Bateria em Geral

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Boa noite colegas,

Recentemente a minha mirage 150 apresentou problemas e eu tive que trocar a bateria, comprei uma bateria em gel ytx 7L BS da TeckPower.

Não sei se é boa.

Mas com relação a carga dela, os senhores tem alguma ideia do quanto eu devo rodar para recarregar uma bateria de moto?

Eu rodo 12 kms por dia, 6 pra ir, 6 pra voltar do trabalho. Será que é suficiente?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tolentorine escreveu: Mas com relação a carga dela, os senhores tem alguma ideia do quanto eu devo rodar para recarregar uma bateria de moto?

O certo é que a loja venda uma bateria carregada, as baterias novas vem descarregada então eles dão uma carga lenta entregam ao cliente, dai por diante ela funciona direto na moto sem usar carregador tudo fica por conta do circuito proprio do veiculo.

Caso tu tenha pego uma bateria nova e esteja com carga minima (suficiente pra dar arranque) o melhor é rodar uns 50km pelo menos.
Imagem
wander1969
Mensagens: 140
Registrado em: 24 Mai 2013, 15:45
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Olá pessoal!!!
É o seguinte, estou muito afim de trocar a buzina da minha moto, acho um desrespeito muito grande da HONDA colocar numa Shadow uma buzina de CG, é uma excelente moto, mas com esta buzininha de CG ... meu Deus!!!! Ninguém merece.
Alguém pode me dar uma dica de buzina ou o que fazer??? Vi um cara que colocou kit de OPALA. Tem outras alternativas que não precisa mexer muito, tipo instalar fusivel, rele etc.

cros escreveu:
Tolentorine escreveu: Mas com relação a carga dela, os senhores tem alguma ideia do quanto eu devo rodar para recarregar uma bateria de moto?

O certo é que a loja venda uma bateria carregada, as baterias novas vem descarregada então eles dão uma carga lenta entregam ao cliente, dai por diante ela funciona direto na moto sem usar carregador tudo fica por conta do circuito proprio do veiculo.

Caso tu tenha pego uma bateria nova e esteja com carga minima (suficiente pra dar arranque) o melhor é rodar uns 50km pelo menos.
Wander1969
Shadow 750 ABS
Linda Fosketa
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

wander1969 escreveu:Olá pessoal!!!
É o seguinte, estou muito afim de trocar a buzina da minha moto, acho um desrespeito muito grande da HONDA colocar numa Shadow uma buzina de CG, é uma excelente moto, mas com esta buzininha de CG ... meu Deus!!!! Ninguém merece.
Alguém pode me dar uma dica de buzina ou o que fazer??? Vi um cara que colocou kit de OPALA. Tem outras alternativas que não precisa mexer muito, tipo instalar fusivel, rele etc.
Não tem mistério, já usei Mini fiam nos bons tempos (hoje tem muito sua genérica a paquerinha) mas nunca tive problema em parte eletrica com isso, até porque buzina não se usa como pisca ou farol, é só o bip bip básico.

Sei que existe algumas buzinas que não usam relé, mas via de regra todas necessitam do relé, tem um tópico no forum da Mirage 250 tratando disso e com esquema de ligação.
Imagem
wander1969
Mensagens: 140
Registrado em: 24 Mai 2013, 15:45
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Valeu Cros!! Vou dar uma olhada.
cros escreveu:
wander1969 escreveu:Olá pessoal!!!
É o seguinte, estou muito afim de trocar a buzina da minha moto, acho um desrespeito muito grande da HONDA colocar numa Shadow uma buzina de CG, é uma excelente moto, mas com esta buzininha de CG ... meu Deus!!!! Ninguém merece.
Alguém pode me dar uma dica de buzina ou o que fazer??? Vi um cara que colocou kit de OPALA. Tem outras alternativas que não precisa mexer muito, tipo instalar fusivel, rele etc.
Não tem mistério, já usei Mini fiam nos bons tempos (hoje tem muito sua genérica a paquerinha) mas nunca tive problema em parte eletrica com isso, até porque buzina não se usa como pisca ou farol, é só o bip bip básico.

Sei que existe algumas buzinas que não usam relé, mas via de regra todas necessitam do relé, tem um tópico no forum da Mirage 250 tratando disso e com esquema de ligação.
Wander1969
Shadow 750 ABS
Linda Fosketa
Armandinhu Carvalho
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Ago 2013, 19:28
Localização: Tanguá

Olá bom dia eu estou com um problema na minha virago 250 ano 2000 ela não pega pela manhã tento fazer pegar ela logo em menos de 3 minutos a bateria não aguenta e não pega se empurrar ela pega na hora e depois pega normal não tenho acessórios, poderia me ajudar pelo que vi a bateria que está nela é YUSA acho então qual barteria devo usar com um precinho mais em conta ou posso trocar a água e ela vai melhorar sei que pode ser muita coisa mai gostaria de começar pela bateria se puder ma ajudar eu agradeço muito mesmo abração

evamurodarpradesestressar
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Armandinhu Carvalho escreveu:Olá bom dia eu estou com um problema na minha virago 250 ano 2000 ela não pega pela manhã tento fazer pegar ela logo em menos de 3 minutos a bateria não aguenta e não pega se empurrar ela pega na hora e depois pega normal não tenho acessórios, poderia me ajudar pelo que vi a bateria que está nela é YUSA acho então qual barteria devo usar com um precinho mais em conta ou posso trocar a água e ela vai melhorar sei que pode ser muita coisa mai gostaria de começar pela bateria se puder ma ajudar eu agradeço muito mesmo abração

evamurodarpradesestressar
Seria preciso saber de outros detalhes, como tempo que tem essa bateria, em média elas duram 2 anos, depende de vários fatores.

