Entendi Jiro, a boa notícia é que tem uma tornearia na rua de cima de casa.
A má notícia é que ainda não consegui retirar o parafuso.
Veja (nao coloquei as fotos aqui para nao pesar muito), é justamente esse do canto superior direito que começou a girar em falso:
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... GpJZWNGcG8
O negócio está tao esquisito que "esguichava" óleo ao invés de simplesmente vazar. Razão pela qual escoei todo o óleo que havia acabado de colocar, porém percebi que saiu inclusive por aqui:
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... C0ycGJJa2M
Me parecia nesse caso, que a "lingueta" que fica logo atrás do parafuso estava ao contrário (?) de modo que coloquei do modo lógico (no sentido contrário do que estava) e parou de vazar:
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... G9lck95N1E
Retomando um pouco a questao dos posts anteriores, quando abri o compartimento do filtro de óleo, só havia essa junta, NADA de O-Ring, vejam:
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... E1JQ2w5YWM
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... EtEUF8wLVE
Porém essa agora é a menor das minhas preocupaçoes, pois com essa porcaria de parafuso preso, a moto está parada...
Mirage 250: Óleo, filtro, O-ring etc
Moderadores: Moderadores, Administradores
bom o lance é o seguinte..
hoje ja se acha facil esse parafuso.. porem o teu, se o for o superior direito, é justamente o parafuso longo que atrevessa o bloco. no meu caso foi o da esquerda que é curtinho.
nesse caso, pra remover esse parafuso com seguranca, ou seja, sem estragar nada mais, acho que vc teria que remover a tampa inteira do compartimento da embreagem.. ou usar um saca parafusos como foi o que eu fiz, ai nao precisa desmontar nada.
compra o parafuso original na CC e reinstala ele.
depois disso, troque todas as porcas calotas por porcas calotas inox mais altas.. esse é o problema da moto. as calotas originais sao muito curtas e dao fim de curso no parafuso, comendo a rosca.
outro metodo para remover o parafuso é, arranjar uma porca adequada a ele, atravessar um furo nela da espessura de um prego inox, coloca-la no parafuso em questao o mais profundo q puder, e furar novamente dessa vez atravessando o parafuso no mesmo furo da porca.. entao depois disso, atravessar um prego inox nesse furo, sem cabeca.. e ai sim usar uma chave soquete no tamanho e soltar enfim o parafuso.
tudo tando certo, repare que a tampa do filtro tem um sulco que serve pra usar oring.. é so comprar o oring certo, levemente mais espesso que o sulco, e fim de papo =)
hoje ja se acha facil esse parafuso.. porem o teu, se o for o superior direito, é justamente o parafuso longo que atrevessa o bloco. no meu caso foi o da esquerda que é curtinho.
nesse caso, pra remover esse parafuso com seguranca, ou seja, sem estragar nada mais, acho que vc teria que remover a tampa inteira do compartimento da embreagem.. ou usar um saca parafusos como foi o que eu fiz, ai nao precisa desmontar nada.
compra o parafuso original na CC e reinstala ele.
depois disso, troque todas as porcas calotas por porcas calotas inox mais altas.. esse é o problema da moto. as calotas originais sao muito curtas e dao fim de curso no parafuso, comendo a rosca.
outro metodo para remover o parafuso é, arranjar uma porca adequada a ele, atravessar um furo nela da espessura de um prego inox, coloca-la no parafuso em questao o mais profundo q puder, e furar novamente dessa vez atravessando o parafuso no mesmo furo da porca.. entao depois disso, atravessar um prego inox nesse furo, sem cabeca.. e ai sim usar uma chave soquete no tamanho e soltar enfim o parafuso.
tudo tando certo, repare que a tampa do filtro tem um sulco que serve pra usar oring.. é so comprar o oring certo, levemente mais espesso que o sulco, e fim de papo =)
-
Filhodobar
- Contato:
Humm, chegando ao extremo do "ser folgado", poderia postar o nome exato e a medida dessas porcas calotas?Humm escreveu:
Quero trocar as minhas também, mas com a informação já não precisaria levar uma das originais à loja.
Desculpa a folga, hehehehe.

Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Renan, assim como o Humm disse, eu retirei a lateral inteira, expondo a embreagem. Isso me deu um espaço maior no corpo desse parafuso prisioneiro, o suficiente para segurá-lo com um alicate de pressão, no meio de seu corpo, onde não tem rosca. Consegui tirá-lo e recondicioná-lo. Se fosse o parafuso que deu problema na moto do Humm, que são prisioneiros curtos, eu acho que teria que trocá-los. Nestes casos, vale a dica de colocar duas porcas no eixo e travá-las, girando-as uma contra a outra e atuar na porca interna para soltar o conjunto.
Quanto à junta, é essa mesmo que eu fabriquei com papel velomoid, pois não encontrei para comprar em Campinas.
O o'ring que não tem na tampa do compartimento de óleo, mostrado na figura, fica no sulco contínuo que tem na tampa. Eu uso os dois, porque já tinha. Pode não ser necessário, mas não fez mal até agora.
