Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
CapitaoBlack

SemControle escreveu:faca o teste de tentar a partida com o multímetro ligado na bateria so pra ver a qnt vai baixar.....
eu diria q é a bateria q já não esta mais conseguindo suprir a corrente de partida...
isso me preocupa q a minha é 12/13 e creio estar c a bateria original ainda....
Realizei o teste e realmente durante a partida, a voltagem cai de 12.6 para 8.5, eu não quero acreditar que seja a bateria, dia 07/11 fez 6 meses que ela foi trocada por uma Moura, será que a Moura é tão ruim assim? outra questão, li vários tópicos, mas não entendi como testar se há fuga de energia, alguém poderia explicar como se eu tivesse 5 anos?
Obrigado pelas dicas.

Edit:desisti da Autosul, fizz todas as revisões e nunca detectaram nenhum dos problemas que me assolaram, além de não explicar claramente o que fizeram ou regularam, na última revisão começou a sair fumaça do motor, fiquei apavorado, olhei para baixo no meio da Avenida Farrapos em Porto Alegre e estava vazando pela fresta daquela "tampinha" que possui três parafusos, retornei à concessionária e o mecânico disse-me que isso era normal... limpara o óleo e devem ter apertado os parafusos, pois depois disso andei com a moto de Porto Alegre a Canoas e não vazou mais óleo...
Miau
Moderador

é "normal" quando o mecânico faz cagad*.
SemControle

qnd não se faz certo é bem normal mesmo ver pela rua motos e carros andando e deixando um rastro de óleo......

vamos ao teste, eu não sei os valores nominais de consumo da moto parada, devem ser bem baixos pq vc so tem o relógio a manter a hora na memoria.....
estou me baseando num multímetro simples como esse
Imagem
vc vai colocar a chave do multímetro apontando pra maior escala q tiver em DCA, 200m no caso.....O seletor em 200m é para no máximo 0,2Ah
agora vc vai pra moto....com ela desligada, e sem chave, vc solta o positivo da bateria, liga um cabo do multímetro no polo da bateria, e o outro cabo vc liga no cabo da moto q acabou de tirar da bateria....
e veja os valores lidos no multímetro....
vc vai saber qnt esta saindo da bateria constantemente.....NAO de contato ou tente ligar a moto, sob pena de fritar o multímetro, justamente pela baixa escala q ele suporta...

não conheço nada de moto, mas nem sabia q moura tem bateria pra moto....de qq forma achei muito pouco tempo pra uma bateria apresentar problema, acredito q ainda esteja na garantia, mas seria preciso resolver o problema se ele existe, ou se é a bateria ruim mesmo, antes da troca.....tenho alarme e uso quase q diariamente a moto, é 12/13 acredito ser original ainda a bateria, e esta caminhando ainda....
se for levar pra alguém ver, pede pra conferir direitinho a parte do retificador/estator se esta em ordem....

caso ache melhor, basta procurar no youtube sobre teste de fuga de corrente bateria, vao ter vídeos de carros, mas o procedimento é o mesmo....
caso tenha fuga na moto, vc pode repetir esse procedimento, interceptando o ponto a verificar.....
por exemplo, caso tenha um alarme e acredita q ele é o vilao consumindo a bateria, a operação do multímetro sera a mesma, mas ao invés de fazer qq coisa na bateria, vc precisa colocar o multímetro entre a fonte de energia e o consumidor....caso tenha um fusível pro alarme, vc retira o fusível, e coloca cada cabo do multímetro em um terminal onde o fusível faz contato, seu multímetro estaria fazendo o papel de fusível e medindo o consumo A/h do consumidor...

ah não tinha reparado na imagem q peguei na net pra colocar, mas caso seu multímetro seja igual esse ai, repare no símbolo de corrente continua sobre o 10A, então vc tem como estar medindo até o limite de 10A contínuos com esse multímetro....seria interessante até iniciar por ai.....
mas pra isso, vc coloca o cabo positivo do multímetro no conector de cima (vermelho no de cima o primeiro, e o preto no ultimo de baixo, o meio ficando sem uso), observe as "observacoes" sobre limite de corrente e tempo de uso.....aponte a chave giratória do multímetro pro 10A, e a ligação do multímetro com a moto sera a mesma....o pq de começar por essa escala, pq a faixa de leitura é maior, 10A, até ligar um farol vc já consegue sem queimar o multímetro, caso tenha algum problema q a fuga seja enorme, v tem como ver assim....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
CapitaoBlack

