Como amaciar motor(moto 0km)

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Mr Allans
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Jun 2009, 21:44
Localização: Ribeirão Preto

opa, muito obrigado!
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

A titulo de informação:

Carros novos não precisam ser 'amaciados'

O carro está com cheiro de novo, acabou de sair da concessionária, e o hodômetro (aparelho que mede a quilometragem rodada) é recheado de zeros. De tão novo dá até medo de pisar fundo no acelerador. Uma dúvida recorrente de muitos proprietários é se carro novo precisa ser amaciado nos primeiros dias de uso ou se já é possível usar sem medo todo o potencial do motor. Confira abaixo esta e outras respostas de dúvidas de internautas.

Mais aqui
Imagem
estevao
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Jun 2009, 23:26
Localização: São Paulo

Oi Pessoal,

Esse negocio de amaciamento ta me deixando encanado tb.
Peguei uma mirage 0km e depois de 200km rodando ateh os 5500 rpm bonitinho, peguei estrada. Porem na banderianres nao adianta querer andar a 80km/h, nem caminhão deixa.
Então tive que ir e voltar a 7000 a 9000 rpm pra chegar nos 120-140 km/h. Isso, num estado de tremedeira da moto que nunca vi igual, a coluna e as pernas foram pro brejo de tanta trepidação. Sem contar que foi e voltou aos berros.

Dei umas esticadas pra ver qual ponto ela trepidava menos, e percebi que entre 8000 e 10000 ela para de vibrar um pouco. Entre 6000 e 8000, minha nossa dificil aguentar, o retrovisor tremia tando que mal enxergava oque tava atras.

Agora completou 600km, e os ultimos 400 foram no pau, extrapolando bastante o RPM recomendado antes da primeira revisão.

Alguem sabe me dizer o quanto isso "detonou" a moto?
Ou ela aguenta o baque? agora vou manter os 5500 rpm até completar 1000km pra primeira revisão. O ruim é que 5500 as marchas são muito curtas (coisa de 5 a 8 segundos por marcha até chegar em 5nta).

Thankz!
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Eu acredito que isso não seja normal de acontecer numa moto. Sugiro que a leve numa concessionára para verificar o problema.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Carminatti
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Ago 2009, 18:46

Olá galera, sou novo por aqui, estou comprando uma Dy 150-7 e gostaria de saber qual a melhor maneira de amacia - la?
Desde ja agradeço, abraços!
'O comodismo é um mal parasitario' (Forfun).
FingeR
Mensagens: 553
Registrado em: 29 Abr 2009, 09:45
Localização: Curitiba

Tenta dar uma lida no topico cara...ta cheio de dicas e respostas para essa mesma pergunta para diversas motos!!!!!

O fórum é excelente, o povo experiente e gente boa, só precisamos ter paciencia e FUÇAR...pesquisar mesmo....pq as respostas já estão (quase) todas por ai!!!!

Aquele abs e boa sorte com a motoca!!!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Carminatti escreveu:Olá galera, sou novo por aqui, estou comprando uma Dy 150-7 e gostaria de saber qual a melhor maneira de amacia - la?
Desde ja agradeço, abraços!
Primeiro pergunte ao mecanico da autorizada quais as recomendações, depois leia o manual e com as informações dos demais usuarios, já tens uma boa informação...

Mas não deixe de seguir s orientações de revisão, faça todas elas, e até deppis da garantia siga o manual mesmo que não faça mais na autorizada.
Imagem
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

ehasuheuasheuaheuhas

cros...

o mecanico da suzuki q eu comprei a moto disse pra 'dar no meio' da moto, ou seja, nao precisava respeitar nada.

na duvida, segui o manuel de intruçoes.

e o cara q eu comentei q estava com a moto toda estourada pq nao fez as revisoes... teve que fazer o motor da moto!

a minha ta com 16mil km e como nova! (tirando alguns arranhoes)

só troquei relação, pastilha do freio a disco, oleo e filtro nas datas certas, alem de seguir oq o manual determina para amaciar

;D
assinatura muito grande. ¬¬
wemaringa
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Abr 2010, 23:03

OLÁ PESSOAL!!!

ESTOU COM UMA DUVIDA, COMPREI MINHA MOTO NOVA "FACTOR YBR 125" DIA 22/03/10 TIPO... TIVE Q VIJAR COM ELA DEPOIS DE UMA SEMANA RODANDO, NA MOTO FOI UM AMIGO MEU COMIGO NA GARUPA, FORAM 80km ATÉ A CIDADE + 80KM NA VOLTA SÓ FUI 1 DIA, ANDEI ALGUNS MOMENTOS DE 100 ATÉ 120km/h, AI TO ANDANDO TRANQUILO DE ACORDO COM OS TOPICOS TECNICOS, AI VEM A PERGUNTA, SERA Q JUDIEI DA MOTO? SERA Q VAI DAR ALGUM PLOBLEMA AO CHEGAR NOS 1.000Km RODADOS ASSIM Q EU LEVAR PRA REVISÃO? POIS ESTA COM 550Km RODADOS, ME AJUNDEM POIS FICAREI GRATO. GRANDE ABRAÇO
Fed_alud
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Jan 2011, 12:52
Localização: Recife

Galera, estou com a minha mirage 2011 com 300km rodados, já retirei da consecionaria rodando em alta (mesmo dentro da cidade)logo em seguida fui a porto de galinhas (Pernambuco) em torno de 120 km de distancia, tbm rodando em alta onde atingi a velocidade de 145 km/h e parei por ai por ter um carro da minha familia me acompanhando pois a moto percia ter motor para progredir muito mais, entre essa ida e vinda estou agora com estes 300km rodados, no retorno tive o conhecido problema de acender a luz da injeção levei a consecinaria e esta agora tudo bem.
Podem dizer que sou maluco por não respeitar o sistema de amaciamento indicado no manual (1000km sem passar 5000RPM)porem ja tive outras duas motos zeras onde segui o procedimento e tive o seguinte resultado: moto amarada com consumo alto.
Em 98 tive uma RD 135 zera e um amigo tbm comprou uma, ele amaciou a dele berrando marcha a marcha desde que saiu da loja e eu fui bem de mancinho com medo de estragar, o resultado é que a moto dele desenvolvia muito mais que a minha e gastava menos...depois uma titan 150 cc e foi a mesma coisa, aaa esqueci de comentar a biz 125cc que tive zera tbm, essa eu amaciei em alta RPM e ela atingia 135km/h e consumia 33 km/l, um pouco gastona mas eu tbm so rodava em alta (pois me revoltei com a vidade de baixo giro rsss)....Estou agora seguindo o mesmo processo (alto giro) com a mirage, caso ocorra algum problema postarei depois.
Felipe
Responder