CB 400 1984 em reforma!

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Um problema que está me incomodando e confundindo, é que quando estudei eletrônica, o vermelho era positivo e o preto era negativo ou terra. Os japa resolveram que preto não é terra nem marron e sim o verde, ai vou medir um fio preto e tem tensão, meu cérebro não consegue processar desse jeito e sem um esquema do lado da moto piora mais ainda.

Imagem
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

sim, acredito q todos estudaram e aprenderam assim.....
elétrica é a parte q mais gosto nas motos, principalmente injeção eletrônica :lol: mas sem o esquema não me atrevo, e nem mesmo se levar pela confiança de q em tal ano essa moto fio rosa de bolinha amarelinha era positivo.....podem ter mudado :roll: fora da montadora tmb....
como ja te indiquei, adoro canetinhas, imprimo o esquema elétrico, e vou acompanhando os riscos (fios) e colorindo com as cores q são indicadas no esquema.....facilita horrores levar esse papel pra trabalhar na moto......
uma canetinha de polaridade, um multímetro é indispensável....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O que vcs acham desses reparos?

Parafusos estourados e diferente.
Imagem

Filtro cheio de massa plástica.
Imagem

Fiação com emendas diferentes e sem solda.
Imagem

Pino suporte da boia quebrado e com arame
Imagem
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

é a receita pra não dar certo......
pessoal nos foruns de carro q ainda participo chegam todas felizes q compraram o carro, nem trocaram óleo pq proprietário disse q tava "filé" revisado e aquele papo toda, e já saíram andando e viajar, e pá quebrou, ai na oficina o mecânico achou uma gambiarra tipo dessas ai, eu falo, pode ir fundo q de onde veio essa tem muito mais, pessoal fica bravo q to gorando o carro......
ta ai a prova da capacidade do ser humano.......

ao menos o básico tem q ser olhado, tem coisas ai q só o básico não ia revelar de cara

a mirage mesmo, onde tem a conexão da parte elétrica com o para-lama traseiro, foi eliminada qnd instalaram os alforjes, eu tive q comprar um conector e refazer a conexão, c saída e conectores pros alforjes....são "profissionais" q muitas vezes fazem esses serviços.....ja tive dessas experiências horríveis com concessionaria em tempos de carro
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 13 Dez 2020, 14:23 é a receita pra não dar certo......
pessoal nos foruns de carro q ainda participo chegam todas felizes q compraram o carro, nem trocaram óleo pq proprietário disse q tava "filé" revisado e aquele papo toda, e já saíram andando e viajar, e pá quebrou, ai na oficina o mecânico achou uma gambiarra tipo dessas ai, eu falo, pode ir fundo q de onde veio essa tem muito mais, pessoal fica bravo q to gorando o carro......
ta ai a prova da capacidade do ser humano.......

ao menos o básico tem q ser olhado, tem coisas ai q só o básico não ia revelar de cara

a mirage mesmo, onde tem a conexão da parte elétrica com o para-lama traseiro, foi eliminada qnd instalaram os alforjes, eu tive q comprar um conector e refazer a conexão, c saída e conectores pros alforjes....são "profissionais" q muitas vezes fazem esses serviços.....ja tive dessas experiências horríveis com concessionaria em tempos de carro
As vezes o pobre proprietário não tem onde levar deixa numa oficina e nem sabe o que fizeram por baixo dos panos... quando resolve, fica feliz até o próximo defeito. Quando tu vê uma anúncio troco carro (carro de boa fama até) por moto já fica desconfiado, o cara quer mesmo se livrar de um carro cheio de vícios, mas isso só o tempo ( o tempo é o sr. da razão) vai ensinar.

