Entendendo a "relação"

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerads:

A relação secundãria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.

Normalmente é composta por três elementos:

- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.

Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.

A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.

Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.

E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).

Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.

Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:

Exemplo: CB400 em 6ª marcha

Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm

Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm

Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm

É vantajoso mudar a relação?

Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".

Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".

Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:

Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Ótimo tópico Russo...

Mais uma vez, parabéns....
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Jovi procurei e não achei esse topico.

Da serie comprei minha moto ontem....rsrsrsrsr

Depois de perguntar para os senhores como lubrificar a corrente, eu lhes pergunto:

Como faço pra regular a corrente de transmissão??? é só seguir o que diz o manual, ou tem outros detalhes que tenho que me atentar???

Bom vou tentar fazer o que está no manual, que na ultima revisão que pedi pra fazer, alem dos manés zuarem a moto, não fizeram isso, ela ta com um barulho de Twister que enche o saco :evil: :evil: :evil:

Espero não fazer besteira. :evil: :evil: :lol:
Paulo Moura
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Se tu fala da transmissão secundaria, (corrente, coroa e pinhão) basta afrouxar as porcas da roda (2 chaves de boca, uma de 22mm e outra de 23mm eu acho).

Depois dá meia volta nos 2 parafusos do fim da balança (antes solta as porcas) não deixar a corrente muito apertada, na balança tem uma etiqueta que mostra qual a folga a deixar.

Depois é só reapertar as porcas...

O bom como está no tópico limepza da corrente é lavar todo o conjunto com querosene e algum detergente ou desengraxante, limpar bem e depois lubrificar com oleo 90.
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Ufaa!!!!

Ia fazer a coisa certa então :P !!!!

Mas desisti por enquanto, a porcaria das porcas são duras pra cacete :shock: !!!! e tambem lembrei que teria de levantar a moto e como estava sozinho, não ia ser facil :twisted: (precisa levantar a traseira dela pra fazer isso né??)....

Semana que vem com mais calma e a ajuda do papai :twisted: :twisted: :twisted: e faço isso...

mas tava no caminho certo...hehhehehe

Valeu Cros :wink:
Paulo Moura
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Moura escreveu:Ufaa!!!!

Ia fazer a coisa certa então :P !!!!

Mas desisti por enquanto, a porcaria das porcas são duras pra cacete :shock: !!!! e tambem lembrei que teria de levantar a moto e como estava sozinho, não ia ser facil :twisted: (precisa levantar a traseira dela pra fazer isso né??)....

Semana que vem com mais calma e a ajuda do papai :twisted: :twisted: :twisted: e faço isso...

mas tava no caminho certo...hehhehehe

Valeu Cros :wink:
Não precisa necessarimente levantar, pois só afrouxando as porcas é o suficiente, mas claro que ajuda muito, por isso tenho o cavalete, além de ajudar e muito na manutenção da corrente.... podes comprar um macaco desses jacarés pequenos, made in china, tá mais barato que o cavalete.

Ia esquecendo, dos dois lados onde ficam as porcas da roda, tem uma especie de garabito, com riscos que devem alinhar com a marcação da balança, os riscos devem ficar na mesma posição dos 2 lados, por isso que 1/4 de volta as vezes já é muito, depende da folga atual...
Imagem
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

boa tarde pessoal.

Gostaria de saber com os amigos mais experientes se existe alguma melhoria em trocar a relação da intruder 125 por uma com menos ou mais dentes.
estou com 13 mil km e tenho q trocar o mais rapido possivel.
sempre procuro colocar peças melhores que a original, pois tenho em mente que todo veiculo pode ser 'tunado' (restrições de orçamento na construção, uso generalizado, etc)

por exemplo a pastilha de freio dianteira eu troquei por uma de 55 reais, muito mais cara que a original (q nao tinha na autorizada)

depois da viagem pro RS q fiz nesse find os dentes estao todos 'penteados' pra trás na coroa
hehehehe
assinatura muito grande. ¬¬
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

encontrei este modelo da Riffel

http://www.cityparts.com.br/int/produto ... oduto=1400

Kit Riffel Coroa/Pinhão Today/Titan 99 Aço 1045
Código: 7899128811420 (sem corrente)

À Vista R$ 49,00

na autorizada da Suzuki aqui na cidade encontrei por 76,00 AV e pelo que notei, vem com a corrente. tem a mesma medida da original 43/14

será q serve?
assinatura muito grande. ¬¬
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Se for usar as mesmas medidas o melhor é olhar na coroa e no pinhão a numeração que está gravada na peça, no cado da Mirage o pinhão é 14 e a coroa é 46 (senão me engano) a corrente é 116 dentes passo 520.

Então podes começar por ai, mas existe divergencias entre Riffel e Vaz por exemplo, alguns preferem uma outros outra.

Podes ainda comprar as peças separadas e no caso uma corrente KMC (antigamente era o must das correntes, japonesa etc) mas tem que ser dentro das especificações, quantidade de dentes e o passo, reforçada e com retentores, está por volta de 90 reais.

Uma relação bem cuidada dura muito tempo, só fui trocar a minha com 35mil km, e ainda não troquei a coroa. Usei tudo da VAZ kit por 190 reais.
Imagem
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

qual é a relação melhor?

Riffel ou Vaz?

que combinação uso?

pinhao e coroa Riffel corrente c/retentor?
ou a relação completa da Riffel?

alguem sabe me dizer?
Cros?

=D
assinatura muito grande. ¬¬
Responder