Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Coringa

Quase tudo certo, só que antes de encontrar o clips... Preciso encontrar um cara que saiba procurar por clips!!! rsrsrsrsrs
Postado diretamente do Arkhan Asylum após doses cavalares de sedativos...
Miau
Moderador

ver com o beto la da kajim da barra.

nao posso afirmar que ele trabalha bem, mas pelo menos posso afirmar q ele entende bem das carburadas, e tipo, parece um cara bem aplicado em relação a motos.

o problema é que a kajim é a loja mais cara do RJ hehe, e isso nao significa q tem o melhor serviço
Cazé

Caros amigos,

Não tenho uma mirage 250, mas por ser uma moto que admiro, e assistindo o drama de vocês quanto aos problemas elétricos, resolvi dar duas dicas.

Eu, assim como o Rinaldo, temos uma Mirage 650 que também tem fama de ter problemas elétricos parecidos. Bem, o Rinaldo fez duas modificações na moto de modo a prevenir que tais problemas com o regulador e chicote aconteçam. Fiz estas modificações na minha e nunca tive problemas elétricos, não creio que seja coincidencia. O Rinaldo também nunca teve. O tópico abaixo traz os detalhes.

viewtopic.php?t=8015

No forum "mirage 650 - opiniões dos propietários" entre as paginas 67 e 72 tem mais alguns detalhes.

Muito cuidado ao fazer estas modificações para não fechar curto-circuito. Desliguem o cabo do chicote na saida da bateria ao fazerem o trabalho. É recomendável que seja feito por alguem com experiencia. Não sei se pode-se perder a garantia ao fazer estas modificações, cabe a cada um decidir.
andaister

Fala galera! Muito prazer, sou André, usuário novo e venho participar.

Estava há uns 6 anos sem andar de moto até que resolvi comprar (muito de supetão) uma Mirage 250 EFI 2010-2011.
Comprei há duas semanas, usada, com 12.300km rodados. O estado geral é bom, tirando umas faltas de capricho do antigo dono, detalhes que pretendo acertar.
O dono fez sempre as revisões e manutenção em CC no RJ, cidade onde fui buscar a moto. Sou de Petrópolis, interior do RJ, e aqui não tem CC da kasinski. Resolvi arriscar por ler falarem muito bem da moto e tudo mais. Entendo muito pouco, mas tinha vontade de fazer minha própria manutenção.

Até hoje andei na moto umas 6 vezes somente e já começaram meus problemas.
Estou muito apreensivo e um tanto quanto frustrado. Os acessórios que comprei pela net nem chegaram ainda e a moto já parou de andar.

Vamos ao relato que cabe neste tópico:

O antigo dono disse que trocou a bateria recentemente, me passou nota de 30/09/2011. Disse que a bateria havia morrido e foi preciso trocá-la. OK.
Hoje, após uns 6 dias sem ligá-la, ela simplesmente não dava partida, nitidamente a bateria havia arriado.
Sem conhecimento, liguei a bateria da moto na do carro e a partida foi na hora, bastante simples.
Sai de casa, após uns 3km a moto morreu. Bateria zerada. Mas tava na descida, liguei no tranco. Foi bastante simples também.
Mais uns 5km, a luz FI acendeu, a moto começou ficar fraca (pareceu corte de combustível), e parou de novo. Bateria zeradíssima. E não ligava mais no tranco! De jeito NENHUM! Quando ia ligar a FI ficava piscando, não injetava combustível e morria.
Foram algumas descidas e uns trechos empurrando até conseguir trazer de volta pra casa.

Revoltado, cheguei em casa e espetei DE NOVO na bateria do carro. Nada! A moto simplesmente não liga. O motor gira a todo vapor, tudo acende, mas não liga (parece mesmo corte de combustível). Agora a bateria está MUITO zerada, nem "ativa" a injeção ao girar a chave e o farol e painel mal acendem.

Li sobre os problemas com a ECU e fiquei completamente desnorteado! Não existe CC na minha cidade e temo que ninguém aqui mexa com essa ECU.
A única oficina que eu conhecia e confiava aqui virou CC da suzuki.

Agora estava lendo sobre os problemas com o retificador/bateria neste tópico... Surgiu uma leve esperança:
Trocar o retificador (pelo da Falcon) e dar uma carga na bateria em uma oficina, parece uma solução?

Estou praticamente arrependido de ter comprado a moto, especialmente por não haver CC aqui. E se tiver problemas com a ECU? Vai ser MUITO complicado pra mim.
Já estou pensando em vendê-la assim que resolver o problema. =/
Talvez em comprar uma mais antiga, carburada. Vale a pena?
Pelo menos me parece que as oficinas "comuns" aqui da cidade saberão resolver problemas se não existir a tal ECU.
O que acham?

Desde já muito obrigado e parabéns por esse espaço!
Grande abraço!

