Virago 535: Pneu, camara, roda etc...

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
ziriguirim
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Nov 2013, 11:07
Localização: Brasília

São muitos os tópicos de gente com dúvida sobre os pneus.
Por isso abri esse novo tópico tentando ser definitivo.
Peço que alguém realmente entendido do assunto tente explicar sobre as especificações.

O básico das medidas eu acho que estão mais do que resolvidas, por exemplo
o pneu traseiro da Virago 535 tem as medidas 140/90-15
ou seja
140 é a largura em mm
90 é a proporção entra largura e altura (por que não colocar em 126mm, cacete!)
- estrutura diagonal (R para radial. E ainda tem algumas outras opções...)
e 15 é o raio do pneu.

Mas essas são apenas as medidas e existem outras especificações.
M/C 70H TL MT66

M/C no site da Pirelli é a indicação de pneu para moto mas alguns pneus do mesmo modelo da própria Pirelli vem com e sem a indicação… E quais seriam as outras opções? M/A para carro? M/T para tricíclo? Sei lá...
70 é a carga 335kg
H a velocidade, 210km/h
TL para pneu sem câmara (TT para com câmara) ****** Mas eu nunca vi moto sem câmara?! Pelo menos, nunca vi Virago assim…

MT66 eu achei que era o modelo da Pirelli, porém vi num site que tem a ver também com as medidas, o que não faz o menor sentido já que ambos os pneus da Virago são MT66… Fico com o modelo…

Assim, o pneu dianteiro indicado em outro tópico Bridgestone Exedra L303 49S NÃO é recomendável para a Virago 535 já que sua velocidade máxima (S) é de 180km/h. Ainda assim, o site drpneus afirma o contrário.

E ficando no dianteiro, vem a questão:
A medida é 3.00 e não 90/90 ou alguma coisa assim

Ferrou!

O que significa esse 3.00?
Não deve ser a mesma coisa que 90/90 ou 100/90 já que a própria Pirelli comercializa o MT66 nas seguintes opções:

100/90 - 19 57H TL
100/90 - 19 M/C 57S
110/90 - 19 M/C 62H TL
3.00 - 19 M/C 49H TL (Original da Virago 535)
90/90 - 19 52H TL

Assim, sendo, o 90/90 atende (e supera na carga) o original e um dos 100/90, não!
Estou apontando os dois, por terem sido os que me ofereceram nas lojas.
Sendo que dois deles não afirmam ser para motos (M/C), mas também não afirmam o contrário…

Eu estou comprando o pneu dianteiro, mas não acho o 3.00 só o 90/90 ou 100/90.

Como resolver?
Alguém sabe explicar o 3.00?

E a questão da câmara? Se aceitasse com ou sem, o pneu deveria apresenta TT/TL e não só um ou outro.


Valeu, galera!
MarcioSeptimio
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Mar 2014, 08:07
Localização: Jataí

Li em muitos fóruns sobre a possibilidade de colocar um pneu 170/90 R15 na roda traseira da Virago 535 a fim de dar uma visual mais interessante na motoca, porém em alguns fóruns li também outras pessoas dizendo que essa largura de pneu traseiro iria interferir drasticamente na estabilidade e aerodinâmica da moto. Na aerodinâmica até não falo nada, pode até ser, mas na estabilidade eu acho pouco provável já que estaria usando um pneu mais alto e mais largo o que faria a moto andar mais colada no chão e poder desviar de obstáculos (buracos ou objetos em pista) de forma mais segura, no entanto, fazer curvas fechadas em alta velocidade poderia ser um pouco mais complicado com um pneu 170/90, mas isso é apenas uma análise, ainda não comprei o pneu, ainda estou pesquisando nos fóruns e lendo outras opiniões.
Estou aberto a novas opiniões e pontos de vista, fiquem à vontade para comentar.
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:30
Localização: São Paulo
Contato:

