Curso de Mecânica de Motos

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

cros escreveu:Ultimamente nessas minhas caminhadas atrás de peças para reformar minha CB, tenho encontrado dificuldades não só em achar peças, mas em achar boa vontade e interesse de algum mecânico em ajudar, dar uma indicação etc.

Mas claro, nesses tempos de guerra pelo dinheiro, todos são profissionais e deixar o serviço pra eles executarem e cobrarem tudo ai tá valendo, mas por outro lado ninguém quer saber de mexer em moto antiga.

Nas lojas de peças, os vendedores nem sabem o que é uma CB 400, são poucos, muito poucos os que conhecem e indicam alguma luz para substituir uma peça. Ou a trocar uma peça encravada etc.

Então pra nós ou pra quem quer se aventurar no mundo das antigas só resta aprender, mesmo que isso custe piorar mais a moto por falta de pratica e conhecimento.
Cros lendo teu relato me lembrei de um senhor aqui de Canoas. O cara é mecânico das antigas. A oficina é na casa dele, daquelas com um monte de peça antigas dependuradas, meio escura, com vidrinhos com parafusos dependurados... :mrgreen: , com uma moto antiga encostada que ele ta reformando. A moto dele é uma virago 535 com tanque alargado. O seu Nelson (este é o nome dele) é nada menos que o Rei da CB, mecânico conhecido aqui em Canoas, especializado em CB400. No cartão dele está assim "Moto Mecânica Rei da CB". Um conhecido me indicou ele e daí em diante eu tenho largado a minha moto lá. Ele não é careiro. Para tu ter uma ideia ele não cobra para trocar o óleo, basta tu trazer o óleo e o filtro. Ele gosta de um papo, é gente super gente fina. O endereço dele é Rua Amapá, nº 493 - Mathias Velho, Canoas/RS. Fone.: 34631866. Ele vai há alguns encontros de motociclistas. Tem um irmão quase da mesma idade dele que é 68 anos que tem uma boulevard 1500 e está sempre lá na oficina dele. Este irmão tem uma turma de amigos véinhos que já me convidou para o encontro com estes amigos...as 4ª feiras aqui num bar no centro. Já fui em um encontro deles. Detalhe, todos os veinhos só tem harley...rs, mas tudo gente fina...(exceção..rs).
Acho que tu deveria vir aqui, acho que tu vai gostar de trocar ideia com ele, ainda mais que ele gosta de um papo.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

AJ Souza escreveu: Cros lendo teu relato me lembrei de um senhor aqui de Canoas. O cara é mecânico das antigas. A oficina é na casa dele, daquelas com um monte de peça antigas dependuradas, meio escura, com vidrinhos com parafusos dependurados... :mrgreen: , com uma moto antiga encostada que ele ta reformando. A moto dele é uma virago 535 com tanque alargado. O seu Nelson (este é o nome dele) é nada menos que o Rei da CB, mecânico conhecido aqui em Canoas, especializado em CB400. No cartão dele está assim "Moto Mecânica Rei da CB". Um conhecido me indicou ele e daí em diante eu tenho largado a minha moto lá. Ele não é careiro. Para tu ter uma ideia ele não cobra para trocar o óleo, basta tu trazer o óleo e o filtro. Ele gosta de um papo, é gente super gente fina. O endereço dele é Rua Amapá, nº 493 - Mathias Velho, Canoas/RS. Fone.: 34631866. Ele vai há alguns encontros de motociclistas. Tem um irmão quase da mesma idade dele que é 68 anos que tem uma boulevard 1500 e está sempre lá na oficina dele. Este irmão tem uma turma de amigos véinhos que já me convidou para o encontro com estes amigos...as 4ª feiras aqui num bar no centro. Já fui em um encontro deles. Detalhe, todos os veinhos só tem harley...rs, mas tudo gente fina...(exceção..rs).
Acho que tu deveria vir aqui, acho que tu vai gostar de trocar ideia com ele, ainda mais que ele gosta de um papo.
Li uma reportagem sobre ele na ZH, até coloquei no blog e aqui no forum.

Quero fazer algo assim, mas pra uso pessoal. Pra isso preciso me mudar...
Imagem
marcelopost
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Set 2014, 11:48
Localização: Curitiba

Olá pessoal, sou novato aqui no fórum e é claro sou apaixonado por motos customizadas cafe racer e bobbers exatamente nesta ordem

Tenho 33 anos e sou designer de web e gráfico, estou bem saturado e estagnado com meu trabalho já estou a mais de 10 anos na profissão e penso um dia trabalhar com motos e custamizaçao.

Porem não tenho experiência alguma com mecânica, solda, funilaria e pintura, o máximo que fiz vou idealizar um projeto de umq XRE 300 motard, inclusive esta aqui no fórum na sessão de Outras motos e levei para um amigo fazer a parte técnica

Lido bem com projetos, criação, pintura e trabalhos manuais, sou construtor de aeromodelos também, mas nunca fiz um trabalho em uka moto

Por isso eatou aqui para pedir uma ajuda aos amigos, se puderem responder as minhas duvidas agradeço muito e espero que sirva para outros iniciantes

Para iniciar em projetos de customização mesmo que amadoramente qual curso vcs indicam, visando uma possivel profissionalizaçao no futuro? Exemplo: Curso de solda? Curso de mecanica basica? pintura e funilaria? Fibra de vidro?

Como é este mercado de trabalho?

