Mirage 250: Defeitos e soluções

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Beux

Ola pessoal

Gostaria de me apresentar rapidamente e tentar trazer mais informações sobre o mesmo problema ocorrido com o amigo Filhodobar.

Sou Biólogo e estudante, e devido à minha corrida em busca do doutorado, saindo diretamente do mestrado, tenho de viajar bastante pelo Rio Grande do Sul para terminar trabalhos em Rio Grande, iniciar novos trabalhos em Santa Maria e visitar meus pais e irmãos em Palmeira das Missões e Paso Fundo. Com essa bela desculpa... comprei a minha mirage 250, depois de muito ler os topicos aqui do forum. Apesar de alguns imprevistos, com a bóia do tanque (vazamento), amortecedores trazeiros (descascando após 1500 km) e ruptura da espia do acelerador (caso queiram saber mais sobre algum dos ocorridos é só perguntar) rodei bons 6500 km em pouco menos de 2 meses.

Agora sobre o engasgar da garota
Filhodobar escreveu:
É... acho que a coisa tá ficando séria mesmo, pq acabei de pegar a moto para levar o meu filho pra casa da mãe, ela passou um bom tempo "engasgando", quando eu acelerava um pouco mais, principalmente entre a 1a e a 2a marchas, mas também na 3a.
Tô começando a ficar cabreiro... sabe quando vc acelera na manha, sem exagerar, só para andar um pouco e fazer a troca?
Pois então... a moto dá uma "engasgada".
O que está acontecendo contigo, filhodobar, começou a aparecer pra mim la pelos 4000 km.

Depois da última manutenção, a qual faço na cidade de Marau-RS, a moto começou a "engasgar" e perder potência após 50 km rodados na estrada. Logo em seguida tive de fazer uma viajem de 1500 km, (saindo da região das Missões e indo quase até o Chui). Durante todo o trajeto a moto apresentava momentos em que engasgava quase ao ponto de ter de parar no acostamento para não atrapalhar o transito.
O interessante é que ela se comportava dessa forma quando tinha de reduzir para 70 ou 80 km/h, no entanto voltava ao normal quando andava de 110 pra cima. Após alguns sustos, grandes como perder potência enquanto ultrapassava um caminhão na subida da serra de Santa Maria, cheguei em casa vivo. Tentei até mudar a gasolina, passando a colocar aditivada, mas depois de 1 tanque e penosos 200 km decidi voltar para a comum.

Agora a parte deveras intrigante...

Após LAVAR a moto (que não tinha sido lavada depois da revisão) ela simplesmente PAROU DE ENGASGAR. Não entendo muito de motos, principalmente da EFI, mas há alguma possibilidade desse "engasgamento" ter como causa algum sensor (como o do pezinho que simplesmente parou de funcionar e tenho de ligar a moto apenas em ponto morto)?

@jirschik

jirschik escreveu:Se a moto é EFI, eu acredito que muitas dessas falhas são relativas a alteração de temperatura em sensores ou na ECU. Um ponto que sabidamente tem falha na Mirage EFI é o retificador, que é fraco e com o aquecimento, tem seu funcionamento alterado e fornece uma tensão errada (flutuante) para a ECU que é um dispositivo digital que precisa de energia "limpa". Uma das dicas para apostar em temperatura é o fato da moto ter funcionado sem problemas no dia seguinte.
Quanto ao retificador (desculpa pela ignorância), como dissestes acima ele é fraco. Teria como trocar por um mais forte, ou que sabidamente aguenta melhor o aquecimento? Pois penso que simplesmente trocar por um novo, da mesma marca/modelo, seria apenas uma forma de rodar mais alguns km até que o problema aparecesse de novo.

Gostaria de, antecipadamente agradecer aos mirageiros mais antigos no fórum, vocês sempre aparecem como soluções, ideias e discussões que nos levam a resolvermos os nossos problemas. Espero aprender muito com vocês.

Um grande abraço.

Beux
Beux

postei duas vezes e nao sei como apagar... desculpa ai... :roll:
mcremonesi

Beux,

Procure aqui viewtopic.php?t=603&postdays=0&postorder=asc&start=0 que vc terá muitas sugestões...veja as mas recentes...

Abraços
Imagem
Filhodobar
Contato:

Beux, na última revisão que fiz, na semana passada, pedi para retirarem o sensor do pezinho.

Segundo o pessoal da CC (Vianna Motos - Curitiba), o problema era com esse ingrato mesmo.

Realmente, depois de retirá-lo, não tive mais nenhum problema com a moto.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Miau
Moderador

bom, sobre o sensor do pezinho.. acho que se ele falhar.. a moto simplesmente morre.. até pq essa é a função dele, desligar o motor caso esteja baixado..

ou seja, a ECU entende assim:

sensor do pezinho levantado = 0
sensor baixado = 1

ai ela faz uma condição:

se sensor = 0 entao motor ligado

se sensor = 1 entao motor desligado

ou seja, nao tem meio termo (motor engasgando)

a n ser que esse sintoma q vc descreve de motor falhando, seja ele morrendo e repegando no tranco em movimento.

outra é que, já existe solução em relacao ao sensor do pezinho, até postei um tutorial de como consertar de forma q nao da mais problemas.

pq eu acho perigoso tirar os sensor fora.. eu mesmo ja esqueci o pezinho baixado varias vezes.. e teria dando um porradao se a moto nao morresse
Coringa

Humm, comigo o sensor deu problema (foi o primeiro de vários) e a moto pegava, mas rateava bastante. Assim que isolei ele, andou belamente. Isso feio na hora e na rua...

