Já sim, Jirschik, é pelo ladrão mesmo, nem dá pra dizer que vaza... é "sai" pelo ladrão mesmo, dá pra ver a última gotinha querendo sair por alí, qdo a moto pára...jirschik escreveu:Maverick, dê uma olhada neste tópico da Shadow750, à partir deste post:
viewtopic.php?p=209381#p209381
Já identificou onde é o vazamento de fluido? Tampa? Mangueira? Junta?
Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
-
RDJ_Maverick
- Contato:
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
-
RDJ_Maverick
- Contato:
Eu já tinha dado uma olhada nesse tópico sexta-feira mesmo... passei a tarde toda procurando informações aqui no fórumjirschik escreveu:Maverick, dê uma olhada neste tópico da Shadow750, à partir deste post:
viewtopic.php?p=209381#p209381
Já identificou onde é o vazamento de fluido? Tampa? Mangueira? Junta?
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Maverick, como o Wagner disse, pode ser até a cebolinha que não liga a ventoinha. Mas você já indicou outras coisas, como tirar 1 litro de fluido e voltar à encher. Se o nível de óleo de motor estava baixo, isso pode contribuir com o aquecimento. Preste atenção se o vazamento de água não é na junta dos motores, pois isso seria grave.
O que você chamou de "ladrão" do radiador, eu entendo que é da tampa que fica perto da caixa de direção, certo? Também tem o termostato que, se não abrir, não deixa o fluido circular e isso gera sobreaquecimento.
O que você chamou de "ladrão" do radiador, eu entendo que é da tampa que fica perto da caixa de direção, certo? Também tem o termostato que, se não abrir, não deixa o fluido circular e isso gera sobreaquecimento.
-
RDJ_Maverick
- Contato:
O "ladrão" é aquela mangueirinha que sai por cima do reservatório de água, que fica embaixo da moto, e vai pra baixo... também conhecido por 'respiro', eu acho...jirschik escreveu:Maverick, como o Wagner disse, pode ser até a cebolinha que não liga a ventoinha. Mas você já indicou outras coisas, como tirar 1 litro de fluido e voltar à encher. Se o nível de óleo de motor estava baixo, isso pode contribuir com o aquecimento. Preste atenção se o vazamento de água não é na junta dos motores, pois isso seria grave.
Tava lendo no manual de manutenção... existe como testar a luz de aquecimento, a abertura do termostato, e a ventoinha... Se eu testasse esses 3 elementos, e todos dessem OK (e o barulho de chaleira fervendo parasse tbm), teoricamente não haveria problema algum...
Mais não sei se consigo 'ir tão a fundo' no problema sozinho... dae só me resta um mecânico... Bom, amanhã a gente já vai descobrir.
Valeu a força ae galera
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
- wagner_salsa
Jirschik, eu acho que o "ladrão" que ele está falando é uma mangueirinha que fica sob o reservatório de água, que no caso da 600 fica um pouco abaixo da caixa de fusíveis, no meio do quadro da moto. Quando ando em velocidades maiores ou pego trânsito pesado, a minha também solta um pouco de fluído, a maior parte na forma de vapor, mas não faz esse barulho de borbulhas, como é o caso do Maverick. Por outro lado, acho que o problema na minha é esse termostato que você falou, só que no meu caso é um vazamento leve, que com um pouco de atenção não gera problemas, vez que o nível de fluido do radiador não baixa, só o do reservatório.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
-
RDJ_Maverick
- Contato:
É isso mesmo, Wagner... essa mangueirinha sai de cima do reservatório, e não é ligada em nada, pelo contrário, vai pra baixo e acaba aí, como que se fosse mesmo para jogar pro chão qualquer excesso de água que esteja 'transbordando' o reservatório...wagner_salsa escreveu:Jirschik, eu acho que o "ladrão" que ele está falando é uma mangueirinha que fica sob o reservatório de água, que no caso da 600 fica um pouco abaixo da caixa de fusíveis, no meio do quadro da moto. Quando ando em velocidades maiores ou pego trânsito pesado, a minha também solta um pouco de fluído, a maior parte na forma de vapor, mas não faz esse barulho de borbulhas, como é o caso do Maverick. Por outro lado, acho que o problema na minha é esse termostato que você falou, só que no meu caso é um vazamento leve, que com um pouco de atenção não gera problemas, vez que o nível de fluido do radiador não baixa, só o do reservatório.
Alias, eu mal consigo ver o nível da água no reservatório... ele tá super amarelado, fica complicado de ver onde a água tá batendo...
Pergunta de leigo:
Existem 2 níveis de água azul, o do reservatório E O DO radiador ???
Eu coloquei a tal solução pela reservatório (tampa do lado direito, pra trás, conforme o manual). Eu devia ter colocado direto no radiador ???
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
- wagner_salsa
Maverick, o reservatório tem os níveis máximo e mínimo, que são duas pequenas marcas naquele recipiente plástico (eu costumo balançar a moto para checar o nível, o movimento da água ajuda). Quanto ao radiador eu sempre completo áté encher completamente. Se você estiver enchendo totalmente o reservatório, ele com certeza vai expelir o excesso.
- wagner_salsa
Complementando: No reservatório você coloca fluido respeitando o limite máximo que está marcado. O radiador você enche totalmente.
-
RDJ_Maverick
- Contato:
Putz, então deve ser isso que eu tenho feito errado...wagner_salsa escreveu:Complementando: No reservatório você coloca fluido respeitando o limite máximo que está marcado. O radiador você enche totalmente.
Quer dizer que eu posso estar com esse reservatório cheio, porém sem água no radiador ???
Pra mim, isso era 'uma coisa só', você enchia o reservatório, e esse água iria para o radiador (ficando circulando pelo sistema...)
Bom, deixei a moto na concessionaria agora a pouco... vamos ver o orçamento dos carras... posto aqui assim que tiver...
Valeu a força, brothers!
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Sim.RDJ_Maverick escreveu:...Quer dizer que eu posso estar com esse reservatório cheio, porém sem água no radiador ???...
São dois sistemas e isso fica evidenciado pelas tampas dos reservatórios. Uma delas é para suportar a alta pressão do sistema, quando a água aquece e a outra é de baixa pressão, pois é um reservatório de expansão. No manual de manutenção tem algumas dicas:
DIAGNOSE DE DEFEITOS
Temperatura do motor muito alta
• Indicador de temperatura ou interruptor termostático defeituoso
• Termostato engripado na posição fechada
• Tampa do radiador defeituosa
• Líquido de arrefecimento insuficiente
• Passagens do radiador, mangueiras ou camisa de água obstruídas.
• Ar no sistema
• Motor da ventoinha defeituoso
• Interruptor do motor da ventoinha defeituoso
• Bomba de água defeituosa
Temperatura do motor muito baixa
• Termostato engripado na posição aberta
• Interruptor do motor da ventoinha defeituoso
Vazamentos de líquido de arrefecimento
• Retentor da bomba de água defeituoso
• Anéis de vedação deteriorados
• Tampa do radiador defeituosa
• Junta do cabeçote danificada ou deteriorada