Dafra - Sym Citycom 300i - Especificações e opiniões

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Olá, pessoal! Bem, criei este tópico sobre a Drafra/ Sym Citycom 300i porque parece que só eu é que a tenho por aqui. Então, a partir de agora, estejam à vontade para perguntar, opinar, aconselhar, criticar, etc e tar. A Citycom 300i é denominada como motoneta e não scooter; é uma parceria entre a Dafra e a SYM, do Sanyang Group, com quase 50 anos de história no mercado de Taiwan. A empresa teve parceria técnica com a Honda por mais de 40 anos, e atualmente o acordo de tecnologia é com a Hyundai, gigante do setor automobilístico internacional. A Citycom já está no mercado mundial há 3 anos, em países como Espanha, Itália, França e EUA. Abaixo, algumas informações sobre a motoneta:

Especificações técnicas
Dimensional
Altura 1.445 mm
Largura 785 mm
Comprimento 2.210 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Altura mínima do solo 125 mm
Altura do banco 800 mm
Peso seco 182 kg
Peso em ordem de marcha 352 kg
Motor
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, OHC (Over Head Camshaft), refrigerado a água e com injeção eletrônica
Disposição do cilindro Horizontal
Diâmetro x Curso 73,0 x 63,0 mm
Cilindrada 263,7 cm³
Folga de válvulas
Admissão 0,10 + 0,02mm
Escape 0,15 + 0,02mm
Taxa de compressão 10:01:00
Potência máxima 16,9 kw (23,0 cv) a 7.500 rpm
Torque máximo 23,5 N.m a 5.500 rpm
ECU (Engine Control Unit, Unidade de Controle do Motor) Keihin BB1
Sistema de injeção eletrônica Keihin
Sonda de oxigênio NTK
Corpo de borboleta Keihin
Combustível Gasolina C
Rotação de marcha lenta 1.650 +/- 150 rpm
Sistema de partida Elétrica
Filtro de ar Elemento de papel
Filtro de óleo Tela metálica
Sistema de lubrificação Forçada por bomba trocoidal
Chassis
Tipo Tubular
Ângulo de caster 27,5 graus
Suspensão dianteira
Tipo Telescópica
Curso 100 mm
Suspensão traseira
Tipo Biamortecida, garfo em alumínio
Curso 91 mm
Rodas Liga de alumínio
Freio dianteiro
Tipo Disco
Acionamento Sistema hidráulico, acionamento por pistão
Freio traseiro
Tipo Disco
Acionamento Sistema hidráulico, acionamento por pistão
Pneu dianteiro
Medida (mm) 110/70-16 52P – Metzeler
Calibragem
Apenas com condutor 25 PSI
Carga máxima 28 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm) 130/70-16 61P – Metzeler
Calibragem
Apenas com condutor 25 PSI
Carga máxima 32 PSI
Transmissão
Tipo Automática de variação contínua (CVT)
Número de relações de transmissão Infinitas
Redução final 8,37
Capacidade
Óleo do motor
Especificação API SG, JASO MA, SAE 20W50
Volume após drenagem 1,2 l
Volume após desmontagem 1,4 l
Tanque de combustível
Total (com reserva) 10 l
Reserva 1,5l (Luz reserva é acionada ao atingir este patamar)
Óleo de transmissão
Especificação SAE 140/160
Volume após drenagem 160 ml
Volume após desmontagem 180 ml
Líquido de arrefecimento
Especificação Paraflu 11P (mistura 50%-50%)
Volume 1,4l
Fluido de freio
Especificação DOT 5.1 (sintético)
Volume Cerca de 70 ml (preencher até sangrar)
Óleo suspensão dianteira
Especificação ATF
Volume 160 ml (em cada amortecedor)
Sistema elétrico
Sistema de ignição Ignição Transistorizada – ECU
Vela de ignição
Fabricante/Modelo NGK / CR8E
Folga dos eletrodos Entre 0,60-0,70
Capacidade do fusível da chave geral e painel 20 A cada (x2)
Capacidade do fusível da ventuinha, ignição e farol 15 A cada (x3)
Bateria (semi-selada)* 12V 10Ah
Lâmpada do farol 12V – 35W/35W (x2)
Lâmpada de seta
Dianteira 12V – 21W (x2)
Traseira 12V – 21W (x2)
Lanterna traseira/luz de freio 12V – 5W/21W
Lâmpada dos instrumentos LED
Lâmpada da lanterna dianteira 12V – 5W (x2)

As minhas primeiras impressões virão depois. Só adianto uma coisa: a City é ótima, segura e divertida!
ON THE ROAD AGAIN
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Oh cumpadi, cê tá eh babando com o brinquedim novo, né?

