Triciclo Apache

Modelos, projetos, fotos e curiosidades sobre Triciclos e Trikes.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem

Os triciclos derivados de motos custom estão em alta nos Estados Unidos, e essa moda, claro, já chegou às ruas brasileiras, ganhando adaptações de alto nível. É o caso da trike Apache, criada sob encomenda por José Pantojo, proprietário da Metalúrgica Pantojo. Torneiro mecânico com rara habilidade para manipular metais, o inventor tinha um sonho antigo: criar um triciclo baseado em uma moto com transmissão por eixo cardã. A oportunidade surgiu por acaso, após um desconhecido lhe entregar uma Suzuki Boulevard C1500 ano 2009.

Livre para criar e fazer as adaptações necessárias, Pantojo manteve a mecânica original e desenvolveu a balança traseira com base nas mais novas tecnologias dos triciclos norte-americanos. Paralelamente, Vito Simone, dono da empresa de customização Personal Parts, projetou a carroceria de fibra de vidro que cobre o eixo traseiro. Seu design foi inspirado no Renault 4CV — conhecido no Brasil como “Rabo Quente”. Do conjunto original, apenas o sistema de escape foi modificado. O motor (1500 cc, 98 cv) e a transmissão foram mantidos.

O curioso dessa história é que tudo começou com um triciclo baseado em uma Harley-Davidson. Por meio dele, José Pantojo conheceu o dono da Suzuki Boulevard. O que ninguém imaginava, porém, é que o projeto daria vida à Apache Motorcycles, marca inspirada na Indian Motorcycles, famosa fabricante de motos clássicas que é considerada a principal concorrente da Harley-Davidson. Por sinal, o triciclo Apache surge no exato momento em que a marca norte-americana ensaia seu retorno ao Brasil, após mais de seis décadas de ausência.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Proprietário de uma metalúrgica, Seu José Pantojo é apaixonado por motos e não poder fazer esforço físico por problemas no coração. Porém nem a doença o impediu de curtir a vida sobre "duas rodas". Bruna Drews conta melhor essa história.

<iframe width='448' height='315' frameborder='0' marginheight='0' marginwidth='0' scrolling='no' src='http://player.r7.com/video/i/52a8f65459 ... '></iframe>




Uma Suzuki Boulevard C1500 ano 2009 ou uma Intruder 1500 devem ficar pelos 20/35 mil (nem vi a cotação) mais a modificação deve ficar pelos 8 mil!!! Tá valendo!!
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

O Cros se animou com este segmento...rs
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Cros vi toda a reportagem aí e me lembrei da metalúrgica aqui perto de casa. Tu tens que ver a atenção e a dedicação dos senhores lá. Eles também tem uns projetos lá que os outros, engenheiros mecânicos e outros não, como eu...hehe, que eles colocam em prática. Foi assim com o suporte de parabrisa e o cobre-corrente da moto que desenhei a peça e eles "operacionalizaram" as ideias :lol: Eles tem uns dois triciclos elétricos lá que tu tens que ver. Outra, a metalúrgica é bem equipada. Eles tem corte a plasma lá. O acabamento do corte, bem como da solda é show, isso na minha opinião. Quando precisares de algo me fala que te paço o endereço. Para tu teres uma ideia da credibilidade do trabalho deles. Eles estavam com uma encomenda do pessoal da manutenção dos F5 da FAB, do 5º comar aqui de Canoas, que é uma espécie de proteção para quando o avião está em manutenção. esta proteção é para não entrar nada na turbina dos caças. Eu vi lá "in loco" o molde e o seu Mário se desdobrando lá na criação...rs
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Acho que de tudo isso a parte mais dificil ainda é a documentação... Mas esse tipo de triciclo (Trike) me interessa muito mais, dá pra pegar (ai sim) uma 1500cc.

Me lembro de ter visto um site na inglaterra que eles vendem o KIT para montar o trike... se achar coloco aqui novamente.

Esse aqui é de portugal, mas ele faz um lance esquisito, pois mantém a roda traseira.

Americano

Mystery Designs
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Ai Cross, minha irmã me mandou essa foto hoje que ela tirou lá nos States. Lembrei da sua preferencia por triciclos

Imagem
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

BetoCB escreveu:Ai Cross, minha irmã me mandou essa foto hoje que ela tirou lá nos States. Lembrei da sua preferencia por triciclos
Show, nada como o primeiro mundo!
Imagem
Kaleb
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Set 2014, 21:00
Localização: Tubarão

Tenho interesse em fazer modificação de uma moto HD para triciclo, tenho procurado quem poderia fazer. Alguém poderia me passar o contato deste ou me indicar alguém?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Kaleb escreveu:Tenho interesse em fazer modificação de uma moto HD para triciclo, tenho procurado quem poderia fazer. Alguém poderia me passar o contato deste ou me indicar alguém?
Quando surgiu a matéria, fiz umas buscas no google, lembro de ter visto algo sobre a cidade do José Pantojo, não sei mais onde foi, pode até ter sido num dos vídeos do R7.
Imagem
Responder