Como amaciar motor(moto 0km)

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Wyllian Fernando
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Abr 2009, 12:54
Localização: Brasí­lia

galera to com uma intruder 125 zerada, tenho que amaciar o motor, mais como fazer isso, e realmente necessario, e se eu nao fizer o que acontece com o motor
Nao ter medo da vida e dizer a Deus que vc esta pronto para partir
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Wyllian,

Veja isso:

viewtopic.php?t=1317
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Segundo a tabela da Suzuki deve-se adotar o seguinte procedimento:

Até 800 km - Abaixo de 5000 rpm

Até 1600 km - Abaixo de 7500 rpm

Após 1600 km - Abaixo de 10000 rpm.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Tami
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Jul 2008, 21:23
Localização: Jequiá

A motinha é bem amarrada mesmo, você vai perceber nitidamente que ela estará mais solta lá pelos 3 mil km.
É bom seguir a risca sim, mas não tem problemas uma vez ou outra ultrapassar um pouquinho o rpm.
No começo ela demora mais ou nem chega aos 100km/h...mas quando estiver amaciada, aí chega blz lá.
Intruder 125 2008 "Perereca"
Imagem
Dr. Robotnik
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Abr 2009, 01:11
Localização: Porto Feliz

Bem, procuro manter uma rotação máxima de 5 mil... "Avançando o sinal" com precaução vez por outra, mas sem exageros.

Acredito que minha moça da selva está respondendo bem à essa expedição inicial!!! 8)

[]'s
Dr. Robotnik.
Imagem
Nick234
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Dez 2008, 09:29

Olá...

A 1 mês atrás o motor da minha intruder 2003 bateu na linha amarela aqui no rio, tinha acabado de trocar o óleo em menos de 1 mês e havia concertado o balancim em janeiro, coloquei óleo sintético e etc.

Quando chegou na oficina as peças do motor estavam todas corroidas e parecia que a moto não tinha óleo algum!!!!

Fiquei meio grilado porque eu andava com a moto direto a 100km/h e um amigo meu disse que eu estava esgoelando o motor dela e e esse foi o motivo, mas tenho sérias dúvidas sobre essa tese.

Conclusão achei melhor comprar uma 2009 0km.

Agora estou muito cuidadoso, esotu em perido de amaciamento e estou com muitas dúvidas como meu primeiro veículo 0km.

1- Tenho ela a exatamente 2 semanas e já andei 177 km, quando sai com ela era era super silênciosa, agora percebo que o motor dela está fazendo mais barulho, não é barulho do balancim nem nada, mas o motor em si. não passei de 5.000 RPM até agora não ando à mais de 55 km/h com medo de estragar essa moto nova, mas não sei se o barulho é normal.

Também não sei se isso é coisa da minha cabeça, mas eu tenho certesa que ela não está tão silenciosa quanto nos primeiros quilômetros.

2- Só estou abastecendo ela com aditivada, isso é bom? mantenho ela com aditivada ou coloco a comun?
Me disseram que pra essas motos de baixa cilindradas não é necessário usar a aditivada.

3- Qual o melhor óleo? Fiz mal usar o sintético? de quanto em quanto tempo tenho que trocar o óleo...
Quando ela saiu o óleo era limpo limpo, agora ele está mais escuro pelo que vejo na janelinha, isso é normal? já esotu pensando em trocar ou pode deixar esse por mais um tempo?
Também me disseram qeu o óleo sintético é apenas para motos de alta cilindradas.

4- Quanto ao amaciamento do motor, existe alguma recomendação além da que vem no manual?
"Até 800km / Abaixo de 5.000 RPM"
"Acima de 800km e abaixo de 1600km (se não me engano) / Abaixo de 7.000 RPM"
Ou é só seguir isso que eu vou me dar bem na vida?

5- Eu to trocando a marcha na faixa de 3500 a 4500 RPM, estou certo? lembrnado que estou em periodo de amaciamento, com uma moto 125cc.

6- Quando estou em 5 marcha e freio rápido eu vou descendo a marcha conforme a velocidade... exmplo estou a 55 km/h e freio aperto a emreagem e dependendo de onde fique o velocimetro exemplo desce pára 20km/h eu coloca na segunda e largo a embreagem.

