Prezado Cazé,
Não fiz o diagnóstico da ECU, vou levar a um mecânico para fazê-lo.
A todos, muito obrigado pela consultoria GRÁTIS.
Walber
Cazé escreveu:Caro Walber,
Sobre o problema de acender a lâmpada FI depois que o motor aquece, gerando instabilidade e aumento do consumo. Bem, posso dizer que aconteceu isso comigo e , como sou “mechânico” (rsrsrs), resolvi estudar um pouco deste assunto.
No meu caso foi falha no Oxygen Sensor, ou Sensor Lambda como conhecido aqui no Brasil. É aquele sensor que fica no escapamento da moto, no início da ponteira. Fiz o diagnóstico da ECU da mesma forma relatada pelo Rinaldo, na resposta anterior, e o código de erro foi o C22. Neste caso você deve fazer o diagnóstico com a moto ligada enquanto a lâmpada do EFI está acesa. Você já fez o diagnóstico?
Bem, o sensor lambda capta informações da queima de oxigênio, com base nos gases que saem do escapamento, e repassa estas informações para a ECU. Com base nestas informações a ECU faz ajustes no sistema de combustão, de modo a equalizá-lo com o que está pré programado (mais potência = mais poluição e consumo, menos potência = menos poluição e consumo).
Somente para acrescentar, a regulagem de fabrica leva em consideração as normas de emissão de poluentes, e por isto nem sempre estão reguladas para se obter a potência máxima. Mexendo nestes ajustes, com o auxilio de scanner, algumas oficinas conseguem aumentar a potência da moto, mas isto trará aumento do consumo e de emissões de poluentes, o que pode ser um problema na inspeção veicular de algumas cidades.
Voltando ao assunto, dependendo das informações enviadas pela sonda lambda à ECU, sua moto pode consumir mais ou menos combustível, pois a ECU fica o tempo todo tentando atingir a curva de potência da sua moto, que está pré programada internamente, com base nas informações recebidas pelos diversos sensores, entre eles o tal sensor lambda. Se um deles não funcionar direito, a ECU vai interpretar as informações de modo errado e sua moto vai ficar toda desregulada.
Mas, no caso da sonda lambda não estar funcionando adequadamente, o que isso tem a ver com o fato do problema acontecer somente com a moto aquecida?
Bem, o sensor lambda somente funciona quando está aquecido (devido as suas características químicas), e portanto abaixo de uma determinada rotação do motor (que não dá condições de aquecimento adequado ao escapamento e conseqüentemente à sonda lambda que esta acoplada a ele) e com menos de 3 minutos de operação, a ECU ( devido a uma programação interna) despreza a leitura deste sensor e adota uma leitura padrão. E assim ele fica comandando o sistema de combustão, desprezando as informações da sonda lambda, até que suas informações possam ser consideradas, a partir deste momento, se as informações recebidas deste sensor não forem recebidas, ou se estiverem confusas, a ECU indica falha no sistema e acende a lâmpada FI. Neste caso, por questões de segurança, a ECU não desliga a moto, apenas indica a falha.
Caro Walber, não sei se o problema de sua moto está no sensor lambda, mas existe uma indício que isto esteja acontecendo. Pode haver um problema em outros sensores também, como já foi dito por outros membros deste fórum. Tente fazer o teste do diagnóstico, com a moto ligada e com a lâmpada FI acesa, anote o resultado e nos mantenha informados.
Já ia me esquecendo. Caso você precise trocar o sensor lambda, e sua moto esteja fora da garantia, você pode utilizar um sensor universal (pode ser da Bosch, Delphi, etc...), que sai por aprox. R$ 100,00, reutilizando o conector original. Ouvi dizer que o sensor original, da marca Delphi, na concessionária sai por mais de R$ 400,00 (instalado).
Boa sorte
Rinaldo,
É ótimo tê-lo de volta. Saúde meu amigo !!!! E vê se não some.... !!!