Shadow 750: Fazendo curvas
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
- wagner_salsa
Até hoje sou meio desconfiado com esse tal de contra esterço, rs. Tenho medo do cérebro não processar direito essa inversão e eu enfiar a cara no primeiro guard rail, rs rs.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
rss mas vai treinando como falei, mini slalons em uma rodovia sem movimento, tu vai ver que depois vc vai fazer sem perceber, vai como ato condicionado, instintivo.wagner_salsa escreveu:Até hoje sou meio desconfiado com esse tal de contra esterço, rs. Tenho medo do cérebro não processar direito essa inversão e eu enfiar a cara no primeiro guard rail, rs rs.
Mal comparando é que nem fazer a mudança no carro, quando a gente ta no aprendizado no início a gente fica travado e pensando em todos os passos, 1º aperta embreagem, 2º engata marcha, 3º acelera e ao mesmo tempo vai soltando a empreagem...rs. Agora responde, você deve dirigir, e agora até no escuro vc faz a troca de marcha no carro, faz todos este movimentos e não precisa mais estar pensando o que fazer primeiro, vai pelo instinto, pelo ruído da aceleração, pela queda da rotação, etc.
O movimento do contra esterço é igual, quando vc ver estará fazendo sem mais precisar este raciocínio. Vai por mim, mas faz os treinamentos acima citados em rodovia sem muito movimento e vc verá que logo estará bem mais confiante.
Um abraço!

-
Ney Conforti
- Contato:
Hoje testei na calma e o que senti foi que a moto inclina bem rapidamente e depois volta...é esse o efeito? mas foi uma pressão bem sutil que fiz no guidon.
"A vida é arte ao som de rock n roll"
É isso, mas o grau de inclinação vai depender da pressão exercida, como também a velocidade que se quer dar neste ato de contra esterço, ou ato de inclinar, pois a curva vai fechando o raio por exemplo e aí vc vai controlando o contra esterço na velocidade, acelerando ou desacelerando, isso também se usa só em caso de correções, também sendo bem sútil na manete do acelerador, sem ser brusco, sendo o ideal manter uma velocidade regular e constante durante a curva. Nunca freie na curva, se você vir rápido demais e achar que não vai dar ou está inseguro com aquela curva freie antes. As vezes o uso do freio motor resolve tb, mas antes da curva.
Por exemplo, você faz a tangência (se colocar mais ao centro perto da pintura que divide as faixas de rolamento) para começar a fazer a curva, daí se entra exercendo a pressão, ou o contra esterço, ou seja fazendo pressão para o lado contrário. Você só tem o trabalho de acompanhar com o corpo a inclinação que a moto vai fazer, não brigue com a moto, acompanhe ela na inclinação...rs. Inclinação esta que vc vai controlar com mais ou menos pressão para o lado contrário.
Por exemplo, você faz a tangência (se colocar mais ao centro perto da pintura que divide as faixas de rolamento) para começar a fazer a curva, daí se entra exercendo a pressão, ou o contra esterço, ou seja fazendo pressão para o lado contrário. Você só tem o trabalho de acompanhar com o corpo a inclinação que a moto vai fazer, não brigue com a moto, acompanhe ela na inclinação...rs. Inclinação esta que vc vai controlar com mais ou menos pressão para o lado contrário.

Isso mesmo, Ney. Depois de dominada a técnica, verá que a moto faz a curva praticamente sozinha. Basta controlar essa pressão durante toda a curva.Ney Conforti escreveu:Hoje testei na calma e o que senti foi que a moto inclina bem rapidamente e depois volta...é esse o efeito? mas foi uma pressão bem sutil que fiz no guidon.
Depois da curva, basta inverter a direção da pressão que ela também vai levantar sozinha.
Parabéns!!
Abração!!