Essa CB doadora é cheia desses vícios....
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

já fui vitima dessas oficinas picaretas, por isso mesmo eu sei como é, ai pego qq serviço pra fazer, vou estudar o problema, e buscar uma solução, então não é pastelaria, se quer mesmo, sabe q não vai ser da noite pro dia a solução.....
já começou na primeira lead, qnd levei em oficina de parente, levei a pagina do manual de serviço, das verificações de período em período.....resultado, foi uma fortuna, e falou q só revisou tudo e só trocou o óleo, esse q eu já levei o óleo q sempre usava, resultado, a moto passou a aquecer mais com esse óleo pós revisão....qnd deu a km e troquei pelo q sempre uso, voltou ao normal a temperatura, já da pra saber q com certeza não foi usado o óleo q sempre uso o 10W30 semi sintético, comprei uma serie de ferramentas especificas pra cuidar eu mesmo então da moto....
a mirage já veio com a eliminação de uma conexão no chicote (ai resolvi), mas após um tempo fora de casa a moto ficou parada quase 1 ano, ela esquentava e perdia a lenta morria, como eu estava entupido de serviço, a solução foi deixar na oficina, eu ainda lutava pra não entrar na manutenção de motos, (com carro foi assim, começou numa troca de óleo em casa, uma correia dentada, qnd vi já estava montando turbo), passou um tempão na oficina, o cara devolveu falou q tinha melhorado bem, mas não tinha resolvido (ele tinha dado carga na bateria, e trocado velas, além de falar q montou e desmontou tudo)....peguei e vi q tinha realmente melhorado, mas o problema persistia....esperei o final de semana, e vamos lá desmontar e cuidar das conexões desse chicote, vamos limpar todos os contatos.....remontei, opa, q melhoria, mas o problema de ficar com a lenta embaralhando voltava bem mais tarde, bem mais quente....não satisfeito, próximo fim de semana olho então....vai q passou batido alguma conexão....refiz e o problema se manteve, me restou então pro próximo, desmontar pra ver o gap das velas, vai q as tais velas novas estão com gap diferente......toda a novela novamente pra chegar nas velas, pra surpresa, duas velas velhas e diferentes uma da outra.....comprei as velas corretas, montei e quase não se tem problema mais, apenas uma trepidada na lenta, uma emboladinha, mas bem melhor, ai notei q o sintoma era igual de carro qnd está com válvulas presas, comprei aqueles aditivos mega power blaster, e baixei bem o tanque, completei com aditivada, e coloquei o aditivo, vamos pra rua, pegar o rodoanel aqui q era pra rodar tirando muito dela.....rodei entre 70 100kms de ida, e o mesmo pra voltar, pronto, a moto esta perfeita.....
mas pra ver o nível de mecânico picareta, essas duas oficinas q falo não são a mesma......
a revisão logo q peguei a mirage, foi na oficina do problema da lenta, e fui iludido tmb, pq após rodar e ir pra segunda troca de óleo, pedi pra trocar o filtro junto com o óleo, não sabia o histórico da moto, me sai um filtro pior q carvão, pois é, paguei e não levei......troco óleo em casa mesmo agora, e faço aquele esquema de 2 trocas, 1 do filtro, sai amarelo normal o filtro, qnd peguei a moto tinha 5K kms, o filtro devia ser o original da linha de produção, até após a tal revisão inicial......
o q não falta são mecanicos picaretas.......tudo q por ventura troco de alguma moto, deixo separado pro cliente ver, se quiser levar esta aqui....comeca q nao vou ficar rico passando a perna em ninguem, nao é minha fonte de renda principal, na verdade quase nao da renda, mas ser honesto é o melhor caminho.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Uma rápida olhada nas coisas...

https://www.youtube.com/watch?v=kPXmVnm0Cjw
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

nessa época onde quarentena é moda, muito bom ficar em casa e ter com o que ocupar a cabeça.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

não se economizava fiação na época, se bobear tem mais fio do q as injetadas hj em dia.....
triste q tanto tempo em reforma so vai perdendo cada vez mais miudezas.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 22 Dez 2020, 07:05 não se economizava fiação na época, se bobear tem mais fio do q as injetadas hj em dia.....
triste q tanto tempo em reforma so vai perdendo cada vez mais miudezas.....
Sim, inclusive na CB tinha uma fiação para a iluminação da policia....
Mas acho que é possivel até redimensionar a fiação toda de forma mais pratica...
Na vez anterior quando mexi no carburador da Tucunaré perdi uma mola e não acho pra comprar, estou pensando até que ela pode ser suprimida...
Imagem
Responder