Parabéns pela aquisição. Já vi várias aqui no ES e a galera tem gostado muito dela. A maioria é coroa e Tiozinho e todos tem comentado sobre o conforto nas viagens. Segundo os mais experientes no caso de um amigo do Rota 101 o único ponto negativo é o motor pra longas distancias, mas no dia a dia do transito é confiável.

Abraço.
Bromens
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Bromens escreveu:Oh cumpadi, cê tá eh babando com o brinquedim novo, né?

Parabéns pela aquisição. Já vi várias aqui no ES e a galera tem gostado muito dela. A maioria é coroa e Tiozinho e todos tem comentado sobre o conforto nas viagens. Segundo os mais experientes no caso de um amigo do Rota 101 o único ponto negativo é o motor pra longas distancias, mas no dia a dia do transito é confiável.

Abraço.
Cumpadi, tô babano mesmo. Bom demais, sô! Realizei um ano de pesquisas desde o lançamento da City, em setembro do ano passado, até a compra no último mês. Quanto ao motor, no dia seguinte em que a City saiu da cc. viajei mais de 500 kms num só dia com ela, e digo pro cê que a bichinha rodou a 120 km/h (máxima permitida na rodovia) com folga no cabo para ultrapassagens e a sensação de segurança e conforto que ela proporcionou é grande. O consumo na estrada foi de 29/30 km/l. Impressionante! No vira-vira daqui da cidade/trabalho, ela consumiu 27,65 km/l. Tô sastifeito, cumpadi Bromi.
Depois eu conto mais.
Abraço!
ON THE ROAD AGAIN
balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Parabéns pela moto, estou vendendo minha Mirage para pegar uma dessas, só estava esperando dar uma ano no mercado para ver como se comportava, e aparentemente a galera esta aprovando. Abs
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