Silvio Costa
"Die with memories, not dreams"
"Die with memories, not dreams"
Muito boas as dicas, é difícil vencer o receio de a manobra nao funcionar e voce e a moto sairem deslizando pelo asfalto, mas vou tentar qualquer dia. heheAJ Souza escreveu:É isso, mas o grau de inclinação vai depender da pressão exercida, como também a velocidade que se quer dar neste ato de contra esterço, ou ato de inclinar, pois a curva vai fechando o raio por exemplo e aí vc vai controlando o contra esterço na velocidade, acelerando ou desacelerando, isso também se usa só em caso de correções, também sendo bem sútil na manete do acelerador, sem ser brusco, sendo o ideal manter uma velocidade regular e constante durante a curva. Nunca freie na curva, se você vir rápido demais e achar que não vai dar ou está inseguro com aquela curva freie antes. As vezes o uso do freio motor resolve tb, mas antes da curva.
O problema é que a rodovia mais próxima é a BR 101 parte sul, a campeã de acidentes, sempre movimentada e cheia de trechos com desvios em razão das eternas obras de duplicação. Achar dias calmos pra treinar tranquilo não vai ser fácil hehe
Testando esse tal de contraesterço descobri que já fazia isso automaticamente (como todo mundo que faz curvas em velocidade deve fazer), mas agora tendo consciencia da manobra, da pra trabalhar no aprimoramento dela, ganhando mais confiança na condução! 
É o senso de equilíbrio do corpo humano, todo mundo fazia e não sabia.Schneider escreveu:Testando esse tal de contraesterço descobri que já fazia isso automaticamente (como todo mundo que faz curvas em velocidade deve fazer), mas agora tendo consciencia da manobra, da pra trabalhar no aprimoramento dela, ganhando mais confiança na condução!
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Esse negócio é tão natural que, se você começar a pensar para reagir, vai demorar mais tempo, vai se atrapalhar e aí tu vai pro chão!
Brincadeiras à parte, uma vez que você entender que isso é natural, poderá forçar o movimento e é assim que domina-se a técnica e podes forçar mais nas curvas, deitar e subir com mais rapidez.
Brincadeiras à parte, uma vez que você entender que isso é natural, poderá forçar o movimento e é assim que domina-se a técnica e podes forçar mais nas curvas, deitar e subir com mais rapidez.
-
Heindall_BR
esse coisa do contra-esterço é bem engraçado pra mim.
Minha primeira moto foi uma Titan 150. Fazia curva como se estivesse de bicicleta, mas quando estava em velocidades maiores ficava com um pouco de medo (chegueui a passar alguns apertos onde a curva acabava eu achava q nao ia conseguir
). Então lembrava do que os pilotos fazem nas corridas. Eles abrem o joelho e quase deitam a moto. Então minha tecninca começou a ser abrir o joelho 
E não é q funcinou blz. Era só eu de Titan fazendo isso na rua mas eu passei a fazer curvas muito melhores. Depois de uns anos fui ler sobre essa tecnica do contra-esterço. Achei muito engraçado pq na verdade eu já fazia só q sem saber
Agora estou com a Shadow 600 há 2 semanas e realmente dá um pouco de medo de fazer curva. A frete é muito pesada e não dá pra deitar. O q estou tentando usar q eu li acho q nesse forum mesmo foi a de olhar para o final da curva e deixar o braço virar a moto.
Mas vai levar um tempinho ainda pra acostumar.
Minha primeira moto foi uma Titan 150. Fazia curva como se estivesse de bicicleta, mas quando estava em velocidades maiores ficava com um pouco de medo (chegueui a passar alguns apertos onde a curva acabava eu achava q nao ia conseguir
E não é q funcinou blz. Era só eu de Titan fazendo isso na rua mas eu passei a fazer curvas muito melhores. Depois de uns anos fui ler sobre essa tecnica do contra-esterço. Achei muito engraçado pq na verdade eu já fazia só q sem saber
Agora estou com a Shadow 600 há 2 semanas e realmente dá um pouco de medo de fazer curva. A frete é muito pesada e não dá pra deitar. O q estou tentando usar q eu li acho q nesse forum mesmo foi a de olhar para o final da curva e deixar o braço virar a moto.
Mas vai levar um tempinho ainda pra acostumar.
Abrç,
Pedro.
Pedro.