Obrigado a todos, abraço galera
Welisson_cbjr
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Mar 2014, 18:52
Localização: Brasília

Alguém pode me dizer se eu fizer um curso de mecânica em uma moto que não é custom e apenas 150cc, vou conseguir mexer na minha shadow 750? é a mesma coisa ou preciso procurar um curso especializada em motos custom?

abraçosss
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Começar por um curso que aborde motocicletas menores, é um bom começo, pois os dois tipos tem muito em comum. Mas veja que não será completo. Provavelmente no curso sobre motocicletas menores não abordarão um sistema refrigerado a água e tem que ser um curso atualizado para também ensinar sobre injeção eletrônica de combustível.
Imagem
Welisson_cbjr
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Mar 2014, 18:52
Localização: Brasília

jirschik escreveu:Começar por um curso que aborde motocicletas menores, é um bom começo, pois os dois tipos tem muito em comum. Mas veja que não será completo. Provavelmente no curso sobre motocicletas menores não abordarão um sistema refrigerado a água e tem que ser um curso atualizado para também ensinar sobre injeção eletrônica de combustível.

Pois é, vi que tem outros cursos direcionados a injeção eletrônica, sistema de refrigeração por fora também, que pode servir como complemento ao curso básico com as motos de menor cilindrada.

O meu "medo" é de fazer esse curso com motos de baixa cilindrada e não servir de nada para a minha. rsrs... mas pelo jeito tem muita coisa em comum, fico mais aliviado e agora sem medo nenhum de fazer o curso!

vlw... =D abraço
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jirschik escreveu:Começar por um curso que aborde motocicletas menores, é um bom começo, pois os dois tipos tem muito em comum. Mas veja que não será completo. Provavelmente no curso sobre motocicletas menores não abordarão um sistema refrigerado a água e tem que ser um curso atualizado para também ensinar sobre injeção eletrônica de combustível.
Welisson_cbjr escreveu: Pois é, vi que tem outros cursos direcionados a injeção eletrônica, sistema de refrigeração por fora também, que pode servir como complemento ao curso básico com as motos de menor cilindrada.

O meu "medo" é de fazer esse curso com motos de baixa cilindrada e não servir de nada para a minha. rsrs... mas pelo jeito tem muita coisa em comum, fico mais aliviado e agora sem medo nenhum de fazer o curso!
O conceito não vai mudar muito, a não ser que seja entre motores de 2 tempos, 4 tempos a gasolina, ou ainda motores a diesel. Nem vamos falar em motores Wankel.

O que for ensinado num motor pequeno de 150cc por exemplo vai se aplicar num de 2 cilindros, isso pode ser tanto em V2 quanto em linha, o principio do motor a explosão não vai ser diferente, embreagem, virabrequim etc, poderá mudar na questão de regulagens, ângulos do virabrequim como nos V tá no manual do fabricante.

Motor de HD muda um pouco, mas tudo começa do começo.
Como tu disse outros ensinamentos serão acréscimos.
Não atropele o processo de aprendizagem, pelo menos existem cursos, poucos, mas existem.

Quem sabe (se tiver espaço em casa) compra um motor de leilão e já vai aprendendo a abrir, seria um bom divertimento. Vale lembrar que mecânica de veículos não funciona sem elétrica, outra coisa pra aprender.
Imagem
Welisson_cbjr
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Mar 2014, 18:52
Localização: Brasília

Welisson_cbjr escreveu: Pois é, vi que tem outros cursos direcionados a injeção eletrônica, sistema de refrigeração por fora também, que pode servir como complemento ao curso básico com as motos de menor cilindrada.

O meu "medo" é de fazer esse curso com motos de baixa cilindrada e não servir de nada para a minha. rsrs... mas pelo jeito tem muita coisa em comum, fico mais aliviado e agora sem medo nenhum de fazer o curso!
Cros escreveu: O conceito não vai mudar muito, a não ser que seja entre motores de 2 tempos, 4 tempos a gasolina, ou ainda motores a diesel. Nem vamos falar em motores Wankel.

O que for ensinado num motor pequeno de 150cc por exemplo vai se aplicar num de 2 cilindros, isso pode ser tanto em V2 quanto em linha, o principio do motor a explosão não vai ser diferente, embreagem, virabrequim etc, poderá mudar na questão de regulagens, ângulos do virabrequim como nos V tá no manual do fabricante.

Motor de HD muda um pouco, mas tudo começa do começo.
Como tu disse outros ensinamentos serão acréscimos.
Não atropele o processo de aprendizagem, pelo menos existem cursos, poucos, mas existem.

Quem sabe (se tiver espaço em casa) compra um motor de leilão e já vai aprendendo a abrir, seria um bom divertimento. Vale lembrar que mecânica de veículos não funciona sem elétrica, outra coisa pra aprender.

Boa dica essa de comprar uma moto para aprender a mexer! Grande abraço e obrigado pelas dicas... =D
Satniuq
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Fev 2015, 11:38
Localização: São Paulo

Acabei de mandar email pra eles perguntando sobre uma nova turma. Qd tiver algo, posto aqui.
Welisson_cbjr
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Mar 2014, 18:52
Localização: Brasília

Satniuq escreveu:Acabei de mandar email pra eles perguntando sobre uma nova turma. Qd tiver algo, posto aqui.
Ficarei no aguardo quanto a esse e-mail... qualquer coisa me fala pelo MP (mensagem privada).

Abraços
Responder