Tutorial: Estojo de ferramentas caseiro (diversas photos)

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Russo

Ae Kameraden...
Esses dias encontrei no Blog "Infernais Los Pedros Motorcycles os "embornais de ferramentas" (estojos de ferramentas) bem simples e muito práticos, feitos com retalhos de couro.
Baseado no estojo de instrumentos de dentistas e cirurgiões de antigamente, o blog dos ILPM está lançando o Embornal de Ferramentas MALVADÃO...
...O objetivo deste embornal é permitir que suas ferramentas prediletas sejam carregadas devidamente protegidas por um case resistente, que pode ser "desenrolado" sobre o banco da moto numa boa, facilitando a acesso às ferramentas, sem risco delas caírem ou de perder tempo procurando aquela chave allen no meio de 150 outras...

Já ví de tudo. Gente que leva Locktite, gente que leva filtro solar, gente que leva um jogo completo de 150 peças de ferramentas (em milímetros) cujo uso se restringe a 1/10 do que carrega. Também já ví nêgo com um bom jogo de ferramentas mas muita coisa que não serve prá nada...O segredo de um bom jogo de ferramentas para viagens e pequenas emergências é conhecer a moto, identificar as necessidades para não carregar peso morto...

...As chaves que carrego: boca de 1/2", 3/8", 5/8", 9/16", 11 mm, 10 mm, 9 mm, allen 1/4", 1/2" e outras, torx T25, T27, T35 e outras, alicate multifunção com fenda, phillips, canivete, etc, abraçadeiras, fusíveis de 15A, lâmpada da lanterna etc etc etc...

Imagem

Imagem
O texto acima me chamou a atenção, pois quando eu viajo, carrego uma oficina inteira na moto. Entretanto, quando realmente precisei usá-las à beira da estrada, usei as mesmas poucas ferramentas de sempre, a maioria delas idênticas às citadas no blog - confirma-se dessa forma o bom e velho Teorema de Paretto: 80% dos problemas resolvem-se com 20% das ferramentas, eheheh...

Eis abaixo o conteúdo do estojo de ferramentas que costumo carregar em viagens:

Imagem

Neste fim de semana, encontrei em casa uns retalhos de couro e resolvi fazer o meu próprio embornal de ferramentas.

Imagem

Imagem

Imagem

De saída um problema: como minha rebitadeira está estragada, resolvi fazer o embornal do jeito antigo, colado com adesivo de contato...

Imagem

Imagem

...e costurado com tiras de couro, no "melhor(?) estilo apache":

Imagem

Imagem

Com o embornal praticamente pronto, é chegada a hora de escolher as ferramentas "definitivas":

Imagem

Essas foram as ferramentas que sobraram, eheheh:

Imagem
Ps. Segundo a "Lei de Murph" qualquer uma das ferramentas que não foi escolhida será a que eu vou precisar na próxima vez, eheheh...

O último passo foi fazer um "mandrakismo" para envelhecer o couro, fazendo com que o embornal ficasse com uma aparência de uma coisa com décadas de uso:

Imagem

Imagem

Imagem

" A smooth sea never made a skilled mariner "
jirschik
Moderador
Contato:

Ficou muito legal!

Me fez lembrar meu kit de ferramentas que tinha sob o banco do passageiro do caminhão que eu tinha no quartel, quando servi ao Exército :D

As ferramentas eram maiores, mas a idéia era a mesma. Porém, ao invés de uma manta de couro, eu usava um pedaço de lona, que também funciona muito bem, pois é bastante resistente. Com a lona também é possível fazer as divisórias com rebites.

Russo, onde você leva esse kit? Amarra-o na frente da moto, próximo do farol? Eu tenho uma bolsa de ferramentas dessas que compramos pronta para amarrar na frente da moto. Mas com o tempo fui soltando algumas costuras para facilitar a abertura e dentro dele eu carrego uma bolsa com zíper para acondicionar todas as ferramentas. Mas com o passar do tempo, as alças vão estragando e agora, por segurança, eu também prendo a bolsa ao garfo com uma corda elástico.
Imagem
Denise Cação

Euuu querooo rsrsrs

Tudo bem que se me acontece alguma coisa, além da ferramenta eu preciso ter por perto alguém que saiba usar a ferramenta :lol: , mas achei muito estiloso esse kit...
Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais.
Russo

jirschik escreveu:Ficou muito legal!

Russo, onde você leva esse kit? Amarra-o na frente da moto, próximo do farol? Eu tenho uma bolsa de ferramentas dessas que compramos pronta para amarrar na frente da moto.
Antigamente eu usava um alforge-ferramenteira, desses de amarrar na frente da motoka (parecido com o da foto abaixo).

Imagem

Com o tempo a quantidade de ferramentas foi aumentando e a sacolinha de ferramentas passou a não caber mais na ferramenteira. Então passei guardar a sacola de ferramentas dentro de um dos alforges laterais.

Agora, com a "drastica" redução da quantidade de ferramentes - no embornal só irão as ferramentas realmente imprescindíveis - estou pensando em voltar a usar a ferramenteira.

Detalhe: só instalo os alforges quando viajo e, por isso, costumo fixá-los com cintas hellerman (enforca-gato). Elas prendem muito bem os alforges e quando quero retirá-los, simplesmente "passo a faca".
Isso vale para a ferramenteira também.

Imagem
Denise Cação escreveu:Euuu querooo rsrsrs

Tudo bem que se me acontece alguma coisa, além da ferramenta eu preciso ter por perto alguém que saiba usar a ferramenta :lol: , mas achei muito estiloso esse kit...
Marmanjo prá fazer força você encontra em qualquer beira de estrada, mas as ferramentas prá ele usar prá fazer força você tem que levar junto, pois você não as encontra na beira da estrada, eheheheh...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Gabuga
Contato:

Minha motoca veio com uma bolsa dessa para ferramentas, ainda não coloquei pois fiquei pensando se eu pegar um buraco o paralama não vai dar uma porrada na bolsa :shock:
valle

Muito bonito o suporte de couro.
Mais legal ainda foi que achei que só eu usava uma chave de bicicleta entre a ferramentas para a moto ;-)
Os colegas poderiam sugerir um kit de ferramentas para fazer a manutenção básica da minha Mirage 250 (trocar óleo, reapertar parafusos...)? Andei olhando uns kits no Mercado Livre e não sei se são adequados. De repente chaves individuais seria melhor. Por exemplo: aqueles kits com catraca, ou chave cachimbo, estrela, etc. Fiquei na dúvida e se puderem ajudar, agradeço.
Reinaldo

Incentive seus filhos a continuar estudando para terem mais oportunidades.

Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Valle, veja esta postagem:

viewtopic.php?p=175838#175838
Imagem
Rogerio Rocha
Contato:

show de bola ! parabéns pelo artezanato ! só faltou revelar o truque do "mandrakismo" 8)
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
valle

Isso é uma lista de ferramentas jirschik.

Já tenho algumas (alicate, chaves de fenda, philips e a chave de vela da moto). Agora vou comprar o que falta.
Reinaldo

Incentive seus filhos a continuar estudando para terem mais oportunidades.

Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Rogerio Rocha escreveu:show de bola ! parabéns pelo artezanato ! só faltou revelar o truque do "mandrakismo" 8)
Com certeza!!!!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder