Shadow 600: Vazamento de óleo

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Alysson Porto
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2011, 16:14
Localização: Colombo

Olá!!Eu tenho uma shadow 600 99,e ela está subindo óleo pelo respiro que fica em baixo do tanque de combustível,que consequentemente o óleo vaza pelo filtro de ar...
Isto só acontece quando pego estrada e o giro do motor aumenta...
Gotaria de saber se alguém passou por isso,e qual foi a solução adotada?
Um grande abraço à todos...
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Alysson, dê uma olhada neste tópico: viewtopic.php?t=974&start=10&postdays=0 ... highlight=
Alysson Porto
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2011, 16:14
Localização: Colombo

Muito obrigado Heverson,eu dei uma olhada no tópico que você mencionou e vou seguir esses conselhos para ver se minha moto melhora!!
Abraços!!!
Vento
Mensagens: 88
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:34
Localização: Curitiba

Alysson Porto escreveu:Olá!!Eu tenho uma shadow 600 99,e ela está subindo óleo pelo respiro que fica em baixo do tanque de combustível,que consequentemente o óleo vaza pelo filtro de ar...
Isto só acontece quando pego estrada e o giro do motor aumenta...
Gotaria de saber se alguém passou por isso,e qual foi a solução adotada?
Um grande abraço à todos...
Na Shadow tem um tubo que sai do pistão traseiro que vai para a caixa de ar. Este emite ar quente para a caixa de ar para o controle de emissão de poluentes (Não ajuda em nada, mas é para isso) e conseqüentemente sai óleo do motor (vapor de óleo), normal.

A quanto tempo tu não faz manutenção nesta caixa de ar? É normal acumular pouco óleo por não haver uma válvula de controle (na suzuki chama-se PER ou algo assim), no caso se faz muito tempo que não é limpo a caixa de ar, pode acontecer isso.

Faça regularmente a limpeza, pois isso suja o filtro e a moto perde desempenho!

Caso a caixa foi limpa a pouco tempo e a quantidade é absurda, pode ser um problema de excesso de óleo ou algum problema dos dutos de lubrificação.
Alysson Porto
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2011, 16:14
Localização: Colombo

Ok,meu amigo Vento!
Isso já havia acontecido antes,e foi lavado todo o reservatório,tanto que guentou uns 2 meses sem vazar,porém foi pegar a estrada ,e novamente o vazamento.No caso de excesso de óleo,foi a primeira atitude que tomei,mas estava em seu nível normal.
Mas vou pedir para meu mecânico fazer uma revisão nos dutos de óleo para ver se acha algo entupido ou coisa assim...
Muito grato pela dica...Gde abraço!!!
Hendrik
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2009, 17:12

Alysson Porto escreveu:Ok,meu amigo Vento!
Isso já havia acontecido antes,e foi lavado todo o reservatório,tanto que guentou uns 2 meses sem vazar,porém foi pegar a estrada ,e novamente o vazamento.No caso de excesso de óleo,foi a primeira atitude que tomei,mas estava em seu nível normal.
Mas vou pedir para meu mecânico fazer uma revisão nos dutos de óleo para ver se acha algo entupido ou coisa assim...
Muito grato pela dica...Gde abraço!!!
Resolveu o seu problema? como ?

Valeu!
Rapozão
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jul 2011, 09:41
Localização: São Paulo

Olá Vento,

Ele resolveu sim... tive um problema parecido e quebrei a cabeça (o mecânico que ia não ajudou muito). O Alison me deu uma dica e tentei ela e foi certeiro.

Apenas pra deixar registrado pra que outros não quebrem a cabeça como eu. No pistão traseiro existe uma saída de ar quente que vai para a caixa de ar. O meu problema (e o do Alison também) foi que a junta do cabeçote estava com uma dobra, e o óleo do motor passava para o duto de ar e subia para a caixa de filtro.

Apénas limpar o duto não resolve o problema... o óleo vai voltar a subir e 200km depois já está na caixa de ar. Então aos que tem esse problema não deixem de verificar essa junta do pistão traseiro... por via das dúvidas já troque ela!!!

Abraços e espero ter ajudado
Rapozão
Shadow 600VT
Avatar do usuário
Fernando Nash
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Jan 2012, 23:35
Localização: Porto Alegre

Prezados Colegas,

Fez um mês e meio que comprei minha Shadow 98 e neste ultimo sábado pela manhã notei que estava escorrendo oleo pelo motor, no lado esquerdo, bem em cima da vela. Sei que não é normal. O que poderá ser? Quero ter uma ideia da dimensão do problema. Será que vou ter um gasto alto com a manutenção?

Att,

Nash
“Toda teoria é cinza, só é verde a árvore de frutos dourados que é a vida”...
Reifol
Mensagens: 83
Registrado em: 16 Nov 2011, 11:06
Localização: Rondonópolis

Fernando Nash escreveu:Prezados Colegas,

Fez um mês e meio que comprei minha Shadow 98 e neste ultimo sábado pela manhã notei que estava escorrendo oleo pelo motor, no lado esquerdo, bem em cima da vela. Sei que não é normal. O que poderá ser? Quero ter uma ideia da dimensão do problema. Será que vou ter um gasto alto com a manutenção?

Att,

Nash
Eu chutaria na junta das válvulas... se for não é caro nao.. na minha acontecia isso, a moto rodava, o óleo subia, qd parava e inclinava ela, o óleo que estava na parte superior vazava....
Avatar do usuário
Fernando Nash
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Jan 2012, 23:35
Localização: Porto Alegre

Reifol escreveu:
Fernando Nash escreveu:Prezados Colegas,

Fez um mês e meio que comprei minha Shadow 98 e neste ultimo sábado pela manhã notei que estava escorrendo oleo pelo motor, no lado esquerdo, bem em cima da vela. Sei que não é normal. O que poderá ser? Quero ter uma ideia da dimensão do problema. Será que vou ter um gasto alto com a manutenção?

Att,

Nash
Eu chutaria na junta das válvulas... se for não é caro nao.. na minha acontecia isso, a moto rodava, o óleo subia, qd parava e inclinava ela, o óleo que estava na parte superior vazava....
Bah Reifol, tomara que seja isso. Na quinta andei com ela a tarde toda, mas dei uma banda grande mesmo. Nunca tinha andado tanto com a Shadow e depois so fui mexer nela no sábado, quando vi que tinha essa marca de oleo escorrido.

Valeu mesmo!
Abraços
“Toda teoria é cinza, só é verde a árvore de frutos dourados que é a vida”...
Responder