Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

wellrod escreveu:
dan_himself escreveu: Só conheço o pessoal daqui do fórum... nenhum amigo meu fora daqui sequer cogita andar de moto... todos acham que eu fiz uma "loucura" ao comprar uma...
Teve um que disse que no mínimo eu teria que comprar um macacão de motoGP pra não morrer com a moto, acredita? O pessoal tem uma visão muito distorcida sobre motos... nunca sequer subiram em uma e já saem julgando... é sempre aquela mesma história: um amigo da prima da tia da namorada caiu e se ferrou....

Abraços,
DaN
O Macacão eu não digo, mas um bom casaco e calça Jeans são de SUMA importância!!! Já passei por 2 incidentes em que o casaco me ajudou e MUITO!!!

Utilizo os da IXON... não são baratos, mas são muito eficientes... rígidos e com proteções no cotovelo e ombros...

O transito de SP mudou muito... sabado por exemplo, tem MUITO transito...
Quanto aos equipamentos de proteção, eu uso: joelheira, proteção pro quadril, calça de cordura, jaqueta com proteção rígida, botas e um bom capacete... ainda não comprei a luva...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

dan_himself escreveu:
wellrod escreveu:
dan_himself escreveu: Só conheço o pessoal daqui do fórum... nenhum amigo meu fora daqui sequer cogita andar de moto... todos acham que eu fiz uma "loucura" ao comprar uma...
Teve um que disse que no mínimo eu teria que comprar um macacão de motoGP pra não morrer com a moto, acredita? O pessoal tem uma visão muito distorcida sobre motos... nunca sequer subiram em uma e já saem julgando... é sempre aquela mesma história: um amigo da prima da tia da namorada caiu e se ferrou....

Abraços,
DaN
O Macacão eu não digo, mas um bom casaco e calça Jeans são de SUMA importância!!! Já passei por 2 incidentes em que o casaco me ajudou e MUITO!!!

Utilizo os da IXON... não são baratos, mas são muito eficientes... rígidos e com proteções no cotovelo e ombros...

O transito de SP mudou muito... sabado por exemplo, tem MUITO transito...
Quanto aos equipamentos de proteção, eu uso: joelheira, proteção pro quadril, calça de cordura, jaqueta com proteção rígida, botas e um bom capacete... ainda não comprei a luva...

Abraços,
DaN
Caramba... você então está bem preparado... as luvas são importantes!!! Pois geralmente é a primeira parte do corpo que entra em contato com o chão numa queda... aí pra evitar os ralados na mão que são muito incômodos, vá de luvas!!!

Já experimentei vários modelos... e as de couro são as que mas gostei... são mais resistentes e quando vão ficando velhas vão ficando estilosas... hehehe a minha tá acabada de velha!!! mas num troco por nada... o ruim é a chuva... parece que eu tenho 2 gatos molhados e mortos nas mãos... hehehe
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

wellrod escreveu:
Caramba... você então está bem preparado... as luvas são importantes!!! Pois geralmente é a primeira parte do corpo que entra em contato com o chão numa queda... aí pra evitar os ralados na mão que são muito incômodos, vá de luvas!!!

Já experimentei vários modelos... e as de couro são as que mas gostei... são mais resistentes e quando vão ficando velhas vão ficando estilosas... hehehe a minha tá acabada de velha!!! mas num troco por nada... o ruim é a chuva... parece que eu tenho 2 gatos molhados e mortos nas mãos... hehehe
Sim, é que ainda não achei um par de luvas que não me tire muito a sensibilidade das mãos e ofereça boa proteção...
Eu sou meio paranóico com esse lance de segurança, desde que fui atropelado por uma S10 a quase 80 por hora quando tinha 17 anos... nem eu sei (muito menos quem testemunhou o lance) como saí vivo desse episódio... e com apenas cortes no cotovelo (o parabrisa da S10 estourou no meu cotovelo) e ralados nas mãos... Tava com calça jeans grossa, jaqueta e mochila, o que não deixou eu bater a cabeça no chão... mas saí andando do acidente ehehehehe...
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

wellrod escreveu:hehehe a minha tá acabada de velha!!! mas num troco por nada... o ruim é a chuva... parece que eu tenho 2 gatos molhados e mortos nas mãos... hehehe
Tenho uma na mesma situação, quando molha se salve... kkkkkkk :lol:
Bromens
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Luvas com "sensibilidade" isso NON EXCISTE!!! COISA DO PSICO!!! Você simplesmente se acostuma com ela... e o corpo meio que "adere a luva" ao seu corpo como sendo parte dele...

