Kara, vá e destrua Spectreman!
Ops, digo, caras, eu sempre gostei de fuçar nas minhas motocas e lembro que inventei de colocar um escape duplo numa Falcon. O sim ficou demais, a pesar de um amigo falar que era moto de corno pq avisava de longe pro Ricardão vazar que estava chegando. Enfim, tenho pensado muito em customizações de verdade, inspirado muitas vezes pelo site
bikeexif.com e, antes de pegar a recente Drag Star eu tava pensando em fazer uma moto estilo Flat Tracker com base em uma Falcon ou XT 600.
Daí me surgiu uma dúvida quanto ao dimensionamento de escapamentos e cheguei a este estudo:
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstre ... 147136.pdf.
São inúmeros cálculos mas dá pra se ter algo resumido baseado no ángulo da válvula de admissão, cilindrada e chega-se à dimensão e diâmetro do cano de escape. No caso da Falcon, deu pra perceber que tudo que se faz por aí é 100% empirismo. Tem inclusive relatos de um cara que adaptou um escape de R1 fazendo uma rabeta diferente na Falcon, trabalho perfeito em estética, mas o pistão da moto explodiu.
Diante disso fico meio medroso com a troca de escapes, se bem que diminuindo ele e abrindo, a tendencia é afrouxar o motor, ou seja, fica menos pressão dentro dele...