Se for tirar a lateral inteira, cuidado ao soltá-la, pois tem uma junta grande nessa peça. Solte a tampa com cuidado para não rasgar essa junta. Teoricamente, precisaria trocá-la também, mas eu não precisei.
FilhoDoBar, não tenho muita certeza, mas acredito que as porcas calota sejam de 6mm.
Quanto à junta, é essa mesmo que eu fabriquei com papel velomoid, pois não encontrei para comprar em Campinas.
O o'ring que não tem na tampa do compartimento de óleo, mostrado na figura, fica no sulco contínuo que tem na tampa. Eu uso os dois, porque já tinha. Pode não ser necessário, mas não fez mal até agora.
Se for tirar a lateral inteira, cuidado ao soltá-la, pois tem uma junta grande nessa peça. Solte a tampa com cuidado para não rasgar essa junta. Teoricamente, precisaria trocá-la também, mas eu não precisei.
FilhoDoBar, não tenho muita certeza, mas acredito que as porcas calota sejam de 6mm.
eu n lembro tambem a medida exata da rosca, mas o ideal é vc levar a porca la mesmo, ate pq tem varios tipos de passo de rosca.
a porca vc ve q visivelmente é mais prolongada.. quase uma vez e meia que a original.
eu ja aproveitei e comprei de aco inox
a porca vc ve q visivelmente é mais prolongada.. quase uma vez e meia que a original.
eu ja aproveitei e comprei de aco inox
Entendi.
Hunn e Jirschik, valeu pelas dicas, mas acredito que nao tenho as ferramentas nem a destreza necessária para retirar esse maledeto deste parafuso sem causar maiores danos à moto...meu receio é justamente de abrir essa parte lateral e acabar por lascar algo a mais...desmontar é fácil, o problema é montar depois.
Me rendi a aquele "auxilio guincho" que a concessionária da no primeiro ano da moto e deixei em um mecânico indicado por um amigo de confiança, que segundo ele, mexe com kasinski há 10, 15 anos. Nao é o tipo de coisa que eu gosto de fazer, mas pelo que vi da oficina do cara o minimo que me inspirou foi confiança. Mas já adiantei que nao quero os mesmos parafusos, dei um briefing com base nas informaçoes que vocês me passaram.
Mas valeu rapaziada, vamos ver no que vai dar...e quanto vai morrer nisso, por uma coisa besta...
Abs.
Hunn e Jirschik, valeu pelas dicas, mas acredito que nao tenho as ferramentas nem a destreza necessária para retirar esse maledeto deste parafuso sem causar maiores danos à moto...meu receio é justamente de abrir essa parte lateral e acabar por lascar algo a mais...desmontar é fácil, o problema é montar depois.
Me rendi a aquele "auxilio guincho" que a concessionária da no primeiro ano da moto e deixei em um mecânico indicado por um amigo de confiança, que segundo ele, mexe com kasinski há 10, 15 anos. Nao é o tipo de coisa que eu gosto de fazer, mas pelo que vi da oficina do cara o minimo que me inspirou foi confiança. Mas já adiantei que nao quero os mesmos parafusos, dei um briefing com base nas informaçoes que vocês me passaram.
Mas valeu rapaziada, vamos ver no que vai dar...e quanto vai morrer nisso, por uma coisa besta...
Abs.
Problema resolvido.
O mecânico trocou os 3 parafusos por parafusos "normais" igual o de outras motos, perdeu aquele aspecto "cromado" mas também nao vai me dar mais problemas. Mais tarde vou tentar bater umas fotos.
Fora isso ele arrumou outras cagadas que o último mecânico que levei deixou umas pontas soltas, e me alertou sobre o retificador da Twister colocado com 3 mil kms, na opiniao dele está esquentando demais, e sugeriu que eu trocasse pelo da Falcon ou da Sahara...
Bons ventos.
O mecânico trocou os 3 parafusos por parafusos "normais" igual o de outras motos, perdeu aquele aspecto "cromado" mas também nao vai me dar mais problemas. Mais tarde vou tentar bater umas fotos.
Fora isso ele arrumou outras cagadas que o último mecânico que levei deixou umas pontas soltas, e me alertou sobre o retificador da Twister colocado com 3 mil kms, na opiniao dele está esquentando demais, e sugeriu que eu trocasse pelo da Falcon ou da Sahara...
Bons ventos.
nao entendi sobre: parafusos normais sem aspecto cromado
Ah sim,Humm escreveu:nao entendi sobre: parafusos normais sem aspecto cromado
Só quis dizer que ele tirou as porcas calotas da mesma cor do cromo do compartimento do filtro de óleo, e trocou por esses parafusos foscos aqui:
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... 2FrcFROSjA
https://docs.google.com/open?id=0B00vtS ... HpSdUUxa2M
Uma pequena diferença estética, mas nada que comprometa...
renan.. deixa eu entender.. ele atravessou 3 parafusos direto?? ou seja, quando vc abre pra trocar o filtro de oleo, vc remove 3 parafusos?? ao inves de remover apenas 3 porcas calotas, sendo que um dos parafusos atravessa o bloco todo?? isso??