Projeto Moto diesel do Zero

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

drgneto
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Mai 2010, 17:36
Localização: Ituiutaba

Bom dia senhores!

A uns 4 anos que venho observando os mais diversos projetos aqui do fórum, e sempre sonhando em tentar construir uma moto, pois além de curtir andar quero ter o gosto de dizer que eu mesmo que fiz! E se possível gastando pouco, usando peças de maquinas agrícolas que tenho em um pequeno ferro velho.

nesses 4 anos montei uma oficina, onde faço facas (site: davidneto.webs.com )
e depois de mito treino com solda, esmerilhadeira... acho que já consigo iniciar um projeto de algo que ande em duas rodas! Então peço licença para ir relatando o processo aqui, e se possível gostaria de dicas e opiniões...

Vou partir de um motorzinho a diesel de 5.5hp, de uma motobomba, como esta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mndae2-_JM

penso em retira-lo da estrutura, retirar a bomba e colocar uma embreagem de fricção, que permitirá deixar o motor ligado com a moto parada...

estou pensando em uma aparência final mais ou menos assim:

Imagem

Pretendo fazer este projeto não por ser minha ambição, mas por acreditar que eu posso realiza-lo no momento e que terei prazer faze-lo.
Agradeço qualquer dica ou opinião.
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

fica interessante... bem MAD MAX... CHUCK NORRIS BIKE... porém praticamente impossível conseguir legalizar um motor diesel numa moto...

abraço
Imagem
drgneto
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Mai 2010, 17:36
Localização: Ituiutaba

rafaeladvogado escreveu:fica interessante... bem MAD MAX... CHUCK NORRIS BIKE... porém praticamente impossível conseguir legalizar um motor diesel numa moto...

abraço
isso... meio Mad Max! hehehehe
Com certeza não vou ter como legalizar Rafael, mas penso em brincar com ela na fazenda, e algumas voltinhas perto de casa...

A experiencia adquirida na empreitada pretendo usar depois em algum projeto com algum investimento, e com resultados melhores

Obrigado por comentar!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Ontem no programa do Jo, apareceu um gaucho com um motor a ar, o inventor ruim de conversa e o Jo ruim de pergunta, ai ficou uma entrevista mau feita cheia de lacunas.

O cara ao invés de levar um cilindro de ar, ligou a um compressor, enfim a idéia parece boa mas peca pelos erros de demonstração, ainda pra um Jo "ignorante" no assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=ujWu-pCwTkM
Imagem
Nutin
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Jun 2008, 20:16
Localização: Picuí

Olá drgneto,

Tenho alguma experiência com motores diesel e não desejo te desanimar, mas acho que você vai enfrentar algumas dificuldades.

A primeira será relacionada ao peso do conjunto. Motores a diesel industriais são bem pesados, pois ele trabalham com uma taxa de compressão jamais sonhada por nossas motos,no mínimo 16:1. Para suportar essa pressão, as peças são bem reforçadas. Eles também necessitam de um volante de inércia bem pesado para conseguirem manter uma linearidade na entrega de potência e minimizar os picos da combustão. Tudo isso quer dizer que você terá um motor pesado e um chassi idem, visto que além do peso, esse chassi terá de lidar com a segunda dificuldade.


A segunda será a vibração. Devido a alta taxa de compressão, esses motores trabalham em um sistema de baixa rotação e muito torque, aliado ao fato de ser monocilíndrico. A queima compassada gera um bruto pico de potência e tudo isso se traduz vibração. Seu chassi terá de lidar com tudo isso, então será bem robusto para não sair rachando principalmente nos suportes do motor. Você poderá usar coxins de borracha, mas acredite, num motor a diesel eles não são de grande ajuda.

A terceira dificuldade será a transmissão, pois a sua embreagem de fricção terá de trabalhar em baixa rotação e geralmente elas começam a engatar por volta dos 1700rpms, que talvez já seja a faixa útil do seu motor. Ela terá de ser forte para também aguentar os já citados picos de potência.

Mas seu projeto não é impossível. Muitos já criaram motos a diesel, mas usando motores bicilíndricos que são mais equilibrados e uma adaptação de câmbio automotivo ou mesmo de motos, com embreagem manual. O problema de motores a diesel modernos, multicilídricos e leves é o preço proibitivo.

Essa é apenas minha visão da coisa, sinta-se livre para discordar totalmente. :D

Abraço,

Nutin
Lembre-se: de moto, a carroceria é você!!
drgneto
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Mai 2010, 17:36
Localização: Ituiutaba

Nutin, obrigado pelas dicas, eu já estava pensando nesta relação da embreagem, e um cambio... talvez eu espere um pouco mais e faça um projeto mais exequível, inclusive visando a possibilidade de andar nas ruas sem problemas de documentação do veiculo..

Cross, boa esta do motor a "ar" mesmo que meio distante de nossa realidade, mas com certeza uma bela alternativa para o futuro

Obrigado pelas dicas amigos!

Conclusão: projeto temporariamente suspenso para avaliação do motor versus documentação...
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

drgneto escreveu: Conclusão: projeto temporariamente suspenso para avaliação do motor versus documentação...
Acho que aqui na colonia é mais facil criar um motor a peid* do que documentar.
Imagem
Nutin
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Jun 2008, 20:16
Localização: Picuí

cros escreveu:
drgneto escreveu: Conclusão: projeto temporariamente suspenso para avaliação do motor versus documentação...
Acho que aqui na colonia é mais facil criar um motor a peid* do que documentar.
Moto a peid* já tem, é a gás natural :mrgreen: :mrgreen:
Lembre-se: de moto, a carroceria é você!!
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

MOTO A DIESEL TAMBÉM TEM VÁRIAS...

Essa é militar... por isso o diesel... pra usar o mesmo combustível dos tanques... etc e tal:
Imagem

olha essa diesel:
Imagem

outra:
Imagem
Imagem
drgneto
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Mai 2010, 17:36
Localização: Ituiutaba

Bom dia amigos! como não paramos de sonhar e após os amigos me colocarem de volta com os pés no chão com o projeto.. heheheh
estou namorando algo mais real!

tem uma harley 48 anunciada, e estou me perguntando se vale a pena a reforma e customização, ou seria muita perda de capital...

Imagem

abraços e obrigado!
Responder