Shadow 600: Tanque, Consumo e Autonomia

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
RenanSP

Estou precisando fazer um reparo na mangueira de combustível que vai da torneira de reserva até ao filtro de gasolina da minha sombra. Está pingando gasolina dali e caindo sobre o cilindro traseiro. Acredito que o anel de vedação de pressão já não está funcionando. Vou trocar por aqueles de parafuso para ver se resolve.

Pra isso vou precisar tirar o tanque, aproveito e inspeciono todo o sistema de mangueiras.

Aquele parafusão abaixo do tanque já é o suficiente para soltar o tanque, mas e a torneira da reserva? Como solto ela do tanque? Alias, ela deve ser solta do tanque?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
jirschik
Moderador
Contato:

Renan, não lembro de detalhes na Shadow600 mas feche a torneira e solte uma mangueira grossa que entra na torneira. Não hé necessidade de soltar a torneira do tanque. Afinal, se fizer isso, irá vazar gasolina. Depois disso, solte esse parafuso na base do tanque, levante-o devagar e puxe-o para trás. A parte frontal possui suportes laterais que encaixam em uns grandes terminais de borracha. Acho que não há mais nada para desligar. Na Mirage eu lembro que tinha o conector do mostrador de combustível.

Veja se a mangueira não está ressecada. Se tiver, veja se encontra uma nova em uma "casa das borrachas", onde venda mangueiras e artigos similares. Lembro que tem uma na Av.Vital Brasil, no Butantã, SP.

Recentemente minha Shadow750 apresentou vazamento por uma mangueira do radiador e a solução foi trocar a abraçadeira de pressão original por uma abraçadeira comum de parafuso. Resolveu perfeitamente.
Imagem
RenanSP

jirschik escreveu:Renan, não lembro de detalhes na Shadow600 mas feche a torneira e solte uma mangueira grossa que entra na torneira. Não hé necessidade de soltar a torneira do tanque. Afinal, se fizer isso, irá vazar gasolina. Depois disso, solte esse parafuso na base do tanque, levante-o devagar e puxe-o para trás. A parte frontal possui suportes laterais que encaixam em uns grandes terminais de borracha. Acho que não há mais nada para desligar. Na Mirage eu lembro que tinha o conector do mostrador de combustível.

Veja se a mangueira não está ressecada. Se tiver, veja se encontra uma nova em uma "casa das borrachas", onde venda mangueiras e artigos similares. Lembro que tem uma na Av.Vital Brasil, no Butantã, SP.

Recentemente minha Shadow750 apresentou vazamento por uma mangueira do radiador e a solução foi trocar a abraçadeira de pressão original por uma abraçadeira comum de parafuso. Resolveu perfeitamente.

Fala Jiro,

Então, baixei o manual de serviço dela, e lá manda soltar o "botão de registro de combustivel" essa é a haste da torneira, eu estava com duvida quanto a isso. Para tirar o tanque tem que tirar a haste da torneira que vira para on/off/res. a torneirinha pelo visto fica lá mesmo, senão ia ser uma lambança :lol:

Eu justamente lembrei do tópico que você mencionou sobre o radiador, e percebi que a abraçadeira próxima a torneira onde demonstra vazamento (só virar a torneira para o on molha tudo e começa a pingar gasolina) é de pressão, hoje comprei algumas braçadeiras comuns e pretendo trocar todas nessa extensão.

Não notei ressecamento na parte que demonstra vazamento, mas vou avaliar com calma quando tirar o tanque, na Honda esse "pedaço de mangueira" estão cobrando 50 reais...

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
jirschik
Moderador
Contato:

RenanSP escreveu:...Honda esse "pedaço de mangueira" estão cobrando 50 reais...
Camarada, com R$50,00 em uma loja de borrachas você leva uma mangueira de 20 metros para regar o jardim inteiro! :lol:

Na Mirage, por exemplo, o manual indicava a troca das mangueiras de combustível depois de 2 anos de uso, se não me engano. Substituí por mangueiras de borracha para combustível que compra-se por metro e deve ter ficado por menos de R$10,00.
Imagem
RenanSP

jirschik escreveu:
Camarada, com R$50,00 em uma loja de borrachas você leva uma mangueira de 20 metros para regar o jardim inteiro! :lol:

Na Mirage, por exemplo, o manual indicava a troca das mangueiras de combustível depois de 2 anos de uso, se não me engano. Substituí por mangueiras de borracha para combustível que compra-se por metro e deve ter ficado por menos de R$10,00.
kkkkkkkkkkk é mangueira para trocar os dutos de combustível e ainda da para lavar a moto depois!

De um dia para o outro com a torneira fechada a moto não vazou. O que me faz concluir que o problema é exclusivamente nesta mangueira, não vou nem fazer o teste, já vou trocar logo para não correr riscos de ficar parado na estrada, ou virar o motoqueiro fantasma....
RenanSP

jirschik escreveu:

Só para dar um feedback, desmontei o tanque no fds, é tudo muito simples, basta tirar a chave da torneirinha e o parafuso. O problema de vazamento de combustível era a mangueira ressecada mesmo, e curta, vi que já tinha sido cortada uns 2 dedos.

