Como amaciar motor(moto 0km)

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Wicktor Reis
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2008, 16:33
Localização: Ourinhos

Caros Amigos Mirageiros, como já disse em alguns tópicos, estou pra tirar a minha Mirage (não vejo a hora) e conversando com alguns colegas, que já possuem moto, surgiu a seguinte duvida:

Como devo amaciar o motor da moto ?
a) cidade
b) estrada

Se for na estrada, como devo proceder?
a) Andar no máximo a 100 km/h
b) Devo dar o máximo da moto

Um amigo me disse o seguinte, manter velocidade, não acelerar na descida, e acelerar pra manter a velocidade apenas na subida, isso procede ?

Desculpe tantas perguntas, amigos, mas o máximo quer já andei de moto, foi na auto-escola, e uma biz 125.

(Jovi) se ne necessário migre o tópico pra outro lugar, pois não achei nada a respeito.
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Já li muita coisa na internet sobre amaciamento. Muitas divergências, muita coisa baseada em achismo, muita coisa baseada em preocupação excessiva (principalmente se baseando no manual do proprietário).

Acho que depende um pouco do motor, das matérias-primas, da qualidade do acabamento, precisão, tecnologia, etc.

De qualquer forma, faz uma busca no Google que você encontrará tudo isso.

Uma matéria que acho muito boa é: http://www.motonline.com.br/tecnica/tec ... mento.html
Avatar do usuário
Wicktor Reis
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2008, 16:33
Localização: Ourinhos

Valeu, Kings, obrigado pela dica, vou ler com atenção
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

é fácil... é só seguir as recomendações do manual... não ultrapassar as rotações indicadas nos primeiros kms conforme orientado no manual...

A minha moto eu amaciei exatamente conforme instruido no manual e ficou ótima...

Também não é recomendado amaciar a moto em uma viagem muito longa onde você vai viajar durante horas na mesma rotação... o ideal é andar na rotação máxima indicada de acordo com a kilometragem e se estiver rodando durante bastante tempo na mesma rotação... reduza a velocidade e marchas... depois arranque novamente... para que a moto não rode sempre na mesma rotação...

O amaciamento é necessário para que os parafusos/materiais se assentem corretamente no motor...

abraço :D :D :D
Imagem
Avatar do usuário
Wicktor Reis
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2008, 16:33
Localização: Ourinhos

Então amigos, todas essas duvidas que vcs estão esclarendo, serão de grande valia, pois logo de kara vou ter q sair com a minha Mirage na Estrada, pois vou busca-la em São Paulo, e estou a +- 400 km da capital.
wellington.nogueira
Mensagens: 176
Registrado em: 22 Jun 2007, 00:23
Localização: Osasco

Aqui vai uma dica:
A velocidade máxima mantendo a rotação máxima é de 80 km/h...

O ideal é haver alternância de giros, não mantendo a mesma numa única rotação.

Mas têm gente que não seguiu à regra do manual e está com a moto tranqüila.

A minha eu amaciei na cidade. Como era minha primeira moto, aproveitei a cidade para me acostumar com ela antes de arriscar vôos mais longos na estrada.

Apenas atente-se que o período de amaciamento é de 1000km e logo deve-se realizar a próxima revisão.

As concessionárias pedem para levar a moto antes de passar os 1000km.
Wellington Nogueira
57 45 4C 4C 49 4E 47 54 4F 4E
Imagem
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Wicktor, vc vai até sua cidade (400 Km), dá um oi pra família, mostra a moto pra todo mundo, e já volta pra SP pra fazer a revisão. Pronto, já estará com 1.000 Km.
Avatar do usuário
Wicktor Reis
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2008, 16:33
Localização: Ourinhos

é isso ai Kings, mas se der certo, vou voltar com vcs até Brotas 1º, valeu
_Shin-Chan_
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Jun 2008, 17:09

Então para amaciar o motor você tem que levar em concideração 2 belos itens. No manual não fala sobre qual rotação você não deva ultrapassar, somente fala sobre não ultrapassar 1/2 da aceleração até 850km e depois não ultrapassar 3/4 até 1600km. Coisa de louco, e bem abaixo do tanque tem um adesivo que fala de não passar de 5000 rpm que dá exatos 70km/h, se a sua Mirage estiver mostrando 80km/h está errado... :D

Então na minha eu fiz o seguinte andei (na época pensando que era 80km/h... :P ) respeitando os 5000rpm mais ou menos... Ficava alternando entre 4500-5500 rpm. Mesmo em viagem longa, por causa de não ficar viagando em rotação constante, nisso o manual dá uma bela ajuda e recomenda ficar variando a rotação da motoca. E depois continuei ficando variando a rotação entre 6500 e 7500 (~110-125 km/h) até completar os 2000km... E a moto, hoje com 3700 passa fácil de 150km/h ( 160 no painel... ) :D Mas também o consumo cai para incríveis 15km/l... :D
Mirage 250cc Vinho.

EX - Fazer 250cc Vermelha. (Saudades)
fdel
Mensagens: 560
Registrado em: 19 Ago 2008, 21:38
Localização: Rio de Janeiro

Bom, pelo menos anda bem pra c..... quanto ao consumo suponho que andar a 150 em uma 650 ou mais também não deve ser nenhuma alegria.
Responder