Horizon 250: Mito ou verdade?

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
Costelinha

Olá a todos, venho acompanhando o forum a um tempo já, desde que pensei em juntar uma grana pra tirar minha habilitação e comprar uma moto; nesse meio tempo surgiu o boato da horizon, achei interessante e apesar de tudo vou ser um desses que vai experimentá-la kkkk como é minha primeira moto achei melhor pegar uma 0km... ansioso pra que a moto chegue na CC :)
L340
Moderador
Contato:

Costelinha escreveu:Olá a todos, venho acompanhando o forum a um tempo já, desde que pensei em juntar uma grana pra tirar minha habilitação e comprar uma moto; nesse meio tempo surgiu o boato da horizon, achei interessante e apesar de tudo vou ser um desses que vai experimentá-la kkkk como é minha primeira moto achei melhor pegar uma 0km... ansioso pra que a moto chegue na CC :)
Boa sorte com sua motoca.
E não esquece de contar pra gente suas impressões.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
melzão

Alguém comentou aí e é verdade...

Por que a yamaha não traz a vstar250????

http://www.yamaha-motor.ca/products/det ... model=4375

É uma beleza!
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
ftathiago
Contato:

Então gente, tenho visto muitos comentários sobre a Horizon, seu preço salgado e etc.
Eu fico me perguntando: Que opções nós temos, afinal?

Pessoal fala em comprar uma moto usada (tipo uma shadow). Mas daí me pergunto: Poxa, a manutenção disso deve ser o olho da cara. O camarada pra comprar uma Custom de maior cilindrada tem que ter bala na agulha pra manter. É tal qual um carro, eu imagino. As outras opções de igual cilindrada acabam sendo motos já descontinuadas (Mirage e Virago).

Daí eu pergunto: A Dafra é realmente a única opção de custom na faixa das 250cc?
Ygor

Preço salgado depende da comparação se fosse uma honda certamente estaria em um preço justo afinal a CB 300 possui 1 cilindro e 282cc motor refrigerado ar (procurem por relatos de cabeçotes trincados nela) freio a disco simples na dianteira tem como sua maior vantagem a opção do abs e o índice de roubo que acompanha seu sucesso e é vendida a 13500,00 contra os quase 16000 da horizon (por falta de concorrência). Se alguém comparar desempenho dela compare consumo tb ok (ainda que sejam estilos diferentes e outro publico).

No começo de seu lançamento eu realmente fiquei calado com muita coisa que se disseram (opnião cada um tem a sua) a respeito da horizon afinal não tinha conhecimento de causa ainda, ainda acho o preço caro olhando para o mercado de motos como um todo para enquadra-la no cenário acho que se o valor de 13.500,00 do lançamento fosse mantido estaria de bom tamanho hoje ( na época do lançamento não).

Concorrente eu diria que as MKV se ainda estiverem produzindo. Agora no preço atual dela manda importal a REBEL da honda ou daystar 250cc da yamaha, a diferença de preço deve ser minima mesmo pagando todos os impostos a daystar é a virago la fora, ou ainda manda trazer a Aquila de fora e terá a mesma mecânica da mirage.

Eu faço muitas contas referentes a up's de cilindrada e te afirmo o custo de manutenção na: shadow 750, boulevard 800, vulcan 900, e os tão aguardados lançamentos harley street 750cc e vulcan S 650 cc terão um gasto de manutenção entre 40% e 60% a mais, com média de 50% a mais que a dafra horizon e mirage 250. Eu rodando média de 20 mil km anuais gasto algo em torno de 5000,00 (tudo incluido ipva, combustivel, poupança para retifica de motor e demais itens) ao passo que 2000,00 a mais não pesaria muito no bolso não a grande questão é o preço de aquisição dessas motos que giram em torno de 32000,00 o dobro que a horizon. Na minha conta não vale cair e bater se não acaba a brincadeira. Para os revoltados com escape duplo em moto monocilindrica tem algumas opções de escape único deem uma olhada no Torbal furia para ela.
Ygor P
ftathiago
Contato:

Pois é. Comecei um consórcio hoje para poder comprar a minha Horizon. A economia não está muito amigável para financiamentos.
Tenho lido muito sobre a Horizon. Os donos estão bastante contentes, o que sinceramente me anima. A única coisa que me deixa meio down é ver os preços das peças na internet. Se pifar qualquer coisa, estou na roça rsrsrs.

Agora importar... Nem sei por onde começar rsrsrs Mas não deixaria de ser uma opção se tivesse maiores informações.
ftathiago
Contato:

Acho que vou interagir com vocês por aqui. o Dafra Forumais não tá me deixando cadastrar :(

Então Ygorp, como é esse lance de poupança pra retífica aí? Fale mais rsrsrs
Aliás, é um bom assunto pra iniciar um tópico, saca? Boas maneiras e dicas econômicas para cuidar da sua moto! Eu que nada manjo de mecânica nem sabia desse lance de retífica.

