Inspeção veicular para Motos

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

PÔ, Milkao! Bom saber que ficou tudo certo! A dica que recebi e repassei é boa!

Quando voltar de Teresópolis, acho que levarei lá para uma aferição na carburação.

Abraço!!!
Imagem
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

RenanSP escreveu:
jbrigagao escreveu:
RenanSP escreveu: Se alguém passou por alguma experiência parecida e poder contribuir agradeço.
Renan,

Pelo ano da sua moto é estranho ela esta queimando óleo. Será que o funcionário não foi rigoroso demais ou acelerou a moto em demasia? Infelizmente fumaça branca é sinal de queima de óleo e a unica maneira de resolver isso é verificando anéis, pistões e retentores de válvulas. Em alguns casos excesso de óleo ou respiro de óleo entupido pode causar fumaça branca, é bom ver isso antes de mandar abrir o motor.

Boa sorte.

jbrigagao

Obrigado pela resposta.

Sim, eu achei que eles foram demasiados rigorosos e aceleraram a moto demais...lembro que ano passado com a minha Mirage 250 foram 3 aceleradinhas "de leve". Dessa vez, com a Shadow no neutro torceram o cabo quase até o final sem dó..além do que, achei estranho desligarem, esperarem uns 5 minutos e ligarem de novo e torcerem o cabo.

A fumaça expelida realmente é muito pouca, só da para ver sob o tapete preto, mas branca.

Obrigado pelas dicas, estava pensando em passar nessas pré-inspeções e tal, mas to vendo que vai ser $$$ jogado fora, vou averiguar junto com o mecânico essa questão do óleo em demasia ou respiro entupido antes de mandar abrir o motor, e a carteira.

Abs.

Pensei que você tinha uma Mirage 2011, por isso falei que a moto era muito nova pra dar esse tipo de problema, não li direito a sua assinatura. Já pensou em agendar a segunda inspeção em outra unidade?
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Juiz manda criar inspeção veicular em 128 cidades de SP

A Justiça determinou no dia 16, por meio de liminar, que o governo estadual crie a inspeção veicular em 128 municípios de São Paulo e em toda a frota paulista movida a diesel. A decisão, da 14ª da Vara da Fazenda Pública, ordena que o sistema comece a funcionar em até 18 meses.

O pedido foi feito à Justiça pelo Ministério Público do Estado, segundo o qual o governo não cumpriu o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), publicado em março de 2012.

Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) obriga os Estados com o plano a o colocarem em prática até abril de 2012.

A liminar surge em meio à controvérsia da Prefeitura de São Paulo com a Controlar, que faz a inspeção na capital. A administração impôs o término do contrato em um mês, mas a Controlar diz que o mesmo contrato é válido até 2018.

Segundo o promotor José Eduardo Ismael Lutti, o PCPV indicou áreas em que a revisão periódica dos veículos é prioritária para reduzir poluição.

Entre os municípios estão alguns da Região Metropolitana de São Paulo e do litoral. "Os estudos poderiam indicar que a inspeção veicular não é dispensável, mas o plano diz que ela é determinante."

Segundo Lutti, para cumprir a obrigação, o Estado poderá executar inspeções por conta própria, com órgãos como o Detran, ou por contratações de empresas, após licitação.

Ainda poderá fazer convênios para que a atividade seja conduzida pelos municípios, como ocorre na capital, mas mesmo assim com licitações. "O Estado pode fazer blocos de licitação nos municípios", diz Lutti.

"É certo que há diversas questões de ordem material e legislativa a serem enfrentadas, mas os prazos sugeridos pelo Ministério Público são razoáveis", afirmou o juiz Tiago Massao Cortizo Teraoka, que deu a decisão.

Procurada pela reportagem, a Procuradoria-Geral do Estado disse que não vai se manifestar porque ainda não foi citada no processo. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

fonte
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Já não era sem tempo extender ao Estado todo...não sou contra a inspeção, somente o fato de que, para variar, isso acaba virando fonte de arrecadação partidária, e não é feito com critério algum.
Milkao escreveu:Eu deixei de ir na Caverna do Diabo com os Sábios, justamente por isso, a minha motinha tinha sido reprovada, por emitir mais Co2 em um pistão que o outro...
Milkão, mais uma vez valeu meu chapa...a Veterana ta mesmo precisando de um mecânico de confiança que tenha medidores/aparelhos adequados para deixar ela toda regulada...eu realmente não fiz uma revisão apurada na moto desde que peguei, o antigo dono me "garantia" que passava no Controlar e deu no que deu...agora garantia por garantia, não vou mais adiar essa revisão geral...
jirschik escreveu:
RenanSP escreveu:...Dessa vez, com a Shadow no neutro torceram o cabo quase até o final sem dó..além do que, achei estranho desligarem, esperarem uns 5 minutos e ligarem de novo e torcerem o cabo...
Não vejo motivo para desligarem. Aliás, todas as vezes que passei na inspeção foi com o motor bem quente. Peguei um trecho de estrada e entrei no CONTROLAR e não desliguei o motor em nenhum momento. Isso ajuda ainda mais a queimar os gases. Sempre fui no CONTROLAR nas margens da Rod.Raposo Tavares.
Eu também não vejo motivo aparente, achei que foi um pouco de má-fé dos operadores do Controlar, não haveria necessidade de esguelar tanto a moto e desligar. Tanto que a fraca fumaça branca só saiu depois que eles religaram a moto. Mas pelo mal, pelo bem, agora quero deixa-la completamente redonda para passar com "folga" e eu ter motor por muitos anos.


[/quote]


Pensei que você tinha uma Mirage 2011, por isso falei que a moto era muito nova pra dar esse tipo de problema, não li direito a sua assinatura. Já pensou em agendar a segunda inspeção em outra unidade?[/quote]


Nada Jbrigagão, troquei a Mirage novinha por uma jabiraca 98, mas que mesmo com essas intempéries já está me trazendo muita felicidade. Estou considerando em ir em outra unidade, a da Raposo fica bem próximo de casa também.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu:Já não era sem tempo extender ao Estado todo...não sou contra a inspeção, somente o fato de que, para variar, isso acaba virando fonte de arrecadação partidária, e não é feito com critério algum.

Abs.
Pois ainda bem que não moro em SPO, aqui ainda não tem isso e espero que nunca tenha, como tudo nesse pais, canceres são criados para mascarar um problema, ao invés de se atacar a cauca criam-se solucionaticas, e as pessoas aceitam.

É como um assaltante te assaltar e tudo bem foi só um assalto, mas no futuro ele assalta e pergunta:
- "Quer um tito na mão ou na cara?"
Ai a vitima diz,
- "Ah melhor na mão né!"
Imagem
Cuba
Mensagens: 283
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:18
Localização: São Paulo

Pessoal,

Alguém conhece uma mecânica boa que pode me ajudar com o Controlar?
Minha moto passou com Co2: 2.64 e HCc 2965.

Sou de São Paulo, região de Interlagos.

Abraços.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Cuba, veja se esse relato ajuda:

viewtopic.php?p=210827#210827
Imagem
Cuba
Mensagens: 283
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:18
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Cuba, veja se esse relato ajuda:

viewtopic.php?p=210827#210827
Vlw mesmo Jirschik,

Vou dar uma pensada nisso, pelo relato o cara manja mesmo, o problema pra mim é a distancia, pois estou no Grajaú, extremo da ZS de Sampa.

Amanhã vou dar uma pesquisada em uma que me indicaram no Jabaquara e ver quanto tempo o cara leva para fazer o trabalho... Ai se não tiver uma solução vou nesse que vc me indicou.

Vlw brother.
acharnobairro
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Nov 2010, 01:06
Localização: São Paulo
Contato:

Na primeira inspeção passou com louvor. Na segunda reprovaram com RPM: 830, COc: 0,97, HCc: 928, Fator Dil: 1,87
Aceleraram tres vezes a moto e o cara perguntou para uma moça que estava andando de uma maquina para outra. Ela comentou algo e ele voltou com a recusa.
Eu uso a moto sem forçar o motor como eles fizeram, não fumaçou e não mediram ruido; só o HCc medido foi de 928 onde eles querem 400.
Troquei as velas e a oficina passou na maquina de analise da oficina: não abaixou o HCc.
O mecanico sugeriu misturar alcool na gasolina: abaixou um pouco mas ainda está acima do que a controlar pede. Vou andar com essa mistura para gastar a mistura e aumentarmos o alcool colocado para chegar mais perto do que a controlar pede.

Se não der certo, vou transferir para outro municipio ou vender essa dor de cabeça. Ela está com quase 11.000Km.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

acharnobairro escreveu: Se não der certo, vou transferir para outro municipio ou vender essa dor de cabeça. Ela está com quase 11.000Km.

Dor de cabeça é essa mafia governo+montadoras que querem obrigar o consumidor a jogar o veiculo no ferro velho e comprar outro. Querer que um veiculo usado e que a cada periodo mais usado atenda as especifricações de um zero é golpe!

Isso cria mais um monta de parasitas que vivem as custas dos proprietários de carros para conseguir ajustar e passar no controlar.

Esse des-governo sempre viveu de lobistas que tramam contra o consumidor / contribuinte, vide todos os golpes já praticados (selo pedágio, estojo de primeiros socorros, chips, etc)
Imagem
Responder