MarcioSeptimio escreveu:Li em muitos fóruns sobre a possibilidade de colocar um pneu 170/90 R15 na roda traseira da Virago 535 a fim de dar uma visual mais interessante na motoca, porém em alguns fóruns li também outras pessoas dizendo que essa largura de pneu traseiro iria interferir drasticamente na estabilidade e aerodinâmica da moto. Na aerodinâmica até não falo nada, pode até ser, mas na estabilidade eu acho pouco provável já que estaria usando um pneu mais alto e mais largo o que faria a moto andar mais colada no chão e poder desviar de obstáculos (buracos ou objetos em pista) de forma mais segura, no entanto, fazer curvas fechadas em alta velocidade poderia ser um pouco mais complicado com um pneu 170/90, mas isso é apenas uma análise, ainda não comprei o pneu, ainda estou pesquisando nos fóruns e lendo outras opiniões.
Estou aberto a novas opiniões e pontos de vista, fiquem à vontade para comentar.
Saudações, Marcio.

Eu penso o seguinte: se uma equipe de engenheiros (e neste caso japoneses!!) que estudou anos, fez todos os cálculos e estabeleceu as medidas apropriadas pra minha moto, não sou eu que vou mudar isso por conta de "achismo".

E pode acreditar, tirando o efeito visual, no resto TUDO piora: estabilidade, consumo, desgaste de peças, desgaste do próprio pneu...

Sugiro dar uma visitada nos links abaixo antes de se decidir:

http://revista.webmotors.com.br/motos/s ... 4081335095

http://sobremotos.solupress.com/news/ar ... cleid=1672

Abração.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
MarcioSeptimio
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Mar 2014, 08:07
Localização: Jataí

Obrigado CostaSR, valeu pela informação, li ambos os tópicos, muito interessantes.
Vou deixar original mesmo e pronto.
Rubens Bonato
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Dez 2014, 11:51
Localização: Cotia

Olá viragueiros,

Em março desse ano coloquei um Pirelli Route 130/90/15 na minha virago e não durou nem 10.000 km, sendo que uso a moto no dia a dia. Sempre tive motos nakeds (Suzuki GS500) e usava Bridgestone e passavam dos 20 mil. Será que esse modelo da Pirelli tem uma borracha muito mole? Ando com minha viraguinho na boa, estrada a cerca de 90, 100 km/h e não fico dando arrancadas violentas. Agora na troca estou vendo um da marca Maxxis na medida 140/90/15. Essa marca vale a pena? O preço está extremamente atraente. Ou vale a pena colocar um Bridgestone nas mesmas medidas?
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:30
Localização: São Paulo
Contato:

Rubens Bonato escreveu:Olá viragueiros,

Em março desse ano coloquei um Pirelli Route 130/90/15 na minha virago e não durou nem 10.000 km, sendo que uso a moto no dia a dia. Sempre tive motos nakeds (Suzuki GS500) e usava Bridgestone e passavam dos 20 mil. Será que esse modelo da Pirelli tem uma borracha muito mole? Ando com minha viraguinho na boa, estrada a cerca de 90, 100 km/h e não fico dando arrancadas violentas. Agora na troca estou vendo um da marca Maxxis na medida 140/90/15. Essa marca vale a pena? O preço está extremamente atraente. Ou vale a pena colocar um Bridgestone nas mesmas medidas?
Saudações, Rubens.

Desculpe a pergunta, mas esse pneu rodou sempre com a pressão recomendada? Às vezes a gente vacila e roda um tempo sem se atentar a isso, principalmente quando se faz uso diário.

Outra coisa: antes de condenar qualquer marca de pneu, acho que todo mundo que roda por São Paulo deve ter tido um desgaste maior este ano por conta da seca histórica. Um piso seco certamente causa um desgaste maior, por apresentar mais abrasão, e este ano praticamente não rodamos na chuva. Penso que isso deva ser levado em conta nessa análise.

Não sei se falei besteira, mas penso que faz sentido.

