Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
P.H.
Administrador
Mensagens: 1367
Registrado em: 22 Jun 2007, 13:37
Localização: Jundiaí
Contato:

Matéria publicada no blog do MotosCustom

A realidade da estrada não muda. ­ Acidentes de moto podem e irão acontecer, mas independente se o acidente foi causado pela negligência de outro motorista, algo escorregadio na estrada, ou um erro de pilotagem, você pode seguir essas dicas para diminuir drasticamente as suas chances de sofrer um acidente.

Antes de pilotar

Leia o manual da moto: isso vai lhe ensinar várias especificações que você pode achar serem bem úteis, tanto no entendimento quando para a manutenção de sua motocicleta;
Verifique os pneus: são os componentes mais importantes de sua moto. Verifique a superfície dos pneus por cortes ou objetos presos a eles. Verifique a pressão dos pneus;
Verifique os cabos: cabos geralmente são fortes e raramente quebram, mas verifique a lubrificação e se estão desgastados;
Verifique as luzes, setas, buzina e espelhos;
Veja o nível do óleo, combustível, e se sua moto é refrigerada à água, os níveis do radiador;
Se sua moto tem transmissão por corrente, verifique a tensão e a lubrificação da corrente;
Tenha certeza que o descanso lateral e o central, se tiver, estejam levantados e permaneçam assim;
Verifique os freios na saída, tenha certeza de que estão funcionando bem.

Na estrada

Lembretes para pilotar com segurança no trânsito:
Olhe em volta sobre potenciais perigos;
Avalie os riscos, areia, óleo, combustível, outros carros, animais;
Execute a ação apropriada para o tipo de perigo que enfrentar;
Tenha certeza de que os outros motoristas vejam você:
Deixe o farol da moto sempre aceso, mesmo de dia, e sempre sinalize suas intenções com a seta. Lembrando que por lei é obrigatório transitar com motocicleta usando farol aceso;
Não tenha dó de usar sua buzina para avisar sua presença ou para avisar as pessoas do que elas estão fazendo ("costurando" o trânsito, chegando perto demais, etc.);
Sempre posicione sua moto onde ela possa ser vista, não se coloque bem atrás de um caminhão ou carreta, ou fique no ponto cego de um veículo;
Tenha certeza que você pode ver os outros e eles possam te ver, o máximo que puder.
Mantenha seus olhos atentos a tudo que está em sua volta, se eles estiverem fixos em uma só coisa você pode não ver um risco em potencial.
Nunca deixe seus olhos fixos em um objeto por mais de 2 segundos

Quando estiver pilotando no trânsito, com velocidade de até 60km/h, mantenha sempre uma distância de 2 segundos do veículo que está na sua frente.

Quando estiver na estrada, em alta velocidade, a distância deve ser de 3 a 4 segundos, ou até mais, dependendo de sua velocidade.

Cruzamentos são particularmente perigosos. Sempre verifique se não vem nenhum veículo de qualquer lado, tenha certeza de que ninguém possa passar por cima de você.

Seja esperto ao ultrapassar:

Você deve estar 2 ou mais segundos atrás do veículo que quer ultrapassar;
Sempre verifique seu ponto cego virando sua cabeça antes de começar a manobra;
Nunca, mas nunca ultrapasse em uma curva.

Pilotando à noite

Cuidado com o lusco-­fusco(final da tarde e começo da noite), pois é quando seus olhos estão se ajustando a mudança de luminosidade, da luz do dia para as luzes dos veículos;

A distância entre você e os outros veículos se torna muito mais importante quando escurece;

Use sempre uma viseira sem riscos. Um risco pode criar uma refração da luz que pode te confundir duas luzes podem se tornar 4, por exemplo. Utilize um bom limpa lentes.

Por enquanto é isso, nos próximos posts falaremos sobre carregar passageiros e pilotar em grupo, espero que aproveitem as dicas e pilotem com segurança.
Empreendendo
Ovelha Negra
Mensagens: 292
Registrado em: 13 Jun 2013, 19:16
Localização: Porto Alegre
Contato:

Gosto de andar de noite...

Não me incomodo com a chuva...

Imagem

Imagem

Imagem

O mais importante acredito seja o fato de que se você tiver dúvida, não vá...se você tem confiança que passa em um espaço entre dois carros, pense que eles podem não ter visto você.

Rodei um pouco por este Brasil, e fui ser atropelado por um idiota sem carteira na entrada de minha cidade, e fiquei sem pilotar de 2006 até 2010.

Ainda tenho dificuldades de locomoção que são permanentes...

Não gosto de pegar estrada nas sextas e sábados de noite, são as noites dos irresponsáveis...

Ovelha
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Ovelha Negra escreveu:...Não gosto de pegar estrada nas sextas e sábados de noite, são as noites dos irresponsáveis...
E acrescento mais amigo, sair de madrugada para uma viagem na sexta ou sábado também é perigoso, pois corre-se um risco muito grande pelos bebuns e drogados, uma rapaziada em sua grande maioria saindo das baladas, que geralmente acabam quase de manhã as festas nas casas noturnas.
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Concordo com 90% do texto, e vale a pena no quesito "condições adversas de pilotagem":

http://revista.webmotors.com.br/yahoo/o ... 3467603985
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
melzão
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jul 2012, 03:38
Localização: Araranguá

Amigos,

o que vcs sugerem pro frio??

Moro no sul de SC e aqui faz muito frio no inverno. 5 graus, por exemplo...

Que roupas, luvas etc. vcs indicam pra não pegar frio???
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

melzão escreveu:Amigos,

o que vcs sugerem pro frio??

Moro no sul de SC e aqui faz muito frio no inverno. 5 graus, por exemplo...

Que roupas, luvas etc. vcs indicam pra não pegar frio???

Isso depende muito, aqui mais ao sul tem vezes que nem segunda pele com cordura resolvia, joelhos e pés tinham que receber uma folha de jornal pra guentar...
Nas mãos cabe uma segunda pele com luva por cima, mas tem gente que não consegue pilotar com luvas, quanto mais duas.
E bala clava segunda pele.
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

a bolha também dá uma ajudada... :D na minha sinto frio nas canelas só... hehehe uso uma jaqueta de couro/napa que tem um ziper que fecha até o pescoço... uso umas luvas vagabundas de napa ... e realmente o maior frio é nas pernas, canela etc...

abraço
Imagem
melzão
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jul 2012, 03:38
Localização: Araranguá

Vou comprar por menos de duzentão uma segunda pele pro corpo todo e uma balaclava.

Se resolver posto aqui.

Pras mãos, vou comprar uma luva que tire menos o tato porque as de couro atrapalham um pouco. Vamos ver se acho uma que proteja do frio e de eventual queda....
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Motociclista morre em acidente na Avenida Padre Cacique em Porto Alegre

Imagem
Imagem

Segundo um comentário de um taxista, esse ponto seria propício a um acidente grave, ainda mais se o cara vem em alta velocidade, e pelo estrago não deve ter sido a 60km.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/tr ... 64247.html
Imagem
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

E aí irmandade? ?
Criei este tópico para darmos exemplos de riscos que temos que conhecer e evitar com experiência dos amigos.
A minha primeira dica de um grande risco é andar com farol alto em rodovia à noite noite para poder eenxergarr de longe algum brilho no acostamento ou no meio do mato pois muitas vezes são animais que o farol remetem em seus olhos e geralmente saem correndo para atravessar a pista quando vc esta chegando. Um abraço a todos.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
Responder