FY 250: Atenuando a vibração - Coxim de escape

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

Responder
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Tutorial sobre fabricação de coxim para atenuar a vibração

1° passo: Projeto da base dos coxins conforme algumas dicas encontradas na internet. Projetei assim:

Imagem

2° Passo: Peça feita conforme projeto acima:

Imagem

3° Passo: Juntando as peças necessárias:

Imagem

Sobre os coxins para quem tiver dúvidas:

Imagem

4° Passo: Iniciando a montagem:

Imagem

5° Passo: Liberando o local do dispositivo:
Local:
Imagem

Retirando os escapes:

Imagem

Escapes retirados:

Imagem

6° Passo: Tive que reduzir uns 15mm's a base dos escapes, isso para que eles não fiquem voltados para fora, desalinhados da moto.

Imagem

Imagem

7° Passo: Acabamento da base: Após lixar fiz uma pintura com spray para não haver o perigo de enferrujar.

Imagem

8° Passo: Montagem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem notar eu usei porca e contraporca por causa da vibração. Estou pensando em um anel de trava ou cola trava rosca.

Ainda não testei para ver se a vibração melhorou. Assim que conseguir eu posto se houve melhora signficativa.

É isso aí...

Abraço a todos... 8)
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Testei hoje a moto na estrada...
Posso dizer com certeza que ela melhorou uns 70% a vibração. Acho que compensa o trabalho pelo resultado. Recomendo.
:mrgreen:
Rafael Wrobleski
Avatar do usuário
Elias_FY250/450
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Mai 2011, 18:05
Localização: Contagem

Bom dia!
Muito engenhoso o projeto e muito inteligente mas quero perguntar, a vibração não tem a ver com o motor?
Gostaria de ter esclarecida essa dúvida, a vibração esta no cano de descarga?
Pq eu ja estava bolando um amortecimento geral no motor com arruelas de borracha com manta em todo o motor.
Amo Coisas exclusivas, adptação é o que há...
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

muito bom o tutorial .
eu coloquei um sistema semelhante na minha moto .
com dois coxins e tal .
comigo aconteceu o seguinte
quando coloquei minha moto estava com apenas 170 kl rodados . não estava amaciada e trepidava muito .
ao colocar notei uma melhora significativa na trepidação ,mas tive que arrumar um jeito de prender melhor a placa e aquela tampinha plastica que tem atraz do encosto . pois começaram a fazer barulho .
me parece que a trepidação melhorou e passou para a rabeta .
porem quando a moto estava com 22.000 kl uma das chapas dos coxins se rompeu . ai eu tirei e não senti diferença na trepidação .
talves por que o motor já estivesse "solto "
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Obrigado, Elias...

Acredito que o principal motivo da vibração seja o motor. Até li sobre "balancear"... mas são na minha opinião medidas extremas....
Percebi que na moto não há coxins para o motor e também falta espaço para isso... por isso resolvi mexer somente na vibração que existe no escape... principalmente em altas rotações... Digo que melhorou bastante... e quem sente mais é o carona, que no caso é minha esposa...
Rafael Wrobleski
Avatar do usuário
Elias_FY250/450
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Mai 2011, 18:05
Localização: Contagem

Eu bolei um esquema junto com meu mecânico para colocar borrachas entre chassi e motor da minha fy 250, e ele esta conseguindo ela ainda esta na oficina eçe esta aumentando os espaços entre os mesmos e colocando borrachas especiais que eu comprei cozidas a 90° para não trincarem macias e resistentes, assim que ficar pronto vou descrever o resultado...
Amo Coisas exclusivas, adptação é o que há...
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Legal Elias... Se puder poste fotos e resultados para avaliarmos a possibilidade de fazermos igual...
8)
Rafael Wrobleski
Clemar
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Dez 2019, 08:55

Rafaelw, posta as fotos novamente por gentileza, obrigado
Luccccccca
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Mar 2021, 07:48

Clemar escreveu: 19 Dez 2019, 08:59 Rafaelw, posta as fotos novamente por gentileza, obrigado
Por favor, se alguém puder postar um tutorial com fotos novamente seria maravilhoso! Kkkkkk
Responder