FY 250: Tutorial - Consertando a bóia do tanque

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Tutorial passo-a-passo sobre o conserto da bóia da FYM-250
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Em primeiro lugar retire e armazene o tanque com cuidado.
Imagem

Desconecte os dois conectores e a mangueira de combustível do carburador.
Imagem

Vejam a sua localização:
Imagem

Retire com cuidado a bóia. Veja a sua posição.
Imagem

Vejam a situação da minha bóia, não iria marcar nunca...:
Imagem

Iniciando o conserto:
Imagem

Percebi que a placa de circuito impresso estava trincada, tendo rompido duas trilhas:
Imagem
O primeiro passo neste caso foi o de colar e calçar a placa. Colei com superbonder e calcei com durepox pela parte de trás. Ficou bem fixa. O próximo passo foi reparar as trilhas. Lixei-as com cuidado para expô-las e em seguida com um ferro de solda com ponta fina 'estanhei' e soldei fios de cobre refazendo a trilha rompida. Este fio são os filamentos interiores de um cabo flexível.

Após este processo de muita paciência resolvi dar uma pressão no contato do potenciômeto.
Fica na base móvel da haste:
Imagem

Imagem

Porém como estava ressecado ou o material não era de boa qualidade, as hastes quebraram, mesmo exercendo pouca pressão - O que me levou para mais um conserto.

Por conhecer um pouco de eletrônica sei que as hastes de um potenciômetro são 'soldáveis, flexíveis e inoxidáveis'. Então desmontei um:
Imagem

Com este material em mãos refiz as hastes quebradas soldando-as com estanho em sua própria base:
Imagem

Vejam o resultado:
Imagem

Após este rigoroso teste de paciência montei novamente todo o conjunto:
Imagem
Acima dá para ver as trilhas reconstituídas...
Nesta mesma imagem dá para perceber uma porca a qual soldei novamente com estanho para travar a haste na sua base móvel, a mesma das hastes. Isto porque a arruela de trava existente tende a ceder e causar novo mal contato das hastes. Porém mantive o movimento da bóia/haste livre no seu sentido radial.

Fixando a bóia:
Imagem

Para ter certeza de uma boa fixação da bóia soldei mais uma porca no final da haste, logo após a arruela de trava. Após isso 'selei' a bóia e a parte final da haste com silicone para não haver infiltração de gasolina no conjunto. Pois lí aqui no fórum alguns relatos de que a bóia não flutuava. Ficou assim:
Imagem

Segue a montagem final do conjunto:
Imagem
Imagem

Antes da instalação final faça um teste, ligando a chave e o conector da bóia. Movimente a bóia simulando o enchimento do tanque. Neste momento as luzes devem acender.

Monte novamente o conjunto da bóia. Por segurança limpe bem a base onde assentará anel de borracha que fará a vedação do conjunto. Aperte o suficiente e teste para ver se não há vazamento.
Imagem

Vá para um posto, complete o tanque e curta o seu trabalho vendo as luzes acendendo novamente. Dá gosto de ver!
Imagem

Imagem

Tempo médio do conserto 2:00 horas

Em caso de dúvidas podem perguntar e responderei à vontade. Não tenham medo de mexer. O que ajuda muito é a facilidade atual de fotos digitais. Sendo assim ao desmontar tirem fotos em todas as etapas para facilitar a montagem evitando indesejadas trocas de posições.

Lí vários relatos de alguns que falam mal da moto FYM com seus vários problemas. Problemas sempre terão.. até mesmo as HD da vida terão os seus. O importante é sempre achar uma solução viável para cada problema apresentado. Somos brasileiros... não desistimos nunca. E falem a verdade... Dá um gosto muito bom quando nós mesmos conseguimos olhar para algo que resolvemos.

Este é o primeiro de muitos tutoriais que espero fazer e compartilhar com aqueles que como eu curtem achar a solução de pequenos problemas. É isso aí...
Espero que gostem... Abraço a todos. 8) 8) 8)
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

bacana Rafaelw !
eu guardei a boia original de minha moto vo ver se consigo feda-la tambem e voltar a coloca-la na moto !
muito bom o tutorial ,fotos e tudo bem explicado !
abraços
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Como evitar a quebra da bóia e idéia de dispositivo anti-quebra:

Acredito que uma única causa do rompimento da bóia e a quebra da placa de circuito impresso, o que ocorreu no meu caso, pode ter sido o bico da bomba de combustível forçada pelo frentista.

Abaixo segue minha teoria:
Imagem

Uma solução rápida:
Imagem

Sempre abastecer com a bóia estando no mesmo lado da bomba de combustível, e lógico, do mesmo lado do frentista, ou seja lado direito da moto do mesmo lado do frentista. Assim o bico entrará pelo lado oposto da bóia.

Uma solução eficaz:
Imagem
Soldar um tubo perfurado inox 304 ou chapa moeda na boca do tanque para que sirva como guia do bico da mangueira de combustível. Assim não importa o lado do abastecimento a bóia não será atingida.

Por enquanto estou achando mais fácil abastecer pelo lado certo. Caso eu resolva fazer e adaptar esse dispositivo postarei as imagens neste fórum.

:D :D :D
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

ele vive novamente :





Imagem

.
Imagem

eu não mexi com os contatos e com as trilhas pois estavam em boas condições !

a boia que eu tinha improvisado(frasquinho de soro de 10 ml) estava cheia de gasolina ...
havia rachado no meio e não tinha nem sinal da cola quente e do silicone que eu havia usado ! penso que a gasolina dissolveu tudo !

valeu !
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Parabéns Rogério! É isso aí... Agora é só curtir mais esse recurso da moto... Só percebi que o marcador oscila bastante, mas deve ser pelo fato de se balaçar muito o tanque.
Abraço
8) 8) 8)
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

em tempo ! semana passada minha moto começos a falhar por falta de gasolina ... virei a torneirinha para reserva e continuou falhando, isso em plena Radial leste !
encostei assim que deu e percebi que o tangue estava vasio !
simplesmente a gasolina foi toda ,como se estivesse na posição reserva !
comprei uma torneira da strada ,como foi sugerido na comunidade do orkut , mas em minha moto não serviu !
minha moto é 2008
teve um rapaz que usou a da estrada na dele que é 2009
acho que tem diferenças entre um ano e outro !
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Wow!!!!

Mandou bem, hein Rafael?

Tive um mal contato no sensor também, resolvi apenas re-ajustando os contatos e a folga do bracinho articulável. No mais, foi exatamente igual ao seu.

Parabéns pelo post!

Que este também sirva de inspiração para outros motociclistas que tiveram algum problema na motoca. (lembrem-se que todas motos dão problema, rodando ou não)

É o que eu falo pra todo mundo: não é difícil mexer na motoca, basta ter um tempo disponível, um local para se executar o serviço e um poquinho de boa vontade...

Isto sim, é irmandade, é cooperação.

Ótimas estradas a todos!
gilnatsp
Mensagens: 49
Registrado em: 14 Abr 2012, 01:26
Localização: São Paulo
Contato:

Parabéns Rafael, belo tuto, essa dica do abastecimento é ótima, desculpe minha mas to com uma dúvida, eu estando sentado na moto, o lado correto para abastecer é o frentista estando do meu lado esquerdo? ou seja, o frentista fica do lado onde tem o pedal do cambio?

Abraços
gilnatsp
Mensagens: 49
Registrado em: 14 Abr 2012, 01:26
Localização: São Paulo
Contato:

Amigos, to com um probleminha de vazamento de combustível, se deixo a torneirinha na posição ON vaza no carburador pela lateral e pelo ladrão com ela parada, mas de deixo na reserva não vaza mas por via das dúvidas pra evitar tenho que deixar fechada quando paro, o que pode ser?
Abraços
Responder