Shadow 600: Vazamento de óleo

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Avatar do usuário
Fernando Nash
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Jan 2012, 23:35
Localização: Porto Alegre

Reifol escreveu:
Fernando Nash escreveu:Prezados Colegas,

Fez um mês e meio que comprei minha Shadow 98 e neste ultimo sábado pela manhã notei que estava escorrendo oleo pelo motor, no lado esquerdo, bem em cima da vela. Sei que não é normal. O que poderá ser? Quero ter uma ideia da dimensão do problema. Será que vou ter um gasto alto com a manutenção?

Att,

Nash
Eu chutaria na junta das válvulas... se for não é caro nao.. na minha acontecia isso, a moto rodava, o óleo subia, qd parava e inclinava ela, o óleo que estava na parte superior vazava....
Blz Reifol!

Não deu outra, o problema era mesmo na tal junta das válvulas...só que o meu mecânico insistiu em colocar juntas originais e fez uma encomenda, pois a moto é antiga disse ele. Tbm me disse que o serviço é rápido, o problema é que a peça tá demorando para chegar...vai fazer duas semanas já.

Minha pergunta é: Vc tbm usou peças originais? Caso a resposta seja sim, demorou tanto?
Tenho receio que ele esteja me enrolando!
“Toda teoria é cinza, só é verde a árvore de frutos dourados que é a vida”...
Reifol
Mensagens: 83
Registrado em: 16 Nov 2011, 11:06
Localização: Rondonópolis

Fernando Nash escreveu:
Minha pergunta é: Vc tbm usou peças originais? Caso a resposta seja sim, demorou tanto?
Tenho receio que ele esteja me enrolando!
Vixx Fernando.. mesma coisa..

o mecânico insistiu nas originais, segundo ele não tem jeito, componentes como esses tem que ser as originais, fora isso vc estaria arriscando muito...

A demora foi d+ tb.. e encomendado direto da honda.. para ter uma ideia, fiz uma geral na moto...

Encomendei cabo do acelerador, mola do tripé, coletor de admissao, junta das válvulas, relê do neutro.

Em 1 mês e Meio ( +- 50 dias pra ser sincero) chegaram mola, coletor e junta das válvulas...

Rele e cabo de acelerador tem 2 meses e ainda nada... aguardandoooo...


A minha fiquei de olho no nivel do óleo.. nao tinha tanto risco, mas era encomodo d+ a sujeira.
Avatar do usuário
Fernando Nash
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Jan 2012, 23:35
Localização: Porto Alegre

Reifol escreveu: Vixx Fernando.. mesma coisa..

o mecânico insistiu nas originais, segundo ele não tem jeito, componentes como esses tem que ser as originais, fora isso vc estaria arriscando muito...

A demora foi d+ tb.. e encomendado direto da honda.. para ter uma ideia, fiz uma geral na moto...

Encomendei cabo do acelerador, mola do tripé, coletor de admissao, junta das válvulas, relê do neutro.

Em 1 mês e Meio ( +- 50 dias pra ser sincero) chegaram mola, coletor e junta das válvulas...

Rele e cabo de acelerador tem 2 meses e ainda nada... aguardandoooo...


A minha fiquei de olho no nivel do óleo.. nao tinha tanto risco, mas era encomodo d+ a sujeira.
Bah! Pelo jeito o negócio é esperar então, f... :(

Bom, valeu Reifol pelo esclarecimento, fiquei mais tranquilo em relação ao meu mecânico.

Abraços!
“Toda teoria é cinza, só é verde a árvore de frutos dourados que é a vida”...
Reifol
Mensagens: 83
Registrado em: 16 Nov 2011, 11:06
Localização: Rondonópolis

Fernando Nash escreveu:
Bah! Pelo jeito o negócio é esperar então, f... :(

Bom, valeu Reifol pelo esclarecimento, fiquei mais tranquilo em relação ao meu mecânico.

Abraços!
Olha, uma alternativa boa é pesquisar no ebay..
Sempre que preciso tirar uma dúvida sobre peças, vou nesse catálogo http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/V ... 8_a_02.pdf e depois, com o código e nome certo pesquiso no Ebay..

Para ter uma ideia, tive um problema no desmultiplicador (caixa de engrenagem do velocimetro), é a peça q fica na roda e onde se liga o cabo do velocimentro...

A minha foi pro saco.. na honda custava 320 reais se me recordo bem... sem falar que demoraria 2 meses para vir...

Pesquisei no ebay e achei tanto novas qt usadas... como é uma peça rustica, decidi comprar uma usada..

Paguei 15 dólares na peça + uns 15 de frete... lembro q o total nao passou de R$ 50,00..

Resultado, a peça chegou em 1 mes e uns 10 dias.. inteirinha.. o mecanico limpou e engraxou, pois tinha um pouco de ferrugem..

Peça limpa e instalada, tudo funcionou perfeitamente.. uma vela economia (Y)

Outro ex. tampa do radiador: Honda 125. Ebay achei uma por 30 reais (nova)...

Então antes de tudo, pesquiso no ebay!
Reifol
Mensagens: 83
Registrado em: 16 Nov 2011, 11:06
Localização: Rondonópolis

Fernando Nash escreveu:
Bah! Pelo jeito o negócio é esperar então, f... :(

Bom, valeu Reifol pelo esclarecimento, fiquei mais tranquilo em relação ao meu mecânico.

Abraços!
Olha, uma alternativa boa é pesquisar no ebay..
Sempre que preciso tirar uma dúvida sobre peças, vou nesse catálogo http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/V ... 8_a_02.pdf e depois, com o código e nome certo pesquiso no Ebay..