Coloquei uma nova, e voa-lá! acabou-se o vazamento e o cheiro de gasolina fedorento.

Usei a mesma braçadeira de pressão próxima a torneira, pois as de pressão comum (parafuso) não gostei do resultado, parece que o tamanho que comprei "enforcou" demais a mangueira e fiquei com medo de ressecar, então a de parafuso utilizei só próximo ao filtro de gasolina.

Mas percebi que com a mangueira nova, as braçadeiras são mais para garantir uma segurança maior, porque a mangueira pega uma pressão danada, fica difícil de sair....
AJ Souza
Contato:

Postando aqui o assunto aumento tanque combustível, que havia começado lá em opinião dos proprietários da shadow 600, onde transcrevo parte do que falei lá e acrescento mais algum comentário.
Nesta semana (em 25/07) fui ver a questão de aumento do tanque. Para os que querem uma autonomia maior o cara lá me disse que esta questão de alargamento do tanque é complexo, e isso que eles lá tem o "nowhaw", ele disse que usa as melhores técnicas de soldas do mercado, acetileno ou outros dados que não me recordo agora e que ele poderia fazer, aumentar, dando o acabamento da solda, etc., mas adiantou que teria que ter um tanque para o trabalho e o outro original guardar e o trabalho ele faria em um mês com calma. Os custos, bem aí o bixo pega, o tanque mais barato no ML foi um meio raladinho por 320, dando para parcelar, o serviço dele lá neste estúdio fica em 1.200, pilas.

O RenanSP diz que mata a estética da moto. Tenho que concordar com ele, but, se acaso eu encarar a "colza" eu vou falar pro cara que vai fazer o serviço para achar um meio termo entre estética e aumento de capacidade. A minha moto até 100 Km/h faz algo em torno de 22,xx, então em vez de 18 litros, achar um meio termo que seria uns 16 litros a 16,5, mais ou menos. Neste caso daria uma autonomia legal de no máximo, no caso dos 16 litros, de 352 kms, considerando os 52 kms de reserva. De modo que estes 16 litros não fica aquela coisa muito bojuda. O Gregóri (esse é nome do cara lá) disse que é difícil achar um cálculo de volume. Mas que ele pensa em aumentar proporcionalmente até no máximo 5 cm de cada lado, no que eu questionei para ficar algo em torno de 3 cm de cada lado. Segundo o tal Gregori o aumento se dá na seguinte maneira: ele corta lateralmente e a lateral onde está o logo da shadow que é uma espécie de "tampa concava" aquilo, daí ele adiciona uma chapa nesta faixa de uns 3 a 5 cm de largura (vou querer, caso faça, de 3 cm) daí que ele solda com a solda específica (a mais moderna para tal fim)e casa a parte da lateral original, onde está o logo ao aumento, sempre acompanhando as curvas suaves do tanque, ganhando um aumento proporcional em toda a peça, daí ele dá o acabamento no esmeril e depois com massas ele faz o acabamento final, daí a pintura em preto brilhoso e recolocação dos decalques. Ele diz que não garante que a ferrugem não apareça, mas que a solda usada é para não aparecer estes pontos e que eu mantenha sempre com combustível que evitaria tamém o aparecimento da ferrugem.

Diante disso, dessa conversa inicial, estou estudando os vários fatores, tais como o tempo que vou ficar com a moto, a facilidade dela em andar na cidade, entre os carros, diferentemente de outras custons mais largas, a pouca kilometragem da minha ainda (33 mil kms), com muito a andar ainda pela frente, onde o uso dela é mais viagens longas, neste item especialemnte, este investimento seria bem aproveitado, a boa aceitação dela em caso de venda futura, para troca por outra, etc, etc e etc...rss

Aqui vai o link do stúdio de customização de motos em Porto Alegre a qual me refiro.

http://komodomotostudio.blogspot.com.br/

Um abraço! e Feliz Dia do Motociclista!
Imagem
davidgf
Contato:

Pessoal alguem pode me tirar uma duvida.
Meu tanque eh estendido. A reserva continua mesma do manual? Qtos litros é a reserva?
Valew.
Imagem
beryalves
Colaborador
Contato:

davidgf escreveu:Pessoal alguem pode me tirar uma duvida.
Meu tanque eh estendido. A reserva continua mesma do manual? Qtos litros é a reserva?
Valew.
Nota do manual do proprietário:

A reserva de combustível é de 3,4 litros, tanque total para 11 litros.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
davidgf
Contato:

beryalves escreveu:
davidgf escreveu:Pessoal alguem pode me tirar uma duvida.
Valew.
Nota do manual do proprietário:

A reserva de combustível é de 3,4 litros, tanque total para 11 litros.
Valew pela informação. É que meu tanque não é o original, por isso fiquei na duvida.
Obrigado amigo.
Imagem
Responder