Meu projeto - CB450 by Kiko Andion

Motos do estilo Café Racer, clássicas e modernas

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
Kiko Andion
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jan 2015, 17:37
Localização: São Paulo

Srs,

Esse é meu primeiro post e também o detalhamento do meu projeto.
Já adianto que sou totalmente iniciante na arte da customização, então provavelmente farei e falarei bastante besteira.

Assim como a maioria, estou começando a partir de uma CB450, no meu caso a versão Esporte 1985.

Procurei uma que estivesse com documentação ok, mecânica e elétrica aparentemente ok e preço justo.
Depois de encontrada o processo de transferência foi bem rápido (no mesmo dia estava com a moto, 2 semanas depois estava com documentação em meu nome). Como nunca tinha feito achei que seria bastante burocrático, e parte da minha demora em começar o projeto era o receio de ter que passar por processos burocráticos de transferência, ou de pegar um pepino cheio de multas sem saber.
Ou seja, fica a dica para quem está afim de começar um projetinho adquirindo uma moto.

Outra dica que deixo, primeira coisa que fiz antes de começar a mexer nela foi comprar um kit de ferramentas que eu não tinha. Acho que todo mundo tem um jogo de chave de fenda e um alicate perdidos pela casa, mas vocês não imaginam o quanto ter a ferramenta certa na mão facilita e acelera o trabalho.

Bom, vamos ao projeto.

Como a peguei:
Imagem

Comecei a desmontar pela traseira, retirei banco, suporte da placa, lanterna, piscas, pedaleira do carona e bateria.
Nada muito difícil, mas alguns parafusos e porcas tem acessos chatos de alcançar.
A parte elétrica tinha uns remendos, apesar de estar tudo funcionando.
Ainda estou na dúvida se vou reutilizar os fios, então não cortei nada, mas acho que vou acabar refazendo toda a elétrica (se conseguir).
Imagem

Retirei o tanque.
Imagem

O suporte da bateria, filtro de ar e paralamas trazeiro é tudo uma peça só.
Para retirar precisei tirar roda e suspensão traseira.
Tirei ainda escape e o "mata-cachorro".
Imagem

E por enquanto ela esta nesse estado, conforme for evoluindo vou reportando aqui e pedindo algumas dicas.

Imagem

Abs
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Kiko Andion escreveu:Srs,

A parte elétrica tinha uns remendos, apesar de estar tudo funcionando.
Ainda estou na dúvida se vou reutilizar os fios, então não cortei nada, mas acho que vou acabar refazendo toda a elétrica (se conseguir).
Abs
O chicote da 450 tem novo da magnetron, custa uns 150 reais, porém 2 mecânicos já me disseram que não convém trocar, que a fiação original é muito melhor, então se conseguir arrumar o chicote original melhor, dá trabalho mas pelo menos as coisas já estão no lugar. O chicote da 400 é um pouco diferente da 450 e não tem da magnetron, meu caso por isso desmontei e limpei os fios.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Kiko pela foto a moto ta muito bem conserva e bonita, o que voce pretende fazer?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Kiko Andion
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jan 2015, 17:37
Localização: São Paulo

cros obrigado pela dica do chicote, consegui tira-lo inteiro.
BetoCB, ela estava em ótimas condições sim, mas a foto esconde muitas coisas.
Como objetivo, queria fazer alguma coisa nesses estilos:

projeto nacional
Imagem

projeto gringo
Imagem

Sei que são projetos bem destintos mas acho que seguem o mesmo conceito.

segue atualizações:

Retirei o painel, farol e piscas dianteiros, comandos do acelerador e embreagem.
Imagem

Depois retirei o guidão (nem sei escrever guidon, guidom, guidão, bom handlebar) e fiz uma simulação como ficaria com um outro tanque, tipo o da CB500 Four.
Ainda estou na dúvida se mantenho o tanque original, pois ele tem um formato não muito legal para cafe racer, mas tem alguns projetos que ficaram bons mesmo com esse formato.
Por exemplo, o que postei acima do projeto gringo.
Imagem

Fui tirar a suspensão e fiz a besteira de tirar os parafusos errados, os dois!
O que aconteceu? As molas internas da suspensão dianteira pularam pra fora, vazando até um pouco de óleo e a moto inclinou pra frente.
Tirei a roda da frente, freios e paralamas, ai consegui colocar as molas para dentro.
Tentei tirar as bengalas mas estavam muito duras, consegui apenas uma bengala delas depois de muito suar.
Joguei um pouco de desingripante e vou tentar novamente outro dia para ver se consigo tirar o resto.
Sobrando assim só o motor!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Preciso começar a comprar as peças e procurar alguém para soldar um pedaço da rabeta.

Quando tiver mais atualizações eu posto aqui.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Kiko Andion escreveu: Fui tirar a suspensão e fiz a besteira de tirar os parafusos errados, os dois!
O que aconteceu? As molas internas da suspensão dianteira pularam pra fora, vazando até um pouco de óleo e a moto inclinou pra frente.
Tirei a roda da frente, freios e paralamas, ai consegui colocar as molas para dentro.
Tentei tirar as bengalas mas estavam muito duras, consegui apenas uma bengala delas depois de muito suar.
Joguei um pouco de desingripante e vou tentar novamente outro dia para ver se consigo tirar o resto.
Sobrando assim só o motor!
As bengalas saem facil das mesas, era preciso apenas calçar o motor por baixo e retirar as duas (apenas convém afrouxar um pouco os dois tampões de cima com elas na mesa para aproveitar que estão fixas), em baixo da canela tem um parafuzinho para vazar o óleo, e por baixo por dentro tem um parafuso que libera o cilindro da canela, tem uma dica de um blog que postei no meu tópico da CB400..

Gostei da primeira CB menos do banco é claro!
Imagem
Mario Henrique
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Abr 2015, 15:50
Localização: Goiânia

Boa tarde!!!! Ótimo o seu projeto, estou fazendo um parecido mas é uma reforma ainda não tenho conhecimento suficiente para um projeto Café reider. Na minha opinião o projeto gringo é SHOW. Gostaria de saber se tem interesse de vender algumas peças da CB,o meu projeto é reforma uma CB CUSTOM, tenho interesse em varias peças. Obrigado pela atenção e PARABÉNS!!!!
Responder