Inspeção veicular para Motos

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Estou tentando agendar a vistoria aqui no RJ, e já prevejo essa dor de cabeça tambem.
uso sempre gasolina Aditivada (Pódium) desde 0km, e minha unica esperança é que isso traga algum resultado.

abraços e boa sorte!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

oi Dridri Brown

Sem querer "agitar" mas, só para saber, pelo menos a concessionária lhe devolveu o dinheiro? Já que o serviço deles, também não lhe ajudou em nada? Em tese, a revisão por si só, já inclui a limpeza e a regulagem dos carburadores, não acha?

Sinceramente, esse "papo" de "na china não tem nada disso" não me convenceu, pois, se fosse assim, nenhuma FY250 seria aprovada, não acha?

Não quer tentar pedir seu dinheiro de volta? (Apenas os R$ 100,00 pagos pela "regulagem")??
Imagem
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Pessoal uma dúvida.. como alguns sabem morava em SP e a placa da minha moto é de SP... Mudei pra Uberaba/MG no começo do ano e estou usando a moto por aqui c/ placa de SP msm, os numeros finais dela é 50, até quando tenho que fazer o licenciamento agora em 2009, e outra não da pra eu ir pra SP fazer essa inspeção, então serei obrigado a transferir minha moto pra Uberaba??

Vlw
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Boaventura,

Conforme a tabela abaixo, você deverá licenciar sua motoca em São Paulo, em Dezembro de 2009 (Final 0).

E mais, pela legislação municipal, apelidada de "lei do kassab", a única forma de realizar a inspeção veicular é levar sua moto num dos postos credenciados (veja www.controlar.com.br) na Capital.

No seu caso, como roda EXCLUSIVAMENTE (entendeu?) em outra cidade, há uma alternativa, peça autorização para a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para não realizar essa vistoria conforme explica o texto anexo.

Caso não tenha como fazer isso, procure um despachante de sua atual cidade para maiores esclarecimentos e providências, ok.

Vale lembrar que esta vistoria possui prazo para realização, e, caso isso não ocorra, impedirá o licenciamento posterior...

A :D té mais e não desanime, leia até o final, pois é de seu interesse :lol:

Licenciamento:
ABRIL FINAL 1
MAIO FINAL 2
JUNHO FINAL 3
JULHO FINAL 4
AGOSTO FINAL 5 E 6
SETEMBRO FINAL 7
OUTUBRO FINAL 8
NOVEMBRO FINAL 9
DEZEMBRO FINAL 0

Anexo 01
É necessário fazer a inspeção de veículos que estão registrados no município de São Paulo, mas e os que ficam em outra cidade ou estado?
Todos os veículos registrados e que circulam no Município de São Paulo devem realizar a inspeção Ambiental Veicular.

Os proprietários de veículos licenciados no município de São Paulo, mas que circulam exclusivamente em outro município, poderão ingressar com requerimento, devidamente fundamentado, junto à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, sujeito à deliberação do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental - DECONT, a fim de autorizá-lo a não realizar inspeção veicular.

Os veículos licenciados no município de São Paulo, e utilizados na região Metropolitana da Grande São Paulo (29 cidades), continuam sujeitos à inspeção veicular e não podem entrar com requerimento.

O requerimento deverá ser autuado como processo administrativo, contendo, sob pena de indeferimento liminar, cópias dos seguintes documentos:
Pessoa jurídica:

a) Ato de constituição atualizado.
b) Certificado de Registro e Licenciamento do veículo que pretenda a liberação.
c) Declaração, sob as penas da Lei, de que o veículo em questão, embora registrado no Município de São Paulo, é utilizado em município localizado fora dos limites da região Metropolitana da Grande São Paulo, devendo referido município ser especificado.
d) Documento que comprove a qualidade do subscritor do requerimento como representante da pessoa jurídica.

Quando se tratar de pessoa física:

a) RG, CPF e comprovante de residência.
b) Certificado de Registro e Licenciamento do veículo que pretenda a liberação.
c) Declaração, sob as penas da Lei, de que o veículo em questão, embora registrado no Município de São Paulo, é utilizado em município localizado fora dos limites da região Metropolitana da Grande São Paulo, devendo referido município ser especificado.
d) Procuração, quando o requerimento for feito por terceira pessoa.

