Tutorial sobre fabricação de coxim para atenuar a vibração
1° passo: Projeto da base dos coxins conforme algumas dicas encontradas na internet. Projetei assim:
2° Passo: Peça feita conforme projeto acima:
3° Passo: Juntando as peças necessárias:
Sobre os coxins para quem tiver dúvidas:
4° Passo: Iniciando a montagem:
5° Passo: Liberando o local do dispositivo:
Local:
Retirando os escapes:
Escapes retirados:
6° Passo: Tive que reduzir uns 15mm's a base dos escapes, isso para que eles não fiquem voltados para fora, desalinhados da moto.
7° Passo: Acabamento da base: Após lixar fiz uma pintura com spray para não haver o perigo de enferrujar.
8° Passo: Montagem:
Como podem notar eu usei porca e contraporca por causa da vibração. Estou pensando em um anel de trava ou cola trava rosca.
Ainda não testei para ver se a vibração melhorou. Assim que conseguir eu posto se houve melhora signficativa.
É isso aí...
Abraço a todos...
FY 250: Atenuando a vibração - Coxim de escape
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Testei hoje a moto na estrada...
Posso dizer com certeza que ela melhorou uns 70% a vibração. Acho que compensa o trabalho pelo resultado. Recomendo.
Posso dizer com certeza que ela melhorou uns 70% a vibração. Acho que compensa o trabalho pelo resultado. Recomendo.
Rafael Wrobleski
- Elias_FY250/450
- Mensagens: 14
- Registrado em: 23 Mai 2011, 18:05
- Localização: Contagem
Bom dia!
Muito engenhoso o projeto e muito inteligente mas quero perguntar, a vibração não tem a ver com o motor?
Gostaria de ter esclarecida essa dúvida, a vibração esta no cano de descarga?
Pq eu ja estava bolando um amortecimento geral no motor com arruelas de borracha com manta em todo o motor.
Muito engenhoso o projeto e muito inteligente mas quero perguntar, a vibração não tem a ver com o motor?
Gostaria de ter esclarecida essa dúvida, a vibração esta no cano de descarga?
Pq eu ja estava bolando um amortecimento geral no motor com arruelas de borracha com manta em todo o motor.
Amo Coisas exclusivas, adptação é o que há...
-
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
- Localização: São Paulo
- Contato:
muito bom o tutorial .
eu coloquei um sistema semelhante na minha moto .
com dois coxins e tal .
comigo aconteceu o seguinte
quando coloquei minha moto estava com apenas 170 kl rodados . não estava amaciada e trepidava muito .
ao colocar notei uma melhora significativa na trepidação ,mas tive que arrumar um jeito de prender melhor a placa e aquela tampinha plastica que tem atraz do encosto . pois começaram a fazer barulho .
me parece que a trepidação melhorou e passou para a rabeta .
porem quando a moto estava com 22.000 kl uma das chapas dos coxins se rompeu . ai eu tirei e não senti diferença na trepidação .
talves por que o motor já estivesse "solto "
eu coloquei um sistema semelhante na minha moto .
com dois coxins e tal .
comigo aconteceu o seguinte
quando coloquei minha moto estava com apenas 170 kl rodados . não estava amaciada e trepidava muito .
ao colocar notei uma melhora significativa na trepidação ,mas tive que arrumar um jeito de prender melhor a placa e aquela tampinha plastica que tem atraz do encosto . pois começaram a fazer barulho .
me parece que a trepidação melhorou e passou para a rabeta .
porem quando a moto estava com 22.000 kl uma das chapas dos coxins se rompeu . ai eu tirei e não senti diferença na trepidação .
talves por que o motor já estivesse "solto "
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Obrigado, Elias...
Acredito que o principal motivo da vibração seja o motor. Até li sobre "balancear"... mas são na minha opinião medidas extremas....
Percebi que na moto não há coxins para o motor e também falta espaço para isso... por isso resolvi mexer somente na vibração que existe no escape... principalmente em altas rotações... Digo que melhorou bastante... e quem sente mais é o carona, que no caso é minha esposa...
Acredito que o principal motivo da vibração seja o motor. Até li sobre "balancear"... mas são na minha opinião medidas extremas....
Percebi que na moto não há coxins para o motor e também falta espaço para isso... por isso resolvi mexer somente na vibração que existe no escape... principalmente em altas rotações... Digo que melhorou bastante... e quem sente mais é o carona, que no caso é minha esposa...
Rafael Wrobleski
- Elias_FY250/450
- Mensagens: 14
- Registrado em: 23 Mai 2011, 18:05
- Localização: Contagem
Eu bolei um esquema junto com meu mecânico para colocar borrachas entre chassi e motor da minha fy 250, e ele esta conseguindo ela ainda esta na oficina eçe esta aumentando os espaços entre os mesmos e colocando borrachas especiais que eu comprei cozidas a 90° para não trincarem macias e resistentes, assim que ficar pronto vou descrever o resultado...
Amo Coisas exclusivas, adptação é o que há...
Legal Elias... Se puder poste fotos e resultados para avaliarmos a possibilidade de fazermos igual...
Rafael Wrobleski
Rafaelw, posta as fotos novamente por gentileza, obrigado
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- Mensagens: 1
- Registrado em: 04 Mar 2021, 07:48