Minhas conclusões sobre a minha primeira experiência na Serra do Rio do Rastro/SC:
Sobre a SRR, primeiramente sobre as filmagens cabe um esclarecimento, elas foram feitas, em dois vídeos, onde entitulo o vídeo 1 de "meio perrengue" e o 2 de "perrengue"...rs, mas...but...a filmagem não ficou boa, mas não pela câmara que tava com a imagem nítida, mas pelo para-brisa, todos vão ver que o decalque dos tiozinhos e aquela travessa metálica do para-brisa atrapalharam, por isso peço desculpas pelo amadorismo e tb que eu cuidei mais a pilotagem né, e relevem esta parte, olhem pelas "brechas"...rs, mas dá para ver e ter uma noção da coisa. Postarei logo mais as fotos e os 2 vídeos.
Este pequeno perrengue tenho como coisa de marinheiro de primeira viagem, que, aliás!, não vou ficar só nesta ida, quero pegar dia claro e já tirei o decalque dos tiozinhos, reposicionei ele em outro local e vou serrar aquela tira metálica do meio, que é só mais enfeite, pois o para-brisa já é estruturado no próprio material acrílico.
Agora feitos os esclarecimentos sobre a filmagem vamos por partes sobre a subida...rs,
Como vinha me preparando, principalmente no quesito tempo que dizia que para o sábado e domingo ia ser zero de precipitações de chuva, me mandei no sábado mesmo, mas detalhe, quando olharem a previsão do tempo tem que olhar a tx de umidade do ar. Porque isso? pois vão ver nos filmes abaixo que peguei chuvisco forte na metade da subida. Até porque nestas cadeias montanhosas, em que pese em outras partes mais baixas estarem sem chuva, lá há mais probabilidade de ocorrer pela própria característica do terreno, etc. Ainda nas fotos que irei postar, naquela tirada na placa de Lauro Muller, dá pra ver que o céu tava claro, mas na minha ida eu observava que na cadeia de montanhas à frente tinha uma nuvem feia "daquelas" tipo da família Adans...rss, só que não imaginava que a nuvem cinza mais feia estava sobre a cadeia de montanhas que eu iria subir!!!. Depois no trajeto que vi isso que o caminho se direcionava pra lá...rsss. Aí apertei o famoso botão do "f..." e vambora!
As curvas são "pank"...rs as motos custom são que nem jamanta fazendo curva...rs, pelo entre-eixo longo...eu senti na pel...isso...hehe tem muitas curvas principalmente as em forma de cotovelo que é subindo e virada para o lado direito, onde normalmente eu tenho mais dificuldade para fazer (todo motociclista tem um lado que é mais fácil digamos assim...rs), pois bem! é primeirinha engatada e não tem conversa, até porque com aquela rampa de inclinação muito acentuada não aceitaria a segunda, e também não quis arriscar em engatar a segunda logo depois de uma acelerada e saindo da primeira achando que já tava devidamente embalado numa rampa muito inclinada e em curva!, em umas duas por exemplo cheguei a passar com a roda sobre a linha do meio do asfalto.
Outra dica, é tu ir cuidando o carro da frente antes de pegar estas tais curvas mais acentuadas e em subida com dobra para a direita, ou tu te atrasa um pouco e deixa ele subir ou arca com o imprevisto da parada do carro bem quando tu não pode parar, pelo equilíbrio e depois para arrancar, pois vai ter que arrancar na quele angulo acentuado e ainda com o guidão bem virado e aí é cuidar equilíbrio pisar no pedal do freio traseiro e maneirar na embreagem...é fod*! Eu, numa primeira curva dessas eu peguei um motorista medroso e quase apaguei a moto, foi daí que depois eu comecei a cuidar os carros antes de pegar a curva. Isso só nas mais acentuadas e em subida muito forte. O engraçado que nestas curvas o asfalto de concreto é ranhurado, para não escorregar o pneu.
A minha ideia era seguir até Lages/SC, mas tu pensa que deu!...Caracoles! nunca tinha pego uma neblina e com chuvisco forte como aquelas. Juro pelas filhas, tu não enxergava mais do que 10 metros na tua frente era tudo cinza a tal ponto de só ver os vultos das placas. Isso já no finzinho da subida e chegando lá no topo, meu! dei volta e desci bem devagar e com o pista ligado, sorte que na frente tinha um caminhão bem devagarinho, eu via as luzes traseiras, daí que passaram uns caras numas motos big trails BMW e sumiram naquele breu cinza, mas pelos 1/3 da descida começou a abrir, mas o chuvisco forte continuou e eu só com a jaca de verão, mas ainda bem que tava com o colete dos tiozinhos (aliás sempre estive com ele por cima da jaca) foi o que amenizou um pouco. A roupa apenas umedeceu. Mas já no final da descida já tinha passado este chuvisco e no primeiro posto em Lauro Muller parei para as devidas secagem do parabrisa e viseira.
Como acabei descendo resolvi pousar em Torres/RS, onde cheguei as 20h30min. Entre ida e volta rodei 827 kms. A Black Storm fez de média geral 22,07 km/l.
É isso!
Uploaded with
ImageShack.us
Óia eu tive lá!!!...rs
Uploaded with
ImageShack.us
Um casal de motociclistas de POA que encontrei aí fizeram a gentileza de tirar as fotos.
Uploaded with
ImageShack.us
Uma paradinha no meio da subida...
Uploaded with
ImageShack.us
Já marquei a nossa presença lá tiozinhos!!! é nois na fita manooo!!!!...rss
Uploaded with
ImageShack.us
Um pouco da paisagem...
Uploaded with
ImageShack.us
Agora amostra da "zorra" de um quarto de hotel de motociclista depois de uma chuvinha e para tirar a "inhaca" do suor, o ventilador de teto a mil e secando tb os panos sujos da moto...rs
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
A Black Storm descansando no páteo do hotel em Torres/RS, onde cheguei as 20h30min de sábado 23 de fev 2013.
Uploaded with
ImageShack.us
Agora um pouquinho do visual de Torres/RS...
Uploaded with
ImageShack.us
Um Tiozinho do Asfalto também marcando presença!...Torres/RS, no morro do farol...
Uploaded with
ImageShack.us
Agora para encerrar uma foto enigmática, tirada em Torres/RS também, dois veículos sinônimos de liberdade em sua essência, um pelo ar e outro é voar também, mas só que em terra. A Black Storm saindo bonita na foto também!...rs
Uploaded with
ImageShack.us
Demais fotos pelo face! estas aqui são para quem não tem face...e fica o convite de passeios maravilhosos aqui no sul. Uma pedida foi a que vivenciei hoje e com sol!! a Rota do Sol. Entrando por Terra de Areia, logo depois de Torres/RS, pela BR 101. Olha não perde muito para a Serra do Rio do Rastro/SC. É trecho de serra com alguns túneis em curva e subindo! e pontes curvas com seu término nos campos de sima da serra, já para quem vai a São Francisco de Paula e rumo a Gramado e Canela que foi a minha volta.
Uma parte do trecho da Rota do Sol...
Uploaded with
ImageShack.us