O pedido deverá ser protocolizado 30 dias antes da última data definida pelo DETRAN para licenciamento do veículo, observando-se o calendário anual de inspeção, não se admitindo prorrogação.

(Fonte:www.controlar.com.br)
Imagem
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Edson valeu pela ajuda, mas ainda fiquei com 1 dúvida.
Vi no site que tenho de 3 de outubro até 31 de dezembro para realizar essa inspeção e fazer o licenciamento, então posso continuar rodando digamos até dezembro com minha moto e o documento atual e caso seja parado por algum policial não levarei multa por ainda não ter feito os novos documentos? é isso?

ah mais uma coisa, essa Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente que tenho que procurar é a de São Paulo ou da cidade que estou morando atualmente?

Obrigado novamente.
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Boaventura seu perdido, como você está irmão!!!
Caruso


Imagem
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Boaventura escreveu:Edson valeu pela ajuda, mas ainda fiquei com 1 dúvida.
Vi no site que tenho de 3 de outubro até 31 de dezembro para realizar essa inspeção e fazer o licenciamento, então posso continuar rodando digamos até dezembro com minha moto e o documento atual e caso seja parado por algum policial não levarei multa por ainda não ter feito os novos documentos? é isso?

ah mais uma coisa, essa Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente que tenho que procurar é a de São Paulo ou da cidade que estou morando atualmente?

Obrigado novamente.
Olá Turma!
Boaventura,

O seu caso é semelhante ao meu (Final 0). Assim sendo, conforme a tabela descrita nesse link http://www.controlar.com.br/inspecao_quando.php?tipo=10 , temos de agendar a inspeção de 01/set/09 a 02/out/09 e deveremos realizar a inspeção de 03/out/09 a 31/12/09. E cá entre nós, certamente vou resolver isso, antes do Natal devido a correria de fim de ano.

Se atente para não perder o prazo de agendamento, ok!

A Secretaria em questão, é a da Capital, ou seja, do local que o veículo está cadastrado e não se esqueça de afirmar em seu requerimento que utiliza a motoca exclusivamente em outra cidade, ok.

Sobre os documentos da moto, perceba que as datas das vistorias coincidem com as datas do licenciamento, portanto, não há motivos para preocupações.

Mas, quem não realizar a inspeção, consequentemente não conseguirá licenciar seu veículo, engenhosa essa prefeitura, não hehehe.

Estou à disposição, se puder ajudar.
Até mais, :D
Imagem
apwaiteman
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Mar 2009, 22:26
Localização: São Paulo

Pois é gente, JJ, de um lado só, de dois lados, com abafador, sem abafador... as opções são muitas e os gostos também... mas o que me dizem sobre a inspeção veícular?

Na "Liberty" tenho um escape JJ e o barulho em alta realmente é um pouco alto, então pintou a dúvida... Para a inspeção o quesito "nível de ruído" será levado em conta?

Terei que colocar de volta o escape original para passar pela inspeção?

Se alguém já passou por isso manda aí a experiência!

Abraços,
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Gostaria que me esclarecessem duas dúvidas: Aqui no RS não temos inspeção veicular, ainda. A minha moto é emplacada em Osório, final 8. Se eu for de moto à cidade de S.Paulo terei que fazer a inspeção? Sendo a moto emplacada aqui no RS, tenho que obedecer o rodízio?
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

gildalfer escreveu:Gostaria que me esclarecessem duas dúvidas: Aqui no RS não temos inspeção veicular, ainda. A minha moto é emplacada em Osório, final 8. Se eu for de moto à cidade de S.Paulo terei que fazer a inspeção? Sendo a moto emplacada aqui no RS, tenho que obedecer o rodízio?
O rodízio (proibição de circular em determinada região de SP em determinado dia da semana, em determinado horário) só abrange carros e caminhões, emplacados em qualquer lugar. Motos não são abrangidas pelo rodízio.

Quanto à inspeção de emissão, só é obrigatória para os veículos de SP.
Responder