Abração.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
Rubens Bonato
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Dez 2014, 11:51
Localização: Cotia

CostaSR escreveu:
Rubens Bonato escreveu:Olá viragueiros,

Em março desse ano coloquei um Pirelli Route 130/90/15 na minha virago e não durou nem 10.000 km, sendo que uso a moto no dia a dia. Sempre tive motos nakeds (Suzuki GS500) e usava Bridgestone e passavam dos 20 mil. Será que esse modelo da Pirelli tem uma borracha muito mole? Ando com minha viraguinho na boa, estrada a cerca de 90, 100 km/h e não fico dando arrancadas violentas. Agora na troca estou vendo um da marca Maxxis na medida 140/90/15. Essa marca vale a pena? O preço está extremamente atraente. Ou vale a pena colocar um Bridgestone nas mesmas medidas?
Saudações, Rubens.

Desculpe a pergunta, mas esse pneu rodou sempre com a pressão recomendada? Às vezes a gente vacila e roda um tempo sem se atentar a isso, principalmente quando se faz uso diário.

Outra coisa: antes de condenar qualquer marca de pneu, acho que todo mundo que roda por São Paulo deve ter tido um desgaste maior este ano por conta da seca histórica. Um piso seco certamente causa um desgaste maior, por apresentar mais abrasão, e este ano praticamente não rodamos na chuva. Penso que isso deva ser levado em conta nessa análise.

Não sei se falei besteira, mas penso que faz sentido.

Abração.
Valeu pela dica. Bem, essa é a minha primeira custom, eixo cardã e um torque diferente das outras motos bicilindricas e tetracilindricas que já tive, o torque dela se dá em baixa. Mas achei que o desgaste do pneu foi muito grande, o dobro das outras motos. De qualquer forma, em janeiro preciso trocar o pneu traseiro e se for para durar pouco, colocarei um Maxxis que tem um preço mais atraente. Com relação a calibragem uso 33 libras no traseiro e 29 libras no dianteiro, faça a calibragem a cada duas semanas.

O pessoal aqui tem o hábito de fazer passeios? Participo do www.gs500online.com e conheço uma turma muito bacana, frequentemente saímos para fazer uns churras na praia. Apesar de ter moto custom (o que o pessoal do outro fórum fica tirando sarro), não troco mais de estilo. O conforto desse tipo de moto é ótimo, e o mais importante, não é visada para roubo. Já perdi duas motos para a bandidagem e não quero mais passar por isso.

abraços.
Brunitão
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Nov 2012, 15:54
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

ziriguirim escreveu:São muitos os tópicos de gente com dúvida sobre os pneus.
Por isso abri esse novo tópico tentando ser definitivo.
Peço que alguém realmente entendido do assunto tente explicar sobre as especificações.

O básico das medidas eu acho que estão mais do que resolvidas, por exemplo
o pneu traseiro da Virago 535 tem as medidas 140/90-15
ou seja
140 é a largura em mm
90 é a proporção entra largura e altura (por que não colocar em 126mm, cacete!)
- estrutura diagonal (R para radial. E ainda tem algumas outras opções...)
e 15 é o raio do pneu.

Mas essas são apenas as medidas e existem outras especificações.
M/C 70H TL MT66

M/C no site da Pirelli é a indicação de pneu para moto mas alguns pneus do mesmo modelo da própria Pirelli vem com e sem a indicação… E quais seriam as outras opções? M/A para carro? M/T para tricíclo? Sei lá...
70 é a carga 335kg
H a velocidade, 210km/h
TL para pneu sem câmara (TT para com câmara) ****** Mas eu nunca vi moto sem câmara?! Pelo menos, nunca vi Virago assim…

MT66 eu achei que era o modelo da Pirelli, porém vi num site que tem a ver também com as medidas, o que não faz o menor sentido já que ambos os pneus da Virago são MT66… Fico com o modelo…

Assim, o pneu dianteiro indicado em outro tópico Bridgestone Exedra L303 49S NÃO é recomendável para a Virago 535 já que sua velocidade máxima (S) é de 180km/h. Ainda assim, o site drpneus afirma o contrário.

