Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
RenanSP

Rogemor escreveu:Amigos, em breve espero por a mão em uma boa grana, e vou realizar o sonho de comprar uma Custom para passear e viajar. Vou investir perto de R$ 30.000,00 na moto. Minha grande dúvida, é sobre qual a Custom mais confortável. Minha intenção é associar Potência, com conforto, e consumo razoável de gasolina. Já olhei algumas Motos, e confesso que minha dúvida é grande, por isso estou começando a pedir opiniões. Suzuki M800, Shadow 750, enfim, realmente estou confuso. Lembrando que minha grande prioridade, é o conforto, alguém pode me ajudar???
Abraços e Obrigado.
30.000,00 dilmas, como já foi dito iria de Midnight Star, ou a Vulcan que também é fora de série. É o que há de melhor nessa faixa de preço atualmente.

A Boulevard M800 também é excelente, e um pouco mais barata com relação as acima citadas, é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro (tem um torque absurdo), mas acho que ela tem um espirito mais "esportivo" do que custom. Ainda mais esse modelo novo que colocaram um farol ridiculo imitando Harley, contudo a vantagem da M800 em relação a Midnight Star/Vulcan é que ela conta com eixo cardã, ao contrário da correia dentada, mesmo caso das Shadow 750 depois de 2008.

Não sabemos se você já anda de moto, podes encontrar certa dificuldade com relação a peso e modo de pilotar nestas motos no começo, então vai com calma, analise os modelos que você tem em mente, faça o teste, adaptação, pesquise aqui no fórum, faça perguntas e boa sorte!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
marciocvital

Olá pessoal, primeiramente gostaria de dar os parabéns ao fórum, andei navegando e o conteúdo é excelente, já tive várias dúvidas esclarecidas só lendo.
Meu nome é Marcio, moro em Belo Horizonte e tenho 37 anos. Sempre tive esse sonho de ter uma moto custom, e recentemente resolvi correr atrás. Minha experiência se limita a duas semanas que estou fazendo moto-escola, antes disso nunca tinha pilotado uma moto hehehehehe.
Tenho muitas dúvidas sobre a minha primeira moto (que vou comprar assim que tirar a carteira de moto), vamos lá:
Caso opte por uma zero KM, pretendo gastar em torno de 30 mil e nessa faixa os modelos que achei mais interessantes:
Harley Davison Iron 883
Honda Shadow 750
Yamaha Midnight Star
Kawasaki Vulcan
Suzuki Boulevard
Sei que cada uma dessas tem suas caracteríticas e pretendo passar nas CCs pra pelo menos dar uma sentada em cada uma delas. Já fui na HD e gostei bastante de Iron.
Mas gostaria que os membros com mais experiência indicassem o modelo de sua escolha indicando o motivo da escolha e se possível os prós e contras de cada uma.
Sobre a Harley, li muitos relatos de dificuldade nas peças para manutenção. As demais marcas também tem esse tipo de problema?
marciocvital

Só complementando, tenho cerca de 1,70 e peso +- 73 kilos.
Dou conta de pilotar essas motos?
A minha idéia é ir rodando primeiro aos poucos no quarteirão da minha casa, depois pelo bairro...
marciocvital

Acabei diminuindo a lista, tirei a Midnight e a Boulevard, prefiro motos com um estilo mais tradicional, e achei a Midnight muito grande...
Vamos as outras:
- Iron
prós: gostei muito do estilo da moto, foge um pouco das outras
não é muito grande, e pelo que falaram é ótima para andar na cidade
Contras: vou acabar tendo que trocar o banco para a patroa ter que andar... Então já vou comprar uma moto prevendo gastos com o banco e amortecedores trazeiros
li muitos relatos de dificuldades em obter peças e na cc é tudo muito caro
- Shadow:
prós: acho bem bonita
já poderia levar carona sem ter que trocar o banco
li relatos que é vem fácil de manobrar, inclusive na cidade
é a mais barata das 3
Contras: ainda não vi... O fato de ser cardâ, é vantagem ou desvantagem? Por exemplo, se um pneu furar na estrada fica difícil achar quem consiga tirar a roda, correto?
- Vulcan:
prós: acho bem bonita, mais que a Shadow
é mais cara que a Shadow, o que ela tem a mais que valeria a diferença?
contras: Vi relatos de dificuldades em peças tb, procede?
jirschik
Moderador
Contato:

marciocvital escreveu:...- Shadow: ...O fato de ser cardâ, é vantagem ou desvantagem? Por exemplo, se um pneu furar na estrada fica difícil achar quem consiga tirar a roda, correto?...
Não dificulta. Se furar o pneu traseiro é necessário soltar os amortecedores (isso acontece em várias motos) e o eixo. A roda sai sem precisar abrir o sistema cardã.
Eu considero vantagem, pois não há necessidade de constante lubrificação, como no caso de correntes.
Imagem
marciocvital

jirschik escreveu:
marciocvital escreveu:...- Shadow: ...O fato de ser cardâ, é vantagem ou desvantagem? Por exemplo, se um pneu furar na estrada fica difícil achar quem consiga tirar a roda, correto?...
Não dificulta. Se furar o pneu traseiro é necessário soltar os amortecedores (isso acontece em várias motos) e o eixo. A roda sai sem precisar abrir o sistema cardã.
Eu considero vantagem, pois não há necessidade de constante lubrificação, como no caso de correntes.
jirschik, valeu cara. Vi na sua assinatura que tem uma Shadow... Recomendaria para um iniciante?
Sei que é opinião pessoal, mas o que acha da Shadow em relação as outras que mencionei acima?
jirschik
Moderador
Contato:

Marcio, eu entrei no mundo das custom - e também das motocicletas, praticamente - com uma Mirage250. Depois tive Shadow600 e agora a Shadow750.

