Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
walber silva oliveira mac

Prezado Rinaldo,

Só agora voltei a acessar o forum, pois o tempo é curto. Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, deram sua opinião sobre o problema relatado por mim.

A moto não chega a parar o motor e dificilmente a ventoinha liga. Na verdade, o "marcador de temperatura" não passa mais de duas barrinhas, quando facilmente chegava a três.

Walber
Rinaldo Hirai escreveu:Boa noite, Jirschik e a todos!

Eita nome complicado, rsrs, mas pelo que o Walber descreveu, o problema de aquecimento veio de presente da concessionária, a moto estava sem bateria
depois do tempo parada, ele levou na cons. e...
Olha éra bom levar lá e explicar para eles que ela não tinha este problema qdo você levou na revisão,
póde ser que na revisão eles desligaram os terminais da cebolinha do radiador, ela liga a ventoinha de refrigeraçao, e quando aquece passa do limite e a ECU
corta o motor por super aquecimento, pois ela monitora a temperatura e comanda a mistura ponto etc.
Manda ver também a válvula termostática, ela pode não estar abrindo e o motor aquece acima do normal, e daí a perda de rendimento, e, até o motor
"apagar"´.

É o que imagino que esteja acontecendo.

Vamos ver o que o jirschik, acha disso tudo pois ele
está diariamnte no fórum e já viu quase de tudo por aqui.

Boa sorte!

Rinaldo

Prezado Santista,

Vou levar a um mecânico para fazer o procedimento indicado, depois vou postar o resultado. Ou é fácil de fazer e eu mesmo posso realizá-lo?
Em todo caso, obrigado.

Walber
Santista escreveu:Walber, o defeito está parecendo o sensor de temperatura, depois de quente deve estar fazendo a leitura fora do padrão, experimenta tirar o conector do sensor e anda com a moto para ver se melhorou ou piorou, se tiver um multimetro e o esquema elétrico com os valores dos sensores, faz uma medição com o motor frio e depois com o motor conforme vai aquecendo e verifica se está dentro dos parametros do fabricante

Prezado Cazé,

Não fiz o diagnóstico da ECU, vou levar a um mecânico para fazê-lo.
A todos, muito obrigado pela consultoria GRÁTIS.
Walber

Cazé escreveu:Caro Walber,

Sobre o problema de acender a lâmpada FI depois que o motor aquece, gerando instabilidade e aumento do consumo. Bem, posso dizer que aconteceu isso comigo e , como sou “mechânico” (rsrsrs), resolvi estudar um pouco deste assunto.

No meu caso foi falha no Oxygen Sensor, ou Sensor Lambda como conhecido aqui no Brasil. É aquele sensor que fica no escapamento da moto, no início da ponteira. Fiz o diagnóstico da ECU da mesma forma relatada pelo Rinaldo, na resposta anterior, e o código de erro foi o C22. Neste caso você deve fazer o diagnóstico com a moto ligada enquanto a lâmpada do EFI está acesa. Você já fez o diagnóstico?

Bem, o sensor lambda capta informações da queima de oxigênio, com base nos gases que saem do escapamento, e repassa estas informações para a ECU. Com base nestas informações a ECU faz ajustes no sistema de combustão, de modo a equalizá-lo com o que está pré programado (mais potência = mais poluição e consumo, menos potência = menos poluição e consumo).

Somente para acrescentar, a regulagem de fabrica leva em consideração as normas de emissão de poluentes, e por isto nem sempre estão reguladas para se obter a potência máxima. Mexendo nestes ajustes, com o auxilio de scanner, algumas oficinas conseguem aumentar a potência da moto, mas isto trará aumento do consumo e de emissões de poluentes, o que pode ser um problema na inspeção veicular de algumas cidades.

Voltando ao assunto, dependendo das informações enviadas pela sonda lambda à ECU, sua moto pode consumir mais ou menos combustível, pois a ECU fica o tempo todo tentando atingir a curva de potência da sua moto, que está pré programada internamente, com base nas informações recebidas pelos diversos sensores, entre eles o tal sensor lambda. Se um deles não funcionar direito, a ECU vai interpretar as informações de modo errado e sua moto vai ficar toda desregulada.

Mas, no caso da sonda lambda não estar funcionando adequadamente, o que isso tem a ver com o fato do problema acontecer somente com a moto aquecida?
Bem, o sensor lambda somente funciona quando está aquecido (devido as suas características químicas), e portanto abaixo de uma determinada rotação do motor (que não dá condições de aquecimento adequado ao escapamento e conseqüentemente à sonda lambda que esta acoplada a ele) e com menos de 3 minutos de operação, a ECU ( devido a uma programação interna) despreza a leitura deste sensor e adota uma leitura padrão. E assim ele fica comandando o sistema de combustão, desprezando as informações da sonda lambda, até que suas informações possam ser consideradas, a partir deste momento, se as informações recebidas deste sensor não forem recebidas, ou se estiverem confusas, a ECU indica falha no sistema e acende a lâmpada FI. Neste caso, por questões de segurança, a ECU não desliga a moto, apenas indica a falha.

Caro Walber, não sei se o problema de sua moto está no sensor lambda, mas existe uma indício que isto esteja acontecendo. Pode haver um problema em outros sensores também, como já foi dito por outros membros deste fórum. Tente fazer o teste do diagnóstico, com a moto ligada e com a lâmpada FI acesa, anote o resultado e nos mantenha informados.