Não é bem, morto ou vivo como ele reage...
Postado diretamente do Arkhan Asylum após doses cavalares de sedativos...
Beux

mcremonesi escreveu:Beux,

Procure aqui viewtopic.php?t=603&postdays=0&postorder=asc&start=0 que vc terá muitas sugestões...veja as mas recentes...

Abraços
Obrigado pela dica de leitura camarada, irei ler e procurar soluções.
Filhodobar escreveu:Beux, na última revisão que fiz, na semana passada, pedi para retirarem o sensor do pezinho.

Segundo o pessoal da CC (Vianna Motos - Curitiba), o problema era com esse ingrato mesmo.

Realmente, depois de retirá-lo, não tive mais nenhum problema com a moto.
Interessante, conversarei com o mecânico sobre isso, mas como disse o Humm, acho que o funcionamento do sensor do pezinho é ligado/desligado, tanto que quando a moto está ligada e o pezinho é baixado a moto não falha e sim desliga. Mas creio que isso seja fácil de testar, irei a uma cidade vizinha esta semana, vou desligar o sensor para fazer o teste.

Obrigado por enquanto. Na medida que as coisas forem se resolvendo vou postando aqui.

Abraço
Cuba

Beux escreveu:postei duas vezes e nao sei como apagar... desculpa ai... :roll:
Beux,

Como o pessoal sugeriu, eu tbm apóio o sensor do pezinho devido eu ja ter tido o mesmo problema.

Se ele esta com defeito ou sujo, ele pode abrir iu fechar o circuito indicando duas situações para a ECU.

Se ele abre o circuito a ECU entende que o pezinho esta abaixado e desliga a moto, porém quando ele fecha o circuito ele diz a ECU que o pezinho esta levantando de novo, como a moto esta em movimento e isso acontecer muito rápido, ele morre e com a velocidade da moto ele faz pegar no tranco, dando a sensação de engasgar.

Depois que vc lavou e parou este problema, é mais uma situação que pode indicar alguma coisa no sensor do pezinho, a sujeira poderia não ter deixado o sensor recolher tudo e ficava abrindo e fechando circuito com a vibração da moto.

caso o problema continue, verifique o sensor de tombo. Eu ja tive problema com ele tbm.

Meu problema acabaram quando eu tirei o sensor do pezinho e o sensor de tombo.

Abs,
Cuba.
Beux

Cuba escreveu:
Beux,

Como o pessoal sugeriu, eu tbm apóio o sensor do pezinho devido eu ja ter tido o mesmo problema.

Se ele esta com defeito ou sujo, ele pode abrir iu fechar o circuito indicando duas situações para a ECU.

Se ele abre o circuito a ECU entende que o pezinho esta abaixado e desliga a moto, porém quando ele fecha o circuito ele diz a ECU que o pezinho esta levantando de novo, como a moto esta em movimento e isso acontecer muito rápido, ele morre e com a velocidade da moto ele faz pegar no tranco, dando a sensação de engasgar.

Depois que vc lavou e parou este problema, é mais uma situação que pode indicar alguma coisa no sensor do pezinho, a sujeira poderia não ter deixado o sensor recolher tudo e ficava abrindo e fechando circuito com a vibração da moto.

caso o problema continue, verifique o sensor de tombo. Eu ja tive problema com ele tbm.

Abs,
Cuba.
Ok Cuba

Agora a pouco eu desliguei o sensor de tombo e fui dar uma volta. O problema continuou. Quando cheguei em casa desliguei o sensor do pezinho mas... quando engato a marcha a moto simplesmente desliga, como se tivesse baixado o pezinho com a moto engatada.

Alguem sabe se tenho de fazer algo mais alem de apenas desligar o cabo do sensor?

Obrigado pela ajuda
Cuba

Beux escreveu:
Cuba escreveu:
Beux,

Abs,
Cuba.
Ok Cuba

Agora a pouco eu desliguei o sensor de tombo e fui dar uma volta. O problema continuou. Quando cheguei em casa desliguei o sensor do pezinho mas... quando engato a marcha a moto simplesmente desliga, como se tivesse baixado o pezinho com a moto engatada.

Alguem sabe se tenho de fazer algo mais alem de apenas desligar o cabo do sensor?

Obrigado pela ajuda
para vc desligar o sensor do pezinho, vc precisa deixar ele em curto, como vc faz isso...

o sensor que fica do lado do pezinho tem um fio que vai até embaixo do tanque, lá ele tem um terminal que liga com dois fios que vao para o chicote. Faz um "jumper" com um outro fio ou conector e liga nestes dois fios que vão para o chicote, fechando o circuito neles (fechar curto), assim a ECU vai entender que o pezinho esta levantado.

Após isso faça outro teste e veja se o problema continua.

Abs,
Cuba.
Responder