Sinais e dicas para viagem em grupo

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Sahnep
Mensagens: 354
Registrado em: 03 Dez 2010, 22:19
Localização: Tramandaí

Tá bom, o tópico "parou" no mês passado, mas vou postar aqui assim mesmo.

Achei muito interessantes as dicas que encontrei aqui, nunca tive a oportunidade de fazer um passeio em comboio, mas sempre fico babando quando vejo um passar, eheh... Agradeço ao passoal que publicou aqui algumas convenções e suas experiências, acho que isso me deu uma boa idéia de como me comportar quando for andar em comboio.
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Assistindo o vídeo do imbecil que simplesmente atropelou um monte de ciclistas em Porto alegre me veio à cabeça que seria bom o grupo repensar a atitude de bloquear a rua para que o comboio passe sem se partir. Digo isso pq em duas oportunidades parei a moto em frente de pessoas que não gostaram disso, uma foi em Ubatuba eu acho (o Caruso que deve lembrar bem, já que ele ouviu a tiazinha do carro me xingando pra caramba..rsrs) e a outra em Araras (um motoqueiro furou o bloqueio formado por mim e pelo Fernando "Zé Cana", e saiu bravo ainda por cima). Dai fiquei imaginando o que pode acontecer se ao invés da passeata dos ciclistas fosse o nosso comboio que estivesse "atrasando" aquele animal. Ou coisa, é que lendo uma entrevista com o delegado de transito, ele estava culpando o grupo de ciclistas, pois eles não avisaram a policia e nem outro órgão responsável sobre a passeata.

Será que esse episódios com os ciclistas pode servir de exemplo pra gente, ou são dois casos completamente deferentes?
Paulo Moura
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Moura, me pergunto no que é que a polícia ajudaria nesse caso. Seria para proteger os ciclistas? Com certeza não seria para dividir a rua em duas, permitindo o acesso de todos.

Pelo que vi, os ciclistas estavam "rodando", ou seja, não bloquearam o trânsito como costumam fazer os "Sem Terra", quando bloqueiam estradas e queimam pneus. Então, o que falta é tolerância dos motoristas. Por acaso se tivesse obras na rua, interrompendo o trânsito, este paspalho teria avançado sobre as obras? Não duvido que estivesse chapado de álcool ou drogas também.

Esse estúpido precisa ter sua habilitação suspensa por uns 5 anos e ter que prestar trabalhos em hospitais de pessoas atropeladas pelo mesmo período. Cadeia é muito light, pois fica o dia todo sem fazer nada. Ele precisa trabalhar para ganhar dinheiro e pagar o estrago que fez na vida daqueles que ele atropelou. Mas isso é caso para outro tópico.

Quando fechamos a passagem em ruas e rotatórias, é para a segurança de todo o grupo. Os motoristas deviam entender isso. Mas acionar a polícia rodoviária e polícia militar para nos acompanhar em cada passeio, seria muito difícil. Talvez se 2 ou 3 motos fecharem a passagem, seja mais fácil de convencer o motorista que DEVE PARAR. E se alguém "vier para cima", farei valer o "medo que alguns tem de motoqueiros", e vou para cima do motorista encrenqueiro. "Palavras educadas servem para povo educado. Para povo ignorante, só porrada resolve".

Você me conhece e deve entender o teor de minha declaração, Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

jirschik escreveu:Moura, me pergunto no que é que a polícia ajudaria nesse caso. Seria para proteger os ciclistas? Com certeza não seria para dividir a rua em duas, permitindo o acesso de todos.
Isso foi exatamente o que um dos organizadores disse em resposta ao delegado de transito.
Também Achei a atitude do delegado meia estupida em por a culpa nos ciclistas :wink:
Paulo Moura
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Vou aproveitar que estava discutindo sobre assunto no tópico viewtopic.php?t=7203 para falar aqui também sobre o comportamento dos carros quando estamos em comboio, serve de alerta:

Quando estamos em formação ficamos assim:

ImagemImagem
ImagemImagem
ImagemImagem

Sempre com distância segura entre uma moto e outra na sua frente e traseira e espaço para desvios laterais a direita e esquerda.

Dai acontece do carro fazer isso...

ImagemImagem
Imagem Imagem
ImagemImagem

O próximo passo e empurrar a moto à direita do carro forçando ocupar o espaço à direita da primeira moto e causando o efeito:

ImagemImagem
ImagemImagem
ImagemImagem

Em resumo, além de colocar as pessoas em risco, o carro afeta os parâmetros de segurança do grupo....

Vamos ser mais cordiais no trânsito...

:idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Quando vejo um carro "entrando no comboio", como a sequencia de imagens acima, é quase sempre porque ele quer sair da estrada onde está e acessar à direita, para entrar em outra estrada ou posto de gasolina, etc.

Quem faz parte do "pelotão" do comboio, tem que ter em mente que o Líder direciona o grupo, aumenta e diminui velocidade, ultrapassa OU NÃO, de forma a garantir a segurança do grupo. Quem já foi Líder e REALMENTE se preocupa com a segurança do grupo, sente que está conduzindo um caminhão de 500m, 600m, dependendo do tamanho do comboio. Então, NÃO ENTREGUE TODA A RESPONSABILIDADE AO LÍDER, pois nem sempre é possível encontrar um ponto de ultrapassagem para um comboio de 500m, 600m ou mais. Se outro veículo encostar em você, olhe para frente e veja se ele não está mesmo é querendo sair da estrada e DÊ PASSAGEM! NÃO ACELERE! Ele também tem direito de usar a estrada e quanto mais você segurar a passagem dele, maior será a probabilidade de ele te dar uma "fechada" para não perder a saída da estrada.
Tem também aqueles que entram no comboio em um aclive - por exemplo - porque não tem força para ultrapassar o comboio e tem um idiota atrás dele, piscando o farol para ultrapassar. Não adianta fazer cara feia para o idiota, que ele não vai se assustar. E lembre-se que entre um carro e uma moto, a moto é sempre mais fraca e em caso de acidente, somos os maiores perdedores. Neste caso, reduza e abra espaço para o lerdo dar passagem para o idiota. Depois o lerdo volta para a pista dele, ou você Lidera a ultrapassagem.
Pior do que um carro ficar temporariamente dentro do comboio, é dividir o comboio por causa disso e tê-lo segmentado em 2 ou 3 partes, quando estamos prestes a trocar de estrada.

Reforçando a afirmação do Jovi: Vamos ser mais cordiais no trânsito...
Imagem
edu.ramos
Mensagens: 82
Registrado em: 25 Jan 2011, 20:41
Localização: David Canabarro

É disso que estou falando, cordialidade.
Se não nos igualamos aos idiotas.
Loka
Mensagens: 92
Registrado em: 27 Mar 2011, 23:10
Localização: São Paulo

eu to lendo aquele guia que alguem, acho que o camarao, me deu... mas to lendo aqui tb e to aprendendo bastante... obrigada pelas dicas...

por instinto de sobrevivencia, se alguem liga a seta e joga, eu desacelero, dou um toque no freio para o de tras ver a redução e deixo entrar... mas isto to falando em cidade...

na estrada ainda sou novata.... é provavel que seja o mesmo, só nao sei ainda como será a minha reacao para ultrapassar e retomar o comboio :oops: rs (coitado dos anjos comigo!!!rs)... to começando a me acostumar com o baita ponto cego que tem nos espelhos da mirage... é que no começo sofri!!... mas já entendi, sempre confiar no lider e nos anjos...rsrs

mas é bom saber com devemos agir nestes casos...
confesso que fiquei perdida em alguns momentosquando fui para cotia, como por exemplo num momento em que um carro realmente entrou em cima de mim (saiu de uma das saidas da raposo), neste caso nao tinha nem como eu reduzir, pq o cara foi para cima de mim... eu joguei para esquerda sem sair da faixa, pq o adauto ja havia se adiantado a minha frente encostando no carro para me proteger, e dai dei uma acelerada para voltar a minha posição na frente do carro... só nao sei se era isso mesmo que eu deveria ter feito... o que eu deveria ter feito? tava tensa viu..... quase nada!!rsrs

como sou novata, nesta primeira para cotia acabei deixando uma distancia da moto da minha frente por insegurança... (era minah primeira semana com embreagem, nunca tinha engatado a 5, mereço um desconto), o adauto deu uma duas ou tres seguradas na galera jogando carro apra entrar na minha frente no comboio... eu sei que isto é super errado, deixar este espaço, pq é onde os carros tentam quebrar o comboio, por isso gostaria de saber qual é a distancia segura?

