Virago 250: Carburador, afogador etc

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Muito provavelmente é problema no carburador, deve estar afogando ou trabalhando com muito excesso ou, se sua moto usa bomba a vácuo, ela pode estar aspirando combustível pela linha de vácuo . Fechar a torneira de combustível deve amenizar um pouco o problema. Se ela esta dando calço hidráulico ou com dificuldade pra pegar com motor quente examine esses itens que eu mencionei. Boa sorte.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Deniswilliam escreveu: 20 Nov 2018, 15:46 Ola, pessoal estou muito chateado com a minha viraguinha ela sempre funcionou muito bem mas já faz 6 meses que ela está com alguns sintomas muito estranhos e não consigo nenhum mecânico na região da minha cidade para arrumar e não sei mais o que fazer,
Ela está mandando gasolina para o cilindro e pro óleo e não consigo nenhum para arrumar
Tu tem que ficar chateado é com os mexanicos de hoje que só querem trocar óleo de Titan, o problema como tenho dito MUITO tempo são os mecânicos, seria interessante nesse caso procurar noutra cidade, quem sabe ainda fazer um curso no SENAI de mecânica de moto, pois a situação tende a piorar.
Imagem
Avatar do usuário
Pedro Gueropa
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Abr 2019, 14:28

Bom dia, amigos!

Estou com um problema na minha Virago e talvez vocês possam me ajudar.

Quando estou na rodovia depois de um certo tempo que estou com a aceleração na alta, ela começa a engasgar, como se estivesse faltando gasolina, mesmo com o tanque cheio. As vezes viro a chave da torneira para reserva e ela para, depois volto para aberto e ela roda normal, mas as vezes isso não funciona. Já troquei os cachimbos das velas pois ainda estavam com os originais, verifiquei cabos e bobinas e estão todos ok! O carburador foi revisado e limpo a pouco tempo, os reparos da torneira também foram trocados a pouco tempo.

Alguém já passou por algo parecido com a Virago?! Alguém sabe oque pode ser isso?!

Obs.: Só acontece isso quando estou na rodovia com a aceleração na alta por um período, dentro da cidade ela roda normal.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Pedro Gueropa escreveu: 24 Abr 2019, 11:39 Bom dia, amigos!

Estou com um problema na minha Virago e talvez vocês possam me ajudar.

Quando estou na rodovia depois de um certo tempo que estou com a aceleração na alta, ela começa a engasgar, como se estivesse faltando gasolina, mesmo com o tanque cheio. As vezes viro a chave da torneira para reserva e ela para, depois volto para aberto e ela roda normal, mas as vezes isso não funciona. Já troquei os cachimbos das velas pois ainda estavam com os originais, verifiquei cabos e bobinas e estão todos ok! O carburador foi revisado e limpo a pouco tempo, os reparos da torneira também foram trocados a pouco tempo.

Alguém já passou por algo parecido com a Virago?! Alguém sabe oque pode ser isso?!

Obs.: Só acontece isso quando estou na rodovia com a aceleração na alta por um período, dentro da cidade ela roda normal.
Com está o filtro de ar?
Imagem
Avatar do usuário
Pedro Gueropa
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Abr 2019, 14:28

cros escreveu: 24 Abr 2019, 12:16
Pedro Gueropa escreveu: 24 Abr 2019, 11:39 Bom dia, amigos!

Estou com um problema na minha Virago e talvez vocês possam me ajudar.

Quando estou na rodovia depois de um certo tempo que estou com a aceleração na alta, ela começa a engasgar, como se estivesse faltando gasolina, mesmo com o tanque cheio. As vezes viro a chave da torneira para reserva e ela para, depois volto para aberto e ela roda normal, mas as vezes isso não funciona. Já troquei os cachimbos das velas pois ainda estavam com os originais, verifiquei cabos e bobinas e estão todos ok! O carburador foi revisado e limpo a pouco tempo, os reparos da torneira também foram trocados a pouco tempo.

Alguém já passou por algo parecido com a Virago?! Alguém sabe oque pode ser isso?!

Obs.: Só acontece isso quando estou na rodovia com a aceleração na alta por um período, dentro da cidade ela roda normal.
Com está o filtro de ar?
Novo também!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Pedro Gueropa escreveu: 24 Abr 2019, 12:26 Estou com um problema na minha Virago e talvez vocês possam me ajudar.

Quando estou na rodovia depois de um certo tempo que estou com a aceleração na alta, ela começa a engasgar, como se estivesse faltando gasolina, mesmo com o tanque cheio. As vezes viro a chave da torneira para reserva e ela para, depois volto para aberto e ela roda normal, mas as vezes isso não funciona.
-Já troquei os cachimbos das velas pois ainda estavam com os originais,
-verifiquei cabos e bobinas e estão todos ok!
-O carburador foi revisado e limpo a pouco tempo,
-os reparos da torneira também foram trocados a pouco tempo.
-Filtro de ar novo
Complicado isso hem! O que muda entre cidade e estrada?
O ritmo de velocidade é mais constante, menos troca de marchas, só se a revisão de carburadores ficou com problema,...
Não lembro, mas a Virago tem 1 ou 2 carburadores?

Esse vídeo ajuda?
https://www.youtube.com/watch?v=cOh0lzo9e44
Imagem
Avatar do usuário
Pedro Gueropa
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Abr 2019, 14:28

cros escreveu: 24 Abr 2019, 19:35
Pedro Gueropa escreveu: 24 Abr 2019, 12:26 Estou com um problema na minha Virago e talvez vocês possam me ajudar.

Quando estou na rodovia depois de um certo tempo que estou com a aceleração na alta, ela começa a engasgar, como se estivesse faltando gasolina, mesmo com o tanque cheio. As vezes viro a chave da torneira para reserva e ela para, depois volto para aberto e ela roda normal, mas as vezes isso não funciona.
-Já troquei os cachimbos das velas pois ainda estavam com os originais,
-verifiquei cabos e bobinas e estão todos ok!
-O carburador foi revisado e limpo a pouco tempo,
-os reparos da torneira também foram trocados a pouco tempo.
-Filtro de ar novo
Complicado isso hem! O que muda entre cidade e estrada?
O ritmo de velocidade é mais constante, menos troca de marchas, só se a revisão de carburadores ficou com problema,...
Não lembro, mas a Virago tem 1 ou 2 carburadores?

Esse vídeo ajuda?
https://www.youtube.com/watch?v=cOh0lzo9e44
Oque muda é a aceleração e velocidade constantes, quase sem trocas de marchas.
Ela tem um carburador.
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Ja tive uma virago que dava problema em um cilindro, as vezes ele parava de funcionar e encharcava a vela, qdo o problema aparecer tira as velas e da uma olhada. Não me pergunte a solução pois vendi a moto assim mesmo depois de diversos "mecanicos" não descobrirem o problema.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Nathanfreitas
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2020, 18:31

bozobozoca escreveu: 06 Set 2015, 22:40 Ola pessoal,

Alem de acompanhar os tópicos aqui do forum, costumo visitar os fóruns americanos sobre virago pra saber o que rola por la.
Numa dos tópicos, os americanos começaram a falar de uma historia de recarburar a virago, inserindo um kit no carburador para fazer a moto rodar mais solta principalmente na estrada.
Sinceramente, sempre achei o giro muito alto pra se manter na casa dos 110km/h. Por isso to sempre de olho em maneiras de aliviar um pouco o motor.
A primeira solução foi instalando uma relação 17/40
*nos foruns gringos o pessoal costuma usar 17/38! (mas por enquanto to bem com a minha 17/40)

A outra soluçao foi começar a fuçar nessa de recarburação.
O pessoal de la, compra no ebay um kit da SIGMA (emrpesa de preparação de motos) que ja vem com glices (3 tamanhos), parafuso piloto maior, e algumas outras coisinhas pra auxiliar.
Procurei aqui no Brasil por alguem q ja tivesse feito isso e como nao achei ninguem, resolvi ser cobaia ahahaha.

Funciona assim:
pelo ebay, comprei o Kit da sigma pra virago/v-star 250.
Ja na hora de fazer a compra, é preciso informar: modelo e ano da moto, modificações feitas e altitude que vc mais anda com a moto.

No meu caso:
virago 99
filtro de ar esportivo, escapamento original mas com um furo de saida maior, velas iridium, elevação 0 - 1300m

Nisso os caras montam um kit baseado nessas suas informações e mandam pelo correio.
Demorou 40 dias pra chegar e ainda fui taxado :evil:
mas enfim, no total (kit + frete + receita federal) = R$230,00

O kit é realmente bem profissional e vem ate com um manual de instruções do que é preciso mexer:

Imagem

Aqui os componentes que vieram:

Imagem

- pra esse kit, o ar deve fluir com mais facilidade pelo motor, por isso, é recomendável filtro de ar esportivo e fazer um furo na parte de trás do escapamento (no caso da minha, o buraco ja estava maior mesmo)
- Caso queira uma resposta rapida do carburador, é recomendavel abrir mais um furo no pistonete (broca menor)para ele subir e descer rápido a cada acelerada forte. Preferi não fazer essa modificação.

No caso, o que eu fiz foi:
trocar o parafuso piloto (original 112.5) pelo do SIGMA piloto 120
trocar o glice (original - 112.5) pelo do SIGMA glice 120
mexer na agulha (posição original - 4º) para a posiçao 5º (mistura mais rica)

Imagem

*para soltar td com mais facilidade, tirei tds as borrachas e mergulhei o carburador em agua quente.

O Glice vem junto com um corpo de metal.
O ideal é se concentrar em tirar td esse conjunto e deixar mais um pouco na agua quente so esse pedaço. Ai é so prender em algum lugar e fica mais facil de separar.

Imagem

aqui td o conjunto instalado.

Imagem


Considerações finais:

A moto virou o capeta ahahaha
ate entao, ela pedia 5 marcha aos 65km/h, agora pede com quase 80km/h.
A viraguinho ganhou uma puxada bem forte e o ronco parece q ficou levemente mais encorpado.
Pessoal nos foruns de la costuma falar q o motor parece rodar mais "cheio" como se tivesse num giro ideal. Mas de fato, ela parece ate que virou uma moto maior ahaha

Claro q isso tem um preço: a moto q antes fazia 29km por litro, agora ta fazendo 23 ahaha.

O consumo aumentou bem, mas pra quem divide a viraguinho entre estrada e cidade talvez seja uma modificação a se considerar.
Vou ficar de olho no estado das velas e comportamento da moto... afinal, é mais gasolina sendo jogada pro motor (gasolina essa que é misturada com um monte de porcaria e ta longe de ser comparada ao que os gringos usam :/).. mas enfim, 400km rodados, e ate agora: aprovado

até!

Amigo o que vc me diz da relação 17/40 ? Queria mais final na minha. Boa noite
kauemealh
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jul 2020, 14:20

Boa tarde, comprei uma virago 250. Ela já veio com carburação lateral. Quando comprei a moto funcionava tranquilamente, mas logo deu problemas com elétrica. Larguei em um mecânico de moto custom para fazer as trocas e reparos necessários. Foi trocado retificador, cdi, colocado a torneira de ybr, levantado o tanque, foi feito reparos no chicote. Peguei a moto semana passada, andei com ela durante dois dias, contudo, ela apresentava falha constantemente devido a carburação lateral, por causa do mecanismo de afogamento que ficava abrindo e fechando a boca do carburador. Então, mecânico me aconselhou a trocar o carburador. Coloquei um de 150 SPORT. Já ao colocar o carburador, a moto ficou muito melhor. Ligava direto nos dias frios, lenta muito estável. Mas ontem, quando fui ligar ela de manhã, como faço sempre, aumento um pouco a lenta e ligo, ela pega de primeira. A moto não pegou, é como se estivesse afogada. Tirei as velas para conferir, elas estão dando faísca, contudo uma faísca muito fraca, e estão encharcando, como se tivesse passando muito gasolina. Toda vez que seco elas, a moto quase pega. Voltei a colocar o carburador antigo pois o mecânico disse que talvez ela funcionasse pois deveria estar afogada se colocasse o 150 normal com afogador. Não funcionou. Tentei fazer ela funcionar no tranco também não deu. Conferi o diafragma do carburador, entrada de ar falso, está tudo ok. Não sei o que pode ser. Tenho vídeo dela, se alguém puder me ajudar.

https://drive.google.com/file/d/1BhQy2n ... sp=sharing
Responder