Galera, eu também estou na luta pra tirar a CNH, e comigo acontece algo muito chato, tanto nas aulas quanto no exame, que fiz à 2 semanas e reprovei...
Estou tirando a carta em Osasco - SP.
o traçado das aulas e do exame é praticamente plano... praticamente, pois percebi que em um certo trecho do '8', e na 1ª das 2 curvas seguidas de 90º, existe sim um certo desnível, não o suficiente para ser chamado de subida, porém a inclinação está lá...
O que acontece é que, conforme 'ensinado' na minha auto-escola, esse 2 trechos devem ser feitos com a moto engrenada e sem aceleração alguma, apenas deixando a moto levar. Não sei dizer qual moto exatamente é, mais é a padrão (imagino que seja a Honda CG).
O problema é que, provavelmente devido ao meu peso (115kg), a moto simplesmente morre se eu não acelerar nesses pontos. No '8' ainda beleza, por que logo após a primeira 'perna' dele, dá pra dar uma aceleradinha, e boa... agora, na primeira curva de 90º, não dá pra acelerar, pq o guidon tá totalmente virado... Nas aulas (onde muitas vezes aconteceu dela morrer, e o meu 'querido' instrutor me 'acusou' de estar freiando a moto), o jeito era fazer a curva rápido, acelerando antes dela, e logo após a curva (logo mesmo!!) dar a tal aceleradinha (ela faz aquele barulho de 'batendo', saca? mais pelo menos vai), mais dai fica mais complicado de não queimar a faixa...
Vou tentar o exame novamente daqui 15 dias... To pensando em fazer a tal curva levemente chutado (rsrs...), e ver no que dá... Outra saida seria queimar a embreagem, mais não sei se o avaliador vai gostar...
Segundo o instrutor, a moto tem injeção eletrônica, o que significa que não tem como regular a marcha lenta da moto...
Alguém já passou por algo parecido? Tem algum conselho???
Valeu!!!
p.s.: No meu caso, a auto-escola sequer me preparou pro exame, eu acho... rsrs
Exame do Detran
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores
-
- Mensagens: 259
- Registrado em: 24 Out 2012, 16:25
- Localização: Osasco
- Contato:
-= Maverick =-
-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
Quando eu fiz aulas, tinha uma CG que reprovava boa parte dos desavisados, pois a prova é as 7 da manhã, as motos estão todas frias, e essa em particular estava com o giro da lenta bem baixo. Era super comum a moto morrer nas curvas de 90 graus.
Se possivel, treine em uma moto dessas e se habitue a manter o giro acima de 1500 RPM, usando a embreagem pra não correr muito ...
Outra opção é regular o cabo do acelerador, de tal forma que o giro sempre mais alto do que o da marcha lenta, mas acho isso uma péssima idéia.
No trecho que vc falou que se deve embalar a moto, acelere o motor mas mantenha a velocidade, controle isso com a embreagem... Mas não invente de cortar giro no exame
Mas é isso, mantenha a aceleração de leve e controle o impulso da moto pela embreagem nos trechos mais lentos, ela só vai morrer se a gasolina acabar ou se a moto apresentar defeito.
Se possivel, treine em uma moto dessas e se habitue a manter o giro acima de 1500 RPM, usando a embreagem pra não correr muito ...
Outra opção é regular o cabo do acelerador, de tal forma que o giro sempre mais alto do que o da marcha lenta, mas acho isso uma péssima idéia.
No trecho que vc falou que se deve embalar a moto, acelere o motor mas mantenha a velocidade, controle isso com a embreagem... Mas não invente de cortar giro no exame
Mas é isso, mantenha a aceleração de leve e controle o impulso da moto pela embreagem nos trechos mais lentos, ela só vai morrer se a gasolina acabar ou se a moto apresentar defeito.
Assistindo uma emissora de TV da Espanha ( a TV Galicia) percebe-se que eles tem preocupação com o aprendizado dos novos motoristas, pois lá como cá a coisa não é muito diferente, principalmente com os acidentes entre jovens bebados.
Mas claro, lá os recursos são melhores no quesito educação de transito.
Mas claro, lá os recursos são melhores no quesito educação de transito.
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: 17 Jul 2012, 19:01
- Localização: São Paulo
- Contato:
Mas logo logo do jeito que vai , eles vão inventar mais um teste tipo como desviar do assalto e linha de pipa !
Com sua permissão vou discordar.cros escreveu:Assistindo uma emissora de TV da Espanha ( a TV Galicia) percebe-se que eles tem preocupação com o aprendizado dos novos motoristas, pois lá como cá a coisa não é muito diferente, principalmente com os acidentes entre jovens bebados.
Mas claro, lá os recursos são melhores no quesito educação de transito.
Eu morei 11 anos na Espanha e pode ter certeza de que nem sempre os recursos são melhores.
Os bêbados são iguais em todo mundo. E os limites na velocidade são mais ou menos os mesmos. Eu diria que as punições aqui são mais duras que lá.
A principal diferença é que a CNH lá não é igual para todas os "tamanhos" de moto. Você tem que começar com um licenciamento que da para pilotar até X cc, depois de um tempo pode passar para a seguinte que também tem limite e so depois de outro tempo mais chega a poder pilotar motos maiores.
Fora isso, as autoescolas são mais ou menos a mesma coisa que aqui.
Não se deixe enganar por ser um pais europeio.
Na vida e na moto, para manter o equilíbrio é necessário estar em movimento.
Esses dias vi pela TV Galicia, uma equipe ou entidade mostrando para estudantes como funciona um carro no transito e tinha um equipamento onde um carro ficava preso e era girado no seu eixo pra mostrar o que acontecia se ele capota-se, com alguns estudantes dentro, com o cinto é claro.
Além disso tinha um simulador tipo copkit de avião, outro mostrava o que acontecia com o impacto do veiculo num obstaculo, se isso não é recurso...
Além disso tinha um simulador tipo copkit de avião, outro mostrava o que acontecia com o impacto do veiculo num obstaculo, se isso não é recurso...
Mas isso não é o mais comum.
Na vida e na moto, para manter o equilíbrio é necessário estar em movimento.
Fui aprovado hoje, minha primeira tentativa, após 19 aulas. Estava um pouco nervoso antes do exame, não pude usar meu capacete pois estava sem adesivo refletivo. Relaxei e deu tudo certo. Mesmo aprovado não tenho a menor condição de me aventurar nesse trânsito selvagem.
trthrash escreveu: Mesmo aprovado não tenho a menor condição de me aventurar nesse trânsito selvagem.
Ninguém sai das provinhas do detran pronto pra enfrentar a selva do transito, isso é apenas uma autorização pra poder dirigir.
Amigão fique tranquilo pois o principal voce ja tem que é a consciencia de que ainda tem muito que aprender antes de se aventurar em uma grande metropole. A maioria pega a CNH e ja se considera um Alexandre Barros, parabens por sua responsabilidade.trthrash escreveu:Fui aprovado hoje, minha primeira tentativa, após 19 aulas. Estava um pouco nervoso antes do exame, não pude usar meu capacete pois estava sem adesivo refletivo. Relaxei e deu tudo certo. Mesmo aprovado não tenho a menor condição de me aventurar nesse trânsito selvagem.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.