outra dúvida, se estiver ocorrendo algum problema comigo, um passageiro pode fazer algum sinal além do lider para avisar que precisa parar? o que o passageiro do combio deve fazer?

agora to um pouco mais confiante, espero que possa curtir mais a minha proxima viagem, pq a primeira eu adorei, mas nao quero chegar de novo com aquele sensacao de que vou desmair a qualquer momento de novo nao!!rsrrs
Mirage 250 2011
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Loka escreveu:...outra dúvida, se estiver ocorrendo algum problema comigo, um passageiro pode fazer algum sinal além do lider para avisar que precisa parar? o que o passageiro do combio deve fazer?
Pode sinalizar sim! Afinal, todos somos responsáveis pela segurança individual e do grupo.

Suponha que o comboio esteja na faixa direita, fechando o acesso de uma saída da rodovia, e um carro quer acessar esta saída. Ele deveria entrar atrás do comboio e esperar a sua vez. Mas se acontecer como o Jovi exemplificou acima, o carro pode entrar na sua frente e nessa hora você deve sinalizar um "atenção" para todos os que estão logo atrás de você, diminuam a velocidade para deixar o carro passar.

Outro exemplo: Se você estiver com problemas mecânicos (a moto desligou enquanto você está no comboio), indique um "atenção" e encoste a moto no acostamento. Um anjo deverá parar para te ajudar e outro deverá avisar do problema ao Líder, que deverá encontrar um local seguro para estacionar o comboio até que faça contato com o anjo que parou.

Outro exemplo: Se estivermos em comboio e sua moto apresenta problema de alto consumo e seu combustível está no fim, você deve sair do comboio, acelerar até o Líder, "bater no seu tanque" para indicar que precisa de combustível, e postar-se logo atrás do Líder, para que ele encontre um local de abastecimento. Se não der tempo, acontecerá como no caso anterior, onde você sai para o acostamento e o Anjo te auxilia.
Imagem
Loka
Mensagens: 92
Registrado em: 27 Mar 2011, 23:10
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:
Loka escreveu:...outra dúvida, se estiver ocorrendo algum problema comigo, um passageiro pode fazer algum sinal além do lider para avisar que precisa parar? o que o passageiro do combio deve fazer?
Pode sinalizar sim! Afinal, todos somos responsáveis pela segurança individual e do grupo.

Suponha que o comboio esteja na faixa direita, fechando o acesso de uma saída da rodovia, e um carro quer acessar esta saída. Ele deveria entrar atrás do comboio e esperar a sua vez. Mas se acontecer como o Jovi exemplificou acima, o carro pode entrar na sua frente e nessa hora você deve sinalizar um "atenção" para todos os que estão logo atrás de você, diminuam a velocidade para deixar o carro passar.

Outro exemplo: Se você estiver com problemas mecânicos (a moto desligou enquanto você está no comboio), indique um "atenção" e encoste a moto no acostamento. Um anjo deverá parar para te ajudar e outro deverá avisar do problema ao Líder, que deverá encontrar um local seguro para estacionar o comboio até que faça contato com o anjo que parou.

Outro exemplo: Se estivermos em comboio e sua moto apresenta problema de alto consumo e seu combustível está no fim, você deve sair do comboio, acelerar até o Líder, "bater no seu tanque" para indicar que precisa de combustível, e postar-se logo atrás do Líder, para que ele encontre um local de abastecimento. Se não der tempo, acontecerá como no caso anterior, onde você sai para o acostamento e o Anjo te auxilia.
ahhhh entendi... obrigada pela explicacoes!!!
Mirage 250 2011
Responder