balmant escreveu:Parabéns pela moto, estou vendendo minha Mirage para pegar uma dessas, só estava esperando dar uma ano no mercado para ver como se comportava, e aparentemente a galera esta aprovando. Abs
Obrigado! E foi exatamente isso que eu fiz. Foi um ano de pesquisas quase que diárias sobre o produto. Por enquanto está aprovada por mim. Ontem já foi pra revisão dos mil kms e hoje já caiu na estrada devorando centenas de kms sem chiar. Ah, e com garupa que aprovou o conforto.
ON THE ROAD AGAIN
balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Edson Agostini escreveu:
balmant escreveu:Parabéns pela moto, estou vendendo minha Mirage para pegar uma dessas, só estava esperando dar uma ano no mercado para ver como se comportava, e aparentemente a galera esta aprovando. Abs
Obrigado! E foi exatamente isso que eu fiz. Foi um ano de pesquisas quase que diárias sobre o produto. Por enquanto está aprovada por mim. Ontem já foi pra revisão dos mil kms e hoje já caiu na estrada devorando centenas de kms sem chiar. Ah, e com garupa que aprovou o conforto.
Comprei a minha, chega na sexta. Realmente é muito gostosa de se andar, vamos ver se acostumo com a danada.
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Parabéns pela aquisição. Você pega o jeito ultra rápido, pelo menos comigo foi assim. Até o momento não tenho reclamações sobre a City; a minha está perto de 2 mil km rodados e percorrendo 28 km/l, um reloginho. Domingo irei até Araraquara/SP junto dos Tiozinhos e Tiazinhas e postarei as impressões. Vamos ver se o desempenho e o consumo se mantêm.
Mais uma vez parabéns, Balmant!
ON THE ROAD AGAIN
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Dia 27 de novembro último, viajamos para a cidade de Araraquara/SP. Rodamos um total de 635 km, ida e volta, com todo conforto, segurança e praticidade que a Citycom oferece. Quanto ao consumo de gasolina, um “reloginho”: a City manteve uma média de 28 km/l em velocidades entre 100/110 km/h, no painel. Viajei com minha mulher na garupa e mais umas tralhas no amplo compartimento sob o banco. Numa outra viajem que fiz, desta vez sem garupa, a Citycom fez média de 30 km/l a uma velocidade que variava entre 100/120 km/h, no painel. Não tenho do que reclamar da moto, ela tem um propulsor relativamente forte de acordo com sua proposta, encara viagens com tranquilidade e proporciona bom conforto ao piloto e garupa. Chegando aos 3 mil – atuais 2900 km – rodados e já está na hora de levar a City para a revisão. Sem reclamações.
ON THE ROAD AGAIN
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Revisão dos 3 mil kms feita, paguei o valor de R$ 133,40 e tenho algumas considerações a fazer:
deixei a Citycom na cc no sábado cedo, dia 03 de dezembro, com previsão de retirada na segunda à tarde.
Não pude retirar na segunda, pois começo no trabalho após o almoço. Telefonei na terça-feira de manhã e me informaram que só me entregariam à tarde. Novamente não pude retirá-la devido ao meu trabalho.
Na quarta-feira de manhã, tentei telefonar para a cc. e não obtive sucesso, pois as linhas telefônicas da cc. estavam danificadas (soube só hoje, 8/12). Não arrisquei em viajar sem ter certeza que a City estaria pronta. O interessante é que ninguém da cc se preocupa em ligar-me pelo celular; eu é que tenho que contatá-los.
Hoje, quinta-feira, dia 8 de dezembro, nem telefonei e fui buscar a moto e, felizmente, ela estava prontinha esperando por mim.
As peças que deveriam ser trocadas pela garantia estão à minha disposição e, só não foram trocadas, porque a cc espera autorização da Dafra. É mole? Perguntei se entrariam em contato comigo quando tiverem o positivo da Dafra e a resposta foi: “O senhor que tem que ligar, pois aqui é uma correria e eu posso esquecer.” É mole 2?
São as peças a serem trocadas: carenagem lateral esquerda; amortecedor traseiro direito (vazamento) e protetor do escapamento (motivo a seguir exposto).
Antes de sair da cc. “dei uma geral” na City para ver se estava tudo ok e... Não estava! Notei riscos grandes na pintura do protetor do escapamento. Reclamei, pois já é a segunda vez que isso acontece. Segundo a funcionária, será pedido o protetor e trocado pela garantia. Isso mostra a falta de cuidado durante as manobras com a moto dentro da oficina.
Me entregaram a moto suja, da mesma forma que a deixei. Lamentável!
O atendimento é o de praxe da maioria das ccs, parece que querem vê-lo fora dali o mais rápido possível.
Agora, que venha a revisão dos 6 mil e, se possível, sem estresse. Duvido!
ON THE ROAD AGAIN
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

balmant escreveu:...Comprei a minha, chega na sexta. Realmente é muito gostosa de se andar, vamos ver se acostumo com a danada.
Olá a todos! Balmant, já está de Citycom? Se tiver alguma novidade sobre a City, conta pra nós.
Tia Dê e eu viajamos no domingo, dia 11 de dezembro, para Araras, junto ao pessoal da Irmandade para participar da Ação Social às crianças do abrigo. Foi um dia muito lindo e prazeroso que passamos, ainda mais viajando de Citycom.... A City foi perfeita e seguiu os companheiros de viajem a 120 km/h na maior parte do trecho. Sua maleabilidade é ótima mudando de trajetória rapidamente e sem sustos, nem parece que pesa 180 km (a seco). Seu consumo foi de 28 km/l. A garupa (tia Dê) adora o seu posto e diz que não cansa. Mas ela é baixinha, da perna curta, apoia as pontas das botas nas pedaleiras. É aí, neste ponto, que ela reclama. Em velocidade em torno de 120 km/h, a força do vento empurra os pés dela para fora das pedaleiras, causando incômodo na viajem. A solução será mandar fazer pedaleiras mais altas em espessura e parafusá-las nas originais, de forma que a garupa consiga apoiar os pés por inteiro e com firmeza. No mais, a Citycom está com 4100 km rodados e é só alegria. Até +!
ON THE ROAD AGAIN
Responder