é questão de se acostumar... no início é horrível... tirar uma chave do bolso, pegar a carteira, abotoar o capacete (mesmo tendo uma trava)... geralmente para essas tarefas faço com a moto parada e sem uma das luvas... mas para as tarefas de pilotagem é questão de costume... ligar setas, farol, passar marcha, freiar...

O ruim também das luvas de couro é depois que lava e ela seca... ficam parecendo pedra... a mão não entra nem por decreto... mas até hoje foram as melhores que já tive... tenho algumas outras, de diferentes materiais... mas essas são as minhas prediletas... comprei num dos únicos encontros de motociclista que fiz lá em Guapemirim-RJ... nunca mais encontrei desse modelo pra comprar...

no máximo você pode procurar por aquelas luvas que são cortadas nos dedos... mas não sei se a eficiência delas no quesito "segurança" será a mesma de uma luva completa...

um amigo meu tem uma que tem umas proteções na parte superior do punho... excelentes pra quebrar retrovisores... (heheheh brincadeiras à parte)

mas se você encontrar luvas de couro, experimente que você vai gostar!!!

Tem também aquelas luvas que "prometem" ser impermeáveis... mas até hoje não encontrei nenhuma decente... acho que é a tal de TEXX... feita com aquele material que imita o couro... como é o nome? Cordura? na primeira chuva ela fica toda molhada mas não molha as mãos... só que essa cordura desfia e revela o "incrível" material de impermeabilização que ela tem... seu interior é nada mais do que aquelas luvas de PLASTICO, MUITO das vagabundas que mulher usa pra proteger as mãos quando vai pintar o cabelo... Lastimável!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Duas das raras vezes que eu andei sem luva adivinha o que aconteceu?! :roll: :? ...
Mas o Well tem razão no começo andar de luva é a pior coisa que existe mas depois se acostuma, acaba ficando natural :wink:
Paulo Moura
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

wellrod escreveu:Luvas com "sensibilidade" isso NON EXCISTE!!! COISA DO PSICO!!! Você simplesmente se acostuma com ela... e o corpo meio que "adere a luva" ao seu corpo como sendo parte dele...

é questão de se acostumar... no início é horrível... tirar uma chave do bolso, pegar a carteira, abotoar o capacete (mesmo tendo uma trava)... geralmente para essas tarefas faço com a moto parada e sem uma das luvas... mas para as tarefas de pilotagem é questão de costume... ligar setas, farol, passar marcha, freiar...

O ruim também das luvas de couro é depois que lava e ela seca... ficam parecendo pedra... a mão não entra nem por decreto... mas até hoje foram as melhores que já tive... tenho algumas outras, de diferentes materiais... mas essas são as minhas prediletas... comprei num dos únicos encontros de motociclista que fiz lá em Guapemirim-RJ... nunca mais encontrei desse modelo pra comprar...

no máximo você pode procurar por aquelas luvas que são cortadas nos dedos... mas não sei se a eficiência delas no quesito "segurança" será a mesma de uma luva completa...

um amigo meu tem uma que tem umas proteções na parte superior do punho... excelentes pra quebrar retrovisores... (heheheh brincadeiras à parte)

mas se você encontrar luvas de couro, experimente que você vai gostar!!!

Tem também aquelas luvas que "prometem" ser impermeáveis... mas até hoje não encontrei nenhuma decente... acho que é a tal de TEXX... feita com aquele material que imita o couro... como é o nome? Cordura? na primeira chuva ela fica toda molhada mas não molha as mãos... só que essa cordura desfia e revela o "incrível" material de impermeabilização que ela tem... seu interior é nada mais do que aquelas luvas de PLASTICO, MUITO das vagabundas que mulher usa pra proteger as mãos quando vai pintar o cabelo... Lastimável!!!
As meio-dedo não protegem muito... tenho medo de perder os dedos ehehehe... se for pra usar luva, tem que ser luva mesmo ehehehe... Quero comprar aquelas com proteção na parte superior e na falange dos dedos....
Eu tenho um par de luvar de couro porém não tem proteção nenhuma... e são muito quentes... Vou dar uma passada no centro e ver o que eu encontro, um bom custo benefício... não precisa ser impermeável, não pretendo pegar chuva tão cedo... Agora quando começa a esfriar em SP temos o período de seca...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

wellrod escreveu:Luvas com "sensibilidade" isso NON EXCISTE!!! COISA DO PSICO!!! Você simplesmente se acostuma com ela... e o corpo meio que "adere a luva" ao seu corpo como sendo parte dele...

é questão de se acostumar... no início é horrível... tirar uma chave do bolso, pegar a carteira, abotoar o capacete (mesmo tendo uma trava)... geralmente para essas tarefas faço com a moto parada e sem uma das luvas... mas para as tarefas de pilotagem é questão de costume... ligar setas, farol, passar marcha, freiar...