PS: Mexendo na moto, também encontrei uns fios descascados e bem maltratados em contato com o chassis. Daqueles que passam embaixo do banco.
Seria possível causa da queda de bateria/retificador? Fiz emenda e encapei com fita isolante.
Miau
Moderador

vou falar pela bilionesima vez..

bateria descarregando, zerando, retificador queimando, fusiveis queimando..

po galera.. tem curto na moto!

veja o amigo andre(chara) ai q disse que ja encontrou fios descasacados..

talvez ele tenha aé encontrado um defeito de projeto que leva a acontecer o curto.. fios em contato com alguma parte que vai desencapando, até começar a dar fuga/curto.

nao adianta trocar retificador.. o proprio da moto funciona, mas sem ter curto né
Cazé

Sim, curto-circuito no chicote é um dos principais motivos de tanta falha.

Entretanto, se um cabo do chicote for mal dimensionado, ele vai esquentar muito. Dentro do chicote, um cabo quente, acaba por esquentar os outros que estão em volta. Com o tempo, a isolação dos cabos resseca e ela se rompe, o que pode levar ao curtos entre os cabos. Estes curtos podem danificar os componentes.

Muita vezes, depois de ressecada, a isolação do cabo diminui consideravelmente, e começa a haver fuga de corrente para o meio externo, ou para outro cabo de polaridade diferente que tanbém sofreu descaste na sua isolação. Conquequentemente, começa a descaregar a bateria e também pode danificar componentes.

Outro problema com cabos sub dimensionados. A capacidade elétrica atingirá o limite de condução elétrica, assim, não adianta trocar componentes por outros mais potentes pois a carga requerida pelo novo instrumento não será atingida. Dependendo do caso, o equipamento com tempo acaba falhando.

Descrevi acima um conceito geral de elétrica/eletrônica, mas que pode ser o motivo dos problemas elétricos com as motos. Um reforço no cabo de alimentação principal do chicote pode previnir estes problemas. Fazendo a alimentação do Sistema de Iluminação da moto , diretamente pela Bateria, sem passar pelo chicote aliviaria, e muito, a carga do cabo do chicote que alimenta o Sistema elétrico inteiro da moto.
andaister

Opa! Valeu pelas respostas!
Mas o que acham que faço? Se voltr a funcionar já é um bom começo. Posso até pensar em dar uma geral na elétrica. Mas o que relatei pode ser só por falta da bateria ou um problema em outro lugar, tipo retificador? É bem provável que a bateria arriou pelos fios que encontrei mesmo...

Mas não sei o que fazer pra moto voltar.

E sobre a ECU? Fiquei com medo desse troço.

Abraços
TRON

andaister conselho que mande moto para um bom mecânico para avaliar o que esta acontecendo com a parte elétrica.
Outra coisa nunca de tranco em moto EFI, seja qual for a marca ou modelo. Vai acabar tendo problema também no motor.
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Foram dadas boas dicas pelos amigos Tron, Cazé e Humm. André, leve tudo isso em consideração, ok?

Se você encontrou fios descascados, isso pode ser um sinal de um alarme que foi retirado ou acessório que o antigo dono instalou. Esses fios precisam ser consertados. O mínimo a ser feito é envolvê-los com fita isolante. Melhor seria usar emendas isolantes térmicas (espaguete que se comprime sobre o fio, quando aquecido) ou até mesmo trocar o fio.

Conversei recentemente com um mecânico da Kasinski e ele me disse que o retificador da Mirage costuma esquentar muito. O dissipador de calor já é prova disso. E o retificador fica instalado em um local que não facilita seu esfriamento. Problema semelhante ocorre na Mirage650 e por causa disso temos a dica de instalar uma ventoinha sobre o retificador da Mirage650. Este mecânico me deu a dica de instalar o retificador da Mirage250 em outro local. Ele instala o retificador de forma aparente, fixado debaixo do banco, na vertical, entre o cilindro traseiro e uma chapa de reforço do chassis. Isso fica próximo do local onde o cabo da embreagem é fixado e a mangueira de respiro do motor também. Essa dica segue projetos de outras motos. Veja onde fica o retificador da Yamaha MidnightStar. É para resfriar mesmo!

Sei que tem outros cabos da MirageEFI que seria bom que fossem redimensionados. Se mais grossos, menor será o aquecimento e ressecamento do isolamento, especialmente se usas acessórios elétricos. Mas como minha Mirage é carburada, não posso lhe dar uma dica mais específica sobre isso.

Não desista da moto, pois ela é muito boa. Assim que resolver esses problemas, será uma ótima parceira de viagens. E TODAS AS MARCAS possuem falhas. Mas uma vez que identificar e resolver, aí será só alegria.

Na ECU, dê um jeito de isolar o terminal que é ligado nela, assim como o Humm e eu comentamos a alguns posts atrás.

Boa Sorte!
Imagem
vassalo

Li sobre o "ursolino" e "ursolão", boa ideia....é que no meu caso como já havia perdido as peças de qualquer jeito, optei por trocar o retificador. Já conhecia um caso parecido em achar o defeito dos "clips"...
Mas o problema é que me passaram o modelo da CB, e como eu disse anteriormente ele é só de 210W (não é bem essa maravilha que todos falam), o da tornado tem 390W, já é bem melhor.
A CC me trocou, o chicote, a ECU, e ficou o retificador por minha conta. Vamos ver no que vai dar.

Abraços.
Responder