Salve, pessoal! Comprei minha Yamaha Virago 250 ano 2001 recentemente, tem alguns meses, e imediatamente encomendei as revisões frequentemente sugeridas: troca dos fluídos, das engrenagens da bomba de óleo, troca ou limpeza dos filtros, etc. Dois meses após, numa investigação de rotina, percebi que o óleo do motor novo estava já contaminado com água. É verdade que peguei tempestades com ela, o que me fez imaginar problemas de vedação. Com isso em mente, troquei o óleo e rodei 50km evitando chuva a qualquer custo. Uma semana depois, o óleo estava mais uma vez esbranquiçado. Os mecânicos que trabalharam nela sugeriram que o óleo novo estava misturando com resíduos do óleo contaminado espalhados pelo complexo. Importante informar que quando eu peguei ela, o óleo estava literalmente BRANCO. Ainda assim, a sugestão de trocar o óleo mensalmente me pareceu que estão mais preocupados em fidelizar meu cartão de crédito com a oficina que resolver a situação em definitivo. A Virago 250 não é alimentada a água, tem que ser externo. Ou não? Li em outros fóruns que o respiro do motor abstruído pode resultar, quando o motor esfria, na condensação de gases que retornam para o depósito de óleo como líquido. Mas mais uma vez, ela não leva água. Enfim, o que poderia estar contaminando o óleo da minha moto? A despeito disso, ela está rodando maravilhosamente bem, sem ruídos, batidas, perca de potência, emissão de fumaça e afins.
Agradeço desde já, aguardo retorno!!
Tente trocar de oficina antes de trocar o óleo.