Shark JH250: Ruido, barulho, zunido, etc estranho

Moto: Traxx Shark JH250

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Ricardo Nascimento
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Registrado em: 23 Mai 2009, 17:08
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Ola Pessoal...
Ontem a Clotilde começou a fazer um ruido estranho, parecia que um rolamento ou pedaço de metal estava sambando dentro do motor da coitadinha!!!

Hoje estive na Pontual Motos e o mecanico me explicou que pelo fato da corrente do motor de arranque que fica do lado esquerdo do motor (que eu não sei o nome da peça) não ter uma lubrificação, com o passar do tempo ela começa a fazer este barulho.

Ele abriu a tampa lateral e me mostrou como fazer tal lubrificação com oleo ou WD, na hora sumiu o ruido, mas o barulho continuou depois que eu sai da oficina, segundo ele isso é normal, e para que eu ficasse desprocupado e sempre faça a lubrificação quando começar o tal ruido.

Ele incomoda, mas não há perigo, então pergunto aos Sharkeiros, isso acontece com suas motos tambem?
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
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Digníssimo RICARDO NASCIMENTO,

qual a quilometragem atual do seu brinquedo, pois, a minha acaba de entrar para a revisão de 3000km sem que eu tenha tido este tipo de ruido.

Gostaria de saber o km atual da sua moto pra ver se eu aguardo o aparecimento deste ruido no motor da minha.

Minha tuba está agora com 2800km, não esperei completar os kms, pois, conseguiram quebrar a revendedora da marca aqui em BH e só resta agora a oficina e preferi aproveitar e fazer a revisão antes que possa ocorrer qualquer problema entre a oficina e a montadora.

abraços,
Ricardo Nascimento
Mensagens: 166
Registrado em: 23 Mai 2009, 17:08
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Amigo Michael, tambem ela está na casa dos 2600 km rodados.

E como vc sabe não conheço Po##@ nenhuma de mecanica, e ainda estamos nas mãos da autorizada por causa da garantia (mesmo não acreditando muito nessa historia de garantia).

Tenho uma oficina ao lado de casa e o cara manja muito de motos, mas, ainda não deixei ele nem chegar perto dela, ainda mais por causa do preconceito por ser uma ching ling, e ficarem botando defeito sem conhecer.

Estou muito feliz com ela, apenas incomoda o barulho de "parafuso solto", mas minha cabeça tb tem parafuso solto e eu acostumei...rsrsrs

Quem sabe não consigo uma dica para sanar esse probleminha, que nem é tão probleminha assim...

Acho que talvez uma esticadinha na corrente do motor de arranque ou apenas a lubrificação feita de forma correta.

Mas como achar não adianta, estou procurando alguem que ajude ou conheça a solução.

Vou postando informações.

Abraço a todos.
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
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Caro RICARDO NASCIMENTO,

eu desconheço a arquitetura desse motor e pra mim soa muito estranho essa história de corrente de acionamento do motor de partida (se é que eu entendi direito) e soa ainda mais estranho haverem peças móveis sem a devida lubrificação. Não estou desqualificando o mecânico que lhe atende na TRAXX, mas, não consegui visualizar a montagem deste sistema conforme ele te explicou, afinal, o motor de arranque é uma peça externa ao motor e seu único contrato com o motor é feito através de uma engrenagem que gira a cremalheira acoplada ao volante do motor e só entra em contato com o mesmo no momento da partida, vindo a se desacoplar tão logo se solte o botão de acionamento, portanto, dispensa lubrificação, talvez o ilustre companheiro MECÂNICO possa nos auxiliar neste ítem, trazendo maiores exclarecimentos.

De qualquer forma, se existe mesmo a tal corrente, talvez o ideal é que a mesma seja lubrificada com graxa grafitada e não por meio de óleo.

Vou buscar maiores informações a respeito na oficina aki de BH.

Abraços,
mecanico
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Ago 2009, 21:11
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Ola Ricardo,a respeito deste ruido o mecanico da pontual motos ele esta certo o barulho que esta ocorrendo em sua shark é devido ao acionador da placa de patartida trabalhar com corrente e ainda por cima a seco,tal vez como ele tenha o mecanico da pontual motos se não me engano ainda é o Davi ele não fez nada de errado como vc mesmo relatou q no momento resolveu e logo depois o barulho retornou seja tavez o tipo de oleo q ele tenha usado.
Fique tranquilo e volte la e peça a ele para lumbrificar mais uma vez com outro tipo de oleo só.
E errado ele não esta não beleza , e esta corrente não tem como esticar ,mas tem uma corrente que ele mesmo recomendou a mim uma vez q elimina muito esse barulho é uma corrento com retentor só que o custo dela é um pouco alto e não é facil de encontrar mais ele q mi endicou onde encontrar tambem.
abraços a todos.
att:mecanico
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
mecanico
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Ago 2009, 21:11
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Ola michael,o mecanico da pontual não esta errado oq acontece com esse sistema.
você não esta errado o sistema dele funciona desta maneira mesmo mas oq acontece como o sistema trabalha a seco e ainda por cima com uma corrente para acinar a placa de partida é muito normal acontecer ruidos pq ?
Pq como oq faz a placa de partida travar para acionar o motor são 3 roletes com molas agora imagine vc peças q precisa de uma certa lumbrificação para deslizar em uma superficie liza para travar a a engrenagem de partida em um motor q onde a parte do volante do motor não seja banhado a oleo tambem ele trabalhando a seco pode muito bem estar travando e mantendo a corrente acinada e causando ruidos muitos parecidos com de rolametos sem nada de lumbrificação.
olha faça um teste pegue um rolamento e va a uma oficina e peça para usar o bico de ar para fazer este rolamentos girar e o barulho q vc va ouvir seja bem parecido com oq esta acontecendo na shark do caro amigo Ricardo.
Espero poder ter ajudado você.
abraços a todos!
Att:mecanico
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
Ricardo Nascimento
Mensagens: 166
Registrado em: 23 Mai 2009, 17:08
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Olá AMIGOS, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Continuo não entendendo p** nenhuma do que vcs estão falando, mas compreendi perfeitamente o funcionamento desta peça e o motivo dela estar com esse ruido, vou falar com o mecanico da Pontual, confio muito na experiencia dele e sempre sigo as orientações que ele me passa.

Como já disse, eu não acredito muito em "garantia" e sempre viso o meu beneficio no uso da Shark e não vou ficar esperando um pronunciamento da fabrica para a solução ou melhoria da minha maquina.

Se houver outras maneiras de acabar com os defeitos que são relatados pelos proprietarios de Shark, vou faze-las.

Peço que continuem com os comentarios sobre as soluções e defeitos da nossa maquina, pois, estão me ajudando no momento do meu "problema" e antecipando as dicas aos proprietarios que certamente passarão por isso.

Nossa maquina ainda é suspresa nas ruas, e muita gente gosta do estilo da maquina mas critica pela sua nacionalidade, vamos mostrar que ela é melhor que eles pensam.

Continuo orgulhoso andando com ela na rua, mas este ruido esta me fazendo passar vergonha!!!

Mais uma vez agradeço!!!

Muito obrigado AMIGOS MICHAEL E MECANICO
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
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Digníssimos Ricardo e Mecânico,

Como disse anteriormente, ainda não conheço o sistema, portanto fica mais difícil de dar opiniões. Contudo, levando em consideração as explicações do colega MECÂNICO, como existe de fato a tal corrente e como a mesma se encontra instalada internamente no motor, percebo que não há o menor inconveniente de se usar graxa como lubrificante do sistema!

A graxa não deve ser utilizada ou não é indicada para lubrificar componentes que ficam expostos ao ambiente e intempéries, como a corrente da roda, em virtude de acumular muita sujeira e desgastar os componentes, mas, como percebi, esta corrente encontra-se selada dentro do motor e sem contato direto com o óleo lubrificante do mesmo, o que indica que se encontra em um compartimento independente.

Portanto, teoricamente, dentro do que pude entender a respeito do funcionamento do sistema, é perfeitamente plausível a utilização de uma graxa fina na intenção de sanar a falta de lubrificação e por consequência os ruidos provindos desta.

Me corrijam se eu estiver errado!!

Abraços,
Ricardo Nascimento
Mensagens: 166
Registrado em: 23 Mai 2009, 17:08
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Olá amigos, ainda não falei com o mecanico da pontual, mas tb não estou usando a coitadinha da Clotilde, o ruido aumentou muito, hj vou tentar fazer a tal lubrificação como o mecanico me ensinou, será que posso usar o GRAFITE EM PÓ?
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
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Caro RICARDO NASCIMENTO,

devido ao movimento circular intenso, não creio que o grafite em pó ficará por muito tempo no sistema, muito provavelmente será expelido pela força centrífuga quando a partida for iniciada. Creio que uma graxa grafitada fina seja melhor solução.

Contudo, verifique se o ruído está sendo realmente gerado por este sistema ou se é criado em outras partes do motor e está se refletindo no sistema de partida.

Abraços,
Responder