Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
ronei2003
Mensagens: 10
Registrado em: 12 Ago 2012, 14:26
Localização: Pimenta Bueno

Galera sou fã de ambãs mas aprecio uma segurança e conforto em uma viagem, não achei nenhum tópico relacionado, mas gostaria de saber.ainda não tenho moto mas pretendo comprar uma logo.Lembrando que tenho 1.86 metros não sei se isso influencia em algo.

- Qual é melhor para um viagem uma Harley ou uma BMW F 800 GS, por exemplo? E das similares quais vocês consideram mais confortáveis.
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Colegas, hoje venho colocar uma situação que está me perturbando:

Motoristas apressados que andam colados na traseira da moto, de modo que se eu frear bruscamente ou mesmo soltar um pouco do acelerador, é possível que haja uma colisão porque o motorista não teve espaço e tempo para frenagem, entendo que a lei diz que a culpa recairia sobre o motorista, mas a dor física, e a dor de cabeça, cairia sobre mim, fora que a minha moto não seria mais a mesma.

Certo de que os srs já se depararam com esta situação, peço conselhos para estes momentos dificeis. Alguns fatos:

1º Não ando acima da velocidade permitida nem que o sinal lá na frente esteja verde e toda a rua vazia com apenas um carro atrás de mim.
2º Geralmente ando um pouco mais devagar que os outros carros na via
3º Os caminhos que pego, geralmente são uma unica faixa, impossibilitando o motorista apressado de trás de me ultrapassar.

Conselhos?

Grato
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Tolentorine escreveu:Colegas, hoje venho colocar uma situação que está me perturbando:

Motoristas apressados que andam colados na traseira da moto, de modo que se eu frear bruscamente ou mesmo soltar um pouco do acelerador, é possível que haja uma colisão porque o motorista não teve espaço e tempo para frenagem, entendo que a lei diz que a culpa recairia sobre o motorista, mas a dor física, e a dor de cabeça, cairia sobre mim, fora que a minha moto não seria mais a mesma.

Certo de que os srs já se depararam com esta situação, peço conselhos para estes momentos dificeis. Alguns fatos:

1º Não ando acima da velocidade permitida nem que o sinal lá na frente esteja verde e toda a rua vazia com apenas um carro atrás de mim.
2º Geralmente ando um pouco mais devagar que os outros carros na via
3º Os caminhos que pego, geralmente são uma unica faixa, impossibilitando o motorista apressado de trás de me ultrapassar.

Conselhos?

Grato
Já passei com isso com minhas duas motos. Não é agradável.

Em algumas situações excepcionais confesso que torci o cabo, mas de verdade, isso não é lá muito seguro. As vezes parece que os caras fazem isso para ver se você sai arrancando mesmo.

Ultimamente, quando vejo esses apressadinhos, mesmo que seja única faixa eu jogo um pouco a moto para a direita, gesticulo com a mão esquerda, ou até dou uma seta fazendo sinal para que o sujeito passe, eles passam, alguns xingam outros agradecem, mas o ato em si já confere maior segurança do que o infeliz andando colado. Fica a dica.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Não existe formula, é como perguntar: "Como sair pra rua e não ser asaltado?"
Temos que contar com a sorte ou mudar de pais.
Imagem
Avatar do usuário
wagner_salsa
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jan 2013, 22:59
Localização: São Paulo

Situação recorrente para mim. A vontade é parar a moto e dar uns sopapos na cara do infeliz, pois se ele der um mínimo toque na sua moto,você se esborracha no chão, se arrebenta todo e ele provavelmente nem lhe prestará socorro. Mas na impossibilidade de sair embolachando meio mundo por ai e se metendo em confusão, as dicas do Renan certamente são as mais válidas, embora cada situação seja diferente da outra, não existindo, como disse o Cros, nenhuma formula para isso.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Já a muitas decadas esse comportamento era mostrado e não é algo nosso, pois copiamos tudo mesmo.