E ficando no dianteiro, vem a questão:
A medida é 3.00 e não 90/90 ou alguma coisa assim

Ferrou!

O que significa esse 3.00?
Não deve ser a mesma coisa que 90/90 ou 100/90 já que a própria Pirelli comercializa o MT66 nas seguintes opções:

100/90 - 19 57H TL
100/90 - 19 M/C 57S
110/90 - 19 M/C 62H TL
3.00 - 19 M/C 49H TL (Original da Virago 535)
90/90 - 19 52H TL

Assim, sendo, o 90/90 atende (e supera na carga) o original e um dos 100/90, não!
Estou apontando os dois, por terem sido os que me ofereceram nas lojas.
Sendo que dois deles não afirmam ser para motos (M/C), mas também não afirmam o contrário…

Eu estou comprando o pneu dianteiro, mas não acho o 3.00 só o 90/90 ou 100/90.

Como resolver?
Alguém sabe explicar o 3.00?

E a questão da câmara? Se aceitasse com ou sem, o pneu deveria apresenta TT/TL e não só um ou outro.


Valeu, galera!
A explicação é a segunte:
Os pneus medidos em polegadas (exemplo 3.50-18) possuem apenas duas informações, a largura da seção (3,50 polegadas) e o diâmetro da roda (18 polegadas), enquanto os que usam o sistema métrico possuem três medidas, a largura de seção (110 milímetros (mm)), a taxa de aspecto (90%) e o diâmetro (18 polegadas). A taxa de aspecto é a relação entre a altura da parede lateral e a largura da seção. A parede lateral de um pneu 110/90 é de, aproximadamente, 90% de 110 mm, ou 99 mm.

A maioria dos pneus mais antigos, designados em polegadas, possuíam a altura da parede lateral aproximadamente igual à sua largura de seção, então um pneu de 3,50 polegadas de largura possui a mesma altura, ou seja, aproximadamente 90 mm. Um pneu 90/90-18, porém, possui altura de 90 mm x 90% = 81 mm, ou seja, cerca de 8 mm (1/3 de polegada) mais baixo do que o 3.50-18. Apesar da diferença ser pequena, pode afetar a estabilidade da motocicleta ou fazer o velocímetro ficar incorreto.

Como as taxas de aspecto acima de 90 não costumam estar disponíveis, os pneus métricos de mesma largura de seção dos modelos mais antigos são mais baixos, então a maioria dos fabricantes recomenda um pneu um pouco mais largo, de 100/90-18, com altura da lateral de 90 mm (100 mm x 90%), como substituto para o 3.50-18. Um pneu 110/90-18 possui largura de seção de 110 mm e altura da parede lateral de 99 mm, então ele seria mais largo e mais alto do que o pneu 3.50-18.


Espero ter esclarecido a duvida do amigo.
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto faz parte dela.
RaphaelD
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Mai 2020, 11:13

Pessoal, desenterrando geral esse tópico aqui.
Li aqui no fórum várias pessoas colocando o pneu 150, 170, etc na traseira da virago, mas e quanto ao 130/90 R15?
É compatível? Tem muita diferença?

Pelo que li aqui no fórum, um teria 126mm e o outro 117mm, me corrijam se eu estiver errado. Levando isso em conta, não daria tanta diferença, certo?
O 140/90 R15, está complicado de achar e quando acha está uma fortuna.

O 130/90 está mais fácil de achar e bem mais em conta. O que me dizem?
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Acredito não haver problema, apenas o pneu vai ser um pouco mais estreito e um pouco mais baixo. Olha o video abaixo onde o camarada esclarece sobre a nomenclatura e tamanho do pneu, no tempo de duração do video coloca em um minuto, é exatamente ai que ele mata sua duvida.

https://www.youtube.com/watch?v=pAKMOajkGMc
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder