2006...

Sei que as respostas vão demorar, mas se possível me informem, ou mesmo alguém faça uma contagem básica... e outra coisa, o que seria melhor: criar um tópico com o material que pretendo usar sobre esse carburador, ou postar neste mesmo?

Até breve... :wink:
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
Vinícius Kruguer
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2011, 13:26
Localização: Dourados

Maior burada trocar carburador da intruder 125, coloquei uma da titan 150 ficou uma bost*, a mto não pega em dias frios mesmo puxando o afogador,afoga direto, só to passando raiva com essa merd* de afogador.já to cansado de empurar essa minha intruder.vou colocar um original trocar velas dar uma geral se não melhorar vou comprar uma nova e com no maximo 3 anos de uso vou trocando por uma nova. moto velha nunca mais.
“Só quem anda de moto sabe porque é que o cachorro põe a cabeça pra fora quando anda de carro..."
andrehelena
Mensagens: 21
Registrado em: 20 Abr 2010, 10:36
Localização: Cascavel

Jduarte escreveu:opa, gente...

eu gostaria de saber, ou ter uma boa noção de, quantos usuários aqui ainda tem a Intruder 125 com motor que usa o carburador vácuo BS26, ou seja, até as modelo 2006...

Sei que as respostas vão demorar, mas se possível me informem, ou mesmo alguém faça uma contagem básica... e outra coisa, o que seria melhor: criar um tópico com o material que pretendo usar sobre esse carburador, ou postar neste mesmo?

Até breve... :wink:

Eu uso esse carburador, a minha é 2005, considero um otimo carburador para altas rotações e pra velocidade (pelo menos é o que eu acho)
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

Bom dia Pessoal,

Tive um problema com minha trudinha (corrente de comando estourou, felizmente não arrebentou mais nada rs) e ficou umas duas semanas e meia parada até ter grana para arrumar. Agora quando acelero e solto o acelerador em ponto morto parece que o giro está demorando um pouco para descer, como se estivesse voltando a manopla progressivamente, e parada a rotação dela fica estabilizada em 1500 rpm mas as vezes cai para 1200 rpm, fica um pouquinho e volta.

Sabem se isso é normal ou o que pode estar ocorrendo?

Abçs!
Viajar na Trudinha? Bora!
andrehelena
Mensagens: 21
Registrado em: 20 Abr 2010, 10:36
Localização: Cascavel

Solta um pouco o parafuso que regula a lenta na borboleta...é na lateral do carburador. Com isso ela vai ficar mais na lenta pois volta mais ainda a borboleta do carburador.
Ai regula aquele parafusinho na parte de cima próximo ao coletor em aproximadamente 2,75 voltas
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

A lenta em tava regulando mas sempre acabava alterando após um tempo. Depois que comecei a rodar parece que esta normalizando, as vezes foi pelo tempo parada a minha garagem junta muita poeira. Se piorar de novo do um oi aqui rs

Vlw a força!
Viajar na Trudinha? Bora!
Responder