Seguro para motos, Socorro etc

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
matheus.emm

jackpaul escreveu:Eu também quase cai da cadeira quando fui renovar o meu seguro.

Ano passado: 1300,00
Esse ano: 2000,00

Drag
06
29 anos
casado
SP
só uso a moto para passear de FDS

Sem chance
Putz! Será que é isso mesmo então? :(
[]'s

Matheus Moreira
Jovi
Administrador
Contato:

Alguém aí ja teve sinistro de roubo nessa ASCOBOM?
Acusada de vender seguros de carro irregulares, a Associação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (Ascobom) volta a operar com força total, oferecendo o produto até em panfletos distribuídos nos sinais de trânsito de Belo Horizonte. A entidade, que já atirou seus tentáculos para o Rio de Janeiro capital e Vitória (ES), quer aumentar ainda mais a sua base de clientes no país, calculada em mais de 60 mil veículos.

Para expandir seus negócios, a Ascobom diz estar protegida por ter conseguido “cassar” um pedido de antecipação de tutela do Ministério Público de Minas Gerais, que tentava impedir a venda sem controle dos chamados planos de proteção automotiva. No entendimento do MP, a operação não é regulamentada – e, por isso, é ilegal.

Em Minas Gerais, já são cerca de 30 entidades que, juntas, devem somar mais de 100 mil associados que pensam ter cobertura de planos análogos ao do seguro de automóvel. A Ascobom opera no mercado há seis anos.

Em 9 de março de 2008, o Estado de Minas mostrou a atuação de entidades de classe na venda de seguros como a Ascobom que, na época, contava com 47 mil associados. Ao todo, as denúncias apontavam a existência de 25 investigações contra entidades com atuação similar à Ascobom, abertas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal em Minas.

Este ano, a 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor propôs ação civil coletiva, com pedido de liminar contra a Ascobom e seus sócios. Válida para todo o território nacional, a liminar tentava bloquear a comercialização, a oferta, a publicidade e a cobrança de valores pela Ascobom.

Em 9 de julho, o desembargador José Marcos Vieira, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deferiu parcialmente, em favor do MP, a antecipação da tutela contra a Ascobom. Três dias depois, porém, em 12 de julho, o mesmo desembargador “reconsiderou a decisão proferida e indeferiu a antecipação de tutela recursal”, ou seja, negou o pedido do MP, alegando que era melhor esperar, primeiro, o julgamento do tribunal.

Situação irregular

"O fato de a Ascobom ter ganhado na primeira instância a ação (que ainda não teve analisado o mérito), não significa que a Justiça está autorizando a associação a vender os planos de proteção automotiva.

Não é apenas a Ascobom que está oferecendo apólices de seguro travestidas de plano de proteção automotiva”, alerta Júlio Avelar, superintendente da Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), em Brasília. Ele lembra que tais entidades atuam com operação financeira e que, portanto, deveriam seguir as mesmas regras das seguradoras, obrigadas a compor reserva técnica, oferecer garantias e pagar impostos.

“Seguro e PPA (plano de proteção automotiva) são coisas completamente diversas”, garante Euler da Cunha Peixoto, advogado da Ascobom. Ele alega que, no seguro, o cliente paga antecipado pelo risco de ocorrer um acidente de trânsito. “Na Ascobom, se houver um sinistro os prejuízos são rateados entre os associados, que pagam mês a mês. É totalmente diferente”, completa.

Ele argumenta também que, por não vender plano de seguro, a entidade não pode ser fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda. Tampouco pode ser fiscalizada pelos Procons, por não configurar relação de consumo e sim, de serviço prestado a cooperados da entidade.

Tal entendimento já foi contestado pela Susep, que publicou parecer técnico esclarecendo sobre a natureza de seguro do “programa de proteção automotiva”. Em dezembro de 2008, a Susep condenou duas das entidades a pagarem multas de bilhões de reais pela prática ilegal de venda de seguros. “Descobri que eu não tinha plano de seguro algum. Se tivesse precisado da cobertura, teria levado a pior”, protesta Júlio César Morais, de 36 anos, diretor de auto-escola em BH. [2]

Ele explica que deixou de pagar a boleta da Ascobom em determinado mês, que não chegou pelos Correios. “Liguei para a entidade e descobri que haviam cancelado o seguro da minha moto. Liguei para denunciar na Susep e fui informado de que o negócio era todo irregular e que usava falsamente o nome da Corporação dos Bombeiros”, reclama.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/econom ... dido.shtml
Derrotada, Ascobom e as outras sobreviverão
por Nairo Alméri

Na sessão de terça-feira, na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas, na qual a Associação do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (Ascobom) foi alvo principal das denúncias e pedidos de investigações contra a comercialização ilegal de seguros para automóveis e residências, faltou tratar aqui da participação do chefe de gabinete da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Gumercindo Rocha Filho. Este também levou paulada dos "associados" e diretores da Ascobom e também do deputado Délio Malheiros (PV), vice-presidente da Comissão.
Nas despedidas, por assim dizer, de quase duas horas de discussão, Gumercindo Filho foi enfatizou que as atividades da Ascobom e das outras entidades assemelhadas eram próprias das seguradoras. Acusou a Ascobom de fazer cotação de seguro, de "avaliação de risco", fazer associado fora do âmbito dos militares e até cadastrando civis em Duque de Caxias (RJ). "Trabalha com salvado (carro recuperados em sinistro), tabela de regulamento etc. Isso é seguro", afirmou, o representante da Susep.
E insistiu que a Ascobom e demais entidades que fazem a mesma atividades de seguradoras, entre elas as cooperativas, estão "à margem da lei". O chefe de Gabinete da Susep - autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda - deu pouca importância aos relatos dos dirigentes da Associação sobre as obras sociais que realizam, o que não fariam as seguradoras. "Se seguradoras estão fazendo, não me (à Susep) cabe saber" e este evento também não teria menos importância para a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Seguro popular para carro velho
Gumercindo Rocha Filho deixou um ar de alívio à plateia, que era 1 de donos, diretores e funcionários acusados de irregularidades na venda de produto de "consumo" (contratos de seguro). Insistem em entregar aos associados apenas "apoio" nos acidentes e sinistros.
O funcionário da Susep anunciou a existência de estudo de"matéria para o seguro popular de automóvel com mais de seis anos de fabricação". Mas que "há problemas que dependem de outras entidades".
A Susep é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro, criada pelo Decreto-lei Nº 73/1966, o mesmo do Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re, sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados.

Transparência

Como "missão" principal, a Susep tem: "Atuar na regulação, supervisão, fiscalização e incentivo das atividades de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, de forma ágil, eficiente, ética e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses da sociedade em geral". As não seguradoras não fazem reservas de coberturas das "apólices" e os "associados" arcam com os prejuízos dos sinistros e roubos.

Descaracterizar

Os diretores da Ascobom - alguns ex-oficiais superiores - e funcionários tentaram descaracterizar a atividade de venda de produto (seguro) e, portanto, negar a colocação no mercado de produto de consumo. A Ascobom diz que é uma associação prestadora de "apoio", clube de lazer e, até mesmo, de realização de obras de caráter social.

Ato falho

Antes da fala de Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia, que fez várias acusações que vinham de 2002, fez uso da palavra o cidadão Augusto de Souza, que se identificou como "consumidor", integrante da "Ascobom", "empresário da área de alimentos" e "ex-militar". E ele deixou irritados seus colegas - dentro da apertada sala da audiência pública e entre os que assistiam pelo telão do circuito fechado da TV Assembleia. "Foi a única forma que eu e minha família tivemos de ter um seguro. Seguro em associação é diferente: é proporcional ao carro (não de fabricação) que temos". A fala do ex-militar desceu como uma ducha de água fria no acalorado ânimo dos ex-bombeiros e civis da entidade.

Tráfico

Antes do chefe de gabinete da Susep, a intervenção foi do Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público, advogado Edson Antennor Paula. Ele teve o cuidado de deixar claro que existem, em sociedades, questões lícitas e pediu que não fosse mal entendido ao afirmar: "Mas nem todas (as associações) são lícitas. Nós temos associações para o tráfico". Foi, claro, vaiado e ouviu protestos.

SEM CEDER

Mas o promotor foi claro ao dizer que a legislação não permite que a Ascobom e demais associações e cooperativas atuem no mercado das companhias seguradoras. "Se estiver ilegal, cabe à Susep, ao
Ministério Público e à Polícia Federal atuarem. O consumidor quer a lei", frisou.

BEM MAIS

Quanto ao enorme número de associados apresentados pela Ascobom, de
250 mil, e que o Procon da Assembleia só apontava 18 processos já na Justiça, Edson Antennor Paula, comentou que pode haver bem mais "conflitos" de interesses e que o número representava ações que avançaram.

NEGOCIAR NA LEI

O Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, na mesma linha do representante da Susep, argumenta que o nicho de automóveis que não interessa às seguradoras seja objeto de diálogo, mas como
determina a lei. "Vamos promover uma solução", sugere, mas com a participação do Judiciário.

O LEIGO

O leigo (segurado) não entende de cálculo atuarial (bases de reservas e coberturas que as seguradoras precisam apresentar para segurança daqueles que compram suas apólices )".

ATÉ NOS GABINETES

O ex-funcionário da Assembleia Legislativa, Marco Aurélio, atualmente na Ascobom, pôs o "bode na sala" da Comissão. "Tem funcionário de deputado que fez uso dos benefícios da Ascobom", garantiu.
put* novela... vi o pessoal comentando de seguro por R$300,00 mais mensalidade nesse esquema de cooperativa... :idea: :?:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Bromens
Colaborador

ASCOBOM to fora... eu tenho do carro da Poto Seguro e mesmo assim fico preocupado...
Bromens
renatocouto

Pessoal, queria uma ajuda de vocês.
Fiz uma cotação através de minha corretora e o resultado que tive pra minha moto, uma virago 535 1997 que vale R$10.200,00 na tabela, o seguro saiu por R3mil!!! um absurdo.
Tendi à ver oIturan com seguro, mas conheço gente que tem uma vlcan perto do ano da minha e paga 800reais de seguro.
um outro amigo tem uma BMW de 40mil e pagar R$900,00.
PERGUNTA:
Aonde consigo fazer um seguro com preço justo??
O ituran com seguro sai uns 1400,00 por ano já com a renovação anual do seguro (maphre) mas não cobre batidas e quedas.
por favor me ajudem à achar algo que seja mais justo pra minha motoca que só vale 10paus.

agradeço muito qqer ajuda.
abs!!
Renato Couto - Fotografia
www.renatocouto.wordpress.com
renatocouto

pessoal, além de só ler a mensagem podem responder viu!!
PAGA NADA NÃO!
Renato Couto - Fotografia
www.renatocouto.wordpress.com
Carlo E S

Bom Tarde Renato!

Conversando com meu corretor, observei que entram em questão diversos fatores, como furto (por isso a bmw é menor, pois praticamente toda a manutençao é feita nas próprias cc's o que evita furto, em contrapartida a franquia é mto alta!), manutenção (não sei como é o caso da virago), e o perfil do condutor. Eu tenho um corretor de longa data, o qual faz a cotação em torno de 6 seguradoras, no meu caso e de acordo com o meu perfil, a alianz foi a mais em conta. Sei que alguns preferem fazer seguro diretamente com a seguradora, mas considero mais tranquilo a negociação, e como tive uma desilusão no meu seguro de carro, (quando fiz seguro direto com a seguradora) prefiro a comodidade de um corretor (inclusive por pois sei que em um caso de necessidade, posso ligar para ele 24 horas. Outra vantagem que vejo neste caso é a negociação da franquia. Mas isso é minha humilde opinião, caso não queira um corretor, tenho lido que o pessoal tem feito seguro no banco do Brasil, e tem gostado, talvez vc possa cotar diretamente lá no site.

