Juarez, o retificador pode apresentar basicamente 2 problemas (de forma bem resumida): a)Abrir ou b)Curto.juarezellery escreveu:Amigos, refaço a pergunta que fiz anteriormente para os feras em elétrica, porque o retificador original pode danificar a CDI da EFI? Caso haja necessidade de mudar o original qual o melhor o da Falcon ou o do cara do Mercado livre?
a)Se os componentes internos queimarem e "se abrirem", a energia do alternador não atravessará o circuito e não queimará o CDI e nem irá alimentá-lo, desligando o circuito. Considero essa a situação "menos grave".
b)Se os componentes internos queimarem e entrarem "em curto", a energia do alternador irá atravessar o circuito de forma descontrolada, atingindo CDI e tudo o mais que estiver pela frente, com uma tensão mais alta, queimando-o.
Os bons circuitos possuem proteção para que, em caso de pane, o circuito abra, ao invés de entrar em curto, pois os danos serão menores. É claro que isso custa um pouquinho mais, mas vale à pena. Tem alguns que até se desligam temporariamente e voltam à funcionar depois, dependendo da pane.
O que pode ocasionar a pane do retificador? Uma alta carga para ele suprir, como faróis, circuitos extras. Porém, o que parece, é que o retificador original já foi especificado para funcionar sobrecarregado. Se for o mesmo retificador da carburada, é só lembrar que o sistema EFI tem muitos mais dispositivos eletrônicos, e isso sobrecarregará o retificador.
O assunto é extenso e pode-se fazer várias análises. Mas como já escrevi anteriormente, eu não estou recebendo nenhuma grana da Kasinski para fazer esse serviço para eles, então, pela prática e probabilidade de problemas que tem ocorrido, sugiro que:
1) Trocar o retificador original por um mais forte, como o da Falcon (vários fabricantes), GS500, ou este indicado no ML, como alguns já compraram, por ser um circuito mais forte.
2) Se continuar queimando, revisar toda a instalação elétrica, em busca de curtos (fiação exposta raspando do chassis, lâmpadas em curto, sensores em curto, bateria em curto, etc).
3) Revisar o alternador, que é o responsável por gerar a energia para todo o sistema, inclusive para carregar a bateria.
Eu tenho uma Mirage carburada e troquei meu retificador sem estar queimado. Instalei um de Honda Falcon, e senti boa melhora.