Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

juarezellery escreveu:Amigos, refaço a pergunta que fiz anteriormente para os feras em elétrica, porque o retificador original pode danificar a CDI da EFI? Caso haja necessidade de mudar o original qual o melhor o da Falcon ou o do cara do Mercado livre?
Juarez, o retificador pode apresentar basicamente 2 problemas (de forma bem resumida): a)Abrir ou b)Curto.
a)Se os componentes internos queimarem e "se abrirem", a energia do alternador não atravessará o circuito e não queimará o CDI e nem irá alimentá-lo, desligando o circuito. Considero essa a situação "menos grave".
b)Se os componentes internos queimarem e entrarem "em curto", a energia do alternador irá atravessar o circuito de forma descontrolada, atingindo CDI e tudo o mais que estiver pela frente, com uma tensão mais alta, queimando-o.

Os bons circuitos possuem proteção para que, em caso de pane, o circuito abra, ao invés de entrar em curto, pois os danos serão menores. É claro que isso custa um pouquinho mais, mas vale à pena. Tem alguns que até se desligam temporariamente e voltam à funcionar depois, dependendo da pane.

O que pode ocasionar a pane do retificador? Uma alta carga para ele suprir, como faróis, circuitos extras. Porém, o que parece, é que o retificador original já foi especificado para funcionar sobrecarregado. Se for o mesmo retificador da carburada, é só lembrar que o sistema EFI tem muitos mais dispositivos eletrônicos, e isso sobrecarregará o retificador.

O assunto é extenso e pode-se fazer várias análises. Mas como já escrevi anteriormente, eu não estou recebendo nenhuma grana da Kasinski para fazer esse serviço para eles, então, pela prática e probabilidade de problemas que tem ocorrido, sugiro que:

1) Trocar o retificador original por um mais forte, como o da Falcon (vários fabricantes), GS500, ou este indicado no ML, como alguns já compraram, por ser um circuito mais forte.
2) Se continuar queimando, revisar toda a instalação elétrica, em busca de curtos (fiação exposta raspando do chassis, lâmpadas em curto, sensores em curto, bateria em curto, etc).
3) Revisar o alternador, que é o responsável por gerar a energia para todo o sistema, inclusive para carregar a bateria.

Eu tenho uma Mirage carburada e troquei meu retificador sem estar queimado. Instalei um de Honda Falcon, e senti boa melhora.
Imagem
juarezellery
Contato:

Beleza, muito obrigado pela aula companheiros, vou trocar assim que possível.
mais uma dúvida, comprei um par de alforges de abs, daqueles que tem luz de freio, mas estou um pouco receoso de ligar as luzes, será que pode.sobrecarga o retificador? São só duas luzinhas mas.....
Miau
Moderador

acredito que nao sobrecarregue..

mas considere tambem trocar essas lampadas por lampadas de led.. sao muitas vezes mais economicas e duraveis que as incandecentes

aqui pra mim so falta trocar farol e setas..

ja troquei painel, luz de posicao/freio
WanSlack

Rapaz,

Depois de um mês de molho a espera do chicote da MRG250, que comprei do RichardHyosung, ele chegou.
A MRG250 foi internada ontem pra refazer tudo: Chicote novo, Retificador do Lefteris e o estator(que o Lefteris enrolou e me mandou de volta).
na CC :
retificador R$ 255
Estator R$ 300
Chicote R$ 835
Total R$1390
O que fiz:
retificador(Feito pelo Lefteris) R$ 105
Estator(Enrolado pelo Lefteris ) R$ 135
Chicote(Richard+impostos) R$ 385
Total R$ 625
Diferença R$ 765
Em descompensasão fiquei desdo início de Fev não ando na MRG250 -Tempo é dinheiro!
WanSlack - Fortaleza - Ceará
+MetalMirage
Kasinski Mirage EFI 250cc - 2010-2011
SULÃO

Domingo fiquei na mão com a minha moto ...

Triquei bateria e retificador com 6 meses de uso!! Como disse um amigo meu minha Mirage é CCE (Comecei comprando errado!!)

Tive uma mirage 2010 que pegou fogo e a concessionária me deu outra 2011 (atual) que já está dando problema ...

Não aguento mais ficar a pé!!!!!
juarezellery
Contato:

SULÃO escreveu:Domingo fiquei na mão com a minha moto ...

Triquei bateria e retificador com 6 meses de uso!! Como disse um amigo meu minha Mirage é CCE (Comecei comprando errado!!)

Tive uma mirage 2010 que pegou fogo e a concessionária me deu outra 2011 (atual) que já está dando problema ...

Não aguento mais ficar a pé!!!!!
cara retificador é problema crônico da mirage, mas isso não tira o mérito dela pois é um problema simples de resolver.
sobre a sua antiga moto, como ela pegou fogo?
SULÃO

Com 3 meses de uso, precisei trocar o retificador e bateria, o problema mesmo aconteceu com 10 meses de uso, estava andando normal e parei antes de pegar a pista para procurar meu oculos de sol no alforge, e quando vi estava saindo fumaça debaixo do banco. Sai de cima e tirei o banco, quando a labareda de fogo atingiu quase 1 metro de altura ... sai correndo parar os carros que passavam pra usar o extintor.

Fiquei 2 meses sem a moto, e disseram que foi um curto-circuito que causou o incidente, e quando peguei a mesma moto denovo ... 6 meses depois ela parou de novo por causa da bomba de combustível. Devolvi a moto e eles me deram a 2011 no lugar!
Faz 6 meses que estou com ela e já tem 2 dias que está na oficina por causa de bateria e retificador!!!

Me diz se não é de doer?
jirschik
Moderador
Contato:

Sulão, leia esse tópico, de trás para frente, e verás que a causa raiz desses problemas é fácil de resolver e isso é feito fora de uma concessionária. Depois disso, é só curtit muito a moto. Concordo que é uma falha do fabricante, mas se temos como resolver, o negócio é corrigir e curtir!

Boa Sorte!
Imagem
SULÃO

jirschik escreveu:Sulão, leia esse tópico, de trás para frente, e verás que a causa raiz desses problemas é fácil de resolver e isso é feito fora de uma concessionária. Depois disso, é só curtit muito a moto. Concordo que é uma falha do fabricante, mas se temos como resolver, o negócio é corrigir e curtir!

Boa Sorte!
O que eu mais quero é curtir, e eu já estou fora da concessionária meu anjo, pois, além de ser muito mal tratada por todos (menos 1 dos mecânicos, que me tratava bem) e tudo que era pra mim era deixado pra depois, eu mandei tudo para o "quinto dos infernos" e estou fazendo por conta agora!!!
Mas valeu pelo incentivo, pois o que mais preciso é disso, pois perdi totalmente a confiança ... ainda mais que sou de moto clube e viajo pra burro todo final de semana !
Miau
Moderador

pessoal anad comprando um retificador do ML de um cara que fabrica.. pelos valores de teste que passaram, parece muito bom.

alem disso.. esse curto que vc disse ter ocorrido no banco, provavelmente foi da ma montagem e ativação que fazem.. colocando fios em disposição onde o banco vai emagando e comendo, até dar o curto.

agora interessante é como o fusivel da moto nao queimou antes.. será que tinha fusivel ou meteram um arame ali hahahahaha
Responder