<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/f6sMhAlVzgE?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/f6sMhAlVzgE?ve ... t_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Imagem
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Tolentorine escreveu:Colegas, hoje venho colocar uma situação que está me perturbando:

Motoristas apressados que andam colados na traseira da moto, de modo que se eu frear bruscamente ou mesmo soltar um pouco do acelerador, é possível que haja uma colisão porque o motorista não teve espaço e tempo para frenagem, entendo que a lei diz que a culpa recairia sobre o motorista, mas a dor física, e a dor de cabeça, cairia sobre mim, fora que a minha moto não seria mais a mesma.

Certo de que os srs já se depararam com esta situação, peço conselhos para estes momentos dificeis. Alguns fatos:

1º Não ando acima da velocidade permitida nem que o sinal lá na frente esteja verde e toda a rua vazia com apenas um carro atrás de mim.
2º Geralmente ando um pouco mais devagar que os outros carros na via
3º Os caminhos que pego, geralmente são uma unica faixa, impossibilitando o motorista apressado de trás de me ultrapassar.

Conselhos?

Grato
Pode ser que o cara esteja tirando onda, ou simplesmente ele está com pressa, mas independente, bom senso sempre.
Nesse caso não tem muito o que fazer, o negócio é facilitar a ultrapassagem.

Já aconteceu comigo um caso mais radical, nesse caso eu tava só passeando mesmo. :D
Mas o cara tava pertubando atrás e não passava de jeito nenhum, e eu já tava quase em cima da calçada. Até que eu simplesmente encostei e parei, queria ver se ele ia parar e esperar eu sair.
Ele até parou meio assustado, mas logo partiu e continuei meu passeio sussa. 8)

Dependendo da situação, você também pode, sem reduzir a velocidade, dar um toque no pedal de freio, só pra acender a luz pra alertar o cidadão. Testa com ela parada o tanto que é necessário pisar para acender, quem sabe isso dê uma ajuda em determinada situação.

Boa sorte! o/
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Aumentei um pouco a velocidade que ando e também mudei os horários, a princípio deu uma melhorada nessas situações.

Por sinal, hoje vi uma Mirage 150 que um carro bateu na traseira, putz, que tristeza, a moto estava feia, acho que o negócio é ter um seguro e seguir essas dicas que os senhores já citaram.

Hoje me aconteceu outra situação, nada a ver com o assunto anterior:

Estava dando um passeio e percebi que a moto começou a perder força, a marcha mudava e voltava como se a moto estivesse desligada e ai ela morreu. Tentei dar partida nela 2 vezes, sem sucesso, girei a torneira para a reserva e dei a partida, a moto voltou a andar e cheguei tranquilamente em casa.

Nunca tive problemas com gasolina acabando antes, então não sei se são estes os sintomas de que é hora de mudar pra reserva, ou se pode ter sido outro problema que não seja a falta do combustível, e ter acionado a reserva e a moto funcionar possa ter sido apenas uma coincidência, o que os senhores acham?

Amanhã pretendo encher o tanque da moto (Mirage 150), este meu ultimo tanque durou 2 meses. Então acredito que enchendo ele, vá durar mais um bocado, agora uma dúvida: No dia 22/6 eu viajo e deixarei a moto parada até 7/7, com o tanque cheio, a torneira desligada e o carburador sem gasolina, pois deixarei ela ligada até que a gasolina do carburador acabe, pela experiencia dos senhores, há algum problema que eu possa vir a ter por deixar a moto parada tanto tempo com o tanque cheio?

Agradecido,
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Ótima matéria, principalmente para o pessoal que está iniciando:

http://g1.globo.com/carros/dicas-de-mot ... mento.html
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

RenanSP escreveu:Ótima matéria, principalmente para o pessoal que está iniciando:

http://g1.globo.com/carros/dicas-de-mot ... mento.html
E também pros tios como eu :mrgreen: , é sempre bom reler estas matérias, pois a gente com o tempo pode adquirir algum vício de condução ou não estar dando a devida atenção a algum ítem da moto.

Eu gostei muito desta reportagem, especialmente da técnica da calibragem para alguns tipos de asfalto, com remendo sem remendo, etc.
Imagem
Responder