Puts cara... dois conto pra mim de diferença é uma senhora diferença. Ainda que... bem... Seria uma 700cc e não 250cc. Mas pra mim hoje uma shadow seria um passo maior que a perna.
Ygor

Cada moto tem seu pico de torque e o ponto onde o torque esta em 80% do máximo, eu digo que é o momento onde a moto acorda você pode estar em 5ª marcha com garupa e acelerar que ela vai responder isso em todas acima de 250cc, nas 250 ela vai responder mas com uma certa preguiça bem diferente do que se você estivesse sozinho, nas motos maiores tanto faz a carga, chegou neste ponto elas vão queimar o asfalto. E por questão de economia na mecânica da moto costumo mudar a marcha ou parar de acelerar a 90% dos giro de corte da injeção eletrônica.

Shadow, Boulevard 800, midnight, vulcan 900 todas com exceção da vulcan S/ vulcan 500 tem seus picos de torque em no máx 4000 giros então elas já saem do ponto morto com 80% na vulcan s ele fica em 6600 então deva estar próximo aos 3000 giros.

Mas vamos falar da Horizon pois o tópico é dela pico de torque esta em 7000 giros e eu acredito que 80% do torque já esteja disponível nos 5000 giros que em 5ª marcha fica em uns 73 km/h você sozinho mantem e acelera fácil a partir da i com garupa espere a mesma resposta a partir dos 5500 próximos aos 80 km/h , pilotando economicamente basta manter velocidades abaixo de 120 km/h painel onde a moto estará com 8000 giros pico de potência a partir dos 120 espere gastar muito com gasolina o limite de 90% de giros está em 135 km/h com 9100 giros aproximados. Lembrando que é possível manter 60 km/h em 5ª desde que não acelere abaixo disso é sacrificar o motor.

Quanto a retifica, em motos elas acontecem com muito mais antecedência que em carros pois o giro do motor é o dobro ou mais, em motos até 150cc espere média de retificas simples andando de maneira custom (até 90% do giro máx e mantendo giro médio entre picos de potencia e 80% do torque) nos aproximados 100 mil km em motos até 500cc 150 mil km acima de 500cc espere retifica de 200 mil para cima, dificilmente o primeiro dono vê retifica em motos de 250cc para cima pois eles rodam uns 15000km anuais e levaria algo próximo a 10 anos, 99% dos donos trocam de moto antes.

Os 2 conto depende de quanto você anda no meu caso 25 mil km anuais só de combustível na horizon da mais de 2500,00 fazendo 30 com gas ha 3,20 em uma que faça 20km/l gastaria 4000,00 note o maior gasto é sempre referente a combustível o resto é diluído nos km/rodados e você nem percebe direito. Para quem roda pouco, abaixo de 5 mil km por ano a diferença de manutenção de uma 250 para 1000cc parece ser muito maior porque qualquer veiculo automotor foi feito para funcionar e não para ser peça de museu, chegando ao ponto que uma pessoa rodando 8000 km faz a mesma quantidade de troca de óleo de uma moto parada, pois óleo tem 6 meses de data de validade, fruídos de freio 2 anos, água do radiador 2 anos, e por ai vai existe um ponto de equilíbrio que deve ficar entre 15mil e 20mil km anuais, pois andar em excesso gera gasto também.
Ygor P
ftathiago
Contato:

Muito bom!!!

Estava procurando entender esse lance de torque e potência que a galera tanto fala. E poxa vida, tua explicação foi perfeita. Era bem isso que eu estava entendendo sobre o torque. Potência ainda é uma incógnita rsrs

Quanto a rodar, você tem razão. A Kansas que eu comprei era 2008/09. Até novembro de 2014 ela tinha rodado só 9000km. Estava com um montão de problemas. Entre novembro e abril eu andei o dobro nela. Mas, tadinha, acabou fundindo o motor. E pra arrumar é o olho da cara. Falei isso pq... ela ficou mto tempo parada! Foi coragem viajar nela... e foi muito campeã ela por resistir rsrsrs

Enfim, acho que a maior dificuldade de quem não manja de mecânica é saber desses macetes, destes detalhes sobre a moto. Tenho aprendido muito lendo vocês aqui no fórum e tem dado até vontade de fazer um curso básico de mecânica de motos rsrsrs Mas eu acho mesmo que seria ótimo um tópico de dicas e boas maneiras com a moto. Eleva o patamar de pilotagem para bem mais além do que enrolar o acelerador (algo que a gente poderia aprender nas aulas obrigatórias do Detran).
JoaoYYZ

Thiago,
Uma pena o motor da sua Kansas ter fundido assim...

Eu comecei há 2 semanas. A Horizon é minha primeira moto. Peguei uma usada... mas dei azar com o vendedor. O fórum tem me salvado a pele e me ajudado MUITO.
Entendo bastante de mecânica automotiva... mas NADA de moto. Aliás... é a 2a moto que piloto na vida, mesmo depois dos 30 anos. A 1a foi a CG da moto-escola kkkkk

As dicas que o Ygor deu para testar uma moto foram sensacionais... e se você quer dar uma evoluída e desconhece, te recomendo baixar o manual de serviços que é o "bê-a-bá" das concessionárias para os mecânicos. É BASTANTE instrutivo e dá para ir aprendendo devagarzinho.
Ele está aqui ó:
viewtopic.php?f=47&t=12046&start=50

Espero que você pegue a sua logo!
Abraço!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Responder