Mirage 250: Suspensão dianteira

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Alguém sabe a especificação da ferramenta para fixação da haste interna?
Nesse tutorial, o sujeito fez uma ferramenta caseira, olhei lá dentro e não vi como uma ferramenta como a que ele fez poderia se fixar.

http://m.youtube.com/watch?v=4TYIwkaTmCE

Em um tutorial da TVS apache foi utilizado um parafuso de 14mm soldado a uma barra, o que também não parece ser a solução para a mirage, uma vez que não consegui enxergar algo sextavado, parece que o encaixe é lá pra dentro.

Andei pesquisando algumas ferramentas e vi que em algumas motos a ponta parece mais fina.

Alguém já separou as peças em Casa?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Vinicius, não estou com meus arquivos aqui para lhe responder com precisão, mas se bem me lembro, no manual de serviços da Mirage, tem uma sessão que indica as ferramentas especiais para manutenção. Será que você consegue visualizar detalhes dessas ferramentas? Também tem o código das ferramentas. Se procurar por esse código na internet, pode ser que consiga mais fotos em sites de vendedores de ferramentas.

Existe uma ferramenta para indicar o volume de óleo das bengalas, que eu ia precisar quando troquei o fluido. Ainda tentei fabricar uma com uma barra de rosca (daquelas usadas para fixar forros de gesso), mas o que foi mais prático e exato, foi esvaziar as bengalas, medir o volume de fluido e encher com a mesma quantidade, já que não tinha vazamentos.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Na página anterior eu fiz um comentário de como desmontei as bengalas da CB 400, tinha até comprado uma ferramenta para isso mas que não serviu pra nada, usei só uma chave allen para segurar o parafuso interno que prende um tubo que segura o cilindro interno.
Imagem
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

jirschik escreveu:Vinicius, não estou com meus arquivos aqui para lhe responder com precisão, mas se bem me lembro, no manual de serviços da Mirage, tem uma sessão que indica as ferramentas especiais para manutenção. Será que você consegue visualizar detalhes dessas ferramentas? Também tem o código das ferramentas. Se procurar por esse código na internet, pode ser que consiga mais fotos em sites de vendedores de ferramentas.

Existe uma ferramenta para indicar o volume de óleo das bengalas, que eu ia precisar quando troquei o fluido. Ainda tentei fabricar uma com uma barra de rosca (daquelas usadas para fixar forros de gesso), mas o que foi mais prático e exato, foi esvaziar as bengalas, medir o volume de fluido e encher com a mesma quantidade, já que não tinha vazamentos.
De fato, embora não seja mencionada durante a instrução, realmente consta na lista no final do manual, parte "informações de serviço 7-10", o código da ferramenta é o "09940-3520" com nome de "Cabo em T" mais a "09940-34561" com nome "Conexão 'D' para o acessório de montagem dos garfos dianteiros".

Essa ferramenta de medição eu vi uma caseira no canal do mesmo rapaz que fez o vídeo da troca da CG, feita com uma seringa e um peça para ajuste. Eu utilizo uma solução parecida para acertar o nível do fluído da bateria da Intruder, mas como lá em casa só tem ela com bateria que precise completar, simplesmente cortei o tubo na altura no nível máximo.

http://youtu.be/XbUz4U_eIDM

http://youtu.be/aEJanI67RV8

Pelo visto o manual não trouxe a informação correta, pois se você utilizou a medida correta, a metodologia de medição correta e o nível ficou diferente, não vejo outra possibilidade.

No caso da minha tem vazamento e dos bons, tanto que melou tudo, para lamas, freio, até no radiador tem desse óleo.

Obrigado
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

cros escreveu:Na página anterior eu fiz um comentário de como desmontei as bengalas da CB 400, tinha até comprado uma ferramenta para isso mas que não serviu pra nada, usei só uma chave allen para segurar o parafuso interno que prende um tubo que segura o cilindro interno.
Cheguei a ver o seu link, mas parece que são processos diferentes ou ele teve sorte de a haste não girar junto com o parafuso.

Com o cilindro fixo na mesa (que ainda está na moto), segurando a canela com uma chave e girando esse allen que tem por baixo, a haste interna gira junto, daí a necessidade de fixar a haste.

Um amigo sugeriu destruir o retentor antigo, mas daí há a possibilidade de estragar mais coisas, considerei mais prudente desmontar tudo e fazer a troca, mesmo que dê mais trabalho e tenha que comprar mais ferramentas e produtos.

Valeu
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

L340 escreveu: Com o cilindro fixo na mesa (que ainda está na moto), segurando a canela com uma chave e girando esse allen que tem por baixo, a haste interna gira junto, daí a necessidade de fixar a haste.

Um amigo sugeriu destruir o retentor antigo, mas daí há a possibilidade de estragar mais coisas, considerei mais prudente desmontar tudo e fazer a troca, mesmo que dê mais trabalho e tenha que comprar mais ferramentas e produtos.

Valeu
Pois foi assim que retirei tudo, deixei o cilindro preso na mesa e com a allen soltei o parafuso por baixo da canela... foi a maneira mais facil que achei...

Mas pra retirar o retentor sem deixar pedaços no lugar tem que usar um saca retentor, eu não tinha e destrui ele.... mas independente, acho que tem que retirar o cilindro, senão o retentor não encaixa.
Imagem
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Encontrei de dois fabricantes (ou importadores, vai saber), é a mesma ferramenta usada para diversas motos.

Aplicação Honda: Universal

Aplicação Yamaha: AXIS90 / XTZ125 / XT225 / YS150 FAZER / TDM225 / DT200 / RD350 / XV250S / YS250 FAZER / XV535

Aplicação Suzuki: AP50 / AG100 / AN125 Burgman / DR125SE / DF200SE / DR200SE / GN125 Intruder / GN125E Intruder / GN250 Intruder / GN250E Intruder / GSX600F / LS650 / RM80 / RM80X / RF600R / TS50XA / TS50XK / TS125R / TS125ER / TS180ER / TU250 / VS800GL

Aplicação Sundown: Web / Hunter 90 / Hunter 125 / Future / STX
Aplicação Kasinski: Mirage 150 / Mirage 250

Aplicação Dafra: Universal

Código Yamaha: 90890-01294
Código Suzuki: 09940-34561
Código Dafra: DFG024
Imagem
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
venancio
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2009, 23:11
Localização: Duque de Caxias

Miau escreveu:olha.. na minha usei oleo motul fork para bengala.. acho que foi o heavy 20W

mas pode tb usar o medium 15W se quiser mais macia.

é o mais indicado.. motul fork
Olá pessoal! Já pesquisei muito e não cheguei a conclusão sobre a viscosidade correta do óleo para suspensão dianteira da Mirage 250, o manual em inglês diz que é o TELLUS 22 mas tenho visto colegas que usam desde o Motul Fork 5W até o 20W, não sei qual usar.
Venancio
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

qnt menor a viscosidade 5W mais macio, e no caso o 20W mais dura
além disso entra a velocidade da ação da suspensão....5W macio e rápida pq o fluido circula mais fácil, o 20W duro e lento, a viscosidade deixa lenta a circulação entre as partes da bengala....

vai muito de gosto pessoal isso....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
venancio
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2009, 23:11
Localização: Duque de Caxias

Valeu amigo, obrigado.
Venancio
Responder