SemControle, estou SemPalavras para agradecer as suas dicas, olhando parece uma coisa muito simples, mas antes de ler suas postagem, mesmo lendo várias postagens no fórum e lendo o manual de serviço eu não havia compreendido a lógica.
Verifiquei que a bateria está com uma fuga de 2.2 amperes (valor bem elevado), detectei o fusível onde está ocorrendo a fuga (é um fusível de 30A),de acordo com o manual é o fusível principal, então acho que não adianta muita coisa saber disso, no domingo retirarei o tanque para procurar o curto.
SemControle

verificar q passa essa corrente por esse fusível não diz muito, vc já sabe q realmente tem uma fuga considerável, e com certeza foi isso quem causou os problemas na bateria....
mas digo q não resolve detectar q esta por ai a fuga pq é o fusível da saída da bateria pra todo o restante da moto...então qq parte elétrica da moto pode estar causando a fuga...
uma pena eu não imaginar nem por onde começar pra tentar investigar, mas pode encontrar algo sob o tanque mesmo, pq o pessoal sempre reclama de alguns fios q dao problemas ai, e próximo ao numero do chassi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
CapitaoBlack

Atualização do causo senhores, tirei o tanque, limpei os contatos, coloquei limpa contato, testei para ver se achava um curto e achei! em um conector pequeno de apenas dois fios que vai para o painel da moto, não pude ligar a moto sem este conector pois o tanque estava fora do lugar, não arrisquei abrir o painel, mas pareceu-me que é coisa simples, amanhã pretendo levar a moto em um mecânico e falar sobre minhas descobertas, pelo menos já sinto-me seguro em verificar a fuga e o curto antes de tirar a moto do mecânico, valeu pessoal!
Vini Rosa
Contato:

Boa Tarde, eu ja tive diversos problemas com a minha mirage 250, 2013. Mas agora deu ruim.
Ela liga, a bomba é acionada, mas ao apertar a ignição ela pisca e não pega, de jeito nenhum!
Alguém tem idéia do que pode ser? Eu desconfio que é estator, pois ha um ruido estalado vindo do estator quando tento ligar.
Somos livres, sempre seremos, e viveremos e morreremos pra ser!
Vini Rosa
Contato:

No Rio de Janeiro não existem oficinas para mirage sérias, ninguém quer mexer, e se mexem cobram caro e não resolvem.
Lamentável, no Rio para ter uma mirage tem que ser mecâncio e dos bons.
Estou com o mesmo problema, acende mas nnao pega!
Somos livres, sempre seremos, e viveremos e morreremos pra ser!
SemControle

Vini Rosa escreveu:Boa Tarde, eu ja tive diversos problemas com a minha mirage 250, 2013. Mas agora deu ruim.
Ela liga, a bomba é acionada, mas ao apertar a ignição ela pisca e não pega, de jeito nenhum!
Alguém tem idéia do que pode ser? Eu desconfio que é estator, pois ha um ruido estalado vindo do estator quando tento ligar.
não seria o rele de partida com algum problema? o motor de partida em curto? ou a própria bateria quase zerada?
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador

até pq estator não interfere na partida..

pra moto dar partida.. tem que have ruma sequencia de coisas..

a bateria tem que estar carregada, logico. A bomba de gasolina tem que pressurizar o sistema de alimentação.

quando você aperta o start.. ele da o comando pro rele de partida alimentar o motor de partida.. e junto com isso os bicos injetam também.. tudo isso tem que estar ok..

acredito que seu motor de partida esteja ok.. o relé também duvido que tenha dado problema de um dia pro outro..

acho mesmo que sua bateria tá é sem carga. faça uma ligação direta entre a bateria de um carro e a sua, e tente dar partida.
Responder