O ruim também das luvas de couro é depois que lava e ela seca... ficam parecendo pedra... a mão não entra nem por decreto... mas até hoje foram as melhores que já tive... tenho algumas outras, de diferentes materiais... mas essas são as minhas prediletas... comprei num dos únicos encontros de motociclista que fiz lá em Guapemirim-RJ... nunca mais encontrei desse modelo pra comprar...

no máximo você pode procurar por aquelas luvas que são cortadas nos dedos... mas não sei se a eficiência delas no quesito "segurança" será a mesma de uma luva completa...

um amigo meu tem uma que tem umas proteções na parte superior do punho... excelentes pra quebrar retrovisores... (heheheh brincadeiras à parte)

mas se você encontrar luvas de couro, experimente que você vai gostar!!!
As minhas são Lúmica bem batidas mesmo... ficaram um tempinho paradas... mas já voltaram ao normal... Agora o odor é característico de couro velho com chulé... :roll: Mesmo assim adoro elas!!! :lol:

Luva é questão de costume, tem que usar...

Abração.
Bromens
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Pois é... e mais um lembrete... Luvas fresquinhas também NON ECZISTE!!! COISA DO PSICO!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Longe de parecer com o trânsito de SP ou do Rio, aqui temos alguns problemas e até algumas coisas boas por ser uma cidade pequena mas de turismo intenso.

Várias ruas possuem variações na largura, então em alguns trechos não há como usar o corredor. Ponto pros motoboys que entendem isso e ficam esperando aumentar o espaço. Ponto negativo para os táxis que se puderem andam no corredor com as motos.

Como SEMPRE tem turista por aqui, eles andam com calma até demais. Sempre devagar, o que seria bom se não estivessem distraídos olhando pra todos os lados menos pra frente, e pra trás nem se fala. Outro dia uma criatura quase passou por cima de mim, se não buzino e faço gritaria já era!!

O corredor (que quando tem) é estreito mas eu uso com a shadow onde consigo. É interessante ver que as motos menores (motoboys ou não) respeitam as motos grandes. Até os carros (não turistas) em geral facilitam a passagem.

Dan, eu usava uma Twister antes e assim aprendi bastante sobre como andar no meio do trânsito. Quando fui dar um primeiro rolê com a sombra sofri muito pq achei que conseguiria uma mobilidade pelo menos próxima. Que nada, não é só a largura do corredor, como ela é comprida se precisar manobrar é uma mão-de-obra danada. Mas meu amigo, só se adquire esse conhecimento praticando.

Sofri também com comentários desanimadores sobre o perigo e acidentes mas não desisti. Até hoje cai apenas uma vez com a Twister porque fui fechado. Não houve nada mas valeu pra manter o medo. Acredito que a postura do piloto é o fator principal para sua segurança. Ninguém está livre dos acidentes, mas se você pilota com cuidado, está devidamente equipado e atento ao seu redor os riscos diminuem consideravelmente.

Mas como já foi falado o medo da moto é saudável!! Te mantém vivo!!

Algo que percebi aqui foi a forma com que se tratam os carros, em geral, eles correspondem da mesma forma. Inúmeras vezes não havia espaço para eu poder passar e alguns motoristas abriam espaço ao ver que eu não ficava forçando. Um aceno com a mão ou a cabeça é o suficiente para mostrar que ele te ajudou e percebo que isso se repete com outros motociclistas que tenham a mesma postura.

Te digo o seguinte, calma e atenção. Deixe o medo em casa (mas só um pouco dele) e pratique. Muitas vezes fui rodar sozinho (até pq conheço poucos companheiros aqui) só pra adquirir experiência. Já foram 2k só de voltinhas. Hoje já estou usando o contra-esterço (que acredito ser uma técnica avançada pq o menor erro e vc vai pro chão), já consigo ter uma resposta mais rápida nas manobras, assimilei o tamanho da criança (as vezes acho que piloto um caminhão :lol: :lol: ) e tudo isso só prática.

Sempre que conseguir dê uma volta com ela. Nem que seja na quadra. A cada volta vc aprende coisas novas, mesmo que seja o mesmo trajeto e que vc já tenha tido outra moto.

E pra finalizar as luvas. Tenho um par de couro, grossas. Como o pessoal falou, a sensibilidade vc acostuma. Tem coisas que realmente não da pra fazer com elas então faça parado. Mas pra pilotar não é difícil. Quando comprei não disseram se era impermeável, mas já peguei algumas chuvas (leves e médias) com ela e nem sequer ficou úmida. Só gostaria que tivesse a proteção na parte de cima também :roll: .

Abraços!!
André

Imagem
Responder