Quem sabe o problema seria sugeira de carburador ou vela?

Mas não tem isso de precinho, pois o valor muda dependendo da loja, da marca, e das caracteristicas da bateria (7A,9A,10A) a YUSA sempre foi a melhor, e numa diferença de 50 reais eu ainda ficaria com uma YUSA.

Trocar a "agua" ou solução acida pode dar uma sobrevida, mas não esquece de dar uma carga lenta.
Imagem
Armandinhu Carvalho
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Ago 2013, 19:28
Localização: Tanguá

cros escreveu:
Armandinhu Carvalho escreveu:Olá bom dia eu estou com um problema na minha virago 250 ano 2000 ela não pega pela manhã tento fazer pegar ela logo em menos de 3 minutos a bateria não aguenta e não pega se empurrar ela pega na hora e depois pega normal não tenho acessórios, poderia me ajudar pelo que vi a bateria que está nela é YUSA acho então qual barteria devo usar com um precinho mais em conta ou posso trocar a água e ela vai melhorar sei que pode ser muita coisa mai gostaria de começar pela bateria se puder ma ajudar eu agradeço muito mesmo abração

evamurodarpradesestressar
Seria preciso saber de outros detalhes, como tempo que tem essa bateria, em média elas duram 2 anos, depende de vários fatores.

Quem sabe o problema seria sugeira de carburador ou vela?

Mas não tem isso de precinho, pois o valor muda dependendo da loja, da marca, e das caracteristicas da bateria (7A,9A,10A) a YUSA sempre foi a melhor, e numa diferença de 50 reais eu ainda ficaria com uma YUSA.

Trocar a "agua" ou solução acida pode dar uma sobrevida, mas não esquece de dar uma carga lenta.
Obrigado Cros valeu a dica abração! evamosrodarpradesestressar!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Dica sobre a bateria e manutenção do sistema de carga de sua moto:

Vejo acontecer muitos problemas com baterias seja por defeito da mesma ou por mau uso.

O ideal é que se ande quase todos os dias com sua moto, mas se vc não a usa durante a semana o ideal é monitorar o quanto ela esta descarregando e saber o momento certo de uma recarga.

Se a bateria estiver abaixo de 12,4V ande com sua moto um trecho razoável para que recarregue bem sua bateria ou preferencialmente adquira um bom carregador automático e deixe em carga lenta, com isto irá poupar seu sistema de carga (estator, retificador e bateria).

Muitas vezes a bateria apresenta a voltagem normal de 12,8V mas não fornece amperagem necessária para o arranque de sua moto e deve ser provavelmente problema nas placas. Neste caso só trocando mesmo.

Outro detalhe importante, não aconselho usar uma bateria paralela mais fraca que a original, pois muitas vezes mesmo sendo nominalmente igual a original já não é 100% imagine abaixo do necessário. Isto também irá forçar seu sistema de carga.

Aconselho sempre a recarga pois já vi situações em que a bateria mal tinha carga para a moto pegar e principalmente nas injetadas onde o consumo é maior, se for recarregar somente com o funcionamento da moto, poderá sobrecarregar seu sistema de carga, pois no caso de uma custom com motor V2 facilmente irá passar de 22A e quanto mais se acelera mais a corrente sobe até o limite de fornecimento do estator que infelizmente por excesso de carga ou problema no retificador, pode queimar.

Como exemplo uma Boulevard C1500.

A corrente consumida qdo acelerada acima de 3000RPM é por volta de 16A com a bateria em plena carga. Se a bateria estiver descarregada abaixo dos 12,4V provavelmente irá puxar mais uns 6A ou mais podendo chegar aos 10A, somando pode chegar aos 26A e com isto aumentar e muito a corrente exigida de todo o sistema.

Conclusão, se tiver cuidado com seu sistema de carga, um bom retificador e tudo bem instalado, evitará e muito a troca prematura de peças.

CÁLCULO PARA TEMPO DE CARGA

TABELA DE ESTADO DE CARGA DE UMA BATERIA
VOLTS DENSIDADE ESTADO DE CARGA
12,7 1265 100%
12,4 1225 75%
12,2 1190 50%
12,0 1155 20%
11,9 1120 0%

Exemplo de cálculo:
Tenho uma bateria com capacidade nominal a 50 A-H.
Sei que o estado de carga da bateria é de 50% e pretendo carregá-la com uma corrente de 10A.

Imagem

fonte e fonte
Imagem
Avatar do usuário
zeabreu
Mensagens: 237
Registrado em: 07 Out 2010, 20:15
Localização: Porto Alegre

Lembrando que o recomendado pela maioria dos fabricantes é fazer carga lenta com não mais do que 10% da capacidade da bateria, ou seja, para uma bateria de 12A carregar com no máximo 1,2A por no minimo 10 hs.A carga rápida não é recomendada, mas numa emergencia não tem o que fazer.
Responder