FY 250: Comparativo com outras similares

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

Responder
Avatar do usuário
Ozias Ferreira Filho
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Ago 2008, 15:22
Localização: Diadema
Contato:

Bom dia a todos,das tres motos eu achei mais legal a honda.Mas o que se discute e o desenpenho nè.pra isso eu teria que experimentar todas.
L0N3W0LF
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2015, 19:44
Localização: Contagem

Primeiramente gostaria de dar um oi a todos do fórum,

Estou acompanhando o fórum a algum tempo buscando informações para me ajudar a comprar minha primeira moto, e os tópicos aqui esclareceram inúmeras dúvidas minhas, por isso agradeço a todos aqui.

Mas, vamos ao que interessa.

Estou em dúvida quanto ao seguinte:

A Kansas 150 possui 13,1cv a 8400rpm, pesa 114kg, e por ser um motor 150cc acredito eu que deva ser de manutenção barata. Além de que as Kansas que eu achei na faixa de preço da FY250 são mais novas (2013)...

Enquanto que a FY250 possui 17cv a 8500rpm, pesa 149kg, e por ser um motor 233cc em linha deve ter a manutenção um pouco mais cara, além de que (creio eu) a FYM é uma "marca" falída, tornando as peças cada vez mais difíceis de encontrar. E as FY 250 que eu encontrei geralmente eram mais velhas do que as Kansas (2009).

Quero usar a moto para cidade e no máximo uma vez ao mês viajar sozinho (peso 80kg) por volta de 300km.

Fazendo as contas Peso/Potência, a relação das duas fica por volta de 8,76kg/cv, porém não acredito que esses números valham tanto quanto a experiência.

Então na estrada, esses míseros 4cv a mais da FYM fariam diferença? Ou seria melhor pegar a Kansas que é mais bonita(na minha opinião), mais barata e econômica?

E aquela história de que estrada não é lugar para 150cc é verdade? Se sim ela se aplica a esse caso?

OBS:
Sei que a maioria (para não dizer todos) me recomendaria uma Mirage 250, mas por hora meu orçamento não parece permitir.
"Nadando no vazio de palavras, nós nos perdemos, mas achamos todo o resto..."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

L0N3W0LF escreveu: A Kansas 150 possui 13,1cv a 8400rpm, pesa 114kg, e por ser um motor 150cc acredito eu que deva ser de manutenção barata. Além de que as Kansas que eu achei na faixa de preço da FY250 são mais novas (2013)...

Enquanto que a FY250 possui 17cv a 8500rpm, pesa 149kg, e por ser um motor 233cc em linha deve ter a manutenção um pouco mais cara, além de que (creio eu) a FYM é uma "marca" falída, tornando as peças cada vez mais difíceis de encontrar. E as FY 250 que eu encontrei geralmente eram mais velhas do que as Kansas (2009).

Então na estrada, esses míseros 4cv a mais da FYM fariam diferença? Ou seria melhor pegar a Kansas que é mais bonita(na minha opinião), mais barata e econômica?
Não tem muito sentido essa comparação, em questão de motorização são coisas bem diferente, 2 cilindros tem menos vibração ainda mais em linha.

Na estrada é claro que uma 2 cilindro vai desenvolver melhor mesmo 250cc. MAS como tu meso disse a FYM nem deve mais ter vendar e manutenção garantida então esse é um detalhe muito importante numa escolha, a não ser que tu seja expert em manutenção ou tenha alguém próximo que possa ajudar.

Na faixa de 150 cc tem a Mirage 150 que usa o mesmo motor da Dafra, ou mesmo a Intruder 125 que é muito brava.
Imagem
L0N3W0LF
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2015, 19:44
Localização: Contagem

cros escreveu: Não tem muito sentido essa comparação, em questão de motorização são coisas bem diferente, 2 cilindros tem menos vibração ainda mais em linha.

Na estrada é claro que uma 2 cilindro vai desenvolver melhor mesmo 250cc. MAS como tu meso disse a FYM nem deve mais ter vendar e manutenção garantida então esse é um detalhe muito importante numa escolha, a não ser que tu seja expert em manutenção ou tenha alguém próximo que possa ajudar.
Mas, pelo que eu lí a maioria dos donos da FY250 reclamam que ela tem muita vibração, mesmo sendo bícilindrica e em linha, fora que pelos cilindros trabalharem sincronizados, qualquer mínima diferença na sincronia pode aumentar a vibração, e como estou falando de motos usadas onde não sei se foram bem cuidadas, acredito que não vão estar acertadas.

Fiquei curioso, com sua experiência cros, 4cv fazem tanta diferença na estrada assim? em relação a velocidade final?
"Nadando no vazio de palavras, nós nos perdemos, mas achamos todo o resto..."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

L0N3W0LF escreveu: Fiquei curioso, com sua experiência cros, 4cv fazem tanta diferença na estrada assim? em relação a velocidade final?
Não acredito muito, acho que tem um conjunto de configurações que podem fazer a diferença, como dizem por ai, um carro 1.0 EFI pode ser (ou é) melhor que um 1.2 carburado, sei lá.
Mas é claro que eles conseguiram tirar mais Hp's num EFI do que num convencional, mas estamos falando de motores carburados...

Nem sempre um pouco mais de HP pode ser melhor que conforto na estrada.


Eu prefiro rodar num Palio 1.0 (66cv) do que num fusca 1.6...(58 cv) e nem é pelos cv's!!!
Imagem
Responder