Para ter uma ideia, tive um problema no desmultiplicador (caixa de engrenagem do velocimetro), é a peça q fica na roda e onde se liga o cabo do velocimentro...

A minha foi pro saco.. na honda custava 320 reais se me recordo bem... sem falar que demoraria 2 meses para vir...

Pesquisei no ebay e achei tanto novas qt usadas... como é uma peça rustica, decidi comprar uma usada..

Paguei 15 dólares na peça + uns 15 de frete... lembro q o total nao passou de R$ 50,00..

Resultado, a peça chegou em 1 mes e uns 10 dias.. inteirinha.. o mecanico limpou e engraxou, pois tinha um pouco de ferrugem..

Peça limpa e instalada, tudo funcionou perfeitamente.. uma vela economia (Y)

Outro ex. tampa do radiador: Honda 125. Ebay achei uma por 30 reais (nova)...

Então antes de tudo, pesquiso no ebay!
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Fernando Nash escreveu:
Reifol escreveu:
Fernando Nash escreveu:Prezados Colegas,

Fez um mês e meio que comprei minha Shadow 98 e neste ultimo sábado pela manhã notei que estava escorrendo oleo pelo motor, no lado esquerdo, bem em cima da vela. Sei que não é normal. O que poderá ser? Quero ter uma ideia da dimensão do problema. Será que vou ter um gasto alto com a manutenção?

Att,

Nash
Eu chutaria na junta das válvulas... se for não é caro nao.. na minha acontecia isso, a moto rodava, o óleo subia, qd parava e inclinava ela, o óleo que estava na parte superior vazava....
Blz Reifol!

Não deu outra, o problema era mesmo na tal junta das válvulas...só que o meu mecânico insistiu em colocar juntas originais e fez uma encomenda, pois a moto é antiga disse ele. Tbm me disse que o serviço é rápido, o problema é que a peça tá demorando para chegar...vai fazer duas semanas já.

Minha pergunta é: Vc tbm usou peças originais? Caso a resposta seja sim, demorou tanto?
Tenho receio que ele esteja me enrolando!
Compra de peças genéricas de boa qualidade veja aqui, tudo num preço justo:
www.motosantigas.com.br
Eles são rapidos na entrega e sérios.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Vento escreveu:
Alysson Porto escreveu:Olá!!Eu tenho uma shadow 600 99,e ela está subindo óleo pelo respiro que fica em baixo do tanque de combustível,que consequentemente o óleo vaza pelo filtro de ar...
Isto só acontece quando pego estrada e o giro do motor aumenta...
Gotaria de saber se alguém passou por isso,e qual foi a solução adotada?
Um grande abraço à todos...
Na Shadow tem um tubo que sai do pistão traseiro que vai para a caixa de ar. Este emite ar quente para a caixa de ar para o controle de emissão de poluentes (Não ajuda em nada, mas é para isso) e conseqüentemente sai óleo do motor (vapor de óleo), normal.

A quanto tempo tu não faz manutenção nesta caixa de ar? É normal acumular pouco óleo por não haver uma válvula de controle (na suzuki chama-se PER ou algo assim), no caso se faz muito tempo que não é limpo a caixa de ar, pode acontecer isso.

Faça regularmente a limpeza, pois isso suja o filtro e a moto perde desempenho!

Caso a caixa foi limpa a pouco tempo e a quantidade é absurda, pode ser um problema de excesso de óleo ou algum problema dos dutos de lubrificação.
Eu sei que o tópico é de 1900 e guaraná com rolha mas minha moto está apresentando esta característica. Vaza um pouco de óleo pelo filtro de ar quando a rotação sobe. óleo puro, sem mistura.

O mecânico que costumo levar disse que isso é normal porque provavelmente eu "forcei a moto". Balela, não ando acima de 110 nas estradas e 120 para ultrapassagens e mesmo que forçasse não faria sentido.

Minha pergunta é se alguém já realizou por conta a limpeza dessa caixa de ar, e em caso positivo se poderia dar uns toques. Acredito que vou fazer por conta, não estou mais confiando nos mecânicos daqui para realizar esse tipo de serviço. O cara fala que limpa mas não limpa nada.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Renan, na Shadow750 isso também acontece, mas não chega a afetar o filtro de ar. O excesso de óleo é drenado por uma mangueira que coloquei. Antes disso, ele ficava retido na tampa da caixa de ar e até corroeu o cromo interno da tampa. A quantidade é pequena e não afeta no nível de óleo do motor.
Imagem
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Renan, Este óleo vem da condensação dos gases internos do bloco do motor. Mas tem uma mangueira de dreno para tirar o excesso. Periodicamente deve ser tirado o bujão da mangueira para drenar.
Verifique também se não está com o nível de óleo do motor acima do máximo da vareta. Nível de óleo muito alto faz muita condensação na caixa do filtro de ar também.
Moto: Intruder 250 - Shadow 600
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Heverson escreveu:Renan, Este óleo vem da condensação dos gases internos do bloco do motor. Mas tem uma mangueira de dreno para tirar o excesso. Periodicamente deve ser tirado o bujão da mangueira para drenar.
Verifique também se não está com o nível de óleo do motor acima do máximo da vareta. Nível de óleo muito alto faz muita condensação na caixa do filtro de ar também.
Olha, este tópico também me beneficiaria... eu não sei onde fica esse bujão da mangueira.
Dei uma bela olhada, mas nada.
Alguém tem alguma foto?
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Responder