Mesmo começando com uma Mirage250, eu nunca fiquei sem participar de nenhum passeio por "falta de potência" ou de "presença" com a Mirage. Rodei mais de 70.000km com ela e continuaria rodando, caso não tivesse comprado a Shadow750, fruto de uma boa oportunidade.

Uma das diferenças que existe entre essas duas motocicletas é seu peso. E isso faz boa diferença especialmente se estiver em baixa velocidade ou fazendo manobras. Nunca pare de frente para uma sarjeta/guia, pois puxar a moto não é fácil. Em velocidade maior, o peso é gerenciado pela técnica de pilotagem. Procure aprender sobre "contra-esterço". Porém, a Mirage continua sendo mais ágil do que a Shadow. Se você começar por uma Shadow, vai precisar prestar muita atenção para controlar seu torque e dirigibilidade. Faz tempo que eu tenho a mesma opinião e ainda mantenho: Se puder começar com uma Mirage250 ou Virago250, poderás aprender muito, sem perder a 'festa'.

Das três mencionadas, sugiro a Shadow. A Vulcan ainda é mais pesada que a Shadow. Será minha próxima moto, daqui uns 4 anos. Eu não pegaria a Sportster, por conta de seu design e falta de conforto para o meu gosto, que tenho moto para longas viagens, fazendo 1000km/dia. A troca de banco não é novidade no mundo custom. Troquei o da Mirage e o da Shadow.

Recentemente troquei os pneus da Shadow, por conta da viagem para o Atacama. Com pneus novos, ela me pareceu mais leve e ágil. Também tem o fator 'tempo de uso', e já me sinto bem mais acostumado com a Shadow e acabo dando uma de "motoqueiro" em alguns dias. Não posso exagerar no trânsito, pois uso alforges fixos. Minha Shadow é a que você vê no topo desta página, entre as 4 fotos que se alternam.

Abraço!
Imagem
BarãoRS

...
marciocvital

jirschik, obrigado pelas dicas!
Cheguei a ler bastante o tópico a respeito da Mirage 250, mas confesso que fiquei um pouco preocupado com a quantidade de problemas relatados. Nada contra a moto... Inclusive tenho um amigo de Ponte Nova que teve uma 250 por cerca de 1 ano e me falou que a moto não deu nenhum problema. Ele gostou tanto, que quando resolveu pegar uma maior foi de Mirage 650. Mas a Mirage 250 eu já descartei...
A Virago 250 tb não me interessa, pois já é mais antiga e se fosse optar por uma usada eu gostaria de pegar uma com quilometragem baixa...
Aí acaba que fico sem opção de custom de baixa cilindrada...

BarãoRS, obrigado pela dica tb. Estou quase me decidindo pela Shadow mesmo... A Vulcan é mais cara e mais pesada tb... Como estou iniciando tô achando melhor pegar uma moto mais leve, se bem que a diferença de peso delas não é tão grande assim, mas talvez faça diferença pra mim...
beryalves
Colaborador
Contato:

marciocvital escreveu:jirschik, obrigado pelas dicas!
Cheguei a ler bastante o tópico a respeito da Mirage 250, mas confesso que fiquei um pouco preocupado com a quantidade de problemas relatados. Nada contra a moto... Inclusive tenho um amigo de Ponte Nova que teve uma 250 por cerca de 1 ano e me falou que a moto não deu nenhum problema. Ele gostou tanto, que quando resolveu pegar uma maior foi de Mirage 650. Mas a Mirage 250 eu já descartei...
A Virago 250 tb não me interessa, pois já é mais antiga e se fosse optar por uma usada eu gostaria de pegar uma com quilometragem baixa...
Aí acaba que fico sem opção de custom de baixa cilindrada...

BarãoRS, obrigado pela dica tb. Estou quase me decidindo pela Shadow mesmo... A Vulcan é mais cara e mais pesada tb... Como estou iniciando tô achando melhor pegar uma moto mais leve, se bem que a diferença de peso delas não é tão grande assim, mas talvez faça diferença pra mim...
Marcio, nada contra a Mirage, mas se optar por comprar uma shadow você não se arrependerá, é um cadilac sobre duas rodas, defeitos, nunca tive nenhum, só prazer de pegar estrada, manutenção só peças de desgastes normais (freios, kit relação), vai fundo, show de moto.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Responder