Espero ter ajudado

Abraço
JapaNix

Prezados,

Além do valor do seguro, temos que observar outros fatores.

Estávamos viajando e uma moto deu problema:

A moto tinha seguro na Porto Seguro.

Solução apresentada(em 60 minutos após o acionamento):

A moto voltou de "guincho de prancha" amarrada e segura.Até a cidade de origem.

Os motociclistas voltaram de táxi, com merendinha para enganar o estomago na viagem.

O Melhor: como era FDS a concessionária estava fechada, a moto desceu na residência do dono, e na segunda-feira veio outro guincho e a levou para a capital para receber manutenção.

Fiquei de boca aberta com o atendimento e a rápida solução, me falta grana agora para contratar haeuhuaehuaehuaeha

Abraços,

Japa!!!
junioma

JapaNix escreveu:Prezados,

Além do valor do seguro, temos que observar outros fatores.

Estávamos viajando e uma moto deu problema:

A moto tinha seguro na Porto Seguro.

Solução apresentada(em 60 minutos após o acionamento):

A moto voltou de "guincho de prancha" amarrada e segura.Até a cidade de origem.

Os motociclistas voltaram de táxi, com merendinha para enganar o estomago na viagem.

O Melhor: como era FDS a concessionária estava fechada, a moto desceu na residência do dono, e na segunda-feira veio outro guincho e a levou para a capital para receber manutenção.

Fiquei de boca aberta com o atendimento e a rápida solução, me falta grana agora para contratar haeuhuaehuaehuaeha

Abraços,

Japa!!!
Nunca passei por essa situação de moto, mas de carro já

Nessa hora vc ve o quanto a tranquilidade do seguro é bom!
Imagem
DehCarmo
Moderador
Contato:

Compartilhando minha experiência com seguros e os valores.

Shadow 750 2006/2007 carburada
Tenho mais de 21 anos (idade crítica para as seguradoras)
Casado
Estacionamento: Em casa, no trabalho, na faculdade
Associado à motoclube

Sulamérica
Prêmio: R$800
Franquia reduzida: R$1.060

Eu tive uma queda há uns meses atrás em Blumenau (cerca de 70km daqui). Fui razoavelmente bem atendido pelo telefone de assistência, mas tive que explicar para a atendente que eu tinha direito a usar o guincho da empresa por até 4 vezes no período de vigência. Depois disso foi trqlo.

Mesmo tendo trazido a moto para casa e só depois meu mecânico (ele não tinha convênio com a seguradora) veio buscá-la, não tive problemas quanto à visita do fiscal da Sulamérica ou com o pagamento do conserto.

Eu fiz o meu seguro através de corretor e sinceramente achei melhor. O preço não apresentou diferença mas o fato de ter uma pessoa disponível perto o suficiente pra poder bater na porta dele e cobrar solução me tranquilizou bastante.

Mas o que considero o mais importante, conhecer os benefícios do teu seguro. Leia TUDO o que está escrito. Assim ninguém vai te empurrar uma mecânica qualquer se quiser usar o guincho da empresa.

Abraços!!
André

Imagem
Luis Fernando Marques

Bom dia, amigos!!!
Não achei nenhum tópico sobre seguro e desde já peço desculpas se ele já existir. Gostaria de saber algo à respeito de seguro pois colocarei na minha e tenho achado uns seguros meio altos. Consegui uma cotação de R$1200,00 no BB. Encontrei uma associação http://www.aspembrasil.org.br/ em que eles cobrem tudo pagando uma taxa de adesão de R$350,00 e mensalidades de aproximadamente R$80,00. Aos sábios de plantão :D qual seria a melhor?

Grande abraço.
Luís Fernando.
Você pode concordar comigo... ou continuar errado.
Responder