Fico meio neurótico de apertar a embreagem em alta velocidade porque percebo que eu deixo o motor solto, não sei se isso é bom para a vida útil dele.

Me desculpe pelas perguntas absurdas mas depois de estragar 1 motor eu quero estender o máximo a vida útil desse.

Grato desde já.
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Não vou conseguir te ajudar com suas dúvidas, mas eu nunca amaciei um veículo usando tão baixa velocidade e depois que passa do período de amaciamento eu forço mesmo... por que tem que funcionar... dizer que só pode rodar a 80km/h é mals... :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Nick234
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Dez 2008, 09:29

Hoje eu peguei a linha amarela de novo, ficava alternando entre 4000 a 5000 RPM na quinta marcha.

Com isso numa 125cc eu pareco uma tartaruga.

Um outro detalhe é que eu custumo de vez enquanto levar garupa.
isso pode ocasionar em algum problema durnate o amaciamento do motor?
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

blz Nick?

seguinte cara, tenho a minha intruder 2008 a uns 5 meses e estou com 12mil km.
ja trabalhei de moto taxi, entrega de pizza, etc alem das (curtas) viagens que fiz.

fiz o 'amaciar' da moto conforme manda o manual e o mecanico me explicou por que é importante fazer como o fabricante pede.

segundo o mecanico, as peças saem de fabrica com pequenas irregularidades e o motor deve ser usado em baixa velocidade pra gastar essas irregularidades e aumentar o uso conforme manual.

penso eu que se dar um pau na moto pode de certa forma 'temperar' essas irregularidades e criar o efeito inverso.(nao sei se estou falando bobagem)

sempre usei aquele oleo 4 tempos da BR (GP Lubrax)
que tem embalagem amarela
Imagem

e troco conforme o manual indica, a cada 1000km
sinto diferença do ruido do motor depois que troco o oleo, fica mais baixo e macio.

sempre abasteci tbm com a gasolina premium ou podium, nao lembro, da BR tbm (conforme manual)

mas hoje uso uma aditivada do posto texaco (com teckron, acho q escreve assim)

segundo o mecanico da suzuki, nao faz mal de vez em quando dar uma esticadinha com a moto (acima dos 5000rpm)

podes trocar a marcha mais pra cima se quizer, aproveita melhor a força de cada marcha.

eu uso bastante a embragem, e que eu saiba, o unico risco é gastar mais o cabo hehehe.
uso pouco o freio motor (o barulho me da uma agonia hehehe)

que eu saiba, nao existe problema em apertar a embreagem em qualquer velocidade.

nenhuma pergunta é absurda!
todos aprendem lendo, ouvindo e perguntando.
(vou colocar isso na minha assinatura)
assinatura muito grande. ¬¬
Nick234
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Dez 2008, 09:29

Pow Motta, obrigadaço pela clareza,

também raramente uso o freio do motor, se tiver a 50 km/h prefiro apertar a embreagem em consecutiva o freio e diminuir a marcha do quer jogar para a 4 ou 3 e soltar a embreagem.

Obrigado pela dica do óleo... na troca já sei qual usar com confiança.

Quanto ao barulho, hoje coloquei minha moto ao lado de outra intruder no sinal e percebi que o barulho da minha era quase nula comparada ao do lado.

Acho que era coisa da minha cabeça mesmo, parando para pensar na lógica realmente quando o motor sai da fábrica ele vai sair muuuiiiitttooo silencioso mesmo, depois ele solta um pouco mais e o pistão deve ficar mais agressivo, ou sei lá.

Observação, o barulho do motor que eu me refiro não é um barulho estranho nem fora do comum, mas sim que ele ficou um pouco mais barulhento do que no começo, quando ela era 0 mesmo.

O cara que me entregou a moto falou que de vez enquanto é até bom você passar dos 5000 RPM numa ultrapassagem por exemplo, até mesmo para o motor não ficar muito amarrado aquelas baixas rotações.

Mas eu não confio não e prefico seguir a risca o manual.

Outra coisa que eu faço é levar muita garupa, meu peso é 65 km, em média minha mulher que ando muito na garupa pesa 70 totalizando 135 kg, mas mesmo com garupa não puxo rápido o acelerador nem passo dos 5000 RPM, mas não sei se isso pode afetar no amaciamento.

Mais uma vez muito obrigado.
Responder