Já ia me esquecendo. Caso você precise trocar o sensor lambda, e sua moto esteja fora da garantia, você pode utilizar um sensor universal (pode ser da Bosch, Delphi, etc...), que sai por aprox. R$ 100,00, reutilizando o conector original. Ouvi dizer que o sensor original, da marca Delphi, na concessionária sai por mais de R$ 400,00 (instalado).

Boa sorte

Rinaldo,

É ótimo tê-lo de volta. Saúde meu amigo !!!! E vê se não some.... !!!
Ricardo Maia

Boa tarde, senhores.

Estou voltando para dar um retorno sobre o pequeno problema com a minha 650: o chiado da correia. Aproveitei e já fiz a revisão de 9000 km.

Segundo o mecânico o problema era que as polias estavam desalinhadas e a correia ficava raspando. Foi só realinhar e o barulho desapareceu. Fica a dica.

Gastei R$ 260,00 na revisão.

A concessionária é a Cia Motos em Brasília e sempre sou muito bem atendido.
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.
COUTINHO.JOI

Então, aproveitando a conversa com os amigos, se alguém souber de algum Civic ou Corolla (ambos automático) para vender, em perfeito estado de conservação e entre os anos de 99 e 02, dá um toque por MP ou aqui mesmo.

Abração
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Vladimir650

Reinaldo, boa note!

Hoje fiz o procedimento que vc passou. Realmente não tinha o traço no C.
Regulei o TPS e apareceu. Onde vc descobriu isso? Parabéns e obrigado!

Aproveitei e dei um tratinho na sonda lambda e apliquei limpa contato no conector.

Só não saí ainda para testar a moto.

Sobre filtro de óleo, importei direto da Hyosung inclusive tenho mais de reserva, assim como pastilhas de freio, o-ring e até o filtro de ar que na cc deve ser uma fortuna. Tenho tbém um dispositivo para medir a tensão da correia dentada e ajustar se necessário. Comprei num site nos EUA e paguei baratinho.

Revisão na cc só fiz a de 1000 km. As demais eu mesmo faço. A última troca de óleo
coloquei Motul 5000 10w40 com troca do filtro.

A moto é show mas só falta esse detalhe na EFI que espero ter resolvido hoje. Depois posto o resultado.

Abraço a todos. Baixem os manuais nos links que postei acima.
junioma

Vladimir650 escreveu:Reinaldo, boa note!

Hoje fiz o procedimento que vc passou. Realmente não tinha o traço no C.
Regulei o TPS e apareceu. Onde vc descobriu isso? Parabéns e obrigado!

Aproveitei e dei um tratinho na sonda lambda e apliquei limpa contato no conector.

Só não saí ainda para testar a moto.

Sobre filtro de óleo, importei direto da Hyosung inclusive tenho mais de reserva, assim como pastilhas de freio, o-ring e até o filtro de ar que na cc deve ser uma fortuna. Tenho tbém um dispositivo para medir a tensão da correia dentada e ajustar se necessário. Comprei num site nos EUA e paguei baratinho.

Revisão na cc só fiz a de 1000 km. As demais eu mesmo faço. A última troca de óleo
coloquei Motul 5000 10w40 com troca do filtro.

A moto é show mas só falta esse detalhe na EFI que espero ter resolvido hoje. Depois posto o resultado.

Abraço a todos. Baixem os manuais nos links que postei acima.
Vou aproveitar e perguntar:
Na troca de óleo, efetivamente vc só utiliza um filtro novo ou a cada troca vc troca o o-ring ?
Imagem
Vladimir650

Sim troco o o-ring até porque é muito barato se importar da Hyosung. Até pode não trocar e no máximo pode dar algum vazamentinho pela tampa do compartimento do filtro.

Se eu não tivesse o o-ring utilizaria o mesmo sem muita preocupação.
junioma

Vladimir650 escreveu:Sim troco o o-ring até porque é muito barato se importar da Hyosung. Até pode não trocar e no máximo pode dar algum vazamentinho pela tampa do compartimento do filtro.

Se eu não tivesse o o-ring utilizaria o mesmo sem muita preocupação.
Blz :D
Daqui 1000km farei a primeira troca de óleo por minhas mão :D
Imagem
Cazé

Walber,

Para fazer o diagnostico da ECU é muito simples. Leia as paginas 23 e 27 do Manual da Injeção Eletrônica (Service Manual: 99000-51310), cujo site para download foi postado por nossos amigos nas respostas anteriores. Se tiver problemas com o inglês, use o Google Tradutor.

Você pode utilizar quanquer tipo de chave (interruptor) no cabo do diagnostico que você deve providenciar. O lado (polo) da ligação da chave não importa.

Voce pode fazer uma adaptação no conector existente da moto, pois nao será facil achar um conector que se encaixe nele.

Se o mecânico que você conhece não for da Kasinski, imprima e leve o manual (mencionado acima) para ele. Sem os códigos, e a tabela das falhas, ele não poderá fazer nada.

Lembre-se: Faça o diagnostico com a lampada FI acesa. Só assim ele identifica o problema na sonda lambda, se for o caso. Apanhei muito até descobrir isto.

Boa sorte
Responder